Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

M
São Paulo Estado

Sou convidado e minha namorada é madrinha...

Maicon, dia 16 de Dezembro de 2024 às 18:23 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 34

Há cerca de um mês e meio, fomos convidados para o casamento do primo da minha namorada. Para vocês entenderem o contexto: estamos oficialmente juntos há 3 anos, e este será o nosso primeiro casamento como casal.

Sobre o primo, ele é um rapaz um pouco mais novo que eu. Quando começamos a namorar, ele ainda não morava na cidade; só retornou para sua cidade natal há pouco mais de um ano. Depois que chegou aqui, conheceu uma garota há cerca de 8 meses, e agora decidiram casar para embarcar juntos em uma nova vida fora do país. Essa decisão deu um espanto, mas é isso...

Quando recebi a notícia do casamento, fiquei extremamente feliz. Era uma oportunidade de ir a uma festa em casal, de celebrar com pessoas que eu conheço e gosto. No entanto, minha empolgação foi um pouco ofuscada quando soube que minha namorada tinha sido chamada para ser madrinha, enquanto eu seria apenas um convidado. Isso me deixou desconfortável. É comum uma situação dessas?

O que me pegou ainda mais de surpresa foi receber a mensagem de que os presentes seriam feitos via Pix, para ajudar o casal na nova vida fora do país. A sensação de desconforto só aumentou. Eu não tenho problemas em ser apenas convidado, mas se minha namorada foi escolhida como madrinha, eu gostaria de estar ao lado dela nesse papel. Achei confuso e, confesso, um pouco difícil de aceitar.

O que mais me deixou mal foi o fato de minha namorada não ter se posicionado. Se fosse comigo, acredito que não teria aceitado o convite sem ela ao meu lado como madrinha ou, pelo menos, sem que fôssemos ambos convidados apenas como casal. Para complicar mais, outro casal, que também é primo do noivo, foi chamado para ser padrinho e madrinha juntos, o que me deixou ainda mais sem entender o critério.

Isso é normal? Estou tentando desabafar para encontrar um jeito de não focar tanto nessa situação e, em vez disso, ser mais um apoiador e parceiro nesse momento. Não quero ser visto como alguém que reclama ou cria insatisfação, mas está sendo difícil lidar com tudo isso...

34 Respostas

Última atividade por Maicon, hoje às 09:38
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então antes de eu vir aqui, eu comentei com pessoas ao meu arredor tanto da minha idade e também pessoas com +50 anos, só que de modo fictício para que não houvesse falatório sobre meu relacionamento ou sobre a Family dela para preservar. Posso dizer que uns 80-90% fácil desse pessoal foi ter a mesma reação que a nossa sobre não separar casais, de qualquer forma é uma escolha bem pessoal mesmo.

O duro Bruna é que eu vejo mais como um meio para levantar o dinheiro mesmo, porque o casamento todo pelo visto está sendo financiado pelos padrinhos e convidados.

Mudei bastante minha visão sobre casamento depois dos relatos que li aqui e por causa dessa festa da qual irei participar. Antes, eu tinha uma percepção totalmente diferente. Hoje entendo que não existe certo ou errado, apenas pessoas com princípios, objetivos e formas distintas de encarar o casamento. Isso, é claro, não significa que estejam errados, apenas que cada um vive essa experiência de maneira diferente. Posso não concordar, mas preciso respeitar e aceitar isso rs

• Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Suuper te entendo viu? Tenho disso também, bom, realmente, nós não fizemos lista de presentes nem para convidados nem para padrinhos, não pedimos valor nenhum, inclusive nem nossos pais que pediram para nos ajudar ajudaram em algo. O que ganhamos foi pela vontade das pessoas de dar mesmo. Nós que quisemos fazer festa nós que pagamos tudo, inclusive roupa das damas e pajens. Os padrinhos só pagaram seus próprios trajes.
    • Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkkkkkkkkkkkkkk nem da para acreditar né Pamella, mas acredito que pode ser meio comum isso, teve gente que ficou revoltada com minhas opiniões aqui.

O que importa agora é dar tudo certo, não vai adiantar eu chorar as pitangas rs

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então eu entendo quando tudo é muito bem conversado sabe, são coisas mais estruturadas (relacionamento, casamento, organização), este casamento acho que acabei me assustando porque foi tudo coisa dentro de um mês e meio...

Faltando 47 dias a gente recebe o convite, descobre que ela vai ser madrinha (e por incrível que pareça, minha namorada viu a noiva 2x na vida).

Acabou que está tudo bem, como dizem que dinheiro a gente recupera, o casamento também é algo único dos dois, única parte que eu não gostei e que eu percebo que aqui com o relato de vocês que já casaram não houve isso de pedir ajuda com os custos. Como disse ontem, acabei enviando o valor do presente + contribuição do chopp + ajudando a pagar o Buffet. Estou ciente que eu não sou obrigado a nada, mas sou uma pessoa que tem dificuldades em dizer não para certas coisas, tenho dificuldades em me posicionar quando não concordo com algo (preciso trabalhar isso em mim).

• Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, vai muito da pessoa.
    Casei recente tem um mês, meu esposo escolheu para padrinho um primo dele que é casado a pouquíssimo tempo e ambos não temos tanta proximidade assim com a esposa do primo dele (agora que estamos tendo) conversamos com os dois sobre o convite para apenas um e aguardamos a resposta, a esposa levou o convite super de boa ficou extremamente feliz pelo marido disse que entendia o fato dele ter sido convidado para acompanhar a irmã como madrinha no altar inclusive até participou da escolha do terno e tudo.. Vai muito de casal, eu e meu esposo estamos cientes que isso pode acontecer com a gente e está tudo bem… Quanto a presente por pix, nós já temos casa montada então não fizemos listas de presente e para quem nos perguntavam nos falávamos que se quisesse contribuir nas brincadeiras do sapato e gravata ficasse a vontade, se não quisessem também tudo bem sem problemas nenhum, muitos contribuíram na brincadeira e outros deram presentes mesmo assim, inclusive pix altos que chegamos a perguntar se realmente era tudo aquilo ou se queria que devolveríamos algum valor..
    Nosso critério para padrinhos foi convidar pessoas extremamente próximas da gente e que acompanhou nosso relacionamento desde o começo que já são 13 anos.. Tente não levar para o pessoal para não respingar no seu relacionamento e vocês se desentenderem por isso.
    • Responder
  • Pâmella
    Super Noiva Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz que você está melhor, não é bom ficar com esse sentimento. Mas é o que??????? Um pix de 600,00????? kkkkkkkkk que loucura é essa?
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vamos lá... eu particularmente acho indelicado separar casais... e eu não separaria... mas o casamento e deles né...eles fazem o q achar melhor... convites foram feitos para ser aceitos ou recusados...se a gente não concorda, agradece, declina e vida q segue...

se vc nao se sente confortável, converse com a sua noiva e peça para ela declinar do convite..

em relação ao presente... eu não vejo problema em lista, desde que seja algo sutil e com presentes e valores variados.., mas pix eu confesso que acho um pouco chato, pq presente a pessoa pode pagar com cartão, parcelar, etc...

eu achei extremamente deselegante eles sugerirem um valor.... todo mundo sabe q casamento sai caro. mas ninguem é obrigado a dar festa... não é pq a pessoa optou por dar festa q os convidados tem que financiar a festa ou casa dos noivos...presente é uma delicadeza, dá quem quem quer, quem pode e quanto pode...

se eu fosse vc, faria um pix no valor que eu queria/podia pagar e vida q segue

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigado Smiley heart

Tem que pensar que já deu certo, tanto para o casal e para todos nós Smiley heart

obrigadoooooo de novoooo!!!!

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No final acabou saindo até mais, mas tudo bem, sou jovem ainda e recupero tudo rapidinho Smiley heart

Obrigado pelos ensinamentos Priscilla, boa semana para você Smiley heart

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu já mandei um valor bem próximo dos 600,00, e também mandei uns valores a mais para ajudar a pagar o Buffet e o chopp porque minha sogra pediu,

É complicado isso ai Camila, eu achava que era de um jeito, mas pelo visto é totalmente diferenteeee

• Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Você sabe que convite não é obrigação, certo? E que você pode simplesmente não dar nenhum presente? Cada um faz seu próprio casamento como quiser, e os outros não são obrigados a aceitar nada!

• Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O casal pode sugerir o que quiser, quanto quiser, como quiser. Paga quem quiser também.

Tive convidados que me perguntaram valores de pix, e deram pix de valores altos. Cada um na sua realidade. Super normal você chegar e falar "fulano, não posso dar isso tudo não, mas toma aqui x reais que é meu presente..." e vida que segue. A cerimônia e festa (ou não) é da conta dos noivos, eles fazem do jeito que querem e convidado nenhum (nem padrinhos) tem direito de ficar pitacando e reclamando.

• Responder
  • Isabela
    Noiva Esperta Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com toda certeza, mas pensa que será rapidinho. Espero que tudo fique bem
    • Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Isabela!

Obrigado pela resposta e paciência rs, acredito que eu tenha já colocado os sentimentos nos lugares certos e conseguido focar no melhor dessa situação toda. Estamos falando de algo que dura poucas horas e pouco importa, mas espero casar logo para nunca mais passar por isso kkkkkkkkkkkkk.

• Responder
  • Isabela
    Noiva Esperta Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi!

Então, eu acho super normal essa situação acontecer. Aconteceu por aqui e não tivemos problemas. Meu primo me convidou para ser madrinha de casamento sem o meu marido (namorado na época) e não tivemos problemas, ele super entendeu e achamos ok. Até pq antes de tudo ele faz parte da minha família, e eu entrei com meu outro primo (irmão dele) e meu marido super entendeu. Acho que vocês precisam conversar sobre e deveria falar que ficou chateado
    • Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sobre o valor fixo foi uma sugestão, aquela sugestão que se não der talvez crie um clima kkkkkkkk, espero que não crie. Ou então que deixe esses 600,00 no total meu e da minha namorada, acredito que isso não seria muito, agora pensar em enviar 600,00 e minha namorada ainda ter que enviar dinheiro é complicado

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Está quase isso mesmo Gabriela rs, sobre os 600 reias seria só minha parte mesmo por ser o homem, a madrinha (minha namorada) poderá contribuir com como se fosse um bolão de dinheiro da casa dela (porque da casa dela, todos foram padrinhos e madrinhas) então todos eles irão juntar o dinheiro e entregar para eles.

Eu entendo essa parte da viagem, ainda mais que tem essa conversão e mais da metade vai para o ralo. Só que assim, eles sabem que eu não tenho isso para dar e rolar, eles tem a mesma faixa de idade que eu, estamos falando de 22 a 24 anos Gabriela... eu não sei, fiquei meio perdido com isso

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Ativa Maio 2025 São Paulo Estado
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou responder aqui também porque não tinha lido as outras resposta.
    Mas assim, é esperado de um casamento que todos dêem presente. Convidados ou padrinhos.
    Porém os presentes são dados por casal ou por família. Então esses 600 reais são seus e da sua namorada.Outro ponto é que realmente é comum as pessoas fazerem essas listas em loja. Mas elas tem taxa, e como apontaram antes, esse casal está de mudança. Não faz sentido comprar itens fisicos aqui. O Pix deve ter sido a opção mais prática para elesExiste ainda o fator da conversão da moeda. 600 reais é muito dinheiro aqui, mas dependendo de pra onde eles forem, esse valor cai pra menos da metade.Acho que você está encarando esse casamento como uma espécie de "golpe" rs Como se fosse uma desculpa pros noivos conseguirem dinheiro.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Constante Maio 2025 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sou totalmente contra casal definir valor de presente. Alinhe as expectativas com o casal, e presenteie com o que você quer e esteja dentro da sua realidade
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eles colocaram um valor fixo?
    Olha, 600 reais é alto mais não tanto viu 😬 Pensa que o presente de casamento normalmente é pra comprar itens da casa, e cada itenm não sai por menos de 200 reais rs Gastei isso comprando toalha, imagina pra mobiliar uma casa toda.
    E uma passagem internacional sai uns 3mil, considerando que são 2 pessoas... já viu. Eu acho de bom tom oferecer opções mais baratas pra presente, porque não sabemos a situação das pessoas e o quanto elas podem contribuir. Mas acredito que se você decidir por um valor mais baixo, não teria problema também. Converse com a sua namorada, se for o caso até explique para os noivos que você não pôde contribuir com mais. Acredito que eles vão entender.
    • Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas 600 reias eu sendo convidado? eu acho que estou vivendo em outro mundo, só pode.

Sobre o casamento eu já estou bem melhor com meus sentimentos, pelo menos consegui nao2 transmitir isso para meu relacionamento Priscilla!

Agora esse pixzudo ai de 600 reais eu lamento, vou deixar de enviar um valor desse...

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Depois de muita leitura, de buscar mais sabedoria em vários meios eu estou melhor (não estou nem brincando kkkkkkk), eu trouxe isso aqui justamente porque não queria trazer ou deixar escancarado isso no meu relacionamento, entende? Porque entendo que não tem nada a ver com nós, mas é sim sobre eles, momento deles.

Sobre o pix e o valor absurdo que me indicaram, eu vou fingir demência e só dar o dinheiro da gravata, não me sinto na obrigação de mandar uma quantia dessa sendo apenas um convidado.

Obs: 600,00 de pix da minha parte o primo me indicou

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Primeiramente obrigado pela educação e paciência Giovanna, eu não tenho muita experiência assim sendo adulto e frequentando casamentos, por isso trouxe essa dúvida aqui...

Eu acho que talvez tenha pintado mesmo um pouco de ciúmes com tudo isso, mas pelo menos teremos algo para brindar neste final de ano além dos primários, natal e ano novo rs.

Agradeço muito pelas palavras, acabei de comprar minha roupa toda, agora só aguardar o momento da festa

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu vou fazer isso mesmo Giovanna, vou fingir demência sobre o pix e dar só o dinheiro da gorjeta...

Eu não sabia que os convidados davam dinheiro assim como presente, ainda mais um valor desse.

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então Gabriela, estou indignado... ˆ600 reias de pix eu sendo convidado? quase um financiamento da passagem deles Smiley cry

• Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Normalmente, o presente é uma colaboração feita por meio de alguma loja, onde padrinhos e convidados podem ‘comprar’ produtos, pelo menos eu achava até então. Ai os noivos escolhem se pegam o produto ou trocam por dinheiro. Eu acho que esse sistema dá mais liberdade para as pessoas pagarem tanto via Pix quanto parcelado no cartão. Agora, pedir diretamente o Pix, ‘na lata’, eu nunca tinha visto.

Ainda mais considerando que o casamento será apenas uma cerimônia simples na chácara, sem uma festa propriamente dita, tipo não estamos falando de Dj e os caramba, e o primo me aconselhou a mandar 600 reais cara que isso. Parece mais um meio de levantar dinheiro do que um presente tradicional, sabe?

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como falaram mas outras mensagens, é normal sim.
    Como sua namorada é prima e tem mais proximidade com o noivo, faz sentido ela ter sido chamada e você não. Mas os critérios são sempre muito individuais. Não leve isso como uma desfeita, até porque você foi chamado para participar.
    Pix também é comum, inclusive farei no meu casamento.
    • Responder
  • M
    São Paulo Estado
    Maicon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou realmente tentando entender. Como sou um jovem que não tem muitos amigos e pouco contato com outras pessoas, acabei vindo até aqui para saber se isso é algo comum. Agradeço pela sua educação, Vinicius.Smiley heart

• Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tudo super normal, o convite pra ela ser madrinha e o pix.

Vocês não são casados, e esse momento é dos noivos, é o casamento deles. Se está desconfortável deve conversar com a sua namorada, apenas. Cabe a ela aceitar ou não ser madrinha sem você.

E sobre presentes com pix, com certeza. Se eles vão embora do país você queria presenteá-los como? Eles não terão como levar presentes físicos... faz muito sentido.

• Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que você está causando com o que não precisa. Quando eu já namorava meu marido há mais de 3 anos, eu fui chamada pra madrinha de uma amiga, ele foi de convidado e tive zero problemas. Fomos, curtimos e esse mesmo casal foi nosso padrinho, vida que segue.
    Presente em pix é comum pros noivos, eles escolhem o que quiserem, convidado não tem que pitacar nem escolher nada.
    • Responder
  • Vinicius
    Noivo Novato Abril 2025 São Paulo
    Vinicius ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Normal demais, segue o jogo e aproveita a festa sem tanto peso. A noite é dos noivos, toda decisão tem peso emocional pro casal. Imagino que assim como eu eles escolheram as pessoas certas que acompanham essa história e que devem demonstrar respeito com toda a trajetória deles. Não seja tão chato dessa forma e nem se coloque nessa posição também. Abração,
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Ativa Abril 2025 São Paulo Estado
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Só é padrinho quem faz parte da vida do casal, você mesmo disse que não teve tanto contato com ele assim. A sua namorada é prima dele, você, não.
    Sobre o pix: é só não mandar kkkkkk

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas