Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

Sobre presentes de casamento

Cintia, dia 28 de Dezembro de 2016 às 15:42 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 100

Assim, acho que do mesmo jeito que vejo noivas achando convidados sem noção, tem muitos convidados achando noivas sem noção também. Preciso falar sobre algumas coisas que tenho lido quando se trata da lista de presente. Claro que cada um tem direito a sua opnião, mas como vejo essa comunidade como um lugar livre, gostaria de expor a minha.

*Tag com lista de presente no convite: Sei que muita gente vai dizer que é mais prático para o convidado, que tem gente que prefere assim e outras coisas que não deixam de ser verdade, mas, isso não deixa de ser deselegante por esse motivo.

Além de estragar a estética do convite, a tag da loja sempre vai dar a sensação de condicionar a ida ao casamento com a compra de um presente.

Por costume, o convidado vai te perguntar sobre o presente quando o convite for entregue. Nesse momento você fala aonde enta a lista. A informação pode ser colocada no site ou no evento do facebook, não é por você não informar no convite sobre a lista que deixará de ganhar algo.

*Lista com pouca variedade: Vocês não tem como conhecer a situação financeira do teu convidado. Coloque coisas mais em conta também ou vê com a loja a posibilidade de cotas para um presente mais caro.

Já vi relatos de meninas chateadas por algum convidado reclamar da lista. A noiva tem todo direito de ficar chateada, ela tá perocupada com os preparativos e ansiosa, eu super entendo. Mas o convidado também tem o direito de ficar chateado (mas não de reclamar para a noiva, isso é feio e sem noçãoi). Mas, tendo uma lista bem eclética evita essas coisas de aconteceremm.

*Presente dos Padrinhos: Perguntas do tipo: "O que eu peço para meus padrinhos?" ou "Como pedir presente para meus padrinhos"

Amiga, tu não pede nada para os teus padrinhos. Eles vão olhar tua lista de presente e te dar alguma coisa de lá. Padrinhos têm o costume de gastar mais com os presentes, mas isso não significa que tu deva dar uma opção cara para ele.

*Pedir dinheiro: O mais polemico!! Ok, vocês já moram juntos e a casa tá montada, vão se mudar de cidade/estado/pais e não têm como levar os presentes, preferem fazer uma lua de mel bacana, entre outras coisas que motivam pedir dinheiro.

Mas, você já pensou te convidarem para um aniversário e te darem um número de conta, ou envelope para por uma quantia, porque o aniversáriante já tem tudo que precisa e prefere ganhar dinheiro? Vocês podem até dar o dinheiro, mas vão achar indelicado. O mesmo se aplica no caso de casamento. Sempre vai ter convidados que vão achar que estão bancando a festa.

A casa ta montada? Façam um lista de presente só com decoração. Dá para incluir itens decortivos, papel de parede, serviço de pintura, luminárias, alguns móveis, espelhos entre outras coisas que vão deixar a casinha de vocês ainda mais linda.

Preferem a lua de mel? Façam cotas de lua de mel. Assim o teu convidado vi saber que o dinheiro dele não está indo para bancar a festa.

Não tem mesmo como levar os presente? Entregas em outras cidades ou estados são facilmente providenciadas.

Vão sair do pais ou não tem como levar os presentes mesmo? Ok, nesse caso, faz uma daquelas listas de presentes fictícias online. O convidado ainda vai poder parcelar a compra e você recebe o dinheiro no final. Bem mais bonito.

_______________

Quais as opniões de vocês, meninas? Concordam ou discordam? Como fizeram ou estão fazendo?

100 Respostas

Última atividade por Ingrid, dia 11 de Janeiro de 2017 às 16:19
  • Ingrid
    Super Noiva Janeiro 2017 Santa Catarina
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também acho horrível!

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Penso que deixar as infrmações no site não é ruim.

    O que eu vejo como deselegante é fazer isso no convite.

    • Responder
  • Ingrid
    Super Noiva Janeiro 2017 Santa Catarina
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu botei no site do noivos o local da lista de casamento e ... o número de uma conta bancaria caso alguém queira nos presentear com dinheiro. Achei mais democrático e ficou bom, ninguém reclamou.

    • Responder
  • Angeline
    Noiva Esperta Abril 2018 Rio de Janeiro
    Angeline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo e muito.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você !
    • Responder
  • Tânia Moura
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Tânia Moura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo em partes,não acho que a tag acaba com estica do convite ou que os convidados vão achar que estamos impondo presente ou qualquer coisa do tipo,isso já se tornou comum.Concordo que a lista tem que ser bem váriada com produtos e valores, caso o convidado não quiser dá presente,sinta-se a vontade

    Smiley smile..penso assim

    • Responder
  • Francielly
    Noiva Ativa Julho 2017 Minas Gerais
    Francielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo... Achei super legal este post.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo em partes, pois não é porque você coloca a tag da lista em algum lugar para o convidado ver que necessariamente ele tenha que comprar naquele lugar ne Smiley winking já fui em casamentos que teve lista em uma loja e compramos em outra onde o que foi pedido estava muito mais barato e enviamos Smiley shame tudo é questão de bom senso, ninguem precisa sair falando mal de algo, é só procurar outras alterativas!

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Foi só uma sugestão de ista diferente para quem já tem a casa montada.

    Uma das minhas melhores amigas se mudou para o exterior e a lista de presente de casamento dela foi foita em uma loja de roupas. Ela optou por renovar o closet porque não precisava de presentes para a casa.

    Entendeu?

    • Responder
  • J
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Jessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo totalmente. Já fui em casamentos que na lista de presentes não tinha mais nada na minha faixa de condição, na época. Fiquei super sem graça e sem saber o que dar; houve casos de eu não ir ao casamento porque "não tinha" o que dar.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Curiosa Janeiro 2017 Paraná
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós não pedimos nada, as pessoas vão nos presentar como acharem melhor, alguns com dinheiro e outros com presente! Não colocamos nada no convite falando sobre presente, por que isso eu acho chato, colocar a loja onde a pessoa deve comprar ou um número de conta não é legal, mas quando os convidados nos perguntam falamos que preferimos em dinheiro pq queremos fazer nossa cozinha e as coisas menores nós já temos, então não tem como ficar entulhando coisas dentro de casa sem nem ter onde guardar, porém, quem prefere dar presente vai dar presente e nós ficaremos felizes da mesma forma, afinal, o que importa é a presença deles! Não acho legal pedir coisas de decoração, sendo que preciso de algo bem mais útil no momento, e também decoração é uma questão de gosto, além de que receber um monte de objetos de decoração e espalha-los pela casa poluiria o ambiente, ainda mais no meu apartamento que é pequeno!
    • Responder
  • Marina
    Noiva Ativa Março 2017 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só discordo em relação a lista de presentes, nem todo mundo vai se lembrar em qual loja está ou em que site, na verdade a tag da lista de presentes está nos convites de casamento há anos e é uma forma prática dos convidados presentearem os noivos, é muito chato dar um presente sem saber se a pessoa precisa ou já tem, com a lista é muito melhor, sem contar que não acho deselegante não, deselegante é fazer uma festa para as pessoas que a gente ama e ter gente que não te dá uma colher, só foi pra comer e beber de graça. Por isso concordo com a lista variada, minha lista tem itens a partir de R$20,00.
    • Responder
  • P
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Paulinhas2 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo em partes, como a maioria.

    Não concordo em "escolher" o presente dos padrinhos, acho isso mega sem noção! Eu tenho casais de padrinhos que não irão dar nada para mim e meu noivo, pois estão numa situação mega difícil, mas to nem ai! Quero mais que eles estejam comigo em um dos momentos mais especiais da minha vida, pq eles foram escolhidos como padrinhos pois sei que eles nos amam e querem nosso bem, presente é o de menos.

    Entendo quando vc diz da estética do convite quando fala da Tag, mas sinceramente acho que as pessoas não ligam pra isso, primeiro e exclusivamente pq todas (exceto pais e padrinhos) acabam jogando o convite no lixo, e a tag vai junto. Ainda temos o caso de familiares mais velhos que não acessam internet, ai é um caso a se considerar.

    Acho que a lista tem sim que ter variedade! Nossa vida financeira não é igual do convidado!! Isso totalmente apoiado!

    Pedir dinheiro é MEGA complicado, mas vou dizer que é o que irei fazer. Antes mesmo de criar o site e montar a lista de casamento, muitas pessoas vieram até mim e perguntaram se podiam depositar o dinheiro na conta, sem nem saberem o que eu queria, se eu iria precisar de outras coisas e tals... Ou seja, acho que por mais que seja muito constrangedor é uma ideia que está sendo amadurecida e assim como a Tag, já é comum. No lugar da Tag colocarei o site com a lista de cotas para lua de mel e também os dados bancários, justamente por conta das pessoas que não tem internet ou não entendem desses paranauês =P O site com as cotas de lua de mel serão realmente para convidados que precisam parcelar ou que eu e/ou meu noivo não somos tãaao íntimos assim, pois muitos da família, que são chegados nossos e sabem da nossa escolha irão nos dar em dinheiro. Para nós o problema do site, é que iremos receber o valor quando voltarmos da lua de mel, então será para pagar o cartão com todo gasto da viagem. Além de que, no nosso caso também, nós ganhamos a lua de mel, iremos passar dois anos com meus pais, não temos onde guardar o que poderíamos ganhar e já temos tudo no nosso quartinho..sobrou isso mesmo xD

    Outro ponto a ressaltar é que às vezes o casal já tem tudo, tem uma boa condição de vida e já ganhou a lua de mel, ou seja, resta ganhar em dinheiro ou não pedir nada. Não pedir nada é uma opção também, tem pessoas que tem uma vida boa e estão fazendo a festa só para diversão mesmo e não como uma ajuda ao início de uma vida a dois =)

    Beijos!!! Smiley kiss

    • Responder
  • Ariane
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Unica coisa que eu não concordo totalmente é o primeiro item, noivinha. Pois hoje em dia, pelo menos em todos os casamentos que eu ja fui, sempre teve a etiqueta da loja dentro do convite e nunca foi problema pra ninguem (eu acho), pq ja é meio que "comum" isso. Não acho que fica feio, até pq, os noivos ja estão gastando muito com festa, para que, querendo ou não, os convidados se sintam bem, e além de tudo, estão iniciando uma nova vida, dando um novo passo e prestes a construir uma nova familia. Não vejo como mal dar uma lembrancinha, algo que possa agradar os noivos...

    Quanto ao pedir dinheiro, tbm não concordo muuito. Se os noiivos querem ganhar alguma coisinha pra ajudar nos orçamentos, ficaria bem mais bacana fazer uma bolsa de valores, na qual os convidados tem acesso a um determinado site, onde tem uma lista de supostos "presentes" com uma grande variedade de valores, mas ao inves de estarem dando o presente escolhido, estarão dando o valor do mesmo em dinheiro, de forma discreta.

    • Responder
  • A
    Noiva Novata outubro 2016 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me casei em dezembro do ano passado. Eu deixei a tag das listas em todos os convites e acho isso super normal, ninguém reclamou. Muitos presentes que ganhei não foram da lista mas acho que fazer e informar os convidados já é algo de praxe em casamentos (todos os convites que recebo são dessa forma). E em relação a padrinhos, não pedimos nada para nenhuma deles, mas a maioria quis nos presentear em dinheiro e aceitamos numa boa. Não vou ser hipócrita, usei o dinheiro pra pagar alguns forncedores da festa, mas não acho que isso seja fazer alguém "BANCAR" a sua festa...é questão de opção de quem recebe o presente.

    • Responder
  • Marcos & Pam
    Noiva Curiosa Novembro 2017 Paraná
    Marcos & Pam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Essa é a questão que estamos estudando muito!!! Eu não sou muito fã de pedir presentes, porém minha noiva acha bacana isso...

    rs

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo muito com o que você falou. Como respondi em um outro post, cada um sabe a família que tem. O que não funciona para mim pode funcionar bem para você. Acho que desde que seja feito sem pressão e exigências é válido sim. Não condeno quem tem opta por pedir dinheiro só porque eu não faria isso.
    • Responder
  • Natália
    Noiva Ativa Maio 2017 Minas Gerais
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá meninas.

    Vou responder por que acho que decidi pelo mais polemico dos pontos ai. Que é pedir dinheiro.

    Decidimos isso depois de muita conversa e estamos muito inseguros até irmos a um chá de cofrinho que deu uma aliviada nas nossas dúvidas.

    Então como farei.

    Primeiro optei por fazer um chá de cofrinho com poucos convidados, só os mais próximos mesmo( Familia e padrinho)

    segundo que o valor do presente será completamente anonimo( portanto nunca, ninguem saberá quanto a pessoa nos presenteiou, nem mesmo nós).

    Confesso que ainda estou insegura com a decisão, mas acho que todas essas convenções e regras de casamento são complicadas de serem aplicadas a todas as realidades.

    Essa regras costumam mudar de lugar para lugar e de casal para casal.

    Abraços a todas.

    • Responder
  • Kelly
    Noiva VIP outubro 2016 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o texto , eu tive muito cuidado com minha lista e todos acharam ela otima ,pois nao tinha nada absurdo o mais caro acho aue era o microndas rsrs sim tem noiva e convidado sem nocao ,convidado que so pensa na festa e noiva que so pensa em presente kkkk

    Olha minha cronica:
    https://www.casamentos.com.br/cronicas-casamento/marcelo-kelly--rw8196

    • Responder
  • Luana
    Noiva Ativa Janeiro 2017 Rondônia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uauuu!!! Arrasou no texto! Super concordo! Vou casar e mudar p outra cidade então fiz a lista de presente na internet p facilitar tudo p mim e pro meu noivo.
    • Responder
  • Geiza
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Geiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo com as suas colocações Cíntia! Acho deselegante colocar aquele papelzinho a mais com a lista de presentes. Ainda não faço ideia de como vou passar a lista de presentes pros convidados além do site do casamento, pq só o site vai ser "muita tecnologia" pra alguns dos meus convidados rsrs
    • Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei do debate noivinha, vc tem razão as pessoas aqui tem todo o direito de expressar sua opinião e vc está agindo corretamente de abrir um espaço seu pra isso. O que eu não gosto é quando uma noivinha abre um debate falando sobre o que decidiu sobre X assunto e algumas pessoas são indelicadas julgando a atitude sem que a pessoa tenha pedido uma opinião por ex.

    Vamos lá:

    *Tag com lista de presente no convite: Vou pôr porém não aquela tag que a propria loja diz. O fornecedor do meu convite (que decidimos esses dias YUPIII) fará uma tag na mesma identidade visual da nossa papelaria escrito: Sua presença é o nosso maior presente, mas caso deseje nos dar um presente físico nossa lista está nas lojas Y.

    Acho que isso deixa menos deselegante e cumpre o papel. Entre os casamentos que eu vou o pessoal sempre coloca a tag então quero pôr também, até porque concordo com os argumentos que vc citou.

    *Lista com pouca variedade: Também acho muito chato! As vezes temos uma imagem sobre nossos convidados e podemos achar que pra eles não vai estar caro demais por ex, mas cada um sabe suas condições financeiras e não queremos constranger ninguém. Pensamos em uma lista com itens de R$40 até R$1.000,00

    *Presente dos Padrinhos: Concordo! Meus padrinhos serão meus tios, eles ainda não sabem mas sei que quando anunciarmos eles com certeza vão querer contribuir com presentes mais caros. SE eles perguntarem o que precisamos vou indicar as opções e deixar eles escolherem ou comprarem da lista!

    *Pedir dinheiro: Eu sou a favor do casamento por adesão, mas não desse estilo em que se pede depósito, é feio demais!

    Quando o casal não quer passar em branco eu acho que fazer uma recepção aberta em um restaurante como uma recreação entre amigos onde cada um paga seu consumo com o jantar/almoço é algo muito justo! Os noivos ainda terão gastos: vestimenta, decoração, atração (caso houver), bolo, doces, lembrancinhas etc etc. E fica bem claro para os convidados que os noivos não estão super valorizando a recepção, vai quem quer ninguém está BANCANDO casamento de ninguém.

    Sobre a lista de cotas, acho uma excelente ideia mas infelizmente por serem ideias novas vamos optar pelo tradicional que todo mundo conhece! Uma amiga fez lista no site com conversão em dinheiro, não tinha mts fotos dos "presentes ficticios" e minha mãe foi uma das pessoas que ficou meio desconfiada de comprar pelo site e a noiva levar golpe. Acabamos indo pro presente fisico mesmo.

    Enfim...opinião é opinião o que importa é fazer as coisas de um jeito confortável para nós e nossos convidados. Cada um sabe os amigos e família que tem né, o que é absurdo pra mim pode não ser pra eles.

    Beijão, bons preparativos!

    • Responder
  • Katiene
    Super Noiva Agosto 2019 São Paulo
    Katiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei tudo o que disse, ótimas dicas. Um chacoalhão para os sem noção kkk

    • Responder
  • Anna Paula
    Super Noiva Julho 2017 Distrito Federal
    Anna Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mto bom os comentários. Definir oq a pessoa tem que te dar eh mto surreal, pq vc não sabe da situação financeira de ninguém. Agora acho legal a lista de presentes, com variações de precos, pois dar uma noção do que vc precisa.
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Magina. Boa sorte nos preparativos, Luana Smiley smile

    • Responder
  • Luana
    Noiva Master Abril 2018 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela dica! Smiley winking

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Muito obrigada, Jacilene.

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tudo bem. Eu respeito a sua opinião de verdade. Só me incomodou as palavras ofencivas mesmo.

    Acredito que cada um conhece muito bem a sua familia e sabe o que tem liberdade para fazer ou não. O que pode não funcionar para mim pode dar super certo para você. Viva as diferenças!!!

    Te desejo toda boa sorte do mundo no teu casamento e nos preparativos Smiley heart

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Certo, vamos lá.

    Tu já ganhou algum presente que não gostou, Juliane? Não necessáriamente de casamento, em algum aniversário ou alguma outra data comemorativa? Muito provavelmente já, né? E o que tu fez? Tenho quase certeza que você agradeceu e aceitou mesmo não gostando. Por que tu provavelmente fez isso? Porque do mesmo jeito que é indelicado pedir um presente também é indelicado não aceitar um presente.

    No meu casamento eu não fiz lista de presente e nem pedi nada. Quando as pessoas começaram a questionar essa escolha dizendo que queriam presentear eu abri uma opção. Adivinha por quê? Porque não aceitar um presente também é falta de educação.

    Você pode manter a sua opinião afinal não estou aqui para mudar isso. Mas ter seu pensamento definido sobre o assunto não te dá o direito de ofender ninguém que pensa diferente de você.

    • Responder
  • Jacilene
    Super Noiva Fevereiro 2018 Distrito Federal
    Jacilene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que show !Concordo perfeitamente com esse post..Parabéns !
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Até peço perdão pelas palavras pesadas, mas é a realidade, Cintia... eu não aprendi a pedir nada com minha família, mas tem muita gente hipócrita sim, que diz que não faz por isso ou por aquilo mas que não vê a hora de alguém oferecer alguma coisa pra casa ou pro casamento...
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se vc me mostrar uma pessoa que nega um presente de casamento eu concordo com sua opiniao, fora isso, permaneço com a minha.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas