Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Presente em dinheiro: cuidados a se tomar.

Nathália, dia 19 de Setembro de 2017 às 15:33

Publicado em Fórum Organizar um casamento 80

Oi pessoas lindas do meu !!!! Tenho visto aqui muitos casais que pensam em sugerir dinheiro ao invés de presentes. Moneyyy Porém, devemos ter alguns cuidados pra não constranger ninguém, afinal é um momento do casal, presentes, apesar de muito bem vindos, são opcionais. Afinal ninguem (pelo...

Oi pessoas lindas do meu Smiley heart !!!!

Tenho visto aqui muitos casais que pensam em sugerir dinheiro ao invés de presentes.

MoneyyyMoneyyy

Porém, devemos ter alguns cuidados pra não constranger ninguém, afinal é um momento do casal, presentes, apesar de muito bem vindos, são opcionais. Afinal ninguem (pelo menos não eu) sai por ai falando a quantas anda a vida financeira. To numa que quaisquer 50 reais já é uma fortuna!

Então vamos falar das formas de fazer isso.

Lista Ficticia

A forma mais elegante a meu ver é a lista ficticia. Pelo menos no meu ciclo social todos sabem do que se trata e que os noivos receberão o valor em dinheiro. É uma forma da pessoa presentear e ter a privacidade de não falar o quanto deu e como pagou, afinal da pra dividir nesses casos. Existe uma taxa, mas ela é minima. Apenas pelo uso do serviço. Eu farei pela CVC que sei que da certo.

Conta no convite

Confesso que não curto a ideia de colocar conta (nem cartão, nem lista nem nada que remeta a presentes) no convite. Maassss tem gente que não se importa. Eu ficaria bem constrangida em receber um convite com uma conta pra deposito. A primeira coisa que passaria pela minha cabeça seria: "Ue, será por adesão?"

Eu sou uma pessoa bem reservada no quesito financeiro, então não perguntaria e sinceramente inventaria uma desculpa pra não ir. Se o casal tem essa intenção, vale o esperar quem quer presentear se oferecer. Ai sim eu falaria: olha nós já temos tudo, mas se você quiser nos presentear pode depositar na nossa conta. Pq ai a pessoa ofereceu.

Pedir diretamente

Pessoas lindas, por favor não façam isso. Eu passei por isso e foi de longe o dia mais constrangedor de toda minha vida. Uma amiga de infancia me pediu dinheiro na tora. Olha, eu sabia que ela estava reformando, mas eu estava muito mas muito apertada de grana (estagiaria na epoca) e ja tava quebrando a cabeça de como ia comprar algo bacana (acabei dividindo de 6 vezes pq era o que dava). Eu fiquei sem palavras! Falei: ai... é que... sabe... esse mês... Gente, eu não ia dar 50 reais pra ela (que já era muito pra mim, essa foi a parcela do presente). Ai ela percebendo disse: vc ja comprou. E eu sim! Alias vou levar na sua casa sabado. De fato levei e ela adorou (ou pelo menos fingiu muito bem).

Então, a menos que você saiba muito bem como está a vida financeira da pessoa, não faça isso é constrangedor.

Enfim é uma assunto polêmico! Eu sei que nem todo mundo concorda comigo e isso tbm vai de região pra região. Mas não custa tomar cuidado, afinal o que menos queremos é ofender alguém não é verdade?

Quem vai pedir dinheiro, como fará e porque decidiu assim?

80 Respostas

• N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz !
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz em ter ajudado. Só uma opinião mesmo mas é algo que muita gente não se atenta
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tenho casa montada, mas vou ficar com a da CVC mesmo. Melhor custo benefício. Eu jamais colocaria conta!
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Janeiro 2018 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todas as nossas listas são fictícias
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Ativa Novembro 2018 Minas Gerais
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa foi muito bom esse post me ajudou muito obrigado
    • Responder
  • Mari
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu colocoquei no saite e sem vergonha..sugestao de presentes ..e coloquei o saite
    • Responder
  • Deysi
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Paraná
    Deysi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você. Eu mesma vou fazer isso, pois ja moro com meu noivo a tres anos, e temos tudo. E querendo ou nao é tradição os convidados levar algo para os noivos, mas claro, preenteia quem quer, ninguém é obrigado.
    • Responder
  • Helena
    Noiva Master Agosto 2018 Minas Gerais
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

De todas as opçoes ficaria com a lista fictícia acho sem graça por numero de conta kkkkk eu ja to com vergonha de por a lista do site de presentes no convite ,porém fiz na loja mesmo por não termos a casa montada

• Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

HAHAHAHAHAHA eu amo mineiro, sério! Mas eu deixei bem explicado o que queria, escrevi num papelzinho e tudo o mais.

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pra quem tem casa montada ja é um avanço né? Mas o negocio são as pessoas solicitas demais (mineiro é solicito mas tem hora que é uma praga, recusar algo vira drama mexicano hahahahah) Então não vai rolar a lista real. Do jeito que minhas tias são, são capazes de costurar caminhos de mesa de croche (ODEIO) hahahhahaha

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nath, eu já tenho o apê montado. Os itens reais da lista serão coisas que não vão interferir no meu gosto pessoal. Até porque itens de decoração eu não coloquei e eletrodomésticos que eu ainda não tem eu passei direto para os familiares mais próximos, foi mais tranquilo.

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gi ja viu mineiro ne? Falou em pedir dinheiro a coisa fica complicada hahahha. Mas gostei desses dizeres. Nunca tinha visto pra falar a verdade. Bem educado e discreto pq é subentendido, não . Melhor que colocar envelope ou conta bancaria!

Quanto aos mais velhos não terei esse problema. Aqui o povo é tecnologia na veia (todo mundo tem instagram, twitter e por ai vai). Mas se ai funciona ok.

• Responder
  • Gisa
    Noiva Constante Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Gisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como você disse, vai de região para região. E eu acredito que a maioria das noivas conhecem os seus convidados e sabem como eles pensam em respeito a isso. Aqui é bem normal pedir dinheiro, não colocam no convite... Mas anexam um bilhetinho escrito: "Sua presença já é o nosso maior presente, mas caso queira nos presentear haverá uma urna no local". Aqui é bem de boa, nunca vi ninguém reclamar, as pessoas até preferem dar dinheiro do que ter que ir comprar o presente. Mas se pra você ou para os seus convidados não é uma coisa normal, acho que a ideia da lista fictícia é bem legal.. desde que os convidados saibam como funciona... Porque se fosse com os meus já não daria certo.. principalmente os mais velhos não sabem como funciona... E seria vem capaz de depois irem na minha casa e pedir do presente que ele deu... Aí até explicar, acho que ficaria mais chato.
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom, no meu caso os idosos sabem mais que eu hahhahaha (menina minha vó tem até insta e vive comprando na internet). Esses tem sempre um neto que pode ajudar! Por isso não me preocupo tanto. Mas se ganhar um presente fisico fico feliz tbm (menos se eu não gostar, se eu não gostar eu sorrio e na primeira oportunidade passo pra frente srrsrsr)

• Responder
  • L
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu ja tenho meu apê montado a 2 anos e por isso optei pela lista fictícia com cotas de lua de mel, mas também não coloquei nada no convite, apenas no site. Tem dado certo até o momento. O problema com a questão de cotas de lua de mel são os mais idosos que não tem muito jeito com internet e sentem dificuldade!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por opinar!

• Responder
  • Lais
    Super Noiva Setembro 2017 Espírito Santo
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu coloquei a conta no convite só por ser mais fácil pra mim mesmo. Já temos a casa montada e não queria ganhar coisas desnecessárias, lista fictícia achei que dá muito trabalho, montar, divulgar, pagar taxa, etc. Não estava esperando muitos presentes pois o mais importante é a presença de todos na festa mesmo!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se a galera curtiu é o que importa!

• Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu coloquei e passei atendendo ao clamado popular! HahahaDeu um belo help na lua de mel.
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu não quero a lista convencional não... Passei minha vida com a casa toda "Frankstein" pq tudo nos davam, as vezes coisas que eu achava ridiculas. E quando recusávamos eramos mal agradecidos. Então decidi que na minha casa terá apenas o que eu escolher. Se eu ganhar algo que não goste eu passo pra frente (sem do nem piedade viu). Passei muito tempo usando coisas que me deram só pra não fazer desfeita. Pra mim deu.

Quanto a conta, ou envelope eu jamais faria isso tbm!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Perfeito Liris! Educado e discreto. So não colocaria cofrinho na festa, mas é gosto pessoal, como falei não gosto de deixar sequer implícito que estou pedindo algo. Se a pessoa quer me dar, ok aceito com prazer, so vir ate a mim!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai vai de gosto. Eu acho esses dizeres deselegantes, mas como vc falou tem que ver a realidade de cada um. Eu tbm vou deixar a familia avisada, assim se alguem perguntar podem falar da lista ficticia. Mas no meu caso, a galera tem acesso a internet

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal Mari! Isso ai liberdade total! Pq quem entregou dinheiro entregou de livre e espontânea vontade!

• Responder
  • Danieli
    Super Noiva Fevereiro 2019 Rio Grande do Sul
    Danieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sabemos bem como faremos com essa questão ainda, como já teremos nossa casa já bem encaminhada, boa parte dos móveis já estarão comprados. Os meus cunhados irão em um casamento no próximo mês e gostei da forma que estava descrita no convite "Sugestão de presente: Uma contribuição financeira a ser entregue no dia da festa." e já tínhamos visto modelos parecidos, gostamos assim porque a lista fictícia não daria certo no nosso caso, temos parentes que moram mais no interior, que não tem acesso a internet e etc.

Acho que cada noivinha deve avaliar seu caso, pensando em não ser deselegante também mas tem que ser prático para os convidados em geral.

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu jamais teria coragem de colocar conta para depósito no convite ou então pedir na cara larga, deus me dibre!

Eu pretendo fazer a lista convencional e a fictícia. Farei assim porque sei que os meus convidados ficarão mais à vontade. Apesar de ter uma boa parcela que faz compras pela internet, os mais velhos irão preferir o convencional de ir até a loja escolher o presente. E qualquer um dos casos irá me deixar imensamente feliz.

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós optamos pela lista fictícia e deu super certo. Também tivemos convidados que nos entregaram o presente mesmo e tivemos também padrinhos que nos deram em dinheiro vivo. Mas graças a Deus foi tudo muito tranquilo.

• Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiz uma lista fictícia porque já estava com o apê quase montando e o que faltava era coisa de lista. Os pais de uns amigos depositaram direto na minha conta pra não ter desconto de taxa. Teve gente que colocou no porco na festa.
    Ganhei também presentes físicos (tenho 3 jogos de panela e 3 faqueiros completos!).
    Não coloquei a lista no convite. Só deixei no site.
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah mesmo que eu fosse morar fora JAMAIS colocaria envelope. Imagina, so tenho 20 reais, vou colocar 20 reais? Não concordo mesmo! Antes a lista ficticia. Eu vou fazer ela (a ficticia) mas não vou por nada no convite. SE alguem quiser me presentear eu falo que fiz a lista tal na CVC. O recado estará dado! A pessoa perguntou. E deixarei todos avisados, assim, se perguntarem a familia mesmo avisa.

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa... Desculpa que familia mais mau educada! E dai se a pessoa tem tudo que precisa! Pessimo e de extrema falta de educação! Legal a ideia do chá cofrinho pq no seu caso tem um motivo e tbm pq a familia aprovou (cha costuma ser mais informal). Isso pra mim é diferente, afinal são sua familia. Pra mim é de pessimo gosto pedir a quem é extranho (leia-se a quem não te conhece tão bem pra saber quanto vc ganha e gasta por mes) Bacana sua ideia! Sucesso!

• Responder
  • Rahyane
    Super Noiva Janeiro 2019 Paraíba
    Rahyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não tenho essa coragem também KKK mas já fui a 2 casamentos de amigas onde 1 iria morar em outro estado e não tinha como levar nada aí ela colocou um envelope pequeno no convite mas especificou que iria morar fora e que se a pessoa quisesse, poderia presentar com dinheiro mas também não especificou o valor e foi de boa pra todo mundo. Mas, eu, particularmente, não tenho essa coragem kkkk fico constrangida até de colocar lista de presente que é o normal, imagina pedir dinheiro kk
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bacana essa forma sua de pensar! Muito mesmo. Eu penso um pouco diferente sabe? Passei a vida recebendo "sobras" dos outros, entre roupas a coisas que as pessoas não queriam mais. Então decidi que na minha casa terá apenas o que EU escolhi... Não sou muito ligada em valor emocional de presente, mas claro isso sou eu! Sucesso e felicidades!

• Responder
  • Mayara
    Noiva Master Abril 2017 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A melhor opção é ganhar em dinheiro.
    Faça uma lista de presente que converta em dinheiro, é bem mais discreto.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas