Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

Sobre presentes de casamento

Cintia, dia 28 de Dezembro de 2016 às 15:42

Publicado em Fórum Antes do casamento 100

Assim, acho que do mesmo jeito que vejo noivas achando convidados sem noção, tem muitos convidados achando noivas sem noção também. Preciso falar sobre algumas coisas que tenho lido quando se trata da lista de presente. Claro que cada um tem direito a sua opnião, mas como vejo essa comunidade como...

Assim, acho que do mesmo jeito que vejo noivas achando convidados sem noção, tem muitos convidados achando noivas sem noção também. Preciso falar sobre algumas coisas que tenho lido quando se trata da lista de presente. Claro que cada um tem direito a sua opnião, mas como vejo essa comunidade como um lugar livre, gostaria de expor a minha.

*Tag com lista de presente no convite: Sei que muita gente vai dizer que é mais prático para o convidado, que tem gente que prefere assim e outras coisas que não deixam de ser verdade, mas, isso não deixa de ser deselegante por esse motivo.

Além de estragar a estética do convite, a tag da loja sempre vai dar a sensação de condicionar a ida ao casamento com a compra de um presente.

Por costume, o convidado vai te perguntar sobre o presente quando o convite for entregue. Nesse momento você fala aonde enta a lista. A informação pode ser colocada no site ou no evento do facebook, não é por você não informar no convite sobre a lista que deixará de ganhar algo.

*Lista com pouca variedade: Vocês não tem como conhecer a situação financeira do teu convidado. Coloque coisas mais em conta também ou vê com a loja a posibilidade de cotas para um presente mais caro.

Já vi relatos de meninas chateadas por algum convidado reclamar da lista. A noiva tem todo direito de ficar chateada, ela tá perocupada com os preparativos e ansiosa, eu super entendo. Mas o convidado também tem o direito de ficar chateado (mas não de reclamar para a noiva, isso é feio e sem noçãoi). Mas, tendo uma lista bem eclética evita essas coisas de aconteceremm.

*Presente dos Padrinhos: Perguntas do tipo: "O que eu peço para meus padrinhos?" ou "Como pedir presente para meus padrinhos"

Amiga, tu não pede nada para os teus padrinhos. Eles vão olhar tua lista de presente e te dar alguma coisa de lá. Padrinhos têm o costume de gastar mais com os presentes, mas isso não significa que tu deva dar uma opção cara para ele.

*Pedir dinheiro: O mais polemico!! Ok, vocês já moram juntos e a casa tá montada, vão se mudar de cidade/estado/pais e não têm como levar os presentes, preferem fazer uma lua de mel bacana, entre outras coisas que motivam pedir dinheiro.

Mas, você já pensou te convidarem para um aniversário e te darem um número de conta, ou envelope para por uma quantia, porque o aniversáriante já tem tudo que precisa e prefere ganhar dinheiro? Vocês podem até dar o dinheiro, mas vão achar indelicado. O mesmo se aplica no caso de casamento. Sempre vai ter convidados que vão achar que estão bancando a festa.

A casa ta montada? Façam um lista de presente só com decoração. Dá para incluir itens decortivos, papel de parede, serviço de pintura, luminárias, alguns móveis, espelhos entre outras coisas que vão deixar a casinha de vocês ainda mais linda.

Preferem a lua de mel? Façam cotas de lua de mel. Assim o teu convidado vi saber que o dinheiro dele não está indo para bancar a festa.

Não tem mesmo como levar os presente? Entregas em outras cidades ou estados são facilmente providenciadas.

Vão sair do pais ou não tem como levar os presentes mesmo? Ok, nesse caso, faz uma daquelas listas de presentes fictícias online. O convidado ainda vai poder parcelar a compra e você recebe o dinheiro no final. Bem mais bonito.

Quais as opniões de vocês, meninas? Concordam ou discordam? Como fizeram ou estão fazendo?

100 Respostas

• C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa Juliane. Que revolta!!

Super respeito a sua opnião. Se a sua criação foi diferente e na sua família é normal pedir algo específico ou até dinheiro (porque sim, algumas pessoas não se importam com isso), ótimo, manda a ver.

Agora, como falei, EU acho deselegante e não me considero nenhum pouco hipócrita porque isso veio da MINHA criação. Se alguém gostaria de pedir e não pede eu penso que é por ser educada e não por seguir alguma tendência. É muito injusto você ofender pessoas que nem conhece chamando de sonsa e hipócrita simplesmente por elas mostrarem que a educação que receberam é maior que o interesse em ganhar presentes ou dinheiro.

Educação não é modinha, Juliane.

• Responder
  • J
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super concordo com você! Tem muita gente hipócrita( desculpe o peso da palavra) que adoraria pedir as coisas no casamento mas não faz por modinha, porque leu isso ou leu aquilo, ou porque alguém falou isso ou aquilo. Eu to é de saco cheio desse povinho sonso que finge não se importar mas não vê a hora de alguém oferecer alguma coisa pro casamento...
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pra ti também, guria. E parabéns pelo grande dia que está quase chegando Smiley heart

• Responder
  • Estefany
    Noiva Esperta Janeiro 2017 São Paulo
    Estefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Simm, até cogitei a idéia do site fictício a príncipio, mas eles também cobram taxa então pra mim ficaria meio que elas por elas, Obrigadaa e felicidades !! bjs

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico feiliz em ajudar, Sarah.

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que deu certo para você Estefany. O que você falou de fato deve ser levado em consideração. Se tua família é assim desencanada como você tu teve a liberdade e está funcionando muito bem, então, meus parabéns, moça.

Só acho (opnião apenas). que se tivesses optado por uma lista fictícia, algumas pessoas poderiam ter parcelado o presente e talvez até te dado um valor maior.

• Responder
  • Sarah
    Super Noiva Março 2020 Minas Gerais
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa muuuito bacana. Tirou várias dúvidas minhas
    • Responder
  • Estefany
    Noiva Esperta Janeiro 2017 São Paulo
    Estefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, eu concordo com algumas coisas, como por exemplo fazer uma lista eclética, mas acho que tudo isso envolve muita coisa, envolve qual é o teu meio social, quem são as pessoas que vão ao seu casamento, são muito intimas ou é um casamento enorme que tem pessoas que você mal tem intimidade? Variaaa muito.. A respeito do dinheiro do exemplo do aniversário que você citou... EU AMO quando pedem dinheiro, só pra tu ter noçao do quanto amo, eu dei pro meu amigo secreto esse ano um envelope com dinheiro e uma cartinha kkkkk. Acho muitooo mais prático.. Bom, me caso daqui 8 diass, e eu fiz sim no meu convite uma tag com o título "Lista de Presente" e então coloquei um textinho falando que Caso desejassem nos presentear queriamos dinheiro, com a minha conta e explicando que apesar de não morarmos juntos e bla blá eu ja tenho tudo. E então que tenho 6 casais de padrinhos ao total e 150 convidados somando já com padrinhos, e já recebi até agora em presente de casamento de convidados e padrinhos R$5.400,00 reais.. o que pra mim tá sendo inacreditável, eu não esperava tanto... Mas fiz isso porque eu conhecia o prefil dos meus convidados, o nosso meio, o nosso grau de intimidade... como te falei tudo influencia..

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Seu eu não fosse me mudar eu faria uma lista com coisas de decoração para a casa e mais algumas frescurinhas que não são prioridades e nunca compramos.

Essas coisas não costumam ser caras, acho que teus convidados vão adorar por ser diferente e se sentirão muito especiais ao irem na tua casa e ver o quadro que eles compraram pendurado, ou o abajur está na cabeceira da cama Smiley heart

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Liz. Como falei no início do debate, essas são as MINHAS opniões, o que EU acho e o que EU não faria.

Como falei também, EU entendo a praticidade da tag da loja e que alguns convidados realmente não estão nem ai, porque é tradição dar um presente aos noivos. MINHA opnião é que estraga o design do convite. Como ninguém é obrigado a dar presente, EU acho que não tem nada que impeça de deixar o convite intacto e apenas falar da loja.

EU enxergo como frescura a noiva querer personalizar tudo, dee roupas da madrinha, passando por copos, guardanapos e (pasme) até papel higienico vi recentemente. Ser elegante, educada e ter respeito com os convidados não é frescura ou banalidade, Liz.

Também dicordo sobre o convite ir para o lixo. Quando o casamento tem 200 ou 300 convidados muitos realemnte não guardam. Mas isso não é motivo para não dar importancia para o convite. No MEU caso terei apenas 35 convidados que receberão um convite personalizado com um móbile. São as 35 pessoas mais importantes da MINHA vida que além de um convite estão ganhando um presente. Conhecendo eles como conheço, duvido muito que meu convite vá parar no lixo.

Em uma coisa nós duas concordamos. O importante é os noivos, familia e convidados estarem felizes, mas o dicionário diz que elegância é sinonimo de respeito, então, cuidado ao dizer que não liga para isso.

• Responder
  • P
    Noiva Ativa Agosto 2017 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    São ótimos conselhos, ainda não sei se farei lista. Vou pensar direitinho com o noivo e se fizer não pretendo colocar coisas caras afinal já moramos juntos
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sabe, eu vi que tem algumas lojas que dividem presentes mais caros em cotas.

Então, até dá para colocar coisas como geladeiras, televisões, etc, mas, fracionando o presente em cotas. Ao invés de ganhar de um convidado, vários pagam um parte do mesmo presente.

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hhahahahhahahahha

Deve ser...

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, não vou mentir que achei bonito. Espero que pelo menos os noivos tenham gostado.

Acredito que por pesquisarmos tanto e vermos tantas referências desenvolvemos um senso crítico um pouco maior. Provavelmente não foi o que aconteceu nesse caso.

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que se você optar por fazer uma lista em uma loja bem tradicional e bem variada no quesito preço. Se te perguntarem sobre a lista você diz que fez em loja x ou y mas que eles são super livres para te dar o que quiserem, té porque a lista é apenas um guia, não obriga ninguém a comprar o que está lá.

Como tu não quer colocar a tag no convite fica mais dificil de se sentirem obrigados a te presentear.

• Responder
  • Luana
    Noiva Master Abril 2018 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nao sei ainda, acho que vou criar, estou lendo a respeito... Achei essas vantagens/desvantagens abaixo na internet:

Vantagens:

1 É uma forma de os noivos receberem exactamente aquilo que desejam ter.
    2 Permite que os noivos não recebam presentes indesejados, como uma máquina de café que já têm ou um tapete persa de que não gostam.
    3 Facilita aos convidados a escolha e compra do presente, não tendo que perder muito tempo, nem arriscando-se a oferecer presentes indesejados.
    4 Se a lista estiver online, oferecerá ainda maior comodidade e rapidez para a compra aos convidados.
    5 Pode ser uma oportunidade de os noivos receberem certo tipo de presentes que de outra forma poderiam não ter como prioridade de compra, mas que gostariam sempre de ter.
    6 Há convidados que não gostam de oferecer dinheiro, mas algo em concreto que sintam que quando os noivos olharem para isso ou o usarem se recordarão deles.

Desvantagens:

1 Há convidados que não gostam de se sentir “obrigados” a oferecer algo em concreto.
    2 Também há convidados que só lhes motiva oferecer determinado tipo de presentes como artigos de decoração, em detrimento de outros como viagem para a lua-de-mel.
    3 No caso dos noivos que já têm a casa montada, podem-se ver obrigados a incluir determinados artigos na lista que, na verdade, já têm ou não precisam.
    4 No caso dos produtos que contêm valor, alguns convidados podem sentir-se “ofendidos” com o preço.
    5 A loja onde fizer a lista de casamento pode não conter todo o tipo de produtos que os noivos desejam.
    6 Se a loja fechar por algum motivo, os noivos poderão ter algum problema e sujeitarem-se a perder os presentes ou terem que os comprar numa espécie de liquidação.

• Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É isso ai noivinha, assim fica até mais gostoso pois sabemos que tudo veio de coração e não porque as pessoas se sentiram "obrigadas" ou "coagidas"a comprar algo.

Felicidades Smiley heart

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Minha internet estava péssima, e não carregou as fotos!

Convite

Convite

Convite
    Eu não consegui ler o endereço da festa de tão pequena a letra...

Quem me entregou esse convite foi a mãe da noiva. E, sinceramente, se eu soubesse que ela iria fazer desse jeito, eu tinha me oferecido pra fazer que ia sair melhor, em preto e branco, no word mesmo! Colocava uma fita e ficava mais bonito do que assim!

Olha o meu nome no convite... parece que é de lápis! E essa caligrafia...

• Responder
  • Liz Ferreira
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio de Janeiro
    Liz Ferreira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pus a informação da lista no meu convite e meus convidados até gostaram.. Não reclamaram e nem ouvir dizer que alguém reclamou, deixei bem caro que não precisa me dar presente da lista, estão livres para comprar o que quiserem... Acho que isso vai de convidado pra convidado, tem convidado que reclama demais.. Não entendo essas pessoas!!! O que custa tá a lista ali gente, não mata ninguém... o convite depois sempre vaí pro lixo, muita gente liga pra isso e nem sabe que é deselegante. O casamento hoje em dia tá com muita frescura, algo que não deveria ser, é isso que não pode é aquilo que pode.. daqui a pouco o casamento vai ser em volta do que as pessoas acham ou deixam de achar e não pelo o que queremos e gostamos.. essas coisas me deixam irritadas. Que seja deselegante ou algo do tipo, mas eu feliz, meu noivo feliz, minha família feliz e meus convidados honrados e felizes por nós, eu não tô ligando mais pra nada, a verdade é quem realmente gosta de vocês vai sem reclamar de lista de convite ou presentes ou isso e aquilo, coisas banais.
    • Responder
  • Calila Carla
    Noiva VIP Novembro 2018 Bahia
    Calila Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo, sempre pensei em colocar coisas mais simples na lista, já pensou ? o convidado vim de lá com uma geladeira kkkk Smiley xd
    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Achei perfeita sua colocação.. Até falei que concordava em partes com oq vc havia dito sobre a tag. Pq deselegante fica mesmo!! E as vezes estraga o desgin mesmo!!

Esta parte da loja física.. em um casamento recente, os noivos só fizeram a lista pelo site.. E acabou ficando esta situação "chata" para alguns convidados.

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Liciane. Smiley heart
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pela opnião, Clarisse.

Muito válida a sua dica sobre a lista de presente em loja física. Concodo muito com isso. Nunca vivenciei dentro do universo "casamento", mas sou deisgner de interiores e já tive clientes que pagaram muito mais por um produto em uma loja física porque queria ver ele com os proprios olhos antes de comprar e depois de pagar já levar para casa. Pessoas de mais idades relamente são realemnte assim.

Sobre a tag, eu entendo a questão da praticidade. Minha implicância com ela é por estragar o design do convite, que muitas vezes não foi feito com um espacinho reservado para receber ela Smiley laugh

• Responder
  • Clarisse
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a maioriaa! Acho super sem noção a noiva determinar oq o padrinho tem q dar.. eu tenho vergonha até de falar qndo me perguntam,quanto mais dizer oq eles têm q dar.Tbm n suporto esse negócio de deixar conta bancária. . Acho mt feio, sou a favor das cotas e do site c presentes fictícios.Sobre a lista com poucas opções, tbm é horrível! Além de ficar mt chato p convidado, ainda corremos o risco de n ganhar nda daquele convidado por ele n ter condições ou achar um abuso pagar isso td por um presente. A única coisa q não concordo (em partes) é sobre a tag. Hj em dia é comum e realmente facilita mt p convidado, temos q ter senso p td. Uma coisa importante é q as noivas q só optam por site, gente idosa (a maioria) nao gosta, gostam de ir na loja e escolher (ver) o presente.. Então acho q é uma dica! Colocar lista em alguma loja física tbm. Pelo menos foi oq vivenciei recentemente.
    • Responder
  • L
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo noivinha, infelizmente tem muitas noivas sem noção
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Liciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom noivinha
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De nada, Fernanda Smiley laugh

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tentei dar várias opções justamente para não criticar sem apresentar soluções.

Muito obrigada Smiley heart

• Responder
  • F
    Noivo Ativo Maio 2017 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimos conselhos...obrigada!!! Smiley love
    • Responder
  • M
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo c tudo noivinha!!! Mt bem explicado, penso assim tb
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tem aquele print clássico de um comentário feito no Facebook pela noiva reclamando que ficou chateada com o pradrinho que não deu o presente que ela estipulou e no lugar deu "só" quinhentos reias.

O exemplo master de falta de noção por parte de uma noiva com seus convidados.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Curiosa Junho 2017 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perfeito! As pessoas acham que só os convidados são sem noção, mas tem muita noiva sem noção por ai.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas