Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

A polêmica de padronizar madrinhas

Cintia, dia 1 de Janeiro de 2017 às 03:49

Publicado em Fórum Moda nupcial 118

Muito antes de pensar em casar eu via noivas com suas madrinhas todas lindas usando a mesma roupa e saiam corações dos meus olhos. Só quando efetivamente marquei meu casamento que abandonei esse desejo. Motivos para padronizar as madrinhas não faltam e acho que o principal são as fotos lindas que...
Muito antes de pensar em casar eu via noivas com suas madrinhas todas lindas usando a mesma roupa e saiam corações dos meus olhos. Só quando efetivamente marquei meu casamento que abandonei esse desejo.
Motivos para padronizar as madrinhas não faltam e acho que o principal são as fotos lindas que resultam disso.
A sua vontade, assim como a minha quando existia, de ter madrinhas iguais, muito provavelmente surgiu vendo algum filme ou seriado americano, porque lá e em alguns países da Europa isso é tradição.
Mas sabem o que também é tradição? A noiva arcar com os custos desse desejo. Pois é.
Dá para aplicar aqui no Brasil? Claro. O problema é que confeccionar um vestido aqui no Brasil é mais caro que nos EUA. Quando a noiva pode pagar é uma maravilha. As madrinhas usam e o resultado são aquelas fotos lindas.
Mas, e quando a noiva não pode bancar? A nossa variante brasileira da tradição americana é entregar um manual para a madrinha com alguns tons para que ela possa escolher o vestido. E é ai que começam os problemas.
A maioria das noivas que vejo aqui têm um orçamento bem apertado para o casamento, mas mesmo assim querem padronizar o vestido ou a cor dos vestidos das madrinhas, logo, concluo que nesse caso a conta fique para a madrinha, certo?
Pois bem, dai a noiva abre um debate falando que esta chateada pois uma das suas madrinhas (normalmente a cunhada ou a melhor amiga) reclama do modelo, reclama da cor, reclama do comprimento, não esta feliz com nada, etc.
Meninas. Vamos pensar. Você vai fazer um vestido. Vai pagar pelo vestido. O mínimo que você vai fazer é escolher um modelo e uma cor que você goste, certo? Então, por que vocês ficam tão surpresas, ofendidas e chateadas quando uma das madrinhas reclama das suas escolhas de cores e/ou modelo? Dai vocês vao me dizer: "Porque é meu sonho". Exato, é seu sonho, não dela.
A tradição americana funciona tão bem por lá porque as noivas arcam com todas as despesas de confecção. Quer ter uma dor de cabeça a menos na hora de padronizar? Faça o mesmo.
Agora, é realmente o seu sonho e você não abre mão de jeito nenhum apesar de não ter dinheiro para pagar os vestidos? Antes de estipular uma cor e/ou modelo, conversem com as madrinhas. Decida com elas uma cor e/ou modelo que agrade todas. Não façam elas gastarem em algo que não gostam só porque você é a noiva.
Bom senso é muito mais bonito do que a maioria das fotos que usamos para nos inspirar.

118 Respostas

• Nadine
    Noiva Constante Setembro 2021 Ceará
    Nadine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pensei muito antes de decidir e acabei padronizando a cor: azul tifanny. Fui feliz que é a cor favorita das minhas madrinhas. Deixei o modelo livre porque cada uma tem um tipo de corpo diferente. Eu acho bacana, que ótimo que não teve nenhuma objeção.
    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu padronizei as minhas somente na cor: azul. Agora o tom de azul, o modelo do vestido, o comprimento, liso ou estampado, brilho ou sem brilho, deixei bem claro que cada uma escolhesse o que preferisse. Cada uma foi de um jeito diferente e deu super certo!

15380820_1235487246509457_13648222728069

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Penso exatamente igual!! Tanto que deixei todos (madrinhas, padrinhos, daminhas, pais, mães, e etc) livre para irem como quiserem. Acho também que ninguém ali é criança para ter que usar uma roupa determinada por outra pessoa.

• Responder
  • Agatha
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Agatha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para não ter esses problemas eu conversei com a maioria das madrinhas pra saber se alguma cor não agradava a elas

as respostasm foram, amarelo, alguns tons de verde, rosa pink e outros. A maioria das respostas foi porque achavam que essas cores não combinavam com o tom de pele delas

então eu eliminei todas essas cores e escolhi vários tons que combine com a pele de todas.

todas gostaram e acharam fácil pra escolha do vestido

• Responder
  • Leomara & Clauber
    Super Noiva Novembro 2018 Espírito Santo
    Leomara & Clauber ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem, achei otimo tudo que disse. Eu pretendo escolher a cor dos vestidos, modelo não. Quanto ao aceite das madrinhas .. vou convidar madrinhas que realmente gostam de mim e me entendam, logo acredito que não farão confusão por isso. Escolher bem é necessario!

• Responder
  • Anna Paula
    Super Noiva Julho 2017 Distrito Federal
    Anna Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei seus comentário. Realmente eh complicado tentar decidir como deverá ser a roupa de tanta gente sem custeadas. Ainda estou na dúvida se sugiro colocar as minhas madrinhas em tons pastéis, cada uma escolhendo sua cor.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdade. Penso muito nisso pq sou plus size entao não é tudo que cai bem em mim. Logo me ponho no lugar delas.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa! Parabéns, vc disse tudo, bom senso!!!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Curiosa Junho 2017 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sem dúvidas! Nada como o bom senso! As vezes pensar "e se fosse comigo" muda completamente a situação eu gostaria que alguém me dissesse o que vestir, cor, modelo uma coisa que está acima das minhas condições? Gostaria de ser convidada p ser madrinha e alguém decidir o que devo dar de presente? O pior de tudo é quando a pessoa faz um milhão de exigências e ainda fica esperando presentes caros achando que essa é a obrigação dos padrinhos. Me dá vergonha alheia!
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Junho 2017 São Paulo
    Michely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Arrasou no texto.Concordo plenamente!
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhh, Fernanda.

Confesso que eu também acho isso uma falta de consideração sem tamanho.

Por mais que seja o grande dia da noiva e ela queira ser o centro das atenções, não são estranhos que estão ao redor, são pessoas queridas da família ou da convivência delas. Empatia é bem interessante de se trabalhar nesses casos.

• Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Noivinha!!!! Justamente, alguns dos meus Padrinhos passaram "apertados" por causa dá crise em 2016, enfim... Não queria abrir mão destas pessoas, aí comecei a pesquisar looks mais descontraídos rsrs vou casar num sítio, aí calça jeans e camisa ficou perfeito rsrs
    Eles adoraram rsrs a gente acha um luxo um Homem de terno, mas geralmente eles não gostam kkkkkkk meus Padrinhos faltaram quase a me pegar no colo qdo viram o traje que eles vão rsrs
    Aí eu comprei os suspensórios e a gravata borboleta no Mercado Livre e as Lapelas na Elo7.
    Tudo vale em nome dá amizade Smiley heart Smiley catface
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

"Ninguém melhor para escolher a cor e modelo do seu vestido do que você mesma" Smiley heart Smiley heart

Meus parabéns pelo teu dress code para padrinhas e madrinhas. Além de ser de bom gosto ninguém vai precisar gastar horrores.

Amei Smiley heart

• Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Noivinha!!! Amei seu texto!!!
    Eu já fui Madrinha algumas vezes e sempre pude escolher meu vestido e a cor, não me imagino comprando algo caro que não goste.
    No meu casamento eu deixei livre, vou entregar um manual, mas pra fazer um charme rsrs meus padrinhos irão de calça jeans, camisa social, suspensório e lapela. Como eu tive que mandar uma inspiração para os Padrinhos, achei que iria ficar sem graça a caixa das Madrinhas sem rsrs vou presentea-los com os suspensórios, gravata borboleta e a lapela.
    Eu fui Madrinha agora dia 23/12 e na loja que comprei o vestido a vendedora me disse que eu era uma garota de sorte pq podia escolher a cor do meu vestido. Segundo a vendedora as clientes só reclamam pq tem q gastar com algo que não gostam.

A polêmica de padronizar madrinhas - 1

A polêmica de padronizar madrinhas - 2

A polêmica de padronizar madrinhas - 3

A polêmica de padronizar madrinhas - 4
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Maio 2017 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso eu escolhi a cor azul e nehuma delas reclamaram, achei seu texto perfeito e até acho bacana seu ponto de vista! Por que tem base. Mas aqui no Brasil tudo tem adaptação as pessoas que você escolhe para padrinhos são pessoas que podem aconselhar o casal. Fui madrinha com a cor lilás acho relativo isso, porque me senti honrada... fui a primeira madrinha a entrar...
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Curiosa Junho 2017 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seu texto foi perfeito! Fico indignada quando a noiva fala que é o sonho dela ou meu dia minhas regras. Duvido que se fosse o contrário elas aceitariam tranquilamente como elas esperam.
    • Responder
  • Luhana
    Noiva Novata outubro 2017 Pernambuco
    Luhana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Texto Ótimo, mas ainda estou no dilema de fazer ao não padronização...
    • Responder
  • Samantha
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o texto! Vc es certissima. Eu tambem sempre quis padronizar minhas madrinhas, ou damas, mas só se eu puder pagar o vestido é claro, e ainda assim pretendo pensar em um modelo que fique bem em todas elas (se é que é possivel).
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu caso fiz a tradição brasileira como você disse, escolhi a cor azul em qualquer tom e todas a aceitaram sem menor problema! Graças a Deus Smiley catface

• Responder
  • A
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E bem verdade noivinha por isso deixei a criteiro dela escolherem o vestido para que todas fiquem felizes e satisfeitas
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso de dança eu ate agora não vi reclamações, mas super concordo contigo. Eu fui madrinha em um casamento recentemente que a noiva contratou um professor para uma coreografia com os padrinhos. Eram duas aulas por semana duas horas por dia que foram definidas depois de muitas conversas e contestações, mas a noiva foi super de boa porque entendeu que nem todos estavam vivendo para o casamento dela. Acho que falta um pouquinho disso para algumas meninas.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu concordo em partes com você. Combinar com as madrinhas a cor dos vestido e comprimento é justo, a madrinha vai precisar sim de um vestido, então pode sim pegar da cor que a noiva pediu, desde que ela goste da cor e concorde com isso. Quando uma pessoa aceita ser madrinha ela da isso por carinho. Madrinhas tem sim sua obrigações e deveres, mas usar um vestido que não gosta ou uma cor que não gosta, não faz parte disso. E, quero que entenda que não sou contra padronizar e acho muito bonito. O debate foi mais direcionada as noivas que querem impor suas vontades para as madrinhas.
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Foi o que eu fiz. Conversei com todas e chegamos a um acordo, com relação à cor e ao modelo (longo), mas formato e tal, fica a critério de cada uma, pois todas são diferentes. Mas eu ppenso se vc foi convidada pra ser madrinha, tem que aceitar algumas condições. E como de toda forma vai ter que procurar um vestido; o que custa esse ser da cor que a céu kg umas gente quer?
    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, super concordo! E com as dança s? As noivas assistem a vários vídeos na internet de danças perfeitas com padrinhos e madrinhas, mas esquecem q tudo foi ensaiado em um escola, q possivelmente os noivos arcaram com isso para os padrinhos e não so a questão de arcar mas tbm do tempo!! Aqui em São Paulo ninguém tem tempo pra parar e ficar ensaiando! Imagina conciliar isso com 10, 15 casais..... ai se estresa depois
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito os seus comentários. Perfeita a sua atitude com a madrinha resistente. Perfeita em tudo. Eu me referi as meninas que impõe suma vontade e ficam chateadas com a resistência, achando ser obrigação da madrinha seguir sua vontade. Quando há conversa e um acordo a coisa funciona de uma forma muito mais bonita. Não sou contra padronizar, pelo contrario, eu acho muito lindo, mas penso que deve ser feito com bom senso.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Esperta Maio 2017 Minas Gerais
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com vc, e muito difícil querer exigir as coisas das pessoas sem poder pagar por isso, eu vou pagar os vestidos das minhas daminhas e todo resto, elas vao no salão cmg pq quero elas do meu jeito. Nao vou padronizar as madrinhas pq nao me importo com isso e acho q a pessoa tem q ir como se sente bem, nao quero ninguém infeliz nem com raiva no meu casamento e se tivesse dinheiro e elas aceitassem faria padronizado mais mesmo assim se todas concordassem.
    • Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com você Cintia, acho lindo, mas é preciso ter muito bom senso para pedir isso e não simplesmente impor sua vontade porque é seu sonho. Ótimo debate.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E pra finalizer kkkkk, daqui 1 mes eu serei madrinha, a noiva estipulou a cor, aceitei c alegria, ja comprei meu vestido e estou muito feliz c isso! E amando ser madrinha! Smiley smile pq eu e a noiva nos damos bem e a relacao é saudavel, qdo se faz as coisas direito nao existe dor de cabeca Smiley winking
    • Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tb nunca esperei ajuda de ninguem, jamais cobraria isso, o q recebi foi de coracao e o q mais deu certo de tudo isso foi a experiencia de amor carinho e amizade q tive com todas, q amaram estar presentes e viver esse momento comigo!
    • Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cintia gostei muito do seu debate! Eu padronizei sim, mas eu informei quando convidei e dei a opcao da pessoa aceitar ou nao, elas gostaram da cor, azul marinho madrinhas, coral demoiselles (tudo diferente da deciracao q era marrom e rosa) me dispus a conversar e uma ficou resistente (de 15), mas conversei, cheguei a oferecer de pagar, ela nao quis e acabou fazendo.... eu pedi a varios padrinhos e demoiselles q nao precisava de presentes por conta da roupa, mas eles presentearam mesmo assim!

A polêmica de padronizar madrinhas - 1
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Julho 2017 Buenos Aires
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cintia estou amando seus dabates, pq penso exatamente igual a vc com a diferença que nunca tive coragem de falar kkk. Eu acho que as vezes tem noivas que perdem um pouco a noção das coisas e esperam que tudo e todos colaborem com a realização do sonho DELA. É vestido de madrinha, presente dos padrinhos, ajuda pra pagar espaço, buffet, lua de mel. Gente nao da, sinceramente. Acho que quando a gente resolve casar tem que ter consciencia dos custos disso e se preparar pra arcar com os mesmos. Toda ajuda é bem vinda, mas AJUDA e nao responsabilidade. Esse lance de vestido de madrinha é uma dor de cabeça. Alias ser madrinha de casamento é uma dor de cabeça muitas vezes. Eu fui madrinha duas vezes e olha, depois da segunda eu disse "nunca mais" hahaha.

• Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Abril 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Melhor comentário que eu li sobre o assunto até agora. Eu nunca quis que minhas madrinhas estivessem padronizadas, não vejo necessidade.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas