Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna
Noiva Esperta outubro 2014 São Paulo

Regras de etiqueta para convidados

Bruna, dia 10 de Janeiro de 2013 às 12:29 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 22

Todos adoram ir a casamentos, porém poucas pessoas conhecem ou se atentam às regras de etiqueta para esse momento mais que especial. Vamos às principais:

• Nunca se ofereça ou peça para ser convidado para o casamento e muito menos fique chateado se não for convidado. A lista de convidados é a parte mais difícil para o casal. Muitos não possuem condições financeiras de convidar todos, outros simplesmente esquecem alguém devido à correria dos preparativos.

• Se o convite de casamento foi feito apenas para você e seu companheiro ou foi entregue apenas dois convites individuais, entenda que os noivos estão esperando apenas duas pessoas para a festa. Levar pessoas a mais que não foram convidadas é indelicado e ainda prejudica a organização do buffet, que está preparado para um certo número de convidados. Se no convite estiver a sigla R.S.V.P. (Répondez s’il vous plaît cuja tradução é “Responda, por favor”) , confirme a presença para o casamento, mesmo se for negativa (não fique envergonhado se não puder ir, pior é falar que vai e não ir, já que os noivos pagam por pessoa).

• Não use roupa branca (por favor!), pois o branco é exclusivo da noiva, pelo menos na cultura brasileira. Ademais, fiquem atentos às normas de apresentação pessoal dispostas na maioria dos contratos de utilização das igrejas para casamentos. A maioria exige princípios de modéstia, decoro e simplicidade em relação aos participantes diretos da cerimônia (madrinhas, músicos e etc). Ou seja, descartado o uso de roupas curtas, decotes exagerados, roupas transparentes.

• Respeite o horário do convite. Não chegue apenas para a festa e pule a cerimônia religiosa, pois é deselegante. E se for para a igreja, não saia correndo para a recepção antes que termine a cerimônia. Sua presença ali até o final é uma forma de demonstrar respeito e carinho com os noivos. Os primeiros a sair devem ser os noivos e por último os convidados!

• Não leve para a casa os detalhes da festa. Por mais bonitos que sejam, os arranjos da mesa, porta-guardanapos e outros detalhes não são seus. Já pensou se os noivos tiverem que arcar com o prejuízo dos itens que sumiram?

• Não beba exageradamente por favor! Já tive que chamar Samu para uma convidada no meio da festa pois ela apagou e se vomitou toda. Ou seja, acabou com a festa.

• Uma obrigação dos convidados do casamento é cumprimentar os noivos durante a festa: agradeça-os pelo convite, deseje felicidades e bênçãos à nova vida. A famosa “saída à francesa” só é permitida quando você já tenha cumprimentado os noivos antes. Caso contrário, procure-os antes de ir.

Então, você que é convidado para um casamento, siga essas regrinhas que os noivos agradecerão e muito!

22 Respostas

Última atividade por Juliana, dia 17 de Janeiro de 2015 às 14:42
  • J
    Noiva Ativa Março 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que eu surto se acontecer isso

• Responder
  • Lizianne
    Super Noiva Agosto 2016 Minas Gerais
    Lizianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai gente, me deu até vergonha... A minha mãe adora levar os enfeites da festa para casa, mas ela só faz isso quando tem certeza que pode, UFA.

Fotografo gente, com certeza tem que ficar de olho.

• Responder
  • Lorenna
    Noiva Ativa Setembro 2015 Distrito Federal
    Lorenna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Outra regra que é super válida: CONVIDADOS, RESPEITEM OS FOTÓGRAFOS CONTRATADOS. Não tem problema tirar muitas fotos legais do casório para registrar, desde que não se torne incoveniente e/ou atrapalhe o trabalho daqueles que os noivos pagaram muita grana pra registrar o casamento de forma profissional. Tire fotos livremente, desde que essa liberdade não atrapalhe ninguém. Está na dúvida se vai atrapalhar? Não faça. Não saia do seu lugar para tirar fotos no meio da cerimônia. Pode apostar, os noivos agradecerão.

• Responder
  • D
    Noiva Curiosa Março 2018 Pernambuco
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Juro que vou publicar esse texto no meu facebook quando estiver mais próximo da minha data! Tudo o que eu queria dizer para alguem da forma mais delicada possível! rsrsrs

Há três debates aqui no site falando sobre os trajes dos convidados

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/trajes-para-convidados--t53263

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/colocar-traje-no-convite--t40087

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/dress-code-para-convidados--t49514

• Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu penso sim Tábata,porque acho um desleixo as pessoas irem de calça jeans e aquelas blusas fuleras pro casamento heheheheheh

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Com certeza, vou coloca nos convites individuas traje social completo pra vê se eles vão pelo menos de esporte fino Smiley amazing

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Você pensa em colocar no seu convite como quer que os convidados se vistam? já pensaram no assunto?

• Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ADOREIIIII tudooooo Smiley laugh

• Responder
  • Melina
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito boa as dicas...da até vontade de mandar junto com o convite pra alguns convidados!!!

hauhauhuahuahuah

• Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei!Smiley smile essas dicas são 10

• Responder
  • Mara e Fran
    Noiva Master Julho 2014 São Paulo
    Mara e Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que essas coisa são de uma falta de respeito. Boas dicas!!!!!!!

• Responder
  • L
    Noiva VIP Julho 2015 Rio de Janeiro
    Luara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, adorei! parece ate que via as pessoas que fazem isso em cada regrinha! kkkkkk

que horror... ainda bem que eu to bem de etiqueta! e espero que meus convidados tambem estejam

• Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2013 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

São boas dicas q sempre esquecemos.... é complicado msm neh.... pois tem gente q vai de qq jeito na festa.... acho isso tão chato.... pois quando vai tirar foto fica meio feio....

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa meninas nem em falem em pessoas se convidando, em gente de branco e levando os arranjos da festa embora.

Da vontade de manda uma cartilha com essas etiquetas junto com o convite...kkkk

Então para não sermos indelicadas pois somos Divas, o boca a boca é a nossa MAIOR arma Smiley winking

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade não é mesmo? de um jeito que fique discreto e sutil... porque tem gente que é complicada viu...

• Responder
  • Luciana
    Noiva Constante outubro 2013 Rio de Janeiro
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tbm tenho

• Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2013 Bahia
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho fundamental a etiqueta em qualquer ambiante, ainda mais em casamento.

• Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2013 Bahia
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com vc amiga, bem que todas juntas poderíamos juntar as idéias e fazer uma mesmo.

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não me importaria de as pessoas fossem de branco ao meu casamento... Mas de resto, vale a pena lembrar!

Obrigada, Bruna!

• Responder
  • Daniele
    Noiva Constante Dezembro 2013 Rio de Janeiro
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu tb... hahhahahaha

• Responder
  • D
    Noiva Master Dezembro 2012 Rio Grande do Norte
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Menina... bem lembrado essas dicas!!!!

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sabe o que tenho vontade de fazer?

De mandar uma cartilha pra uma pessoa quevai ser convidada do meu casamento..rs

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas