Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais

O que acontece no curso de noivos - II

Thaiene, dia 26 de Maio de 2014 às 11:36

Publicado em Fórum Antes do casamento 94

Então meninas, como estava dizendo aqui, no segundo dia do Curso de Noivos acordamos às 6 da manhã, felizes e contentes porque o curso começava as 7. Mais uma vez, rezamos o Pai-Nosso e a Ave-Maria e inciamos o encontro. A primeira palestra foi sobre o Diálogo Conjugal e foi muito interessante! O...

Então meninas, como estava dizendo aqui, no segundo dia do Curso de Noivos acordamos às 6 da manhã, felizes e contentes porque o curso começava as 7.

Mais uma vez, rezamos o Pai-Nosso e a Ave-Maria e inciamos o encontro.

A primeira palestra foi sobre o Diálogo Conjugal e foi muito interessante!

O que fica de lição: NUNCA esconda nada de seu cônjuge; procure sempre conversar em casa; respeite o gosto do outro; acompanhe-o sempre que possível em seus compromissos; seja amiga (o); faça um elogio; não minta; não traia; não faça nada sem que ele saiba...

Depois de se casarem vocês serão um, e não mais dois. Tudo que é de um é do outro; tudo que um faz o outro deve saber!

Aqui tem 10 mandamentos que tem tudo a ver:

10 mandamentos dos Noivos

Aqui o link pra Oração dos noivos: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/oracao-dos-noivos--t65098

A segunda palestra do dia foi sobre Finanças. Fizemos uma dinâmica com balões e palitos em que cada um colocava seu sonho escrito num papel dentro do balão e devia defendê-lo. Todos atacavam pra furar os balões...

O que se quis mostrar é que é preciso acreditar nos sonhos e lutar por eles. E a vida a dois favorece muito a construção de um projeto maior, porque são dois lutando e não só um.

Devemos ter um orçamento familiar, colocar as prioridades da família na balança, controlar os gastos, saber o que é essencial e o que é supérfluo para saber o que cortar na hora do aperto. O casal que ministrou foi um exemplo vivo do que é possível fazer quando se planeja e luta juntos. Eles moravam numa roça quando se casaram e sequer tinham condução, hoje moram na cidade, cada um tem seu carro e vivem muito bem!

Depois fomos à missa, onde os casais participaram das leituras, ofertório e da celebração.

E seguida o Pe. Edno falou sobre o casamento católico e as condições que a Igreja prevê para a realização desse ritual.

Atenção com as roupas da noiva e das madrinhas, devem respeitar o ambiente com decotes discretos.

Saiba em sua paróquia qual o número máximo de padrinhos para cada lado.

Pergunte também sobre a quantidade de damas e pajens.

Marque o casamento com antecedência de pelo menos 3 meses.

Essas regras variam muito de um lugar para outro, mas é necessário perguntar e esclarecer para evitar desencontros na hora da cerimônia.

Lá, por exemplo, não pode haver cerimonialista dando ordens na Igreja, a equipe da Pastoral do Matrimônio organiza a entrada, basta pedir a ajuda deles.

A decoração só pode ser feita no altar e não nos bancos.

Depois disso, comemos um almoço delicioso preparado com muito amor pela Pastoral e recebemos o certificado:

Certificado

Junto com ele, recebemos uma mensagem em formato de baú que dizia Noiva (o)"Você sempre será meu bem mais precioso" Te amo. Noivo (a) "Quem tem uma família tem o maior tesouro do mundo" Sejam felizes.

94 Respostas

• Samara
    Super Noiva Dezembro 2016 Pará
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não. Me caso em 2016, talvez façamos no ano que vem pra não ficar muito em cima da hora. Bjs.
    • Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim muito legal mesmo!!!!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tb gostei muito, eu e o noivo também conversamos demais e pretendemos manter tudo que aprendemos no curso na memória e na prática!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada flor, a intenção era essa mesmo...todo mundo acha que é meio chato pq é obrigatório...e na verdade é muito gostoso!!!!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada flor! Vc já fez?

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que ótimo Agnes, e que Deus permaneça abençoando!!!!

• Responder
  • Samara
    Super Noiva Dezembro 2016 Pará
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bom que gostou Thai. Fico super feliz que vocês alcançaram mais uma etapa rumo ao grande dia. Felicidades.
    • Responder
  • Shanna
    Noiva VIP Julho 2015 Bahia
    Shanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Poxa que legal. Eu li o post anterior, do primeiro dia. Eu já estava pensando que ia ser um saco o curso, mas pelo que você contou é muito legal. gostei bastante e agora estou até com vontade de fazer, mesmo que não fosse obrigatório.Obriagada por compartilhar!

• Responder
  • Agnes
    Noiva Constante Junho 2015 Rio de Janeiro
    Agnes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostei muito do curso muitas coisas que foram abordadas no curso nos passamos por ja morar juntos a 7 anos das dificuldades que aparecem como o marido ficar desempregado e eu ter que assumir as coisas de casa para nós foi muito importante passar por isso pois nosso amor conseguiu resistir a tantas provações e temos certeza que fomos feitos um para o outros nosso relacionamento esta firmado em Deus.
    • Responder
  • Natalia
    Noiva Constante Dezembro 2014 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acabei de fazer meu curso de noivos e achei muito bom! Na questão de como conviver, se relacionar com o outro, além de ter trazido a tona varias discussões para o casal ter antes do casamento. Saímos do nosso e passamos horas conversando sobre pontos importantes, nossos medos, dificuldades e ansiedades para com o casamento, além do que a gente espera que seja bom. Que isso ja discutimos o tempo td. Achei o curso fundamental para essa reflexão.
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Ativa Setembro 2014 Minas Gerais
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente, eu amei o curso de noivos!

Durou dois dias e foi ótimo.

É algo essencial que todo casal deve passar, vale muito a pena.

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada querida! Sem dúvida é muito importante, principalmente trazermos Deus para junto de nós!

• Responder
  • Carla
    Noiva Ativa Novembro 2014 Rio de Janeiro
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito importante saber o que um é na vida do outro. Casamento, é união, é coisa séria, é abençoado por Deus.

Gostei da sua postagem!

Bjss

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No meu Graças a Deus ficamos ainda mais certos da decisão de nos casar!!!

• Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa outubro 2014 Paraíba
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Maravilhoso esses momentos do curso nao é? eu ameiiiiiiiiiiiiii
    e como é dito no começo: o objetivo do curso é orientar e fazer com que decidam se segue em frente ou vao adiar a decisao...e muita gente desiste viu.

Vida a dois nao é facil e só se aprende convivendo. Que DEUS seja sempre a base de todos nós :*

• Responder
  • Helena
    Super Noiva Setembro 2014 Rio de Janeiro
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom ouvir noticias boas a respeito desses encontros. Sucesso!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pra nós tb foi uma grata surpresa o curso...meu noivo até se animou a ir no Encontro de casais depois do casamento...são bons conselhos e boas práticas que a gente precisa no dia-a-dia né...achei muito gostoso e bem diferente.

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2014 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É bom que não são palestras chatas, sobre as questões da Igreja e tal. É mais sobre a família mesmo, sobre o casal! eu tava com bastante receio nesse sentido, mas foi uma boa surpresa!

Bem diferente do que eu estava pensando...

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meu noivo tb não frequenta mas ele gostou do curso e foi bem proveitoso!

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2014 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui na minha cidade o curso teve duração de um dia.... não deu pra falarem sobre muitas coisas, mas foi bem gostoso tb...com várias dinâmicas, muita oração e algumas informações...

Eu confesso que senti falta de um aprofundamento, mas não posso dizer que não foi bom.

Estamos indo num Grupo Pré-Matrimônio onde eles falam sobre muuitas coisas, só que não conta como curso para noivos...é mais pela ajuda mesmo, os conselhos. Por enquanto eles falaram sobre a questão do perdão, onde um deve saber perdoar o outro e é sempre preciso falar tudo o que nos incomoda, para que essas pequenas coisas não criem um muro entre o casal. E à partir do momento em que há essa troca, em que há o perdão é preciso passar a borracha, não adianta perdoar e ficar guardando aquilo na memória. Tem que perdoar de coração e pra sempre, não "parcelado".

O outro encontro foi sobre a importância da oração entre o casal, também achei bem legal. É o que vai dar força nos momentos mais dificeis e é importante que seja feito pelos dois e não apenas por um.

O meu noivo não é muito "religioso", na verdade ele tá numa fase de revolta com a Igreja, mas esses cursos até que tem ajudado muito..

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendi...que legal!!!! Arrumem tempo pra fazer, é muito gostoso!

• Responder
  • Dayse
    Noiva Ativa Novembro 2014 São Paulo
    Dayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não somos da catolica não, mas na minha tem um casal que faz este curso em casa...

Eh tipo uma 'acompanhamento' pré nupcial.. eu acho super bacana..

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se forem se casar na igreja católica o curso é obrigatório. Bom ver isso hein? Aqui na paróquia não vai ter mais esse ano.

• Responder
  • Dayse
    Noiva Ativa Novembro 2014 São Paulo
    Dayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahh que legal..

Eu e o meu noivo estamos lendo o livro antes de dizer sim.. é um acompanhamento antes do casamento.. é muito bom.

Não estamos conseguindo ter tempo para parar e fazer curso, mas acho super valido isso!!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim foi muito esclarecedor e pudemos ver que estamos no caminho certo!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!!!! Que seu casamento seja abençoado!!!!

• Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Dezembro 2014 Mato Grosso do Sul
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns!! O seu dia vai ser PERFEITO!! Boa sorte

• Responder
  • Ediane
    Noiva VIP Março 2015 São Paulo
    Ediane ·
    • Denunciar