Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Camila
Noiva Ativa Dezembro 2021 Rio de Janeiro

Valor da igreja

Camila, dia 17 de outubro de 2020 às 00:19

Publicado em Fórum Organizar um casamento 69

Meninas, quem vai casar na igreja católica, qual o valor cobrado na cidade de vcs? Sou de Petrópolis - RJ e aqui me cobraram 450 reais. Isso pq é paróquia, pq na Catedral é nada mais, nada menos que 3 mil reais!! 😲 Penso que isso é um verdadeiro absurdo, que as igrejas não deveriam cobrar nada!! ...
Meninas, quem vai casar na igreja católica, qual o valor cobrado na cidade de vcs? Sou de Petrópolis - RJ e aqui me cobraram 450 reais. Isso pq é paróquia, pq na Catedral é nada mais, nada menos que 3 mil reais!! 😲 Penso que isso é um verdadeiro absurdo, que as igrejas não deveriam cobrar nada!!



69 Respostas

  • Samyres
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 Minas Gerais
    Samyres ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou de BH, paguei 600 reais, ainda estou meio brava, pq além de pagar, n posso decorar do jeito que eu quero, muitas restrições, com decoração e música, mais creio q vai dar tudo certo, e irei fazer do meu jeito kkkkk
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui eu pagarei $750,00, é um valor até que símbolo, pela Igreja linda e cerimônia!
    A Igreja tem despesas e por isso é cobrada as taxas. No meu casamento, acho que o valor da Igreja foi uma das coisas mais baratas 😅
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Novata Maio 2021 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente ! Quem não frequenta a igreja católica que geralmente acaba reclamando 🤷🏽‍♀️😂
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim. Vai de cada um! Até porque casamento religioso é coisa séria.
    Meu noivo faz questão de casar na igreja!
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Agosto 2022 São Paulo
    Emanuella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Moro em Sorocaba/SP. Aqui paguei $1300 e não posso usar o serviço da minha cerimonialista lá pq a Igreja não autoriza...
    • Responder
  • MARINA
    Noiva Principiante Julho 2021 São Paulo
    MARINA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    no interior de SP (catanduva) onde vai ser o meu está $600 uma paróquia tbm... mas é bem bonitinha!

    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 Rio de Janeiro
    Noiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca fiz esse tipo de pesquisa, mas sou do RJ e minha igreja cobrou 700,00. Paguei pois quero casar nela, mesmo lugar que meus pais casaram e eu fui batizada.
    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa Abril 2021 Paraná
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha paróquia só cobra a documentação, que é faixa de 170 Reais, caso um dos noivos seja residente e frequente mesma, eu paguei uma taxa de 200 reais por ter escolhido casar em outra igreja. Catedrais e igrejas maiores normalmente tem um valor muito maior minha cidade. Sou do Paraná.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. Eu entendo as pessoas acharem caro. Mas a igreja também tem suas despesas. Pergunto: quem acha caro da sua oferta na missa? Participa? Devolve seu dízimo? Ou só aparece pra casar, batizar os filhos, crismar? A gente confunde o fato de a igreja levar a palavra de Deus com as coisas práticas.



    E como falaram, se a pessoa não fosse casar na igreja, teria que locar um espaço que se juntar é bem mais caro. Eu penso que a gente tem que ver o valor que da a casar na igreja. É possível casar na sacristia, sem pompa e as vezes de graça ou por um valor só da papelada mesmo. Então não é sacramento que é "vendido", mas o querer uma hora só pra vc essas coisas. E isso tem um custo.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo é conversado. Se você é assídua acredito que tenha essa abertura lá.
    • Responder
  • Valeska
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Valeska ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jundiaí - Sp
    Um salário mínimo (1.040)
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Novata Dezembro 2021 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou de São Paulo zona norte(Jaçanã )e a igreja me
    Cobrou 1.000 reais
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Novata Dezembro 2021 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    1.000 reais
    • Responder
  • Stephany
    Noiva Principiante outubro 2021 Pernambuco
    Stephany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já conversei mas vou tentar novamente vai que a gente ganha um desconto!
    • Responder
  • Isabela
    Super Noiva Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho 450,00 um valor até simbólico. Não sou católica por isso não casarei na igreja mas acho justo que eles cobrem. Se você não fosse casar na igreja, só de locação de espaço, aluguel de bancos, iluminação, alguém para limpar o local, sonorização, dentre outras coisas que nem imaginamos que são necessárias para uma cerimônia acontecer, sairia muuuito mais caro do que isso.
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Curiosa Junho 2022 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As igrejas tem custos assim como todos os lugares, 450 reais é um valor símbolo perto de igrejas que chegam a 3.500. se vc se assustou com o valor da igreja , espere para ver a recepção 😱
    • Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bom o seu comentário Natiele, as pessoas as vezes esquecem que por trás tem todo uma estrutura, funcionários para pagar.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana eu super entendo que é caro. Mas eu penso assim: poxa, manter o templo (que pra nós católicos é a casa de Deus) não vale um custo mas pagar 5, 6 mil em foto por exemplo vale? Acho que vai do grau da importância que a gente da. Eu vou pagar 600, mas pagaria até 5 mil porque pra mim é o grau de importância que eu dou ao sacramento. Então vai de cada um.



    Por ex: se um católico quer o sacramento, ele pode ir a secretaria, passar a papelada e casar na sacristia, dia de semana, horário que a paróquia funciona (então não tem custo extra) e recebe o sacramento. Pode pagar simbólico só o custo da papelada. Então eu não concordo com quem fala que casar na igreja católica é caro.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tem como conversar? Apesar que tá bem ok. Já trabalhei em paróquia e esse valor é praticamente o custo que tem com a papelada.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu enquanto católica fico chateada sabe. Porque se comparam com nossos irmãos evangélicos. Mas eles cumprem muito mais o preceito do dízimo que nós (e não falo isso com orgulho não). Então não é necessário cobrar casamento porque a igreja se paga. Agora no caso dos católicos não é assim. Então tem despesa que tem que custear. E acaba pesando no casamento.
    • Responder
  • Pollyana
    Noiva Curiosa Fevereiro 2022 Minas Gerais
    Pollyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    600 na minha paróquia em Minas
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato!
    Acho que pensam que é tudo gratuito pra igreja, sem despesas 😅
    • Responder
  • Andréia
    Noiva Esperta Fevereiro 2022 Mato Grosso do Sul
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aonde vou casar Pra quem é dizimista é 300,00.
    • Responder
  • Stephany
    Noiva Principiante outubro 2021 Pernambuco
    Stephany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo que há custos como em qualquer lugar, mas sou dizimistas assídua enfim!
    • Responder
  • Stephany
    Noiva Principiante outubro 2021 Pernambuco
    Stephany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em Pernambuco tenho planos de casar na paróquia será 500 reais. Também acho um absurdo o valor!
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Julho 2021 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Camila! Sou de MG e a igreja que eu escolhi cobra R$600,00.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isto é verdade, as paróquias e templos tem contas a pagar e não é pouco. Todo dinheiro que entra ajuda a custear isto, por mais que no casamento pese no bolso. Mas faz parte.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente. Só na paróquia que eu trabalhei era uma despesa de 20 mil que o dízimo não cobria. Então os casamentos salvavam. Claro quem era assíduo no dízimo e envolvido, o padre nunca cobrou.


    Fora que separa um horário, paga hora extra de funcionário (com adicional noturno em alguns casos ) luz etc.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Camila eu também acho que não deveria ser cobrado. Mas infelizmente nós católicos não somos assíduos com o dízimo. Com isso muitas vezes as paróquias tem que embutir despesas nos casamentos, em especial catedrais pois são poucos os que devolvem o dízimo lá. Por aqui o valor é 600 reais em bairro. Nas igrejas concorridas fica entre 1 500 e 2 000.



    Não sei na sua diocese, mas aqui as paróquias tem que se virar pra pagar as despesas. Quando eu trabalhava em uma paróquia, só de luz pagavamos de 6 a 8 mil reais dependendo do mês. Água já chegou a 3 mil. Fora salários dos funcionários, internet, a espótula (salário) do padre (afinal eles não vivem de vento, precisam comer, vestir etc). Tem as despesas com o expediente da paróquia como internet, computador, material para os proclamar de casamento e registro (uma secretaria paroquial é praticamente um cartório). Lembro que só lá, uma paróquia de periferia, a despesa mensal chegava a 20 mil reais. E era sofrido pagar. Isso sem falar nas despesas com as obras de caridade que a gente tinha (de ter alimento pra quem pedisse e tal). Enfim, muita despesa.
    Se na paróquia que eu trabalhava eram essas despesas, fico imaginando uma catedral.

    Então é sim bem caro, mas penso que é culpa de nós católicos que no dia a dia não damos a assistência que a paróquia precisa. Eu mudei muito minha opinião depois que trabalhei na paróquia sabe. Entendi a importância do meu dízimo. E mesmo dizimista, vou pagar os 600 feliz porque sei que precisam dele.

    Penso que se pagamos caro numa festa, por que não pagar pela manutenção do templo?
    Enfim, sei que é polêmico. Mas é minha opinião.
    • Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2022 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em SP é bem caro tbm, as igrejas vão de 1.000 a 6.000. Q que fechei ta saindo 2.500
    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também penso que não deveriam cobrar nada... Aqui em Brasília é mais caro viu... Eu fiquei insatisfeita com os valores, mas não tinha o que fazer...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas