Ola Comu, tudo bem ?
Bom hoje vim falar com vocês sobre planejamento financeiro;
Mas por que achei necessário falar sobre planejamento financeiro agora?
Já faz um tempo que estou acompanhando muitas noivas desesperadas, pois estão querendo adiar a data do casamento por problemas financeiros. Ou noivinhas recentes que estão começando a cuidar do planejamento do casamento e ficam aflitas se terão condições de pagar esse sonho.
Super normal imprevistos, as contas apertarem, medo de não dar conta também é super normal
Mas para ajudar vocês irei dar algumas dicas, que eu usei no planejamento do meu casamento:
1º Estipulamos o valor máximo a ser gasto
No nosso caso era 20 mil, sem contar a lua de mel.
2º Como juntar o dinheiro ate a data do casamento
Quando iniciamos o planejamento, estipulamos a data do dia C, 23 de maio de 2020.
Planejamos que teríamos que ter a grana toda 5 meses antes do grande dia, pois qualquer imprevisto que tivéssemos teríamos 5 meses para correr atrás.
Eu estipulei o valor que eu daria todo o mês para o casamento e iria depositar ele na conta poupança
Colocamos também um valor médio que daríamos do nosso decimo terceiro, e férias ( meu noivo vendeu 15 dias das férias dele).
Nos já fazíamos brigadeiros para pagar o apartamento, (conto nesse debate aqui ), então estipulamos o valor que teríamos que ter de lucro por mês com os doces
Qualquer extra, era extra, mas não colocamos nessa conta pois poderia não ter.
Meu noivo nesse tempo vendeu o vídeo game, eu consegui fazer uns projetos por fora, ganhamos uma graninha dos nossos pais, diminuímos nossas saídas e viagens.
3º Estipular estilo de casamento e convidados
Convidados influencia muito na nossa lista e o estilo também.
Optamos por convidar todo mundo que queríamos e a nossa lista estava em 240 pessoas.
O estilo seria clássico, cerimônia na Igreja e depois festa em salão fechado.
4º Buscar fornecedores dentro do nosso orçamento
Algo que me ajudou muito durante essa busca foi o Orçamentador aqui da comunidade.
La você coloca o valor que você quer gastar no seu casamento e ele da os valores e porcentagens que você poderá gastar em cada item. E assim iniciou nossas buscas por fornecedores dentro do estipulado. Teve itens que ficaram acima, teve item que ficou abaixo do estipulado.
Claro, teve itens que ele colou um valor que eu não conseguiria achar de jeito nenhum, mas com o tempo adaptamos pois vimos que poderíamos aumentar nosso orçamento.
5º Não contratar o que não é essencial para festa
Por exemplo, pra mim não é essencial ter carro – não contratamos
Pra mim era essencial ter um bom Dj e um bom fotógrafo – Contratamos excelentes profissionais
Bom depois de eu falar tudo isso, eu venho e digo pra vocês que nosso orçamento de 20 mil ultrapassou rapidinho, e em nenhum momento eu me desesperei.
Tinha tudo em planilha, todo o valor depositado, todos os valores contratados.
E 6 meses antes da data estipulada para ter toda a grana, graças a Deus eu e meu noivo já tínhamos alcançado os 20 mil reais.
Então nos demos ao luxo de contratar itens que não eram essenciais
Como o barman
Contratar a decoração (que nos íamos fazer)
E aumentar nossa lista de convidados que de 240 passou para 260 pessoas.
E como estamos a 5 meses do casamento? Com tudo o que contratamos ate agora pago ou com o dinheiro guardado.
Então meninas, digo a vocês não existe segredo para conseguir pagar o casamento
Planejem, mas planejem bem certinho
Estipulem datas limites, bem antes do dia do casamento
Corram para conseguir o dinheiro fazendo algum serviço extra
E NUNCA percam a fé de vocês.
As noivinhas que estão começando agora bom planejamento financeiro para vocês
As noivinhas que infelizmente tiveram problemas no caminho, de verdade eu sinto muito, mas nunca é tarde para planejarem e se prepararem para a próxima data estipulada por vocês.
Beijos meninas e desculpa o mega texto