Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Presente em dinheiro: cuidados a se tomar.

Nathália, dia 19 de Setembro de 2017 às 15:33

Publicado em Fórum Organizar um casamento 80

Oi pessoas lindas do meu !!!! Tenho visto aqui muitos casais que pensam em sugerir dinheiro ao invés de presentes. Moneyyy Porém, devemos ter alguns cuidados pra não constranger ninguém, afinal é um momento do casal, presentes, apesar de muito bem vindos, são opcionais. Afinal ninguem (pelo...

Oi pessoas lindas do meu Smiley heart !!!!

Tenho visto aqui muitos casais que pensam em sugerir dinheiro ao invés de presentes.

MoneyyyMoneyyy

Porém, devemos ter alguns cuidados pra não constranger ninguém, afinal é um momento do casal, presentes, apesar de muito bem vindos, são opcionais. Afinal ninguem (pelo menos não eu) sai por ai falando a quantas anda a vida financeira. To numa que quaisquer 50 reais já é uma fortuna!

Então vamos falar das formas de fazer isso.

Lista Ficticia

A forma mais elegante a meu ver é a lista ficticia. Pelo menos no meu ciclo social todos sabem do que se trata e que os noivos receberão o valor em dinheiro. É uma forma da pessoa presentear e ter a privacidade de não falar o quanto deu e como pagou, afinal da pra dividir nesses casos. Existe uma taxa, mas ela é minima. Apenas pelo uso do serviço. Eu farei pela CVC que sei que da certo.

Conta no convite

Confesso que não curto a ideia de colocar conta (nem cartão, nem lista nem nada que remeta a presentes) no convite. Maassss tem gente que não se importa. Eu ficaria bem constrangida em receber um convite com uma conta pra deposito. A primeira coisa que passaria pela minha cabeça seria: "Ue, será por adesão?"

Eu sou uma pessoa bem reservada no quesito financeiro, então não perguntaria e sinceramente inventaria uma desculpa pra não ir. Se o casal tem essa intenção, vale o esperar quem quer presentear se oferecer. Ai sim eu falaria: olha nós já temos tudo, mas se você quiser nos presentear pode depositar na nossa conta. Pq ai a pessoa ofereceu.

Pedir diretamente

Pessoas lindas, por favor não façam isso. Eu passei por isso e foi de longe o dia mais constrangedor de toda minha vida. Uma amiga de infancia me pediu dinheiro na tora. Olha, eu sabia que ela estava reformando, mas eu estava muito mas muito apertada de grana (estagiaria na epoca) e ja tava quebrando a cabeça de como ia comprar algo bacana (acabei dividindo de 6 vezes pq era o que dava). Eu fiquei sem palavras! Falei: ai... é que... sabe... esse mês... Gente, eu não ia dar 50 reais pra ela (que já era muito pra mim, essa foi a parcela do presente). Ai ela percebendo disse: vc ja comprou. E eu sim! Alias vou levar na sua casa sabado. De fato levei e ela adorou (ou pelo menos fingiu muito bem).

Então, a menos que você saiba muito bem como está a vida financeira da pessoa, não faça isso é constrangedor.

Enfim é uma assunto polêmico! Eu sei que nem todo mundo concorda comigo e isso tbm vai de região pra região. Mas não custa tomar cuidado, afinal o que menos queremos é ofender alguém não é verdade?

Quem vai pedir dinheiro, como fará e porque decidiu assim?

80 Respostas

• N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A lista ficticia é uma boa pra vocês Luana! Pq ai vc recebe em dinheiro e,quem perguntar vc pode falar: então, como vamos mudar não teremos como transportar coisas. Se a pessoa for inteligente vai sacar (tem coisas que não precisam ser ditas numa conversa adulta) e logo vai oferecer. É pratico, simples, discreto e acima de tudo educado!

• Responder
  • Luana
    Super Noiva Dezembro 2017 Paraíba
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito polêmico mesmo noivinha, não sei mais o que faço, pq vou morar em um estado distante e não dá pra mim levar nada a não ser minhas roupas e sapatos 😔😓
    • Responder
  • C
    Super Noiva Junho 2019 Ceará
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa de por a conta no convite é o pior, eu nao ia gostar nenhum pouco. Recentemente fui em uns 15 anos onde o convite exigia dinheiro pois a mesma ja tinha tudo que precisa. Acabei nem dando nada fui somente pq minha irma era demossiele. Eu farei cha cofrinho com a familia minha familja ja esta ciente e super aprovou ja que mudarei de estado, e pros demais tera uma lista ficticia que ainda estou estudando onde sera.
    • Responder
  • Cintia
    Noiva Ativa Agosto 2022 Minas Gerais
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também não ficaria bem usando isso, so achei a ideia interessante. Penso na lista de casamento convencional. Eu gosto de olhar para as coisas e ter a recordação de quem me deu. O valor afetivo do presente, saber que a pessoa gastou tempo preocupando em comprar algo pensando em nós agradar, achando ser a cara do casal.
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Setembro 2019 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Complicado esses assuntos polêmicos Smiley xd

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Como eu falei, isso é pessoa. Muito bacana da sua parte essa de fazer duas listas (sinceramente a minha 3ª idade faz tudo pela net e tem ate insta hahahhah então não terei esse problema)

Eu sou contra o cartão, pq como falei, meio que fica um "pedir presente" apesar de ser apenas pra facilitar a vida mesmo. Mas não é pq eu não gosto que ninguém pode fazer. Eu jamais pediria presentes (criação rigida sabe? Não podia pedir nada a ninguém, nem um copo d'água mesmo que tivesse morrendo de sede") então cresci com isso. Se me perguntarem, eu falo. Se não ok tbm.

• Responder
  • Mayara
    Noiva Master Abril 2017 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você, Nathália.

Ah também recebemos presentes de "verdade", tivemos convidados/tias que quiseram ir em casa e nos entregar o presente.
    Por fim, o importante é a presença e o carinho dos nossos convidados, independente de presente ou não.

Colocar envelopinho e estipular valor, jamais!

• Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Nathália! Eu concordo com vc. Acho q é um pouco constrangedor pedir na caruda. Eu não teria coragem! hahaha

Sobre colocar o número da conta, há umas maneiras até bonitinhas de fazer, tipo: "Se vc quiser nos ajudar a construir esse sonho, fique à vontade para depositar qualquer valor em .... " - mas eu jamais faria isso. Tanto porque, pra pessoa te transferir, ela teria q pagar taxa, ou ter conta no mesmo banco, ou quem é mais senhorinha/ senhorzinho e não transfere pela net ir até o banco, etc...

No meu caso, fiz 2 listas: uma pelo extra, pq preciso de itens pra casa, rs, e uma pelo site casar.com, pra recebimento em dinheiro. Mas eu coloquei um cartãozinho dizendo que nossa lista está em e coloquei nosso site e o site do extra =)

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente Mayara! Se a pessoa me procurar e falar isso é outra história, afinal partiu dela. Mas isso de estipular valor não acho legal. Ora se eu não tenho o valor nem pra mim vou dar de presente? A lista é discreta (vc não sabe quanto a pessoa deu) e pode parcelar! Bom ver historias de quem deu certo!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom Cintia, ai é de opinião. Isso do envelope eu acho constrangedor (leia-se eu ficaria constrangida) pq talvez no momento só tenho 20 reais... E sabe meio que intimida a pessoa. Mas se vc acha que não ocorrerá com seus convidados, ok. Só vc pra conhece-los não é verdade?

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Thais é bem isso que penso hahahahh. Eu não vou colocar nada no convite. Como falei, SE a pessoa oferecer é outra historia, ai falo da lista da CVC e ela entende que aceito em dinheiro. Tbm sou contra pedir as coisas. Quando se casa é dentro das possibilidades!

• Responder
  • Mayara
    Noiva Master Abril 2017 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom seu debate.

Compartilho da mesma opinião.

Acho a lista fictícia a melhor opção, uma vez que, permite o parcelamento e é mais "discreto".

Montei uma lista no meu pelo site icasei e foi super tranquilo e bem aceito.

Alguns que não quiseram comprar no site por conta das taxas, nos perguntaram se poderiam dar em dinheiro diretamente a nós. Claro que aceitamos né. Smiley winking

Jamais estipulamos valor (acho ridículo), cada um sabe o seu limite né 😍 e independente da quantia, sabemos que é de coração S2

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lari, só ouço falar bem do icasei! Todo mundo que pergunto diz que deu certinho. A do Magazine é bacana pq ai vc escolhe do seu gosto! Não tem nada pior que sair trocando presentes e pior, ter que falar pra quem deu que não gostou (que é um direito da pessoa né!) Eu sou bem chata mas sei que vão querer presentear. O presente custa dinheiro então é uma forma educada de pedir isso!

• Responder
  • Cintia
    Noiva Ativa Agosto 2022 Minas Gerais
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao pretendo pedir mas vi uma idéia legal onde os noivos mandaram um envelope junto ao convite pedindo para aqueles q pensavam em dar presente que ficariam gratos se o valor fosse depositado no envelope em vez de presente físico. Na recepção colocaram uma caixa trancada para depósito do envelope, sem necessidades de identificação assm evita o constrangimento.
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Setembro 2019 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Particularmente eu não tenho coragem de pedir direta e nem indiretamente, se o casal se dispõe a casar e já tem tudo, apenas usufrui no dia da festa e ponto. Só aceitaria dinheiro se alguém falasse, pode ser em dinheiro? Smiley xd MINHA OPINIÃO.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Penso o mesmo que você! Ainda estou na dúvida de como farei mas gosto da lista fictícia, todo mundo sabe que ta dando dinheiro mas é uma forma diferente mesmo.

Penso na lista da CVC que acho bem interessante, isso se eu fechar pacote de lua de mel com eles. Também já ouvi falar bem da Quero de Casamento do Magazine Luiza, mesmo podendo ser gasta somente lá acho interessante pq vc pode escolher o que quer e a Magazine é uma loja que tem de tudo. Ou ainda penso em sites como o Icasei mas não gosto muito, acho que pela falta de conhecimento mesmo.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas