Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Camila
Noiva Ativa Dezembro 2021 Rio de Janeiro

Valor da igreja

Camila, dia 17 de outubro de 2020 às 00:19 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 69
Meninas, quem vai casar na igreja católica, qual o valor cobrado na cidade de vcs? Sou de Petrópolis - RJ e aqui me cobraram 450 reais. Isso pq é paróquia, pq na Catedral é nada mais, nada menos que 3 mil reais!! 😲 Penso que isso é um verdadeiro absurdo, que as igrejas não deveriam cobrar nada!!



69 Respostas

Última atividade por Thalita, dia 22 de outubro de 2020 às 11:02
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha se vc quer um casamento simples e não tem condições de pagar a taxa vc pode conversar com o Padre e ele pode realizar o casamento na sacristia mesmo apenas os noivos e as testemunhas, assim vc vai ter o seu sacramento que tanto importa ja que a sua intenção é fazer uma coisa simples.
    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa Abril 2021 Paraná
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas batizados são feitos em horário de missa, então não tem gasto a mais (porém, para fazer curso de batizado normalmente há um valor que englobe esses gastos)
    Acho que se sua intenção é fazer algo simples não há nada que falando com o pároco ele não resolva, tudo depende de como vc se relaciona com sua paróquia se comparece a essa igreja frequentemente, se tem condição de dar algum valor ou nenhum, etc.....
    Pelo menos na minha cidade é assim, nunca vi eles falarem que alguma igreja recusou realizar um casamento por o casal não tinha condições de pagar, inclusive já vi eles reduzirem ou então até fazerem sem custos ou cobrando só o valor da documentação, mas tudo depende da cerimônia, da maneira que tudo será. Não adianta deixar de pagar 409 para igreja e pagar 2000 de banda.
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Curiosa Junho 2022 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc colocou sua opinião na comunidade e eu coloquei a minha, simples assim não houve ofensas.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Qual foi a parte do "simples" que vc não entendeu?? 🤔
    Entenda como quiser, só respeita a minha opinião pq em nenhum momento desrespeitei a sua!


    • Responder
  • Adriana
    Noiva Curiosa Junho 2022 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pagar buffet é justo e igreja não é? Inversão de valores hein 😜
    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super entendo que as igrejas tem seus custos, mas acho sim que não deveriam cobrar pelo casamento, pq para batizar não cobram! Pq tem que cobrar para casar? Pq quando se fala em casamento, acham que é mt gasto de dinheiro com buffet, fotógrafo, etc.. Mas e quem quer um casamento simples e bonito, sem mts gastos? Vendo todos os comentários, vi que ainda estou no lucro com o valor que me foi cobrado, vou pagar pq tenho que pagar, mas satisfeita não estou! Respeito a opinião de todas, gostaria que respeitassem a minha!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, penso muito isso. Poxa por que vale pagar 5 000 em filmagem, 15 mil em buffet mas a casa de Deus, aí não devia ser cobrado. Afinal qual a prioridade. Isso me entristece. Porque muita gente vai a igreja pra casar e só volta pra batizar os filhos. Nem se preocupa se vão poder pagar as contas
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Dezembro 2021 São Paulo
    Ligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui em Sp - Capital pesquisei algumas igrejas e vi diversos valores..partindo de 850,00 a 3500 sem contar as taxas sobre foto, decoração e musica, pois, algumas cobram sobre os serviços contratados.

    Fiquei "decepcionada" também mas refleti e tentei entender sobre isto e de fato tem any motivos para as cobranças e se são justas, corretos e etc é uma análise bem dificil e acho que me cabe, apenas, respeita-los ou mudar meus planos. Acho que antes de dizermos que é o cumulo, ou que isso não nos mantem fiel cabe entender o porque disto. Por fim definimos que vamos fazer um esforço e casar na igreja como sempre sonhamos, pois, celebração no local da festa sairia tão caro quanto a igreja. Espero que você consiga, também, como sonha sem fugir do orçamento! Smiley heart

    • Responder
  • Ana Flavia Paiva
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Ana Flavia Paiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, eu imagino mesmo.
    Agora o que eu fico chateada é que as pessoas pagam tão caro nas coisas do casamento, e o mais importante (ao meu ver) acham que não deveriam pagar.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha a que eu trabalhei (trabalhei lá por um ano) era bem assim. Mês sem casamento mau dava pra pagar as contas. Obra social era difícil. So de luz chegamos a pagar 3 mil reais.
    • Responder
  • Ana Flavia Paiva
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Ana Flavia Paiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza!

    Infelizmente o dizimo (as poucas pessoas que são assíduas e contribuem todo mês) não cobre todos os gastos da igreja. Eu conheço várias paróquias que acabam sobrevivendo do dinheiro dos casamentos.

    • Responder
  • Beatrice
    Super Noiva Setembro 2022 Distrito Federal
    Beatrice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha são três salários mínimos. Eu acho justo cobrar, existem igrejas de todos os valores, eles têm despesas como qualquer lugar , não estão visando lucro , então não tem como ser de graça
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente Ana. E penso que se a pessoa só quer o sacramento, sem pompa é só conversar e casar na sacristia. Mas acho justo sim pagar. Os gastos são altíssimos e infelizmente nós católicos não somos assíduos no dízimo como deveríamos. Então nada mais justo.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha!
    Na Paróquia que eu frequento no RJ é R$ 1000,00. No meu caso saiu por R$ 500 porque sou frequentadora da Paróquia e já fui dizimista.
    • Responder
  • Thayná
    Noiva Curiosa outubro 2021 Rio de Janeiro
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente também acho um absurdo o valor que algumas igrejas estão cobrando. Também não acho justo ser de graça, mas tem que ter um bom senso, pois o casamento é um sacramento. Na minha irei pagar 700 + 500 caso eu atrase mais de 15mnts. Fora o que irei gastar com decoração e casamento no civil. Sou católica praticante e dava o dízimo todo mês, perguntei se teria desconto por conta disso, mas não tive. Então o dinheiro que dava para o dízimo vou juntar para pagar a celebração.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Julho 2021 Rio de Janeiro
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na igreja que vou casar pagamos 250 na taxa, mas é so pelo casamento, fizemos curso de noivos por fora
    • Responder
  • Tanandra Beatriz De
    Noiva Constante Junho 2022 São Paulo Estado
    Tanandra Beatriz De ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em minha cidade, havia diferenças nos valores, mas ele acabou padronizando em todas as paróquias! Sobre o valor, não acho um absurdo cobrar, pois pra aquela paróquia estar bonita, existem custos...
    • Responder
  • Ana Flavia Paiva
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Ana Flavia Paiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na igreja que vou casar o valor é de R$ 1.245,00, já com o efeito civil.

    Acho um valor simbólico, visto que a igreja tem custos (muito altos), e se eu fosse casar em qualquer outro lugar gastaria até mais.

    Eu pagaria o valor que fosse, pois sou católica assídua e sempre foi meu sonho casar na igreja (no meu caso, se casasse em outro lugar, não teria o mesmo valor).

    Sei de igrejas que não colocam valor estipulado, e os noivos podem doar o valor que quiserem, mas não concordo que não deveria ser cobrado.. vamos encontrar a igreja limpinha e organizada para receber nossos convidados, fazer curso de noivo, o padre disponibiliza seu tempo pra celebrar, então acho justo sim ser cobrado!

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Junho 2022 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na Paroquia qe vou me casar é um salario minimo ou seja $1045

    • Responder
  • Fefrade
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo
    Fefrade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Camila...
    Este valor é doação para igreja, de todo modo, pode ser conversado com o pároco.
    Aqui na minha região de Guarulhos varia de meio salário mínimo à um salário mínimo.
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É esse o valor médio mesmo que já inclui a limpeza, gastos cm energia e com o profissional da Igreja que tem que abrir e fechar. Eu me caso em uma Igreja histórica, tombada pelo IPHAN, e o valor é 2 mil kk

    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou de Guarujá/SP a igrejá que iremos casar cobrou 1000,00
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade tem um custo do efeito civil. Mas independente disso. Tem um custo na igreja. Se quiser o sacramento sem pompa só conversar que faz de graça na sacristia ou na missa.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Alessandra!!!! Vejo gente reclamando, falando "é assim que a igreja a quer manter os fieis". Engraçado, a pessoa se vai a missa encontra tudo lindo, ambiente limpo, bancos limpos, igreja arrumada, os materiais pra eucaristia e acha que isso não tem custo? Quer um horario separado, usar luz, funcionario pra abrir e fechar e não quer pagar? Por que pagar 1000 reais na igreja não pode mas pagar 5000 mil em buffet pode? Afinal o que é a prioridade? A festa? Mas e o sacramento, onde fica? A casa de Deus então não merece? Acha lindo que a igreja tem um bom visual pra fotos mas não acha que isso tem um custo alto? E pergunto a essas pessoas, você já foi lá e perguntou se precisavam de algo? Ou só aparece pra batizado, casamento nunca mais volta?



    Concordo que tem gente que praticamente extorque os fieis (algumas evangélicas como vc falou), mas mas igrejas católicas que frequento nao é o caso. Pelo contrário, passam aperto. E bem pontuado, as pessoas estão querendo tudo de graça. Então vamos pensar. E outra, não quer pagar mas quer o sacramento? Casa na missa, na sacristia e negocia o casamento sem custo. O sacramento é o mesmo.


    • Responder
  • Andressa
    Noiva Principiante Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na igreja que vou casar são dois salários mínimos 😅 E é Paróquia!
    • Responder
  • B
    Noiva Ativa Novembro 2021 Minas Gerais
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui na minha cidade Belo Horizonte, estou pagando R$1.100,00 reais.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem mais um ponto aí: se a pessoa for casar no cartório, é 450 reais só de taxas. O casamento na igreja já tem validade civil, não precisa pagar o cartório depois (se não me engano), então da praticamente na mesma.
    Aqui, só o celebrante, ficou 1.700 reais, e nos pagamos sem do não (família dele é católica, a minha evangélica, e nos não temos religião), então não sei pq tanta mesquinharia de pagar 450 reais na igreja, para cumprir os sacrimentos da própria fé.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bem colocado! As pessoas acham que o trabalho dos outros não vale nada, querem tudo de graça hoje em dia. Remédio de graça, casamento de graça...vivemos num mundo capitalista, tudo custa, mesmo a caridade da igreja custa, e por isso que precisam arrecadar.
    Acho muito errado o que algumas igrejas (principalmente evangélicas) fazem de praticamente extorquir seus fiéis, mas de modo geral as igrejas ajudam e muito a população e precisam arrecadar sim.
    Excelente seu texto, quem sabe mais pessoas criem consciência de ajudar.
    • Responder
  • Marcela
    Super Noiva Agosto 2022 Minas Gerais
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bem pontuado Natiele 👏🏻👏🏻👏🏻
    • Responder
  • Andreza
    Noiva Curiosa Novembro 2020 Tocantins
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou do Tocantins, na minha paróquia é R$ 500,00 independente se for na matriz ou capela. Se for pensar, é um valor simbólico visto os gastos que a igreja tem, e é um momento único para casal selando o matrimônio perante Deus.
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Esperta Abril 2022 Minas Gerais
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em Juiz de Fora-MG paguei R$ 250.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Agosto 2021 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também acho um absurdo!!! Onde vou casar cobraram 1.045, e sinceramente acho isso um cúmulo!!!! Desse jeito que querem que os fiéis permanecem na igreja? Porque ta difícil assim
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas