Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Denise
Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo

Regras igreja católica

Denise, dia 6 de Junho de 2017 às 17:19 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 96

AVISO DE TEXTÃO!!!

Boa tarde noivinhas,

Na igreja católica esta havendo algumas mudanças/restrições nas cerimonias!
Em algumas não haverá mais entrada de padrinhos (porque esta virando desfile de moda, vestidos decotados, transparência demais...). Na igreja que eu vou casar continua a entrada, mas é orientado as noivas avisarem as madrinhas sobre as restrições e se quiserem ir com um decote e/ou costas expostas usar echarpe durante a cerimonia, se não terá de usar a echarpe da igreja, que eles já avisam que são pretas

As musicas, apenas as religiosas, em algumas não vai ser permitido letras em inglês (porque muitos noivos nem sabem o que fala a musica e coloca ela la na playlist). Na igreja que eu escolhi mesmo músicas em português, não religiosas, necessita de prévia autorização do padre, mas estilo como rock e sertanejo não são aceitas.

Em algumas igrejas ainda, será proibido o uso de plaquinhas do tipo "ainda da tempo de fugir" e outras em tom machista ou que sugerem o noivo estar ali forçado.

Na igreja que irei casar não pode ninguém entrar depois da noiva, ou seja, as alianças tem que entrar logo depois dos padrinhos.

E também não pode nenhum tipo de “chuva”: arroz, bola de sabão, pétalas, na saída. E mesmo antes, da entrada na noiva, não pode ter a florista jogando pétalas ou qualquer outra coisa, pois alegam manchar o tapete, não dar tempo de limpar para outro casamento ou, no caso do arroz, alguém escorregar e se machucar.

Acredito que se houve e está havendo mudança nas regras é porque são necessárias, muita gente deve estar perdendo o bom senso, e quer fazer do casamento um espetáculo.

Eu sei que não é uma plaquinha, uma roupa ou uma florista que vai acabar com o significado do casamento, mas é triste para quem segue a igreja, tem respeito, sabe da simbologia que tem o sacramento, ter que se abster de algumas coisas.

Enfim, gostaria de debater com vocês esse assunto, o que vocês acham?

Sei que aqui tem diversas religiões e aceito as opiniões também, mas com respeito, por favor, em nenhum momento desrespeitei ninguém.

96 Respostas

Última atividade por Bianca, dia 13 de Julho de 2023 às 14:46
  • Bianca
    Noiva Novata Setembro 2023 Goiás
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com praticamente tudo. Acho muito bonito esse cuidado que a nossa Igreja vem tendo com o rito matrimonial.

    Discordo na parte da ordem de entrada. Não vejo nenhum sentidon ninguém mais poder entrar após a noiva.
    Vejamos, não faz sentido entrar as alianças antes do casal serem sequer casados.

    Não faz sentido entrar a Bíblia em um momento que sequer será feito a leitura. Para a cerimônia do casamento TUDO há um significado único e é importante que o pe. ou o diácono deem a devida atenção a cada detalhe, por exemplo, chamar a atenção dos convidados para a entrada de uma Bíblia, quando na sequência será lido o evangelho.
    Assim como chamar a atenção para a entrada das alianças. E não deixar simplesmente todo mundo entrar antes da noiva e sequer contextualizar porque aquele casal escolheu aquela ordem de entrada.

    Muitos casam sem ligar para o significado das coisas, o que não está sendo meu caso. E minha única tristeza é ver essa regra de que eu, como noiva, seja a última a entrar.

    • Responder
  • R
    Noiva Novata Abril 2022 Rio Grande do Sul
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com as restrições de musicas, roupas e decoração, mas o padre não quer deixar SEQUER NOSSOS PAIS ficarem no altar!! Alguém já viu isso?
    • Responder
  • Tattyane Guimarães
    Noiva Constante Maio 2022 Espírito Santo
    Tattyane Guimarães ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha paroquia é bem tranquilo, das regras que tem que já foram passadas são que não pode ter florista, pois todas igrejas da paroquia são com piso de granito, e granito tende a puxar para ele caso as flores sejam pisadas a cor da flor para ele e não saia, aí mancha o chão todo.
    As plaquinha pode tem, mas pediram cuidado com o que vai esta escrito, e não tem limite de entradas de damas, mas tem limite no horário total de cerimônia, quanto mais entradas, mais se perde a palavra.
    Padrinhos eles pedem 5 casais de cada lado, como eu já tinha escolhido 6 a secretária da igreja deixou.Sobre vestimenta dos padrinho e música da cerimônia, é questão de noção também né, poxa vamos esta dentro da igreja, não é qualquer coisa que é para o ambiente, acho que isso não deveria nem ser regra, as pessoas que teriam que ser tocar..
    • Responder
  • Rayane
    Noiva Novata outubro 2021 Rio Grande do Norte
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo esclarecimento 🥰
    • Responder
  • Karoulayny
    Noiva Ativa Agosto 2021 Paraíba
    Karoulayny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo, até porque tem que se lembrar que o foco é Deus e a benção que vem Dele, e tudo em volta tem que ser pra Ele, em respeito e tudo mais. etc e tal.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Digitando com os pés pq tô aplaudindo. Concordo com cada vírgula!
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo Suelen! Infelizmente muita gente casa na igreja ainda por tradição, porque o pai/mae/sogros morreria se não etc. E não é isso. Pra nós católicos o matrimônio é um sacramento acima de tudo. E vejo muitas pessoas que sequer concordam com os preceitos (como indissolubilidade e abertura a vida -propósito de ter filhos) mas casam. No fundo acho que tá certo e católico de verdade que sabe o que é a obediência vai entender, aceitar e até concordar.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fizeram isso pq tava tendo abuso. Veja, o matrimônio é um sacramento. E infelizmente as pessoas estavam deixando isso de lado pra se exibir em quem pagava a melhor decoração. Então o bispo decidiu que não pode mais, que é só o presbiterio (altar é a mesa da eucaristia) que pode ser decorado. E também pra que em igrejas como Lourdes ou boa viajem, parasse as brigas por causa de decoração entre as noivas do dia. Como é só presbiterio, se não há acordo em dividir a decoração, é mais fácil de trocar.
    • Responder
  • Rayane
    Noiva Novata outubro 2021 Rio Grande do Norte
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que pena 😭
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No caso a norma é não pode flor no corredor
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho difícil visto que é norma da diocese...
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Denise, na igreja da qual vou me casar tbm tem essas restrições e acho super justo. Na maioria dos casamentos na igreja católica, muitos nem frequentam, mas acabam se casando por dizer que casou, acho que por isso a igreja anda restringindo de um certo modo pq se vc realmente for católico vai entender e aceitar. Acho que a entrada da plaquinha, jogar arroz ou pétalas podem muito bem serem adaptadas no local aonde vc for fazer a recepção.

    • Responder
  • Rayane
    Noiva Novata outubro 2021 Rio Grande do Norte
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguma igreja em Bh aceita flores no corredor e nos bancos?
    • Responder
  • Luciano
    Noivo Novato Dezembro 2019 Goiás
    Luciano ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A igreja coloca essa barreiras pra não sair das regras da igreja e pra ver se vc está mesmo preparada pra se casar porque se não na primeira dificuldades já quer se separar e a igreja não tem que mudar pra agradar os fiéis e e os fiéis que tem mudar pra seguir a igreja
    • Responder
  • Karen
    Noiva Ativa Março 2019 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu também fiquei sabendo de muitas dessas regras, e concordo com algumas que ofendem o caráter sagrado do dia. Agora outras ações eu não entendo também, é um dia lindo e sagrado e as regras acho que deveriam ser somente no fato do que ofendem à casa de Deus.


    • Responder
  • Denise
    Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aqui as regras estao valendo desde o ano passado já

    o curso de noivos eu nao fui ver ainda Smiley atonished

    a decoração eu ja queria simples mesmo, só exigem alguns arranjos em lugares específicos

    • Responder
  • Denise
    Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na igreja que irei casar o limite para ficarem no altar é de 5, pode ter mais, mas dai ficam sentados no primeiro banco

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A restrição a entrada das alianças é para não tornar a cerimônia mais longa ainda. Normalmente, são crianças que entram com as alianças e mts vezes empacam no caminho, choram, correm... Há uma nova música para entrada, então acaba atrasando um pouquinho. Normalmente essa regra existe em igrejas onde ocorrem mais de um casamento por noite, para não atrapalhar os demais noivos. 😉

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso, a restrição da igreja fez encarecer meus orçamentos de decoração. Por não poder fechar os bancos (com mosquitinhos ao chão ou com heras) nem prender qualquer suporte a madeira (como cestinhos ou caixas), restaram poucas opções para escolher. Não se pode usar durex, fitas, colas ou pregos (qualquer coisa capaz de danificar o banco). Tbm não são permitidos suportes de vidro para as flores, então sobraram as estruturas de madeira e de ferro que são mais caras e exigem maior quantidade. Ainda preciso confirmar com o padre se poderei usar tapete (quero mt, pq o mármore de lá escorrega demais). Ainda assim, pretendo seguir as regras. Foi por falhas de outros noivos que elas existem. 😔


    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na minha paróquia, os padrinhos ficam em pé no altar, junto aos pais.

    Mas, sendo sincera, fui madrinha duas vezes em paróquias diferentes e fiquei feliz de poder ficar sentadinha no banco, visto que o salto alto costuma me machucar bastante. Rs

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu concordo com boa parte das restrições que vc comentou. A minha igreja tbm tem mts delas. Mts casais tornam a cerimonia um espetáculo, um show de exibicionismo e de vontades, sem nem mesmo se lembrar o que fazem diante do altar. Já ouvi algumas noivas dizerem que querem casar na igreja só pq é a chance de usar um vestido de noiva, de ter um "dia de princesa", outras ainda pq é cultural e "todo mundo faz, pq não eu?". E, com isso, a cerimônia vem sendo esvaziada, até o Sacramento perder todo o sentido. Infelizmente, as tentativas das dioceses de resgatar minimamente a importância do Matrimônio não vem sendo entendida por boa parte das rainhas soberanas (q se apresentam como noivas por aí). Reclamam das taxas, apesar de pagar fortunas com futilidades para a festa, esbravejam das restrições de músicas a ponto de brigar com o padre que não permitiu o hino do time dentro do templo, postam desaforos nas redes sociais, pq o diácono se recusou a assistir a cerimônia por causa das horas de atraso... E, no fim, a igreja que passa como errada na história.

    • Responder
  • Edilaine
    Noiva Novata outubro 2019 São Paulo
    Edilaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OI GOSTARIA DE SABER SE TEM LIMITE DE PADRINHOS E MADRINHAS


    • Responder
  • P
    Noiva Curiosa Abril 2018 Paraná
    Pamella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fiquei sabendo que a maioria dessas regras entra em vigor em 2018. As plaquinhas já eram proibidas por aqui.Diocese de Curitiba.

    Outra coisa que descobri é que o curso de noivos está individual para o casal e ainda separam o noivo da noiva. Smiley surprise

    Na decoração da igreja pedem que seja mais simples. Nesse caso meu bolso agradece.

    • Responder
  • Denise
    Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Jéssica, minha paróquia é a Ponte São Joao, mas vou casar na Beato Frederico Ozanam, na rua do Retiro

    Sei que as regras sao as mesmas e na ouvi falar que nao ponte os padrinhos nao ficam mais no altar, somente os pais

    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva outubro 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, ótimas informações ... também irei casar em Jundiaí.

    Qual a igreja que você vai casar ?

    Pretendo casar na Igreja São João Batista na Ponte São João (Jundiaí)

    • Responder
  • Denise
    Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Camila,

    na igreja que eu vou casar pode ficar no altar se for até 4 casais de cada lado, mais que isso tem que ser nos bancos, para não ficar apertado.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá meninas, aproveitando o debate.

    Gostaria de saber se na igreja de vocês os padrinhos podem ficar no altar? Sempre sonhei em casar na paroquia do meu bairro mas existe essa regra de padrinhas estarem sentados na primeira fila de bancos, não sei se existe alguma regra da igreja ou é apenas na minha mesmo. Mass fiquei chateada. ;(

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha. Eu não sou católica mas algumas regras eu entendo, por exemplo a da echarpe e das plaquinhas. Outras eu não vejo muito sentido, como as alianças. Mas cabe a cada um saber as regras antes de fechar com a capela.
    • Responder
  • Suanen
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Suanen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha. Na igreja que vou me casar não tem muitas restrições. Tem entrada dos padrinhos, as alianças pode entrar depois, pode tocar algumas músicas que gostamos... (não escolhemos sertanejos e nem rock), mas algumas como por exemplo: a bela e a fera instrumental, e algumas outras pra entrada dos pais e padrinhos, saída dos noivos, etc... Mas nada com exagero. Eles pedem para tocar alguns cânticos da igreja mesmo como por exemplo: salmo, aleluia, e no caso vamos querer a entrada da Santa Nossa Senhora Aparecida no final ai eles pedem pra tocar a musica "Nossa Senhora"... Mas não nos proibem de nada graças a Deus. Acho que cada cidade e estado tem alguma regra!!! Tbm sou católica... Grande bj noivinhaaaSmiley kiss Smiley love 🙏 e felicidades.
    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Agosto 2017 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Até o momento não sei se na igreja em que vou casar aumentaram na quantidade de regras, sobre as roupas não falaram nada (até o momento, mas sei de histórias de padre que se recusou a fazer o casamento pq a noiva estava de tomara que caia), músicas desde que seja instrumental não precisa ser apresentada pra eles antes, a florista pode jogar flores desde que sejam artificiais, e em caso de atraso é cortada partes da cerimônia. No papel que pegamos da igreja tinha somente essas.
    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Maio 2017 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm sou católica, sei que algumas pessoas nao tem bom senso mais tbm acho que estão complicando demais. Acho que é importante a bençao de Deus, eu quase desisti de casar com cerimonia realizada por padre devido tanta burocracia e Coisas que ouvi de que nao teria a "presença de Deus, senao fosse realizado dentro da igreja" , uma pena mesmo. Graças as nossas oraçoes deu td certo, mais ja estava pensando em outras alternativas.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinhas depende da igreja! Na minha pode florista, plaquinhas, músicas sem ser religiosas, jogar arroz e tudo mais desde que haja respeito!
    O que o padre me exolicou e que eu vejo muito na comunidade, noivos que não sabem nada do que é estar em uma igreja e seguir uma religião! E por isso eles fazem essas exigências quando vêem que o casal só quer casar na igreja pra fazer bonito e tals! Pelo menos foi isso que meu padre disse
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas