Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 24 de Agosto de 2015 às 16:01

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 71

Quando se fala em casamento, lembramos de festa, vestido, véus e tudo que envolve tradicionalmente essa celebração, que vem carregada de tradições e significados. Mas a união de duas pessoas também possui aspectos legais, que devem ser pensados pelo casal com o mesmo grau de importâncias das demais...

imagem utilizada no debate Saiba quais documentos necessários para agendar o casamento civil

Quando se fala em casamento, lembramos de festa, vestido, véus e tudo que envolve tradicionalmente essa celebração, que vem carregada de tradições e significados. Mas a união de duas pessoas também possui aspectos legais, que devem ser pensados pelo casal com o mesmo grau de importâncias das demais comemorações.

O casamento civil é um contrato entre duas pessoas que assumem a intenção de constituir uma família. O casal deve manifestar perante o juiz a vontade de estabelecer o vínculo conjugal.
Mas o que se deve fazer?

O casal deve procurar o cartório mais próximo de suas residências, para submeter-se ao processo de averiguação, no qual deve provar que estão livres e desimpedidos para casar. Nesta etapa, que deverá acontecer 30 dias antes da data da cerimonia, deverão apresentar os documentos necessários, que são:

- Certidões atualizadas no prazo de 60 dias; nascimento (quando solteiros), casamento com averbação de divórcio (quando divorciados), ou ainda casamento com anotação de óbito e a certidão original de óbito do cônjuge falecido (quando viúvo/a) e Carteira de Identidade (RG);

- Se um dos dois for menor de 18 anos (e maior de 16), os pais tem que comparecer junto no Cartório com RG, se os pais foram falecidos, trazer certidão de óbito;

- 02 (duas) testemunhas, maiores, com documento (RG). Devem estar presentes quando inicia o processo de habilitação; (não é necessário que sejam as mesmas do dia do casamento);

- Escolher o regime de bens: Comunhão Universal de Bens, Comunhão Parcial de Bens; Separação de Bens e Regime de Participação final nos Aquestos. Com exceção da Comunhão Parcial de Bens, é necessário fazer Escritura Pública no Tabelionato;

- Decidir se os noivos mudarão ou não o nome, após o casamento;

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba também como economizar no casamento civil:

Casamento civl - utilidade pública

71 Respostas

• Ana Lucia
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Ana Lucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito importante Luis obrigada por ajudar.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por nada, "tamo junto" Smiley winking.

• Responder
  • F
    Noiva VIP Janeiro 2016 Paraná
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ok, obrigada.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Faça isso é muito interessante me avise q adicona aqui aí lincamos tudo Smiley winking.

• Responder
  • F
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

vdd, mas vou pesquisar mais sobre este tema e publicar aqui, pelo menos ajuda algumas noivas à não ficar perdidas como eu.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q pena Fran fazer o q, pelo menos tem uma solução e aproveita para ver os familiares e/ou amigos Smiley winking.

• Responder
  • F
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é Luis, no meu caso já fui casada, divorciei, então pela lei estaria quites. Mas fui no cartório e me pediram uma certidão de partilha de bens, junto com a certidão de casamento com averbação de divórcio.

A certidão fácil sabemos que retiramos no cartório onde foi lavrado o casamento, agora esta certidão de partilha de bem, ai ai ai vou ter que sair dqui de Curitiba e ir no fórum da minha cidade no ABC Paulista,na vara onde foi arquivado este documento, puxa que trabalhão e gasto.... Smiley sad

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas