Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Presente em dinheiro: cuidados a se tomar.

Nathália, dia 19 de Setembro de 2017 às 15:33 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 80

Oi pessoas lindas do meu Smiley heart !!!!

Tenho visto aqui muitos casais que pensam em sugerir dinheiro ao invés de presentes.

MoneyyyMoneyyy


Porém, devemos ter alguns cuidados pra não constranger ninguém, afinal é um momento do casal, presentes, apesar de muito bem vindos, são opcionais. Afinal ninguem (pelo menos não eu) sai por ai falando a quantas anda a vida financeira. To numa que quaisquer 50 reais já é uma fortuna!


Então vamos falar das formas de fazer isso.


Lista Ficticia


A forma mais elegante a meu ver é a lista ficticia. Pelo menos no meu ciclo social todos sabem do que se trata e que os noivos receberão o valor em dinheiro. É uma forma da pessoa presentear e ter a privacidade de não falar o quanto deu e como pagou, afinal da pra dividir nesses casos. Existe uma taxa, mas ela é minima. Apenas pelo uso do serviço. Eu farei pela CVC que sei que da certo.


Conta no convite


Confesso que não curto a ideia de colocar conta (nem cartão, nem lista nem nada que remeta a presentes) no convite. Maassss tem gente que não se importa. Eu ficaria bem constrangida em receber um convite com uma conta pra deposito. A primeira coisa que passaria pela minha cabeça seria: "Ue, será por adesão?"

Eu sou uma pessoa bem reservada no quesito financeiro, então não perguntaria e sinceramente inventaria uma desculpa pra não ir. Se o casal tem essa intenção, vale o esperar quem quer presentear se oferecer. Ai sim eu falaria: olha nós já temos tudo, mas se você quiser nos presentear pode depositar na nossa conta. Pq ai a pessoa ofereceu.



Pedir diretamente



Pessoas lindas, por favor não façam isso. Eu passei por isso e foi de longe o dia mais constrangedor de toda minha vida. Uma amiga de infancia me pediu dinheiro na tora. Olha, eu sabia que ela estava reformando, mas eu estava muito mas muito apertada de grana (estagiaria na epoca) e ja tava quebrando a cabeça de como ia comprar algo bacana (acabei dividindo de 6 vezes pq era o que dava). Eu fiquei sem palavras! Falei: ai... é que... sabe... esse mês... Gente, eu não ia dar 50 reais pra ela (que já era muito pra mim, essa foi a parcela do presente). Ai ela percebendo disse: vc ja comprou. E eu sim! Alias vou levar na sua casa sabado. De fato levei e ela adorou (ou pelo menos fingiu muito bem).

Então, a menos que você saiba muito bem como está a vida financeira da pessoa, não faça isso é constrangedor.




Enfim é uma assunto polêmico! Eu sei que nem todo mundo concorda comigo e isso tbm vai de região pra região. Mas não custa tomar cuidado, afinal o que menos queremos é ofender alguém não é verdade?


Quem vai pedir dinheiro, como fará e porque decidiu assim?

80 Respostas

Última atividade por Nathália, dia 29 de Setembro de 2017 às 11:25
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Glaucia, a CVC te permite abater o valor da viajem. Ou seja, fechando o pacote com eles, se seu valor em presente ultrapassar o valor da viajem vc ganha a viajem e o que sobrar em credito. Ou seja, da pra turbinar a lua de mel!


    Pra mim será muito mais vantagem! O icasei vc recebe o dinheiro, só ouço falar bem. É uma otima opção

    • Responder
  • Glaucia
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nathalia, pretendo fazer na CVC ou ICasei. Pq vc optou pela CVC?
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se vc acha que ninguém ficará constrangido ok. Eu não gosto, acho constrangedor pois nem todo mundo tem um valor assim a vista. Por isso a lista fictícia ajuda, permite dividir. Eu não vou mencionar lista nem nada. Farei e se alguém perguntar indicarei
    • Responder
  • Natasha
    Noiva Esperta Abril 2019 São Paulo
    Natasha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom, tbm acho constrangedor a questão do dinheiro, já o papel da lista acho comum
    • Responder
  • Alana
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Alana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós aqui, já temos uma vida de casados, temos união estável a 3 anos, e nós já temos TUDO, colocaremos no convite a informação, que se alguém quiser nos presentear de alguma forma, que o faça em dinheiro. Acho que será muito justo e prático. Todas as festas das nossas famílias, funcionam assim, e super bem!!!
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi muito bom Nathalia, a grana pagou todas as refeições e passeios da lua de mel😍😍
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só ouço maravilhas do icasei. Não vou fazer lá pq preferi a CVC . Bom geralmente descontam entre 5 e 6% do valor só mesmo pelo uso do serviço. Quanto ao tempo que vc recebe eu ainda não cheguei nessa parte. Mas a Mariana e a Estela que comentaram aqui no debate fizeram. Seriam boas pra te ajudar!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caramba Bárbara que bacana! Isso que eu acho legal, pq ajudou mas não partiu de vocês! Isso que eu acho fantástico! Parabéns a grana deve ter ajudado muito!
    • Responder
  • Thaiza
    Noiva Novata Agosto 2018 Minas Gerais
    Thaiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas!Socorro! Rs...Irei me casar em agosto de 2018 mas já moro com meu noivo desde o início do ano. A casa já está toda montada!Queria muito fazer a lista fictícia, mas não tenho muitas informações. Queria saber quanto eh descontado, como e quanto tempo depois a empresa faz o pagamento, se o iCasei eh confiável... Ajude-me pleeease!
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite noivinha, eu morava com o meu noivo a um ano antes de casar, nós já tínhamos tudo de casa aí a nossa família chegou um de cada vez até parece que eles combinaram 😂 e falaram que como a gente tinha tudo estavam sem saber o que dar, aí eu falava que não precisava de presente nenhum que eu queria a presença de todos no meu casamento e isso já estava muito bom, aí fomos surpreendidos dias antes do casamento meus tios, tias e primas se uniram fizeram um envelope escreveram um texto lindo e nos presentearam com 2.000 nossa foi uma grana que caiu do Céu 😂 porque nessa altura nós já estávamos sem 2 real no bolso.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito Cássia! Forma educada e prática e tbm pensou nós que não tem acesso a internet!
    • Responder
  • Cassia
    Noiva Constante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Cassia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então montei uma lista fictícia cheia de opções pelo iCasei!! E pretendo colocar nosso site no convite para confirmação de presença, aí a pessoa querendo presentear pode consultar por lá mesmo! Pretendo fazer uma lista física também, porém não divulgar, vou deixar como plano B apenas para caso alguém não tenha acesso à internet ou queira ir a loja comprar e nos pergunte se não tem lista em loja...
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bruna, não devemos esperar nada de ninguem. Aprendi isso da pior forma. Se não veio paciencia, se apoie no seu noivo e foque no seu dia. Por mais que achemos que as pessoas ficarão felizes, a verdade é que so os noivos se importam e ok, é o nosso momento! Eu penso em padrinhos como quem vai aconselhar nos momentos dificeis que o casal vai passar, os meus escolhi assim (e olha que nem tenho certeza se serão eles)

    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu penso a mesma coisa.

    Aqui no Brasil é costume os padrinhos dar 'presentes caros', eu particularmente acho desnecessário, prefiro a ajuda, mão de obra, um bom ouvido e etc ... Porém nem pra isso alguns dos meus padrinhos estão servindo Smiley cry . Eu fiz a lista em cotas no site e anexei uma tag ao convite, porém até agora nada também, e olha que faltam somente 44 dias pro meu casamento.

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Thaís olha que mãe maravilhosa seus filhos tem! Eu recebi uma educação assim é pretendo passar isso prós meus filhos! Você falou absolutamente tudo! Tirando quando é costume local, todo cuidado é pouco. Vejo pessoas falando: Ah mas ia ajudar a pagar o casamento. Gente, faz festa quem quer. Gata com festa quem quer e pode. Casamento não é a festa, pelo menos não para mim! Eu vejo o casamento como o nascimento de uma família e também como um sacramento. Fico bem indguinada quando leio coisas assim.

    E como vc mesma falou: quer algo? Vá a luta!
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Haha Excelente tema noivinha. Amei.

    Acredito que é um assunto que envolve bastante regionalismo tem diversas cidades as quais isso é totalmente normal (não é o caso da minha rsrs) então as pessoas de fato não se importam pois já estão habituadas.

    No meu caso é mais um conceito de educação mesmo minha mãe desde sempre disse que não devemos convidar alguém pra nada esperando retorno. Se vc convidou pra sua festa é porque quer aquela pessoa lá e não pelo que ela pode te oferecer em troca, sei que muitas entendem que o presente é uma forma de retorno do dinheiro investido, porém acredito que se investimos é por opção nossa, eu como varias não tenho paitrocínio pra bancar as custas do casamento, e se vamos gastar é por opção nossa e não nos cabe ficar esperando que os convidados nos revertam esse investimento, se alguém oferecer dinheiro ok será bem vindo mais não gosto desse conceito de que "deve dar e pronto", claro todo mundo ama ganhar presentes e pros que quiserem e puderem dar será bem vindo mais não acho que valha mais do que a amizade ou o carinho que a pessoa tem conosco.

    Nossa observo demais muitas pessoas ditando que os padrinhos tem obrigatoriedade de dar tal presente ou uma quantia, ou que a família tem que dar isso e aquilo, digo por mim se eu quero eu que trabalhe e compre, e ensino isso pros meus filhos também pois se queremos algo devemos conseguir por mérito, acho que conta muito mais o apoio e o entusiasmo que as pessoas tem em participar do que o presente que possam oferecer.


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esse tipo de debate eu sinceramente pulo! Pq penso como vc mas sou delicada igual uma mula kkkkkkkk então melhor não.

    Quanto aos vestidos parabéns pelo bom senso. Acho que quando as madrinhas vêem que a noiva faz de tudo pra facilitar as coisas ficam mais abertas a isso. Não é a minha praia (padronização) mas quem quer precisa ter bom senso assim como você!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As vezes tenho essa impressão mesmo Janaína! Casamento é sobre o amor do casal, a vida a dois, a família. Se não ganhar, bora construir as coisas juntos. Isso me entristece sabe, pq vejo que pra algumas pessoas o casamento tá com um sentido deturpado
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bacana Geralda! O presente em espécie é mais pra quem já tem casa montada. No meu caso, eu prefiro eu mesma escolher as coisas da minha casa, mas se ganhar não vou reclamar não hahahahhahahahaha

    Não tenho essa coisa de "ah foi fulano que me deu" então tô de boa
    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nathalia arrasando como sempre em seus debates 👏👏 adorei,muitos usam casamento Para arredar a casa,nem todo mondo pode coitados,Ou entao so vao gente rica ne kkkkk no Meu nao queremos nada e deixamos bem Claro nos convites beijos Linda
    • Responder
  • Geralda
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Geralda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia eu prefiro o presente vc vai ter uma lembrança de cada convidado
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, realmente Naty! Algumas dizem: "pessoal não sei o que fazer, está chegando meu casamento e quase ninguém me ofereceu presente" .. Eu faço questão de responder, que devemos marcar nossos sonhos de acordo com as nossas possibilidades, o que vier de fora é LUCRO!

    Sobre o vestido, eu padronizei. De inicio pedi um salmão bem claro, ao ver a dificuldade das minhas madrinhas, não pensei duas vezes em alterar a paleta para QUALQUER TOM DE SALMÃO ! E isso ajudou demais a todas. Tanto que quase todas elas já alugaram!

    Eu sempre falo, é nosso sonho, mas não podemos deixar o bom senso de lado. Alguns noivos são prepotentes demais!
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida! Eles sabem que os sites das listas fictícias retêm um valor, então preferiram dar em dinheiro mesmo. E como não colocamos a nossa lista no convite (apenas o endereço do nosso site pedindo para confirmar a presença, quem nos perguntou da lista falamos que estava nesse mesmo site), acho que alguns convidados resolveram dar o que achavam melhor hehehehe

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tb penso assim, que se desejamos algo, devemos conquistar 😊
    • Responder
  • Laíne Paula
    Super Noiva Julho 2018 Rio de Janeiro
    Laíne Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao tenho cara kkk mesmo q a pessoa pergunte...nao consigo rsSo se for familia, fora isso, nao consigo
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeita colocação Bru! Já vi noivas aqui reclamando de presentes que, na visão delas eram baratos e que era falta de consideração pq estavam gastando demais com a festa. Gente, faz festa quem quer e mais impor, quem PODE.

    E complementando, o mesmo se aplica as madrinhas! Querer vestido da mesma cor, ok se for conversado. O que vejo de noiva dando oito pq "a madrinha não quer usar o que ela escolheu" não tá no gibi. É algo caro, e talvez um gasto que a pessoa não precisaria ter pq poderia pedir emprestado ou mesmo usar algo que tem. Muita gente se apoia na frase "é meu sonho" e esquece que certas coisas não dependem de nós, a menos que custeemos isso!


    Casamento é lindo mas a festa passa, e cá pra nós, é um detalhe ainda que pra muitos seja um sonho.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estela, eu tive uma criação bem rígida! Minha mãe ensinou a mim e meu irmão a nunca pedir nada na casa de ninguém ou mesmo na rua. Sempre que ela podia, nos dava tudo! E a gente cresceu (eu e meu irmão) com essa consciência: ninguém tem obrigação de nós dar nada, nem mesmo nossos pais. A gente se vira como da. Se oferecem é outra história. Citei as pessoas próximas pq tem famílias que são ok com isso, mas nem assim eu faria, como falei por causa da educação que recebi.

    Sou mega grata a meus pais pq crescemos conscientes que se queremos algo, vamos atrás. Não quero festa, mas quero viajar e vou correr atrás disso sim! Se alguém quiser ajudar, ótimo! Se não, ok tbm.
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Achei suuuuuuper valido seu debate.

    Alguns noivos confundem as coisas, pensam que o fato de estarem fazendo festa, dá a eles liberdade de "exigir" algumas coisas. Mas isso não existe.

    Como você citou, a forma mais "bonita" seria fazer uma lista fictícia! Pois, colocar tag com a lista de presentes é uma tradição, algo super normal!

    Devemos tomar cuidado!

    O pessoal está inventando muito AUE já já quando um casal comentar que irão se casar, os amigos e familiares vão começar a se afastar de tanto gasto que é ir num casamento de alguem hoje. Devemos ter discernimento!
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Nathalia! Eu adorei tudo que você escreveu e concordo com tudo Smiley smile

    Eu fiz a lista ficticia, e a maioria dos itens inclusive eram cotas de viagem. Eu fiz isso por já ter antes casa montada, não faria sentido uma lista de coisas que eu já possuía.

    Quanto a pedir dinheiro, eu diria que isso não deve ser feito NUNCA, nem que se conheça a situação financeira da pessoa e ache que ela é rica, e mesmo se for, a pessoa não tem nenhuma obrigação, se ela preferir gastar com uma viagem, uma roupa cara, ou qq coisa, ao invés de dar um presente, o dinheiro é da pessoa, nem deve satisfação quanto a isso. Se é um parente ou amigo próximo que ama muito e se importa, vai fazer isso se oferecendo, mas pedir nunca Smiley smile

    • Responder
  • Danieli
    Super Noiva Fevereiro 2019 Rio Grande do Sul
    Danieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso varia muito, aqui na minha região esse tipo de tag colocando o desejo de receber contribuição financeira é bem comum mesmo, já vi em casamentos, festas de 15 e etc. Mas todos sabem que não é obrigatório assim como em qualquer outro casamento e o valor é conforme a pessoa puder. Conhecendo os meus convidados (pelo menos a grande maioria) achariam muito estranho a lista fictícia. Então realmente vai muito de conhecer os convidados e qual tipo se encaixa melhor.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tbm farei por esse motivo. Afinal cada uma sabe de si né!
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu farei lista fake, acho mais delicado e não tão constrangedor, afinal aceita até cartão de crédito 💳
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas