Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

A polêmica de padronizar madrinhas

Cintia, dia 1 de Janeiro de 2017 às 03:49

Publicado em Fórum Moda nupcial 118

Muito antes de pensar em casar eu via noivas com suas madrinhas todas lindas usando a mesma roupa e saiam corações dos meus olhos. Só quando efetivamente marquei meu casamento que abandonei esse desejo. Motivos para padronizar as madrinhas não faltam e acho que o principal são as fotos lindas que...
Muito antes de pensar em casar eu via noivas com suas madrinhas todas lindas usando a mesma roupa e saiam corações dos meus olhos. Só quando efetivamente marquei meu casamento que abandonei esse desejo.
Motivos para padronizar as madrinhas não faltam e acho que o principal são as fotos lindas que resultam disso.
A sua vontade, assim como a minha quando existia, de ter madrinhas iguais, muito provavelmente surgiu vendo algum filme ou seriado americano, porque lá e em alguns países da Europa isso é tradição.
Mas sabem o que também é tradição? A noiva arcar com os custos desse desejo. Pois é.
Dá para aplicar aqui no Brasil? Claro. O problema é que confeccionar um vestido aqui no Brasil é mais caro que nos EUA. Quando a noiva pode pagar é uma maravilha. As madrinhas usam e o resultado são aquelas fotos lindas.
Mas, e quando a noiva não pode bancar? A nossa variante brasileira da tradição americana é entregar um manual para a madrinha com alguns tons para que ela possa escolher o vestido. E é ai que começam os problemas.
A maioria das noivas que vejo aqui têm um orçamento bem apertado para o casamento, mas mesmo assim querem padronizar o vestido ou a cor dos vestidos das madrinhas, logo, concluo que nesse caso a conta fique para a madrinha, certo?
Pois bem, dai a noiva abre um debate falando que esta chateada pois uma das suas madrinhas (normalmente a cunhada ou a melhor amiga) reclama do modelo, reclama da cor, reclama do comprimento, não esta feliz com nada, etc.
Meninas. Vamos pensar. Você vai fazer um vestido. Vai pagar pelo vestido. O mínimo que você vai fazer é escolher um modelo e uma cor que você goste, certo? Então, por que vocês ficam tão surpresas, ofendidas e chateadas quando uma das madrinhas reclama das suas escolhas de cores e/ou modelo? Dai vocês vao me dizer: "Porque é meu sonho". Exato, é seu sonho, não dela.
A tradição americana funciona tão bem por lá porque as noivas arcam com todas as despesas de confecção. Quer ter uma dor de cabeça a menos na hora de padronizar? Faça o mesmo.
Agora, é realmente o seu sonho e você não abre mão de jeito nenhum apesar de não ter dinheiro para pagar os vestidos? Antes de estipular uma cor e/ou modelo, conversem com as madrinhas. Decida com elas uma cor e/ou modelo que agrade todas. Não façam elas gastarem em algo que não gostam só porque você é a noiva.
Bom senso é muito mais bonito do que a maioria das fotos que usamos para nos inspirar.

118 Respostas

• C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahhaha. Obrigada, Jana. Sabe que eu queria há uns bons anos atrás ter azul turquesa no meu casamento. Acabei desistido de tanto ver tiffany em quase tudo. Imagino que daqui há alguns anos vai ser como o vermelho, vão usar tanto de formas erradas e feias que ninguém mais vai querer uma cor que é linda.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh, nao me entenda errado. Eu gosto sim da ideia, o que eu acho errado é a forma como se é aplicada, exigindo cor, modelo, e não assumindo nem parte dos custos.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu achei muito legal a sua solução. De verdade. Parabéns por essa atitude, menina.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente isso. Teve uma menina que abriu mão do presente das madrinhas para ter o vestido que queria. Isso eu também acho válido. Ja que vai se ter um gasto com o vestido foi eliminado o gasto do presente. Achei bem legal isso.
    • Responder
  • Emília
    Noiva Ativa Janeiro 2017 Minas Gerais
    Emília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não gosto dessa ideia de padronizar madrinhas! Concordo plenamente com vc!!!!
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito pertinente isso que você falou. Até porque, todas as fotos de inspiração sempre são com meninas de corpos impecáveis, isso infelizmente nem sempre é realidade por aqui.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que para padroniza a noiva deve escolher as cores junto com as madrinhas justamente por isso que tu citou. Não é que seja errado. Pode fazer, mas tem que ter respeito e cuidado com as madrinhas tambem.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Certamente os custos ficariam elevados, que bom que deu certo para vocês e as madrinhas vao assumir os custo Smiley smile Com a sogra, acho que teu plano ta perfeito. Com jeitinho e conversa vocês chegam em um acordo.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo ponto isso do número. Ja vi noivas aqui na comunidade ate com 15 casais de cada lado. Imagina 30 mulheres diferentes tentando chegar em um acordo? Tadinha da noiva no meio dessa galera.
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Constante Novembro 2017 Paraná
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo.... eu conversei com as minhas madrinhas e padronizamos um tom de vestido que todas nós gostamos... elas vao arcar com os custos pq foi um combinado.... mas nada de obrigação.... vc ja convida uma madrinha por ser especial, entao q ela esteja linda e feliz tbm assim como a noiva....

• Responder
  • Giselle
    Noiva Ativa Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se eu casar mesmo irei padronizar a cor dos vestidos e não os modelos, assim as madrinhas ficam mais a vontade !
    • Responder
  • T
    Noiva Curiosa Setembro 2019 São Paulo
    Tayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei da explicação!! Também penso que não é certo padrozinar, pois não são todas as cores que ficam bem na gente e cor é relativo...Posso gostar de rosa em mim e outra pessoa não.
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Constante Janeiro 2017 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo completamente com você!
    • Responder
  • Vanise
    Noiva Novata Novembro 2022 São Paulo
    Vanise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho bacana escolher uma cor e jogar a ideia para as madrinhas, no meu caso quem reclamararia da cor seria mais a minha sogra, uma vez conversando com ela sobre vestido, ela comentou que não se sentia bem de azul, de repente eu começaria com ela, ela me ajudando na cor e depois ficaria mais fácil... eu acho que esolhendo a cor, pode deixar e aberto o modelo, dependendo da cor escolhida, dá para fazer tom sobre tom também.

Até pensei na ideia de fazer um orçamento com uma costureira e ver quanto sairia para ela fazer o vestido para todas as madrinhas... mas não sei se daria certo, o custo pode acabar ficando bem elevado.

No meu caso, as madrinhas providenciariam os vestidos numa boa.

• Responder
  • E
    Noiva VIP Março 2017 São Paulo
    Eliziane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei suas palavras, sempre vejo noivas reclamando não só que elas não aceitam a cor ou modelo, como também vejo reclamando que não ajudam nos preparativos, mas peraí a festa não precisa ser organizada pelos noivos? Não padronizei cor, ser padrinhos dá muitooo gasto e quero eles a vontade na minha festa
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa voce falou tudo o que eu penso em relação a esse assunto! E eu eu abordaria mais um bom motivo pra não aplicar essa tradição dos eua EUA e Europa aqui: lá as madrinhas sao na maioria das vezes amigas da noiva com a idade dá noiva. Imagine aqui, em que temos o costume de chamar pessoas mais velhas como tias ou mulheres que nos viram crescer, determinar cor é modelo pra essas pessoas! Ah e tem a questão de, como aqui cada um tem padrinhos e madrinhas (la so ela tem madrinhas e so ela tem padrinhos) pode ocorrer de a noiva não ter intimidade com uma das madrinhas do noivo. Imagina o climao logo no inicio da da vida a dois.
    Concordo plenamente com você
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Curiosa Abril 2017 Bahia
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho muito bom usarem a mesma cor . E a mãe dos noivos também. Mais escolher o modelo não! Deixarem elas a vontade e melhor.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Cíntia, amei seu debate. Eu até falei um pouco sobre isso nesse debate:
    https://comunidade.casamentos.com.br/forum/vestido-das-madrinhas-dicas-para-padronizar--t235666

Enfim, padronizar aqui é difícil tb por outro motivo: temos padrinhos demais. Tem gente que escolhe 6 ou 8 casais pra cada lado, as vezes até 10. Aí me diz, como escolher uma só cor que agrade tanta mulher? Pior ainda escolher um modelo.
    Padronizar por uma paleta de tons, deixando o modelo de livre escolha, até acho aceitável, mas deixando uma cor única ou ainda escolhendo o modelo, aí dá pra ter dor de cabeça mesmo.
    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiiiiiiiiii aonde posso bater palmas aki pra voce,e sem falar che os vestidos Sao horriveis gente me lembro Como se fosse hoje tinha una noiva as madrinhas delas estavam vestidas con toalha de mesa ridicula todas desse azul Tiffany,mas as pessoas gostam do ridicula è acha che esta abafando,ate agora Aki na comunidade vi 3 casamentos lindossss como se deve mas essas festas nao saio de un ano ou un mes,foi programada e assim ficou lindoooo as madrinhas convidados todos perfettos,mas São poucos,Eu vou pagar metade do modelo do vestido para as mias como se usa Aki,adorei seu debate parabens
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Ativa Março 2017 Pernambuco
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou padronizar as cores mas vou fazer com que a cor do vestido da madrinha combine com a gravata do padrinho que irá acompanhá-la na entrada. Porque não sei como você vai fazer, mas como sou evangélica a tradição é entrar de casal em casal então cada casal que for entrando eu vou pedir com que a gravata combine com o vestido e vice-versa
    • Responder
  • Gabriele Dias
    Super Noiva Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Gabriele Dias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Colocação muito pertinente!
    • Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Dorcasejean ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Falo bonito, parabéns noivinha. Eu vou padronizar, como o custo é alto pedi que alugasse a roupa invés de me dar presente, esse será meu presente a roupas.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas