Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Denise
Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo

Regras igreja católica

Denise, dia 6 de Junho de 2017 às 17:19

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 96

AVISO DE TEXTÃO!!! Boa tarde noivinhas, Na igreja católica esta havendo algumas mudanças/restrições nas cerimonias! Em algumas não haverá mais entrada de padrinhos (porque esta virando desfile de moda, vestidos decotados, transparência demais...). Na igreja que eu vou casar continua a entrada, mas é...

AVISO DE TEXTÃO!!!

Boa tarde noivinhas,

Na igreja católica esta havendo algumas mudanças/restrições nas cerimonias!
Em algumas não haverá mais entrada de padrinhos (porque esta virando desfile de moda, vestidos decotados, transparência demais...). Na igreja que eu vou casar continua a entrada, mas é orientado as noivas avisarem as madrinhas sobre as restrições e se quiserem ir com um decote e/ou costas expostas usar echarpe durante a cerimonia, se não terá de usar a echarpe da igreja, que eles já avisam que são pretas

As musicas, apenas as religiosas, em algumas não vai ser permitido letras em inglês (porque muitos noivos nem sabem o que fala a musica e coloca ela la na playlist). Na igreja que eu escolhi mesmo músicas em português, não religiosas, necessita de prévia autorização do padre, mas estilo como rock e sertanejo não são aceitas.

Em algumas igrejas ainda, será proibido o uso de plaquinhas do tipo "ainda da tempo de fugir" e outras em tom machista ou que sugerem o noivo estar ali forçado.

Na igreja que irei casar não pode ninguém entrar depois da noiva, ou seja, as alianças tem que entrar logo depois dos padrinhos.

E também não pode nenhum tipo de “chuva”: arroz, bola de sabão, pétalas, na saída. E mesmo antes, da entrada na noiva, não pode ter a florista jogando pétalas ou qualquer outra coisa, pois alegam manchar o tapete, não dar tempo de limpar para outro casamento ou, no caso do arroz, alguém escorregar e se machucar.

Acredito que se houve e está havendo mudança nas regras é porque são necessárias, muita gente deve estar perdendo o bom senso, e quer fazer do casamento um espetáculo.

Eu sei que não é uma plaquinha, uma roupa ou uma florista que vai acabar com o significado do casamento, mas é triste para quem segue a igreja, tem respeito, sabe da simbologia que tem o sacramento, ter que se abster de algumas coisas.

Enfim, gostaria de debater com vocês esse assunto, o que vocês acham?

Sei que aqui tem diversas religiões e aceito as opiniões também, mas com respeito, por favor, em nenhum momento desrespeitei ninguém.

96 Respostas

• K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sou evangélica, mas concordo com a maioria dessas regras. Acho que a única ruim mesmo é proibir entrada de padrinhos. Acho que, avisando antes que terão que usar echarpe, as madrinhas já vão ter o cuidado de usar algo mais apropriado.

Ah, e não concordo com proibir rock. Não sei por que as igrejas demonizam tanto esse estilo musical. Existem ótimas músicas de rock com letras lindas e inclusive tem umas bandas gospel bem legais, tipo Metal Nobre.

• Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na Igreja que vou casar não pode nada artificial. Taí mais um detalhe que vc me fez pensar, orientar as madrinhas quanto ao decote, acho que dar um toque não custa.

• Responder
  • Alice
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As plaquinhas machistas ate concordo e não ligaria pq não me agradam ....
    Que pena que tem tantas restrições , acho que o pior é não ter florista...
    O resto é relevante né....
    Mas vai ser lindo da mesma maneira noivinha....
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Me passa sua playlist!?

Eu ainda irei levar a minha para o padre analisar, porque nao tem nenhuma católica são músicas da nossa história, nao fiquei pesquisando sabe!?

Mas caso ele vete alguma, preciso de opções católicas.

Sim, as mudanças ocorrem porque as pessoas fazem o que querem e muitas vezes são pessoas que não sabem o real significado, não são praticantes, casam na igreja porque é o que é certo, ou sei lá o que pensam!

• Responder
  • E
    Super Noiva outubro 2018 São Paulo
    Elen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade! Concordo!

• Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Julho 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo com todas essas regras, pq muitas vezes perde o sentido do sacramento e se torna um show. MINHA OPINIÃO
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ta assim mesmo flor. Na minha também não pode um monte de coisa. As mudanças são necessárias, mas não precisa ser tão rigorosos...
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tambem concordo com essas chuvas e tal, só to chateada com a florista, e as músicas, é necessário o respeito, ja fui em casamento que mudaram a roupagem da música, mas era um pagode, a pessoa perdeu totalmente o bom senso, mas acredito que músicas que falam de amor, felicidade, no eslilo mpb, por exemplo, desde que avaliada pelo padre, nao deveria ser proibida

• Responder
  • Nathália
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na minha Igreja no máximo 3 casais para cada lado. Vou conversar e tentar 4, mas se não conseguir td bem, a única coisa que eu queria muiiiiiito era a liberação de uma única música que não é católica mas é super romantica.

• Responder
  • Nathália
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a Igreja em relação ao atraso das noivas, mais que 5 minutos acho absurdo, mas discordo da minha Igreja que cortou o horário das 21h devido o atraso das demais (eu vou casar as 21 pq já está marcado), e o padre estava fechando a Igreja meia noite. Acho que ele poderia encurtar a cerimônia exatamente os minutos que ela atrasa e ainda multar.

Acho desnecessário ter um milhão de entrada depois da noiva, as alianças e a bíblia ou uma imagem não acho nada demais. (Fica parecendo que a Igreja quer uma cerimônia estilo civil, rápida, ligeira e rasteira, posso estar enganada). Mas não faz o menor sentido, na minha cabeça, as alianças entrarem antes da noiva. Fiquei triste.

Também não concordo com um milhão de placas e dependendo da frase não gosto. Acho machista. Mas uma ....LÁ VEM A NOIVA OU LÁ VEM O AMOR DA SUA VIDA ... creio que não ofende ngm.

Flores ou pétalas no chão, bolinhas de sabão e arroz concordo que suja e vai sobrar pra alguém limpar, para noiva não será, então eu tb não gostaria de limpar. Acho desnecessário.

Músicas, um tanto quanto polêmico, na minha opinião se a noiva quer só músicas que não sejam católica case no Salão ou no Campo, a união na Igreja não é somente por status é a benção de Deus na casa Dele, mas se de 10 músicas 2 não forem tbm não vejo problemas. Não precisa ser tão radical, bom senso é tudo. Meu noivo gosta de uma música em Inglês e é super romântica todo que ela é tocada no violino ele chora, se tem palavras bonitas tbm não ofende ngm né.

Acho o suficiente levar e mostrar todas as letras das músicas para o padre e se ele aprovar, ok! Não tem necessidade de ser radical e cortar e pronto.

Enfim, é só a minha opinião, respeito a Igreja Católica, vou me casar em uma bem rigorosa, mas tem regras que podiam ser conversadas.

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Julho 2018 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Restrições como plaquinhas e padrinhos na minha paróquia n tem. Mas os padres daqui sempre explicam o motivo e eu concordo com eles, pois as pessoas esqueceram o real significado do sacramento. Se esquecem que estão dentro da igreja e não tem pudor nenhum na hora de se vestir... Quanto a música aqui tbm precisa de autorização, mas concordo pq hoje em dia as pessoas não valorizam as músicas católicas, e tem muita música bonita e emocionantes para casamentos (minha playlist e toda de músicas catolicas), mas sei q cada um tem sua opinião quanto a isso e particularidades quanto alguma música tema do casal. É realmente triste porque as mudanças estão acontecendo pela falta de bom senso das pessoas. Bjs noivinhas
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Eu concordo com algumas regras sim, pois acho que as pessoas às vezes passam dos limites mesmo, como roupas inadequadas para a noiva e madrinhas (inadequadas para uma cerimônia religiosa). Concordo com as músicas e com as "chuvas" por entender o motivo da proibição. Enfim, é bem difícil e acho que por isso os casamentos da nossa igreja são realizados cada vez mais em chácaras e locais abertos. Vou me casar na igreja e as regras impostas foram: não pode usar tapete no corredor, não pode nenhum tipo de "chuva" na saída, limite de 4 cortejos. Beijos!
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também concordo com o número de padrinho, mas algumas igrejas ainda nao limitam por as vezes terem um altar grante, mas na igreja que irei casar o máximo de 10 padrinhos, 5 para cada lado

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, fui em uma casamento 3 anos atras, e tinha uma madrinha de frente única e decotao na frente e isso é lembrado até hoje quando surge assunto de madrinhas e roupas, é muito feio, então tem que tem regra, porque não adianta os noivos terem bom senso, se os outros que tambem vão participar do cortejo nao tem. As petalas que queria jogar são artificiais, mas alegaram nao terem tempo de limpar para missa ou outro casamento, sendo que vou casar numa sexta, nao vai ter outro casamento depois do meu e não realizam missa de sexta, mas tambem nao discuti, nao adianta.

• Responder
  • Thayná Santos
    Super Noiva Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Thayná Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha paróquia Denise,não é permitido entrada depois da noiva, mais de seis casais de cada lado,ou seja,somente doze padrinhos. E as músicas devem ser todas católicas. Sem muitas exuberância nas ornamentações. Achei justíssimo tudo o que me foi passado. Concordei com tudo. Pois houveram muitos casamentos aqui em minha cidade que as pessoas nem se quer sabem o real sentido do matrimônio. Fizeram da igreja quase o salão de festas, espelhos para tudo quanto é lado. Perdeu o sentido da celebração. Por conta disso surgiram as regras. Tem muitos contra e muitos a favor. Mas a minha opinião é que eles estão certíssimos. Cerimônia de casamento é sagrado. A exuberância e todo glamour deixem para o salão. Ficaria bem mais bonito se todos aceitassem.
    • Responder
  • Francine
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A princípio como sou da igreja desde que nasci o padre meio que não me deu ordem nenhuma rs. De qualquer forma, é bom usarmos o bom senso e alertarmos sobre o uso das roupas por exemplo, principalmente em casos onde o tapete é espelhado. Algumas coisas eu discordo, como por exemplo a florista, ou as alianças não entrarem depois.. tipo como assim? As alianças entram na benção das alianças. E outra, é a única pessoa que a noiva ve entrando na igreja. As músicas tem que ter respeito sim, mas o fato de colocar músicas internacionais, acho nada a ve eles proibirem. Até porque vai do bom senso dos noivos na escolha e são eles quem escolhe. Infelizmente se os convidados ou o padre não sabem o que estão ouvindo sorry! Respeito, mas não concordo. Eu não usarei nenhuma outra música católica, além da ave maria nas alianças. De qualquer maneira não terão voz, apenas instrumental... Enfim, toda escolha uma renúncia! Devemos respeitar todas as regras...
    • Responder
  • Soliane
    Super Noiva Setembro 2019 Minas Gerais
    Soliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ter um limite pra padrinhos eu acho válido, fica mt cheio e longo as plaquinhas "machistas" tmbm da pra entender, agora o q nao entendo e pq as alianças entrarem antes da noiva, ha neim.....
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu só fiquei mais chateada por causa da florista e daa plaquinhas mas é meu sonho casar na igreja então tenho que aceitar ne
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Realmente Bruna, algum motivo tem para todas as mudanças, acredito que algumas foram realmente necessárias uma vez que muita gente nao tem noção, mas algumas como ordem de entrada e músicas deveria ser possível abrir algum tipo de análise, mas mesmo assim isso nao vai diminuir o sentido do todo

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A que vou casar também são máximo de 10 padrinhos, 5 para cada, eu não me importei porque vamos ter 3 de cada lado, acho chato aquelas entradas imensas, plaquinhas também já não ia usar, já a florista eu fiquei chateada, mas fazer o que!? Smiley atonished

• Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Deviam limitar também o número do padrinhos, já vi casamento com 12 casais de cada lado, ou seja, entre os noivos, padrinhos e pais tinha simplesmente 54 pessoas no altar fora o padre e as outras pessoas que ajudam na celebração...

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Jéssy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo, confesso que queria mto a chuva de arroz, mas compreendo que realmente não da tempo de limpar para outro casamento, e corre o perigo de alguém escorregar.

Concordo plenamente com o fato das roupas decotadas e indecentes, igreja é lugar sagrado, casamento não é pra ser um espetáculo ou um show, essa parte podemos deixar pra festa Smiley smile

As músicas, acho mto mto óbvio não poder ser seculares... É a casa de Deus, tem que haver respeito e bom senso Smiley smile

• Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho q todo lugar tem suas regras e cabe cada um aceitar! Acho certo a igreja ter regras, qm não gostar tem a opção de fazer no próprio salão da festa. O meu será assim não pelas regras mas pq não qria deslocamento da cerimônia para a festa
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A que vou casar também são máximo de 10 padrinhos, 5 para cada, eu não me importei porque vamos ter 3 de cada lado, acho chato aquelas entradas imensas, plaquinhas também já não ia usar, já a florista eu fiquei chateada, mas fazer o que!? Smiley atonished

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha capela pode ter tudo mas pq ela é privada, não está ligada diretamente com a catedral! Mas já me avisaram que as outras igrejas não pode passarela espelhada, nem plaquinhas.

Eu não discordo, não.

• Responder
  • Natally
    Noiva Master Setembro 2022 Paraná
    Natally ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo, casamento como um sacramento está perdendo seu valor (digo isso referente à minha religião - católica ) Sou extremamente contra plaquinhas "ainda da tempo de fugir", topo de bolo com o noivo amordaçado/acorrentado e afins.A regra está ai porque com certeza alguém ja fez alguma "cagadinha" :/
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, não sou católica, mas acho que o bom senso é primordial e a reverência também, principalmente quando se trata de igreja! Sou evangélica e a igreja católica tem um pouco mais regras, mas eu realmente acho que musicas que fere os princípios cristãos não devem ser aceitas MESMO.As flores eu acho que vai da logística né, pq geralmente a igreja católica marca vários casamentos no mesmo dia, então é compreensível. Mas não tenho nada contra particularmente, porque se não forem ter outros casamento, não vejo nenhum problema em chuvas de arroz, pétalas etc Agora sobre as famosas plaquinhas, não preciso nem dizer o quanto eu acho bizarro coisas do tipo "Ainda dá tempo de fugir"! Enfim, tem gosto para tudo né, vai entender. Quando as roupas muito peladas e decotadas, acho bom mesmo que seja imposto limite, porque as pessoas hoje em dia tem menos noção das coisas. Enfim, concordo com voce, se as regras estão mudando é porque as pessoas estão cada vez mais sem noção!
    • Responder
  • E
    Super Noiva outubro 2018 São Paulo
    Elen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha,

Na verdade, eu concordo de certa forma sobre as regras nas igrejas, pq as pessoas estão passando dos limites, querendo ir fantasiado (pasmem eu já vi vários casamentos assim) e eu acho uma falta de respeito, principalmente aquelas madrinhas que acham que ali é um bordel que tem que ir com um decote até o umbigo. Mas em contra partida está tendo uma exigência exagerada como por exemplo: Não permitir jogar pétalas durante a entrada, pq vai sujar o tapete? Eu vou pagar uma fortuna e nem arroz poderão jogar arroz na minha saída,Smiley sad mas como aceitei as regras não posso reclamar.

São regras e você tem a opção de aceitar ou não, mas acho que o que ocasionou essas proibições foram as escolhas ousadas e modernas demais que as noivas estavam impondo.

Mas a gente vai arrasar do mesmo jeito Smiley love

• Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A igreja está simplesmente tendo o bom senso que muitos noivos não tem na escolha de certas coisas durante a cerimônia.

• Responder
  • Andréia
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Infelizmente muitas pessoas não tem a mínima noção de bom senso. Na igreja em que vou casar quase não tem restrições, mas meu cortejo será pequeno, não terei plaquinhas, já estou orientando as madrinhas para terem cuidado ao escolher as roupas e as músicas serão apenas instrumental.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa! são restrições duras para o mundo casamenteiro, mas eu concordo com algumas coisas, sabe? Não sou católica, mas eu entendo que toda igreja é um lugar sagrado. Não combina entrar numa igreja cheia de decotes, com músicas que falam coisas absurdas! Quando às plaquinhas, tem umas que são realmente machistas, não condizem com a Palavra de Deus! Na saída, acho que poderiam deixar pelo menos as bolinhas de sabão. Mas se cortaram, algum motivo tem. Quanto a ordem das entradas, acho que não teria necessidade, mas fazer o que né.. Regra é pra ser cumprida. Acho que é a forma que encontraram de acabar com a falta de bom senso de algumas noivas..

• Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na paróquia que irei casar não podem entrar mais de 10 padrinhos, não pode usr plaquinha nenhuma, ninguém entra depois da noiva e a florista não pode ter floristas
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas