Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Denise
Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo

Regras igreja católica

Denise, dia 6 de Junho de 2017 às 17:19

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 96

AVISO DE TEXTÃO!!! Boa tarde noivinhas, Na igreja católica esta havendo algumas mudanças/restrições nas cerimonias! Em algumas não haverá mais entrada de padrinhos (porque esta virando desfile de moda, vestidos decotados, transparência demais...). Na igreja que eu vou casar continua a entrada, mas é...

AVISO DE TEXTÃO!!!

Boa tarde noivinhas,

Na igreja católica esta havendo algumas mudanças/restrições nas cerimonias!
Em algumas não haverá mais entrada de padrinhos (porque esta virando desfile de moda, vestidos decotados, transparência demais...). Na igreja que eu vou casar continua a entrada, mas é orientado as noivas avisarem as madrinhas sobre as restrições e se quiserem ir com um decote e/ou costas expostas usar echarpe durante a cerimonia, se não terá de usar a echarpe da igreja, que eles já avisam que são pretas

As musicas, apenas as religiosas, em algumas não vai ser permitido letras em inglês (porque muitos noivos nem sabem o que fala a musica e coloca ela la na playlist). Na igreja que eu escolhi mesmo músicas em português, não religiosas, necessita de prévia autorização do padre, mas estilo como rock e sertanejo não são aceitas.

Em algumas igrejas ainda, será proibido o uso de plaquinhas do tipo "ainda da tempo de fugir" e outras em tom machista ou que sugerem o noivo estar ali forçado.

Na igreja que irei casar não pode ninguém entrar depois da noiva, ou seja, as alianças tem que entrar logo depois dos padrinhos.

E também não pode nenhum tipo de “chuva”: arroz, bola de sabão, pétalas, na saída. E mesmo antes, da entrada na noiva, não pode ter a florista jogando pétalas ou qualquer outra coisa, pois alegam manchar o tapete, não dar tempo de limpar para outro casamento ou, no caso do arroz, alguém escorregar e se machucar.

Acredito que se houve e está havendo mudança nas regras é porque são necessárias, muita gente deve estar perdendo o bom senso, e quer fazer do casamento um espetáculo.

Eu sei que não é uma plaquinha, uma roupa ou uma florista que vai acabar com o significado do casamento, mas é triste para quem segue a igreja, tem respeito, sabe da simbologia que tem o sacramento, ter que se abster de algumas coisas.

Enfim, gostaria de debater com vocês esse assunto, o que vocês acham?

Sei que aqui tem diversas religiões e aceito as opiniões também, mas com respeito, por favor, em nenhum momento desrespeitei ninguém.

96 Respostas

• A
    Noiva Novata Fevereiro 2018 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, com todo respeito que tenho a igreja Católica.... Mas ta difícil viu. A gente faz de tudo p casar na igreja e eles estão fazendo de tudo p gente não casar.
    • Responder
  • Jenifer Cagliari
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Jenifer Cagliari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sou cristã também e acredito que essas regras são para o preservamento da doutrina e ordem dentro do templo/igreja/casa de oração. Sou a favor sim, desde que a regra não seja algo relacionado a serviços obrigatórios por exemplo decorador da igreja e etc (apesar que se sair mais em conta ou o serviço for bom pode valer a pena).

• Responder
  • L
    Super Noiva Dezembro 2016 Minas Gerais
    Line ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, onde me casei foi exatamente assim.Havia muitas regrinhas e uma que você não chegou a citar e que aconteceu comigo foi que não pode decorar o corredor da igreja com nada só os arranjos no altar e um tapete. Não podia , também,tudo isso que você falou.

Para falar a verdade todas essas regras não me atrapalharam , e me ajudaram até a economizar rsrs.

O casamento não deixou de ser lindo por causa de pequenos detalhes como estes.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Janeiro 2018 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho justa algumas intervenções que existem algumas pessoas sem noção, mas até ai exigir só música religiosa, etc etc... Vixe!

por isso optei por fazer a cerimônia no mesmo local da festa

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muitoooo obrigada, noivinha! Smiley kiss

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou casar na paróquia da cidade vicentina, no parque do colégio, perto do russi da rua do retiro.

Fotos eles deixam tirar, só pedem para avisar que os fotógrafos nao podem ficar em cima do altar e nem tirar foto quando for as leituras e o evangelho nem durante a homilia, só.

As roupas também concordo, porque por mais que os padrinhos são pessoas especiais cada um tem um gosto e tem gente que nao tem noção mesmo.

Mas também nao concordei com algumas coisas, mas se restringiram é porque alguém passou muito dos limites

• Responder
  • Flávia & Nicolas
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Flávia & Nicolas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente, você vai se casar em qual igreja ? Na vila cristo aonde vou me casar, não pode guaaaase nada!Queria muito tirar a foto na igreja (fora, na porta ) com as madrinha e os baloës de coração, e nao pode.As noivinhas, não pode entrar com plascas, e algumas portas aliança, até que a igreja fornece um porta aliança para não fujir do padrão... As madrinhas se tiver muito decotada não vão poder entrar. ( isso eu até qie concordo ) mais tem algumas que eu descordo, mais ok né , fazer o que rs.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Julho 2018 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eternos amigos (Anjos de Resgate) Namorando (Grecco) Vc e eu (Eliana Ribeiro) O primeiro olhar (Anjos de Resgate ) Cada dia (Davidson Silva) Pérola de Deus (Judson e Carla) As músicas podem ser adotadas para cada momento.
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Jéssy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fica fofinho, por exemplo, minhas madrinahs vão entrar com mini buques, ou com uma rosa... e a florista vai entrar depois com um buque pra cada uma das maes Smiley smile

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Novembro 2018 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fiquei sabendo de algumas dessas mudanças, na minha igreja a unica regra que mudou foi a quantidade de padrinhos 5 para cada lado.

• Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como você citou o povo agora ver casamento como desfile de moda :/ triste isso

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essas regras variam muito de uma igreja católica para outra. Fui ver um casamento em uma que apenas a noiva e as daminhas podiam entrar pela porta da frente. O noivo e todo o resto entram por uma porta lateral.

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não sei porque nao pode entrar depois da noiva, para nao desviar a atenção talvez, nao sei, a paróquia que eu participo e uma outra que uma prima casou pode, mas a que vou casar nao, nao entendi o motivo tambem

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, voce me deu uma boa ideia de colocar ela com um buquezinho Smiley love Smiley flower

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Jéssy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na minha paróquia a florista é permitida, mas so se entrar com buques, flores ... sem jogar no chão.

E a questão da música vai de paróquia pra paróquia, não é uma regra exata da igreja católica Smiley smile
    Na minha o padre tbm não autoriza durante a cerimônia.. acho que só na saída da igreja!

• Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Denise, bom eu também me deparei com algumas regras das que você citou e algumas outras também, mas não tenho opção de escolha, pois na minha cidade só tem uma igreja católica. Mas não pelo fato de ter regras que vou desistir do sacramento, então estou conciliando minhas vontades as regras.

Aqui as músicas também pedem-se que sejam religiosas, e se não for necessita de autorização prévia do padre; as placas não aceitam qualquer uma, frases pejorativas ou muito críticas, necessita também de autorização prévia; as chuvas de arroz, pétalas, etc também não são permitidas e tapete espelhado também não pode, o porque não sei.

Agora essa questão as alianças aqui pode e nunca tinha ouvido falar nesse ponto que depois da noiva não pode ninguém mais entrar. Sabe o porque?

Mas regras são regras né.

• Responder
  • Nayara
    Noiva Master outubro 2019 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui na minha cidade tem apenas uma paróquia que tem essas regras, a minha. Por isso não vou me casar nela, eles cortaram até a comunhão, o que pra nós é muito importante, na outra paróquia que marquei o nosso casamento não tem essas regras não, pelo menos não até hoje, ano que vem, faremos uma entrevista com o padre e ficaremos sabendo de todos os detalhes.

• Responder
  • Janine
    Noiva Esperta Setembro 2018 Espírito Santo
    Janine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha... Pra ser bem sincera concordo com as restrições que a igreja católica tem aplicado.O sacramento do matrimônio deve ser o que realmente é, um ritual.Tem muita gente confundindo o casamento com a festa... Na festa acho que vale tudo, mas na igreja deve ser mantido o respeito e a solenidade do ato.Minha opinião e como farei.😘
    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu marido e eu não dizemos cerimônia religiosa, nossas família são de religiões diferentes e nós não seguimos nenhuma. Se eu visito alguma igreja procuro respeitar os costumes do local, eu acho justo ter regras, infelizmente para muitos o casamento não tem como prioridade celebrar o amor e união, acaba ficando algo bem fútil, se o que importa para o casal é a benção de Deus na igreja e a celebração do amor e união, então não vão se importar de seguir as regras do local
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Essa do noivo dançando realmente é demais e a do cachorro que foi citado tambem, acho sim que deve ter regras, mas o padre tambem sabe que existe pessoas que seguem a igreja, que praticam a religião, entendem a importância do sacramento, entao algumas regras deveriam ser mais flexíveis, ser possível o diálogo, nao to falando para fazer para um e não para o outro, mas conversar com cada um e ver o que da para fazer

• Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo, temos que respeitar a religião. Afinal é a Benção de Deus e não um "espetáculo de circo".
    Eu não irei casar na Igreja por alguns motivos pessoais, mas vou casar num sítio e contratei um Padre da Católica Anglicana para celebrar.
    Pode ter certeza que estou seguindo praticamente 99% destas regras, por respeito e entendimento que estarei ali para receber a benção de Deus.
    • Responder
  • B
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha a igreja só impôs essas regras, pois as pessoas acabam banalizando o sacramento do matrimônio e faz do sacramento um show, já ouvi uma história em que o noivo entrou na igreja dançando o celebrante fez ele sair da igreja e fazer a entrada novamente da forma correta. Concordo plenamente com as regras da igreja pois o sacramento do matrimônio é algo sério e um sacramento muito lindo onde os noivos perante a presença de Deus se comprometem em se tornarem uma só carne é um sacramento muito lindo e abençoado por Deus
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já trabalhei em paróquia e afirmo: o sacramento ficou deturpado! As pessoas querem um teatro! Aqui aconteceu de, quando o padre chamou as alianças, entrou um cachorro! Veja eu amo animais, mas não é ambiente!

Na minha diocese ta proibido decorar corredor. Só altar, sabe pq? Pq virou desfile de quem pode pagar mais! A gota d'água foi uma noiva que, não podendo dividir a decoração caríssima da outra noiva, ficou mais de uma hora esperando a igreja ser limpa e a decoração trocada. Ela se sentiu humilhada. Aí o bispo deu basta. Se é pra decorar, que seja igual pra todo mundo.

Radical? Sim. Mas achei correto
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo. Por causa de algumas pessoas que só querem casar na igreja pelo status é preciso impor regras. Tbm concordo com todas!
    • Responder
  • Marianna
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Paraná
    Marianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, essas mudanças já começaram a ocorrer desde o ano passado, o que muda é que cada paróquia aceita ou não determinadas coisas. Na minha opinião, não vejo problema em nenhuma dessas alterações, pois se estão sendo solicitadas é porque algo anteriormente estava dando "errado" ou precisava melhorar.

Na minha igreja, o padre avisou dizendo que o sacramento do matrimonio deve ser celebrado pelos noivos (que sao os mais importantes da cerimônia) e todo o resto decoração, entrada de crianças, padrinhos é um complemento, porém muita gente utilizava dessas tradições para exagerar sabe,

Eu estou tranquila quanto a isso no meu casamento Smiley smile

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo com todas as regras! Acho que são necessárias pq muita gente perde o bom senso, em especial nos decotes. Tem gente que esquece que, pelo menos pra quem acredita, é um ambiente sagrado. Respeito acima de tudo!
    As placas, concordo com dois pontos: primeiro pra nós católicos não faz parte da liturgia. Pelo menos eu penso que todo católico deve ter amor a liturgia! Tem uma simbologia milenar e nada ali é atoa. A segunda é que mensagens como "ainda dá tempo de fugir" deturpam o sentido do sacramento do matrimônio! O matrimônio é um consentimento mútuo. Se existe uma intenção, ainda que de brincadeira, de fugir, vai contra o sacramento!

Da aliança antes, acho que as dioceses querem coibir o espetáculo em torno do sacramento. Claro que é um momento lindo, porém é algo sagrado não um teatro. Aí os justos pagam pelos pecadores. Enfim, concordo tbm.

Pétalas, arroz e adjacências: concordo plenamente. Ouve um caso aqui em que uma senhora escorregou no arroz. A paróquia foi processada e pagou uma indenização enorme pra ela! Foi tenso demais.

Eu acho que antes de criticar precisamos tentar entender os motivos das coisas. Nenhuma regra é em vão!
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, sempre bom alertar, imagina entrar com uma echape preta igual na igreja que vou casar

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou conversar sim, é que ainda tenho tempo, sobre a entrada da aliança e sobre 3 músicas que queria muito, as outras abro mão, mas essas queria 3 muito

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E voce tambem pode pedir para seus músicos mudarem a roupagem da música, mais lenta, com instrumentos de sopro, corda, sem bateria, se for em ingles, quem sabe até traduzir se nao ficar estranho, mas...

• Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E se vc conversar mais uma vez com o padre sobre as alianças, ainda assim não poderia ter um única exceção?

De qlq forma será lindo a sua cerimônia e estamos indo em busca da benção de Deus na casa Dele e na religião que confiamos. Deus é mais.

• Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo, falando de amor é de Deus tbm.

• Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De noiva atrasar eu concordo, acho muito feio, deveria multar e cortar partes da cerimonia mesmo, se é longe ou pode ter transito que saia mais cedo, procure um salão próximo, sei la.

Essas das entradas eu fiquei triste tambem, queria uma florista e a entrada das alianças depois da noiva, mas fazer o que né !?

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas