Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

A polêmica de padronizar madrinhas

Cintia, dia 1 de Janeiro de 2017 às 03:49

Publicado em Fórum Moda nupcial 118

Muito antes de pensar em casar eu via noivas com suas madrinhas todas lindas usando a mesma roupa e saiam corações dos meus olhos. Só quando efetivamente marquei meu casamento que abandonei esse desejo. Motivos para padronizar as madrinhas não faltam e acho que o principal são as fotos lindas que...
Muito antes de pensar em casar eu via noivas com suas madrinhas todas lindas usando a mesma roupa e saiam corações dos meus olhos. Só quando efetivamente marquei meu casamento que abandonei esse desejo.
Motivos para padronizar as madrinhas não faltam e acho que o principal são as fotos lindas que resultam disso.
A sua vontade, assim como a minha quando existia, de ter madrinhas iguais, muito provavelmente surgiu vendo algum filme ou seriado americano, porque lá e em alguns países da Europa isso é tradição.
Mas sabem o que também é tradição? A noiva arcar com os custos desse desejo. Pois é.
Dá para aplicar aqui no Brasil? Claro. O problema é que confeccionar um vestido aqui no Brasil é mais caro que nos EUA. Quando a noiva pode pagar é uma maravilha. As madrinhas usam e o resultado são aquelas fotos lindas.
Mas, e quando a noiva não pode bancar? A nossa variante brasileira da tradição americana é entregar um manual para a madrinha com alguns tons para que ela possa escolher o vestido. E é ai que começam os problemas.
A maioria das noivas que vejo aqui têm um orçamento bem apertado para o casamento, mas mesmo assim querem padronizar o vestido ou a cor dos vestidos das madrinhas, logo, concluo que nesse caso a conta fique para a madrinha, certo?
Pois bem, dai a noiva abre um debate falando que esta chateada pois uma das suas madrinhas (normalmente a cunhada ou a melhor amiga) reclama do modelo, reclama da cor, reclama do comprimento, não esta feliz com nada, etc.
Meninas. Vamos pensar. Você vai fazer um vestido. Vai pagar pelo vestido. O mínimo que você vai fazer é escolher um modelo e uma cor que você goste, certo? Então, por que vocês ficam tão surpresas, ofendidas e chateadas quando uma das madrinhas reclama das suas escolhas de cores e/ou modelo? Dai vocês vao me dizer: "Porque é meu sonho". Exato, é seu sonho, não dela.
A tradição americana funciona tão bem por lá porque as noivas arcam com todas as despesas de confecção. Quer ter uma dor de cabeça a menos na hora de padronizar? Faça o mesmo.
Agora, é realmente o seu sonho e você não abre mão de jeito nenhum apesar de não ter dinheiro para pagar os vestidos? Antes de estipular uma cor e/ou modelo, conversem com as madrinhas. Decida com elas uma cor e/ou modelo que agrade todas. Não façam elas gastarem em algo que não gostam só porque você é a noiva.
Bom senso é muito mais bonito do que a maioria das fotos que usamos para nos inspirar.

118 Respostas

• Bianca
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com vocês, a gente pergunta, pede opinião pois é legal ver as pessoas engajadas com a gente no nosso sonho, mas se a pessoa não quiser nada e achar tudo feio e viver reclamando, é só não aceitar o convite de madrinha/padrinho.

Ja fui madrinha padronizada, e não me importei, o importante era estar ao lado dos noivos nesse momento tão lindo.

• Responder
  • Alessandra
    Noiva Curiosa Maio 2017 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto da ideia da mesma cor, as minhas vai ser da mesma cor porém o modelo é com elas.. e antes de escolher a cor perguntei se todas concordaram com essa maneira.. até agora está funcionando perfeitamente
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro seus debates noivinha!! Temos os mesmos pensamentos e concordo em tudo nos seus debates!! Smiley smile
    • Responder
  • Maria
    Super Noiva Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu gosto da ideia da mesma cor! já o modelos acho exagero pq cada uma tem um tipo de corpo, vou definir a cor e elas os modelos !

• Responder
  • Aline
    Super Noiva Março 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

exatamente haha

• Responder
  • Simone
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não quero padronizar as minhas madrinhas para facilitar e porque já tem tanta coisa pra escolher, até a cor da roupa dos outros!!! fora que eu não consigo me decidir por uma cor, então para evitar trabalho tanto para as madrinhas quanto para os noivos eu achei melhor deixar elas livres para escolher, mas é legal saber dessa parte da tradição que está invadindo o Brasil que cabe a noiva escolher, mas também pagar!

• Responder
  • Gisele
    Super Noiva outubro 2017 Paraná
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso mesmo, e como antes fomos as madrinhas queridas, agora somos as noivas sonhadoras rsrs Smiley smile
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Julho 2018 Goiás
    Laíse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo. É um padrão importado, no Brasil fica difícil mesmo. Já fui " obrigada " a usar um vestido de madrinha q era de modelo feio, de senhora, quente e difícil de andar. Odiei a experiência, pelo menos quem pagou pelo vestido foram os noivos.
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E você disse tudo que eu penso noivinha! É exatamente isso.. quem vai participar desse momento tão unico, são pessoas especiais, que com certeza vão querer ajudar para que tudo saia como os noivos sonham

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahhahaha.

Obrigada, guria.

Nós noivas costumamos ser muito sensíveis e cheias de dúvidas. Não tenho coragem de chegar no debate de quem está com dúvida e dizer "amiga, tu tá fazendo merda". Prefiro abrir um debate com conselhos gerais. Segue quem achar bom, ignora quem quiser.

• Responder
  • Ana Leticia Weber
    Noiva Esperta Abril 2018 Rio de Janeiro
    Ana Leticia Weber ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Assim, concordo em partes.

Todas as minhas madrinhas estarão de verde e o tom e o modelo cada uma vai escolher o ficar melhor em si.

Quem se opor a usar o verde e não quiser me conceder a honra de tê-la como madrinha, eu vou lamentar, mas também não abrirei mão do que desejo para o meu casamento.

Na minha opinião, o bom senso precisa vir de ambos os lados e não a noiva que precisa ceder.

• Responder
  • Táblida
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Táblida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mulher, tô adorando seus debates!! E mais uma vez estou eu aqui concordando com vc kkk
    • Responder
  • Gisele
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo totalmente com você flor Smiley smile
    • Responder
  • Gisele
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha no meu casamento todas as madrinhas vão usar a mesma cor de vestido e o mesmo tipo de tecido, toda já estão cientes e nenhuma delas reclamou. Já fui a diversos casamento e festas em que estipularam a cor do meu vestido, nunca me importei com isso, pois a festa não me pertencia e portanto eu como convidada, madrinha etc, sempre respeitei a vontade dos anfitriões. Acho que madrinhas e padrinhos são escolhidos pela amizade, pela proximidade com os noivos, e portanto compreendem, ou pelo menos deveriam compreender, os anseios dos noivos. Acredito que você queira agradar a todos, mas acredite você não vai conseguir, agrade a você mesma e a seu noivo e as pessoas que mais te amam estarão felizes ao seu lado com vestidos iguais, ou diferentes Smiley smile
    • Responder
  • Ariane
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade, noivinha. Dica Boa! Agora é decidir e oficializar quem será as minhas madrinhas pq ta dificil kkkk

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Para você, Ariane, fica a dica que deixei no finalzinho do texto do debate.

Conversa com elas e cheguem a uma decisão juntas. Elas não vão ficar chateadas e se sentirão ainda mais importantes pela sua preocupação em agradar todas.

• Responder
  • Ariane
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo em partes.. Mas tbm estou morrendo de medo das minhas madrinhas não aceitarem o tom que eu escolher Smiley sad antes queria todos os modelos iguais, mas vendo que isso é quase impossivel, minha unica preferência é a cor.. mas ja estou me preparando para os boatos e briguinhas (tomara que não tenha nada disso) futuras.. rs

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Clarisse Smiley laugh

Não tenho nada contra a padronização e acho muito lindo, apenas penso que o jeito correto de fazer isso é definindo com as madrinhas e não impondo uma cor ou modelo. Tudo se resolve com um pouquinho de conversa.

• Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exato noivinha, olha esse debate que legal:

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/dicas-e-cuidados-padronizar-ou-nao-as-madrinhas--t202846

Cas abem com o que vc falou

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso que você fez se chama bom senso. Parabéns, menina. Penso que esse é o jeito correto de padronizar.

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas eu concordo contigo. Não vejo nenhum problema em padronizar e acho muito lindo também.

Só acho que ter bom senso é muito importante. Impor uma cor que a pessoa não gosta é bem complicado.

No seu caso, se as madrinha concordam com a padronização, perfeito. Você terá fotos lindas e tudo será como você sonhou.

• Responder
  • Clarisse
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Perfeeeeeeeeeeeeeitooo!! Meninnaaa to adorando seus debates hahaha. Penso exatamente igual a você.

Meus olhos tbm brilhavam, maaaas aí q parei para pensar. Primeiro as minhas madrinhas são de faixas etárias diferentes, acho que com a maturidade da mulher (muitas) não usariam por exemplo um rosa pink em um vestido longo.

Fui madrinha em 2014, do meu cunhado (irmão do meu noivo) a noiva exigiu o rosa, vocês não sabem o perrengue que foi para achar esse tal vestido rosa, no modelo que eu gostasse.. Muito limitado!!!

Maaas é oq vc falou, todo mundo quer exigir e não quer o direito de resposta. Tudo tem que ser conversado.

• Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Complicado noivinha, mas sou da opinião que o casamento é seu, você está convidando e não obrigando, na grande maioria dos casos aqui no Brasil quem paga o vestido é a propria madrinha logo se a pessoa não se sente bem no que foi proposto é só falar que não quer participar caso a noiva não queira mudar.

Vou padronizar uma paleta e o comprimento, o modelo e a cor dentro da paleta fica a critério e minha inspiração foi meu sonho de ter um casamento harmonioso com fotos harmoniosas pra eu ver depois e relembrar do carinho na escolha de cada detalhe. É uma tradição americana mas foi adaptada na grande maioria das vezes, logo nem todas querem fazer por ser uma tradição americana.

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Ativa Maio 2017 Espírito Santo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente é complicado, graças a Deus nossos padrinhos não iriam se opor caso eu quisesse exigir modelo especifico e cor pois serao meus 2 irmão e cunhada e os 2 irmaos e cunhadas do meu noivo, eu so não vou exigir pq sei que um deles esta desempregado então tenho conciencia que eles iriam se apertar pra tentar fazer tudo conforme o nosso desejo, e eu nao quero ninguem passando aperto por conta disso...entao não vou padronizar, vou dar uma paleta com 3 tons de rosa, se eu tivesse grana eu ia fazer os vestidos todos iguais, mas como não tenho prefiro so definir as cores e deixa o modelo livre.

• Responder
  • Dayane
    Noiva VIP Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu resolvi padronizar minhas madrinhas de marsala, eu conversei com minhas madrinhas e todas amaram a cor, o modelo e tecido elas escolhem, só optei por escolher a cor!
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vejo problemas em padronizar ou não, acho que conversando e perguntando a opinião das pessoas que vão participar tudo dá certo. o que acontece é que tem quem impõe e quem sugere. No meu eu quero padronizar uma paleta e não uma cor só, e modelos deixei livre para todas, todas concordaram deram opniões e estão empolgadas.

Mas também acho que se a madrinha reclamar de tudo e não aceitar nenhuma sugestão, é só não aceitar o cargo. Fui madrinha recentemente da prima do meu noivo, ela pediu uma cor especifica, não me importei em procurar, comprar, e usar, eu estava mais feliz em fazer parte do sonho dela do que se eu gostava da cor/modelo ou não.

Antigamente não existia essa "padronização", mas também não existia essa grande variedade de cores que temos hoje, tudo seguia em tons escuros de vinho, azul, verde... então não se notava tanto, já hoje a gama de cores é infinita, e eu particularmente não gosto daquele "carnaval" no altar, mas tem quem goste, acho que tudo é válido.

Tudo vai do bom senso de todos.

• Responder
  • Iris
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Iris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com você..!
    Desde que comecei os preparativos do casamento já estava decidido que cada madrinha escolhe a cor e o modelo de vestido que a façam se sentir mais bonitas...sinceramente o importante e ter a presença delas no seu dia..e tenho certeza que elas estarão lindas independente da cor de vestido. Fora que me poupa uma dor de cabeça já que sempre da encrenca quando vc determina a cor.

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu penso um pouco diferente. Ja fui madrinha de AMARELO e odiei profundamente.

Mas pra mim era só mais um dia, porém pra noiva era O DIA ! Então que seja da forma que a noiva sonhou!

• Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate, as pessoas são realmente muito exigentes com as madrinhas.

Eu como madrinha, iria até de amarelo (que fica horrível em mim) ao casamento dela, pois ela é a noiva e não eu, se é o sonho dela eu ia colaborar pra isso. Não sou apegada com aparência, lembro que fui madrinha algumas vezes e o vestido não era perfeito, ou a make, ou cabelo e eu ficava pensando: "Quando eu for a noiva eu me preocupo com isso, como madrinha, não estando desleixada está ótimo."

Sempre quis todas as madrinhas de uma cor só, e imagine o trabalho pra escolher uma cor que funcione pra todas (tenho japonesa, tem negra, tem loira, tem magrinha, tem gordinha, baixinhas, altas), eu queria sim elas padronizadas, mas algo que todas se sintam bem e possam usar depois.

Aí escolhi o preto, todas elas amaram e estão super animadas dizendo que vão ficar "super chiques" e etc. O modelo é livre.

Acho que é uma questão de desencanar.

• Responder
  • Yasmin
    Super Noiva outubro 2017 Minas Gerais
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não é facil agradar todas, mais também não posso deixar de viver um sonho, por causa de uma ou duas, eu escolhi tons de rosas, e que seja longo, mais não vou arcar com as depesas do vestido, acho que se as madrinhas forem aceitar, só por ser mais um casamento, vão reclamar sim, agora as madrinhas que vão aceitar por consideração vão aceitar a realizar esse sonho junto com você, independente da cor do vestido ou não.

• Responder
  • Irlene
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Irlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Simmmm, uma polêmica....mas na minha opinião esse detalhe já começa desde da escolha das suas madrinhas (que são pessoas especiais pra você e que vão fazer o melhor para que o seu grande dia aconteça como sonhou)... foi assim que pensei nos dois casamentos que fui madrinha e que eram cores padronizadas!!!

Vou me casar, padronizei a cor e ser longo, afinal cada madrinha tem um corpo e também precisa se sentir bem nesse dia, ai entra o bom senso que você citou e digo que dá para agradar a todos e ter algo padronizado (sem custos a você)...

beijos e boa sorte noivinha!!!

• Responder
  • Alba
    Noiva VIP Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Alba ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou deixar minhas madrinhas bem a vontade para escolher a cor que elas quiserem . A minha única exigência é que seja longo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas