Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Novata Junho 2018 São Paulo

Problema com padrinhos

Camila, dia 30 de Janeiro de 2018 às 15:36 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 36

Olá noivinhas, tudo bem?

Estou precisando de ajuda! Meu casamento vai ser inusitado, em paris no meio do ano. Desde que fiquei noiva, em 2015, já começamos a escolher o local e os padrinhos. Formalizamos tudo em 2016 para que todos que tivessem condição financeira, já começassem a poupar e fossem conosco na viagem. Em outubro de 2017 fizemos um jantar para eles para apresentar pacotes de viagens, hotéis, passagens aéreas, locais de trocas de câmbio, etc. Como escolhemos amigos próximos (10 casais, 5 de cada lado) fomos super abertos na questão de presentes, passamos uma lista e cada um ficou a vontade de escolher aquilo que cabia no bolso, nosso único pedido seria que o valor fosse depositado em conta corrente para que nós mesmos efetuássemos as compras (como estamos montando apartamento há regras rígidas de entrada de prestadores de serviço e entregadores, então nós manejaríamos o frete para os dias específicos que teria alguém no apto para receber).

Nos últimos dias, no entanto um padrinho começou a reclamar de vária coisas: (escolha do local do casamento, escolha da lista de presentes, escolha de depósito como forma de pagamento do presente, até de interesseiros ele nos chamou!)

Ficamos arrasados... só escolhemos amigos de infância para ser padrinho!

Meninas, como vcs reagiriam nesta situação?


Muito obrigada, Camis

36 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 10 de Junho de 2022 às 13:34
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo em gênero, número e grau!
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo em tudo... eu sempre achei q viajar é um investimento, e assim que tive condições financeiras comecei a viajar mas eu não tinha vontade de ir para França, pq eu tinha ouvido a minha vida inteira que frances não aceita falar ingles... e eu não sei falar frances... na minha cabeça, eu pensava, que eu vou fazer lá, se eu não falo frances... no final, eu acabei indo para Paris pq meu marido queria muito, e descobri q essa história é lenda...e amei Paris...

    na epoca que eu nao tinha vontade de ir para Paris e se eu tivesse a oportunidade de ir para outro lugar com meu marido ou um casamento em Paris, eu preferiria viajar com meu marido, pq afinal o nosso dinheiro a gente tem q gastar do jeito que acha melhor... e isso não significa que os convidados não gostam dos noivos, não ficam felizes para o casamento, mas que a pessoa valoriza o dinheiro dela...

    • Responder
  • Vivian
    Noiva Novata Março 2024 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo que muitas vezes os noivos ficam muito ansiosos em relação as coisas do casamento e também não sei qual a situação financeira dos seus padrinhos, então vou te dizer minha opinião a respeito do que você relatou, ok?


    Você disse que seu padrinho disse que não pode fazer a viagem à Paris, mas viajou no Réveillon com a namorada e colocou de forma irônica "prioridades". Mas eu fico pensando aqui, é claro que a prioridade dele seria fazer uma viagem pra ele e para a namorada, e não o casamento de uma amiga de infância. Gente, mas isso é óbvio! E não estou falando pra te criticar não, mas pensa só, o casamento só é prioridade e estritamente importante para os noivos, por isso muitas noivas ficam chateadas quando as outras pessoas não dão muita bola quando elas falam sobre... Porque afinal quem estará casando são os noivos, as outras pessoas no máximo se emocionam, ficam felizes e ajudam se puderem, mas ninguém deve, e eu nem acho que devam mudar seus planos para irem em casamento que vai acontecer em outro país, outra moeda (caríssima), se afastar do trabalho, etc. É claro que se puderem fazer isso é muito legal e carinhoso da parte deles, mas é óbvio que isso não será prioridade na vida de alguém.
    Sobre viagem ser investimento, isso é uma opinião sua. O seu padrinho pode não gostar de Paris, pode não querer gastar uma quantia significativa de dinheiro em uma única viagem, sendo que pode fazer várias viagens ao longo do ano com esse valor. São muitas variáveis em questão.
    Por fim, acho que o que deu entender e ele sugerir que vocês estão sendo interesseiros foi que além de todos esses gastos que ele terá para simplesmente estar presente no casamento foi a sugestão em dar o dinheiro. Concordo muitíssimo com o comentário de uma noiva dizendo que presente não se pede, ainda mais em dinheiro. Acho que vocês poderiam esperar alguém perguntar e ai sim falariam dessa possibilidade.


    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por fim, pedir p depositar dinheiro em conta e mega deselegante, na minha opinião ...
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com todo respeito, presente não se pede em hipótese alguma. Em destination wedding em outro país, eu acho q e caso p os noivos, caso alguém mencione presente, recusar, dizendo q a presença já e um presente. Por fim, acho muita pretensão a gente querer ser prioridade na vida financeira dos outros. Viagem e investimento sim, na minha opinião. Mas conheço gente q não pensa sim e a gente tem q respeitar....
    • Responder
  • A
    Noivo Novato Junho 2021 São Paulo
    Athos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente e nosso exemplo: Será fora da cidade e, requer planejamento deslocamento, hospedagem.. E a presença será o presente.
    Mas mesmo assim estão perguntando sobre presente. Então criaremos um de cotas pra viagem e, quem puder, quiser..se vira, só escolher a sua 💪🏻💪🏻
    • Responder
  • Luciana
    Noiva Novata Junho 2020 Distrito Federal
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jamais teria feito o que vocês fizeram. O sonho é de vocês e ninguém mais precisa arcar com o ônus disso. Nem mesmo os pais dos noivos tem que gastar um real com o casamento e padrinho dar presente deveria ser proibido. Casamento é para festejar o amor do casal e não dividir com amigos e familiares a montagem da casa nova, lua de mel ou qualquer outra coisa. Desculpe a sinceridade mas é a real.
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente, Camis! Fala direitinho isso para todos eles que assim não fica dúvida.

    Beeijos para você também Smiley kiss Smiley kiss

    • Responder
  • M
    Super Noiva Maio 2019 Ceará
    Mesquita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sabe noivinha, eu entendo que você esteja chateada...É seu sonho, a gente planeja com tanto carinho e queremos que de tudo certo, né? Mas eu concordo com o que as outras noivinhas falaram.

    Eu, por exemplo, AMO viajar! É uma das coisas que mais gosto de fazer na vida! Mas nesse momento, seria totalmente inviável pra mim, pois se eu viajasse, deixaria de investir na minha casa e no meu casamento.

    Muita coisa muda em dois anos, então assim como pra mim, de repente surgiram coisas que, pra ele, são mais urgentes.

    Você disse sobre ele ter viajado no Réveillon, mas na maioria dos destinos, mesmo sendo caros, o valor costuma ser bem inferiores ao custo de ir para Paris. Ir pra Paris é um gasto muito alto. E de repente a viagem dele nem tenha sido tão cara.

    Eu acho que você deveria tentar entender o lado e ficar grata pelos amigos que irão com você.
    Aqui vemos tanta gente falando do tanto de convidados faltante, isso morando na mesma cidade, imagina sendo em outro país. Então se eles estão embarcando nessa é pq te amam e os que não conseguirem não deve ser falta de amor, e sim de condições mesmo.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Camis,

    Bom vou dar minha opinião já que você veio até aqui pedir mesmo que seja algo contrário do que você gostaria de ouvir rs mas é numa boa, apenas minha opinião mesmo para fazer te pensar um pouco do outro lado:

    Eu concordo 100% com seu padrinho e infelizmente seu discurso e suas escolhas fazem a pessoa ter essa visão de interesse ou (eu acrescentaria) egoismo:


    1. Considerando que seu casamento será em outro país, longe, onde a moeda local é bem alta eu não teria coragem de mencionar sobre presente...o maior presente seria as pessoas irem pq os gastos já serão bem altos então a pessoa se dispuser a gastar esse valor só para presenciar seu casamento já demonstra um baita amor e carinho...então novamente eu nem cogitaria sobre presente, se alguém desse ótimo se não ótimo também.


    2. Entendo sobre regras de condomínios e aptos pequenos porque moro em um assim mas no nosso caso fizemos uma lista no magazine luiza onde os presentes viram créditos e podemos comprar do jeito e dia que quiséssemos depois (tem post explicando), algo nessa linha seria melhor do que pedir para depositar o valor porque pensa que as vezes a pessoa que te dar um presente de 500,00 mas não tem esse valor a vista (considerando que já vão gastar bastante para ir para seu casamento) então resolve parcelar em 10x de 50,00, nesse cenário que você ofereceu de depositar a pessoa só teria 50,00 no momento e pode ficar sem graça.


    3. Vi em suas outras interações que você disse que viagem não é custo e sim experiencia, concordo totalmente! Mas vc já parou para pensar que casar em Paris pode ser uma experiencia maravilhosa SÓ para vcs? Pra vcs será inesquecível com ctz e para os convidados também mas já pensou que muitas pessoas podem não se empolgar em ter que gastar tanto para ir para Paris ver vocês casarem? Mesmo que essas pessoas te amem e sejam amigos de infância.
    EU por exemplo sou meio do contra e não vejo graça nenhuma em Paris(apesar de todo mundo achar linda) então para mim não seria uma experiencia, seria um gasto msm e dos grandes rs

    4. Vi tbm em suas interações que disse que esse padrinho falou que não iria por questões financeiras mas viajou no reveillon e você questionou "prioridades"...sim, prioridades, tlvz o lugar q ele viajou foi para onde ele sempre sonhou, com a namorada dele, tlvz fosse mais prioritário que o seu sonho de casar em Paris...
    Novamente me colocando no lugar mesmo a pessoa me avisando com 2 anos de antecedência não deixaria de realizar um sonho meu por causa de um sonho de um amigo de infância, apesar de ama-lo.

    Por fim uma coisa que sempre falo aqui na comunidade que é duro mas é a realidade, na real o casamento só é realmente importante, emocionante, impactante e qualquer outro adjetivo aos noivos! O restante vai ficar feliz,vai ficar emocionado,na expectativa mas não será a mesma coisa... E no seu caso isso é mais real ainda, acredito que esses amigos estejam felizes e queiram compartilhar esse momento mas cada um sabe sua realidade,expectativas e planejamentos...



    • Responder
  • Andressa
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, a ideia de se casar num lugar diferente é legal para quem tem condições.
    Eu conheço um casal que se casou aqui no civil, convidou alguns amigos mais próximos para jantar e fez um destination wedding com a família (pais e irmãos) para Cancun. A questão é que essas pessoas tinham condições de viajar com eles.

    Agora olha meu caso: eu fui passar lua de mel em Porto de Galinhas e achei que lá é perfeito pra isso. Só que a família do meu marido tem condições e a minha família não. Só que a minha família é tão importante pra mim que eu cancelaria um casamento nesse estilo para ter todos perto de mim.

    Eu fiz um almoço na casa da minha sogra e chamei a turma toda. E ainda assim alguns familiares não vieram por falta de condições (todos moram no Brasil!). Imagina se não morassem.

    Então eu vejo muito assim: cada um sabe onde o calo aperta financeiramente, e como você mesma falou: viagem é uma experiência. Às vezes ele prefere passar essa experiência aqui do que ter que ir para o exterior. Ou ele tem um compromisso financeiro que não dá pra fazer outros mais caros.

    Eu ganho pouco, pago o meu apartamento e o máximo que eu consigo viajar sem alguém bancar pra mim é numa cidade que fica a 200km daqui. E se alguém me convidasse pra um destination wedding que eu não pudesse ir, recusava numa boa, porque cada um sabe o quanto pode gastar.

    E em relação a lista de presentes, não tenho nada contra você querer pedir o valor em vez do presente, mas esse tipo de situação a gente deixa em aberto: cada um dá o valor que PODE dar, e não o que você exige. Eu ganhei presentes de R$50 que me são extremamente úteis. Teve gente que preferiu me dar dinheiro, minha madrinha pagou meu salão, enfim...

    Só pensa que você não pode exigir demais das pessoas, sejam seus amigos de infância ou não.
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Marcelle!
    Fique tranquila, abri justamente este forum para colher opiniões Smiley smile
    Realmente eu e meu noivo somos pessoas que sonhamos alto, quem nos conhece sabe que não gostamos de fazer nada 'dentro da caixinha'.

    compreendo, as vezes as pessoas nem podem ou querem se comprometer, o chato é se comprometer e fugir. Por isso ficamos chateados.

    sobre a lista, optamos para facilitar, afinal morar em um apto de 50m2 requer moveis milimetricamente escolhidos. Somos muito agradecidos pela ajuda que recebemos Smiley smile

    beijos no seu coração
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Camy! Muito obrigada pelo seu comentário.
    A lista foi uma forma de centralizarmos tudo, afinal em um apto de 50m2 tudo tem que ser milimetricamente escolhido.
    obviamente tudo o que ganharmos será bem vindo e ficamos agradecidos Smiley smile
    Este padrinho en questão informou que não poderá ir ao casamento (mas viajou no reveillon, prioridades ne!)
    Enfim, se comprometer e fugir que nos chateou, mas bola pra frente Smiley smile
    • Responder
  • Camy
    Noiva Esperta Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Camy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para ser sincera, acho que vocês nem deveriam pedir presentes uma vez que eles gastarão muita grana para ir à Paris no casamento de vocês.
    • Responder
  • Marcelle
    Noiva Esperta Maio 2018 Santa Catarina
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Bem, vou dar minha opinião, que obviamente não é regra pra ninguém rsrs

    Às vezes a pessoa aceita porque ainda não sabe de todos os detalhes e se sabe, pode ter ficado sem ação (já aconteceu comigo) e agora não tem condições de cumprir.

    A viagem é sim um ótimo investimento, uma aventura inesquecível, mas PARA QUEM QUER/PODE. Infelizmente na minha opinião isso é um alto sonho seu (alto para a maioria da população) que foi imposto a eles. Não me leve a mal, mas não estamos falando de R$ 500.00. Mesmo com dois anos de antecedencia, não sabemos das condições e prioridades de cada pessoa, não sabemos o que aconteceu com elas nesses dois anos, não sabemos nem se é vontade delas ir a Paris, entende?


    Quando você falou que deixou tudo muito aberto em relação a presentes, me veio a cabeça "só não ficou livre poder ficar no Brasil ou não" rsrs. Me perdoe.


    Sobre os presentes, concordo com a maioria. Considerando que as pessoas ja terão um gasto gigante além do dispêndio de tempo indo até Paris, você nem deveria pedir nada.


    Porém, é como eu penso ta? Cada um cada um. Só não gosto da ideia de que meu casamento pareça um peso pras pessoas, por exemplo.


    Beijos e boa sorte!







    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Gabi, muito obrigada pelo seu comentário.

    Informamos com muita antecedência (2 anos!) e desde o começo não cobramos a presença de ninguém, quem pudesse ir com certeza teria uma experiência única.

    Optamos pela lista para facilitar as escolhas, óbvio que ficamos muito gratos com a ajuda, infelizmente o condomínio tem suas regras então não temos como burlar.

    A chateação foi aceitar e depois não concordar com mais nada...


    beijos no seu coração!

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu super entendo! Mas você poderia talvez ter deixado a lista de presentes como opcional, caso algum padrinho não possa te presentear devido à viagem. Ainda dá tempo de fazer isso!

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Nath, muito obrigada pelo seu comentário!

    - Infelizmente moramos em um apto de 50m2, então os móveis, eletrodomésticos precisam ser milimetricamente escolhidos, por isso organizamos a lista.

    - Com certeza é um valor bem alto. Mas acredito que será inesquecível para quem puder ir Smiley smile

    - Com certeza! Afinal ir pra Paris de bate e volta não tem graça, quem puder esticar depois do casamento faz a própria viagem, para onde quiser!


    Beijos no seu coração!

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No seu caso eu nem pediria presente pq convenhamos que todos os gastos com viagem já vão pesar no bolso deles né... Quando fui madrinha comprei o presente em 10 vezes no crédito, fui no lugar mais em conta que achei de make e penteado, peguei vestido emprestado e mesmo assim senti no bolso!!

    No nosso casamento não vamos impor nada, nem presente, nem cor de vestido cada um irá contribuir da forma que puder e quiser e tudo será bem vindo!!

    Por outro lado vejo que quando vc passou essas informações eles já deveriam ter recusado né (eu faria isso logo de inicio) pq tbm acho chato da parte deles aceitarem e depois não concordar!!

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Mari, muito obrigada pelo seu comentário!

    Com certeza o que ganharmos da lista será bem vindo, mas quem não puder nos ajudar com nada, tudo bem também! O que fica é a amizade Smiley smile

    beijos no seu coração!

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkk reclamar de atravessar a ponte é dose, boa sorte no seu casamento Smiley smile

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Ana! Muito obrigada pelo seu comentário Smiley smile

    Com certeza! O destination wedding é algo bem diferente, mas acredito que quem for vai adorar a experiência!

    Sobre a forma de pagamento, infelizmente não tínhamos alternativa, nosso condomínio é bem rígido Smiley sad

    beijos no seu coração!

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Viagem é custo sim! Ainda mais para Paris! O casamento é o seu sonho, as pessoas tem outros prioridades. Não fique chateado com seus padrinhos. A amizade e o carinho é para sempre!

    Para você ter noção, sou de Niterói e tinha o desejo de me casar na cidade do Rio. Teve gente reclamando que teria que atravessar a ponte RioxNiterói. Felizmente achei um local em Niterói que eu gostei mais. Agora o local é a 5 minutos de todos hahaha
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada! Tenho certeza que será inesquecível!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom, Camis! Tenho certeza que seu casamento será incrível, independente dessas chateações, e que todos farão o possível pra estar lá com vocês! No mais, aproveite muito porque será inesquecível. Smiley love

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, eu entendo muitíssimo o seu lado, mas acho que você precisa entender o dele também. Apesar de vocês estarem facilitando e olhando pacotes para os seus padrinhos, a viagem ainda sim é cara e você ainda assim fez uma lista de presentes e especificou a forma de pagamento...acho que os dois lados precisam ceder um pouco pra dar certo!

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Dani! Muito obrigada pelo seu comentário Smiley smile Sim, com certeza é um valor alto. Este padrinho em questão disse que não iria ao destination wedding por questões financeiras. Até aí tudo bem, cada um sabe a possibilidade do próprio bolso rs rs. beijos no seu coração!

    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Camis, acho que a melhor opção é deixar bem claro para eles que não há a necessidade de presente. Que eles estarem presentes com vocês em Paris já é um enorme presente! E de fato é! Falando em termos financeiros mesmo, é uma baita despesa para todos eles. Então, frisa bem que o mais importante é a presença deles, para eles deixarem o presente de lado.

    • Responder
  • D
    Noiva VIP Março 2018 Santa Catarina
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, para alguns padrinhos uma viagem à Paris + presente + trajes pode pesar e muito no bolso.

    Tente se acalmar, torça para que o máximo de pessoas possam estar presentes no seu grande dia, mas entenda se alguém não quiser/puder ir, é algo BEM inusitado rsrsrsrs.

    Boa sorte!

    • Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Camila eu entendo o seu padrinho por vários motivos.

    - Você não deixou ele a vontade para presentear vc dentro das condições dele, vc entregou a lista e o obrigou a comprar da lista.

    - Não sei as condições do seus padrinhos, mas uma viagem a Paris é caríssimo, mais roupa, cabelo, hospedagem, presente etc...não é todo mundo que tem condições e está disposto a gastar dessa maneira.

    - As pessoas obrigatoriamente terão de tirar férias de seu trabalho para participar de seu casamento, terão de usar as férias dela para satisfazer vcs, e não somente o casal, no caso os padrinhos.

    Já fui madrinha N vezes, mas hoje se eu fosse convidada para um evento deste tipo infelizmente eu teria de recusar.

    Infelizmente acontece imprevistos financeiros na vida da gente, de repente pode ter acontecido algo com esse casal que fez com que fique inviável ir até Paris.


    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Vitória! Sim, concordo que o valor é alto, mas viagem é investimento em felicidade e não custo Smiley smile

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Liris, muito obrigada pelo seu ponto de vista. Infelizmente nosso condomínio é muito rígido com entregas, então não tivemos escolha.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas