Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 24 de Agosto de 2015 às 16:01 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 71

imagem utilizada no debate Saiba quais documentos necessários para agendar o casamento civil

Quando se fala em casamento, lembramos de festa, vestido, véus e tudo que envolve tradicionalmente essa celebração, que vem carregada de tradições e significados. Mas a união de duas pessoas também possui aspectos legais, que devem ser pensados pelo casal com o mesmo grau de importâncias das demais comemorações.

O casamento civil é um contrato entre duas pessoas que assumem a intenção de constituir uma família. O casal deve manifestar perante o juiz a vontade de estabelecer o vínculo conjugal.
Mas o que se deve fazer?

O casal deve procurar o cartório mais próximo de suas residências, para submeter-se ao processo de averiguação, no qual deve provar que estão livres e desimpedidos para casar. Nesta etapa, que deverá acontecer 30 dias antes da data da cerimonia, deverão apresentar os documentos necessários, que são:

- Certidões atualizadas no prazo de 60 dias; nascimento (quando solteiros), casamento com averbação de divórcio (quando divorciados), ou ainda casamento com anotação de óbito e a certidão original de óbito do cônjuge falecido (quando viúvo/a) e Carteira de Identidade (RG);

- Se um dos dois for menor de 18 anos (e maior de 16), os pais tem que comparecer junto no Cartório com RG, se os pais foram falecidos, trazer certidão de óbito;

- 02 (duas) testemunhas, maiores, com documento (RG). Devem estar presentes quando inicia o processo de habilitação; (não é necessário que sejam as mesmas do dia do casamento);

- Escolher o regime de bens: Comunhão Universal de Bens, Comunhão Parcial de Bens; Separação de Bens e Regime de Participação final nos Aquestos. Com exceção da Comunhão Parcial de Bens, é necessário fazer Escritura Pública no Tabelionato;

- Decidir se os noivos mudarão ou não o nome, após o casamento;

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba também como economizar no casamento civil:

Casamento civl - utilidade pública

71 Respostas

Última atividade por Anderso, dia 8 de Março de 2020 às 01:44
  • Anderso
    São Paulo
    Anderso ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha pergunta é a seguinte, quando eu entregar a Habilitação para quem for fazer o casamento, ele tem que ter a assinatura reconhecer em firma no mesmo cartório ou pode ser em outro cartório, ex. Noivos mora no interior e o celebrante virá da Capital . Eu devo entregar a ele a Habilitação e ele reconhece firma no cartório perto da casa dele ?
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando eu fui dar entrada na papelada o cartório q pediu para q tivesse testemunhas sim então confirme antes no cartório pra vc não perder a viagem.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma pessoa só pode resolver, não precisa ir todo mundo, se vc tem as certidões tudo ok leva no cartório pra efeito de comprovação de q podem ser usadas, eles irão pedir uma lista de documentos e se for preciso renovar as certidões ai vc corre atrás, mas va o quanto antes pra não perder a data q escolheu.

    • Responder
  • Marcella
    Noiva Ativa Agosto 2019 Minas Gerais
    Marcella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deixa eu perguntar: no primeiro dia que eu fosse no cartório eu já teria que levar as testemunhas e o noivo comigo? ( Meu irmão casou gratuitamente e ele disse que resolveu tudo sozinho e que a noiva só foi no dia de casar ) e as certidões, já posso ir nos cartórios onde fomos registrados pedir segunda via e depois ir no outro dar entrada no casamento ou preciso dar entrada no casamento primeiro pra depois eles encaminharem o pedido da certidão? (Quero casar gratuitamente também e tenho essas dúvidas)
    • Responder
  • Kenobi
    Noivo Principiante Maio 2023 Amapá
    Kenobi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ótimo então. Eu adiantando logo os documentos já fico livre pra outras coisas hehe.

    Obrigado novamente!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vc tem q dar entrada até 30 dias, acredito q ñ tenha limites, mas vc pode ir organizando a documentação e perguntar se o q vc tem é suficiente, pq exigem documentos em bom estado, aí dá tempo de correr atrás.

    • Responder
  • Kenobi
    Noivo Principiante Maio 2023 Amapá
    Kenobi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esses documentos preciso verificar com quanto tempo antes do casamento? Digo, posso fazer esse ano? Já que meu casamento é em 2019 e quero ficar despreocupado com isso para que dê tempo de focar somente na ornamentação e vestimenta.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Poder vc pode, porém vc terá q emitir um documento de emancipação, onde seus pais ou responsáveis por vc simplesmente deixam de ser responsáveis por vc, mas acho q tem um custo vc deverá ir no cartório mais próximo e se informar melhor, boa sorte e Deus os abençoe.

    • Responder
  • Jennifer
    Noiva Novata Agosto 2017 Rio de Janeiro
    Jennifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero me casa no casamento comunitário mais tenho 16 anos sera que eu posso???o que eu devo fazer ???
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é bom estar em bom estado, pq tem uns q levam o negócio quase desintegrando aí ñ dá né kkkkkk.

    • Responder
  • Gisele
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem que ser certidões novas ?
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    por nada, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Ativa Março 2020 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pelas dicas.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    q bom Smiley winking.

    • Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tava precisando saber disso!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Jéssica Smiley winking.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP Setembro 2017 Paraná
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ótimas dicas..

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza pq ficar q deixar um dia pra isso e ter q ficar voltando por falta de documentos ñ é legal kkkk.

    • Responder
  • Gabi
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas, não podemos esquecer de nenhum documento rs
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Suellen vc pode tirar sim e adicionar um do marido sem problema nenhum, pelo menos minha esposa tirou um dela e adicionou um meu Smiley winking, Deus os abençoe.

    • Responder
  • Suellen
    Super Noiva outubro 2016 Rio de Janeiro
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sobre os nomes, está podendo tirar um dos sobrenomes e colocar o do marido, ou só tá podendo acrescentar sem tirar nenhum?

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    ñ foi preciso levar quando fui fazer, mas leve ñ custa nada, Deus os abençoe.

    • Responder
  • Marcella
    Noiva VIP outubro 2016 São Paulo
    Marcella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oie

    Li na internet q precisa levar comprovante de residência, é verdade?

    Obrigada!

    • Responder
  • M
    Noiva Master Junho 2016 Paraná
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hahaha vdd

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkk tem algumas pessoas q levam quase desintegrando kkkkkkk.

    • Responder
  • Monise
    Noiva Esperta Julho 2016 São Paulo
    Monise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que absurdo esse negócio de certidão de nascimento
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Por nada, q bom q gostou, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • Lys Mayane
    Noiva Curiosa Julho 2016 Tocantins
    Lys Mayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boas essas dicas. obrigada :-D

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkkkk é mais comum colocar o sobrenome do noivo, mas é possível sim geralmente é colocado quando a família da noiva é uma família tradicional da cidade, de prestígio, dessas q ruas, parques, várias repartições públicas são nomeadas com entes da família, mas se o noivo fizer essas escolha, mas vc pode ñ colocar tbm seu nome fica como de solteira, pelo menos ñ vai precisar trocar os documentos, kkkkk, mas é isso Smiley winking, mas ñ sei se é possível, mas vale a pena pensar em criar uma família nova e vcs colocarem um novo nome, mas todo o legado de suas famílias serão apagados esse úlitimo é legal tbm, mas ñ sei se é possível.

    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Agosto 2016 Minas Gerais
    Laysla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu li uma vez que é o noivo também pode colocar o sobrenome da noiva. Só não se usa muito isso né? Eu não sei se quero colocar o sobrenome do meu, porque eu não consigo encaixar o sobrenome dele de uma forma que combine com o meu rs
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    q bom fico feliz em saber, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Dezembro 2020 Pernambuco
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom!

    Esclareceu muitas dúvidas!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas