Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Juliana
Noiva Curiosa Dezembro 2019 São Paulo

e agora? Existe meio termo para festas?

Juliana, dia 17 de Agosto de 2018 às 18:41 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 74

Olá Noivinhas! Gostaria muito da opinião de vocês. Eu e meu noivo nunca tivemos interesse em fazer uma super festa de casamento, mas estamos cogitando a possibilidade de fazer algo mais simples, apenas para os mais próximos (sim é uma história que se repete de muitas outras pessoas, não é?).

Sempre tive firme a opinião de chamar para meu casamento apenas aquelas pessoas que estão presentes no nosso dia-a-dia, pois muitas pessoas da família do meu noivo não sabem nem o meu nome e vice-versa (e olha que estamos juntos mais de 8 anos!). Mas vi que na prática não é bem assim que funciona...Somos "obrigados" a convidar aqueles parentes que só vemos em velórios ou outros casamentos...Nessas condições, pensamos em algumas possibilidades e gostaria da opinião de vocês em relação a essas possibilidades:

Considerando que a cerimônia será na Igreja em um sábado a noite.

Opção - 1) Convidar todos para a cerimônia religiosa e convidar apenas as pessoas mais próximas para um jantar no mesmo dia.

Opção - 2) Convidar todos para a cerimônia religiosa e no dia seguinte fazer algo para os mais próximos. (Com a intenção de dissipar um pouco as pessoas).

Opção - 3) Convidar todos para a cerimônia religiosa e após a lua de mel reunir amigos e familiares mais próximos para um almoço ou jantar.

As opções são "tentativas" de dissipar e tornar meio indelicado o fato de até querer fazer algo, mas não conseguir bancar tanta gente.

Alguma dessas opções é boa ou o jeito é convidar todos para os dois ou acabar não fazendo nada? E agora?

Quero opiniões!

74 Respostas

Última atividade por Lorena, dia 24 de Setembro de 2018 às 19:31
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Independente se você chamar um para cerimônia e não chamar para a reunião mais íntima sempre vai ter comentário te falo isso porque aqui na família do meu esposo a gente parece que tem obrigação de chamar se faz um churras tem que chamar Deus e o mundo mais não é assim não com a gente 😒 a solução para você talvez seja uma recepção por adesão para não ter que passar pelo desconforto de chamar um e o outro não isso é se for algo interessante para você e seus convidados 😉😉😉😉😉 boa sorte
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por compartilhar comigo! Preciso tomar deciões com cuidado mesmo

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aline! Estou pesquisando sobre isso mesmo!

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Constante Abril 2019 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Opção - 3) Convidar todos para a cerimônia religiosa e após a lua de mel reunir amigos e familiares mais próximos para um almoço ou jantar.

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu faria a segunda opção noivinha, porque acho chato as pessoas irem pra cerimônia e depois não poderem participar da festa. Tudo bem que você falando que não vai ter festa pode ser que só compareça quem você realmente gostaria que fosse na festa né? Porque o povo quer saber é de comer e beber Smiley xd Mas acho mais seguro.

• Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essa história de lista é uma situação BEM complicada.... no começo eu batia no peito e falava: NÃO SOU OBRIGADA! Mas com o passar do tempo, eu fui mudando um pouco de opinião. Na lista tem 30 pessoas de outro estado que eu só devo conhecer umas 5 mas as outras 25 são importantes para o meu noivo e para os pais dele, então não poderiam ficar de fora. No começo, foi muito difícil de eu aceitar isso mas não quis transformar meu casamento em uma guerra. Nossa lista tem 180 pessoas e minha sogra vai adicionar mais 20 pessoas por conta dela (todos os custos, até convites). Não estamos chamando 100% da família dele mas tem muitos parentes que eu nunca vi mas ele faz questão pois fizeram parte da infância dele.... é muito complicado. Ele ta trabalhando muito, muito mesmo, fazendo plantão sábado e domingo, para poder pagar por essas pessoas que eu nunca vi na vida, pq a lista original tinham 150 pessoas. Então, eu não posso começar uma vida a dois, sendo egoísta. Mas como te falei, é uma situação bem delicada. No nosso caso, será casamento na igreja + festão e essa foi uma escolha nossa. Independente do tipo de festa, pensa bem antes de tomar uma decisão, para não gerar magoas desnecessárias. Sobre as três opções, eu jamais escolheria a opção A, pq já passei por isso e foi muito ruim. Um primo distante de mim convidou eu, meu pai (meu pai é padrinho dele), minha irmã e minha mãe para a cerimônia na igreja e apenas meu pai e minha mãe para festa. Eu achei isso de estrema falta de educação. Era mais fácil ter convidado apenas meu pai e minha mãe para a cerimonia e festa. Conclusão: ninguém foi! Afinal de contas, somos um família. Meu pai se sentiu muito mal com isso.... na minha opinião: ou faz e chama todo mundo (me refiro a cerimonia + festa, não todo mundo da família), ou não faz.

• Responder
  • Renata
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigados??? Não se prenda a isso, noivinha! A gente precisa perder essa regra de achar que somos obrigados a envolver todas as pessoas que não estão nem ai para nossa existência. Casamento é apenas um evento a mais na sua vida (com um destaque especial), assim como aniversário, batizados, e convites para jantar na sua casa. Precisamos focar somente nas pessoas que contribuíram (no seu caso por 8 anos) no seu relacionamento, convívio! Eu mesma realizarei um evento para 100 pessoas e tem muita gente de fora da lista. Inclusive filhos, onde chamei apenas os pais. A sociedade precisa entender que essa regra é passado, que hoje a gente busca o convívio com quem nos quer bem!

Não acho que tem que deixar de fazer algo por não conseguir fazer um evento grandioso. Foque nas pessoas próximas de verdade, realize seu sonho ao lado delas. Quem não conviveu antes, não será com convite de casamento que vai começar a conviver. Não se prenda a isso. Eu mesma durante a justificativa de não conseguir chamar a todos, teve gente me criticando, me bloqueando em rede social. E quem eram essas pessoas? parentes que pouco convivi em minha vida, e achavam que eu tinha obrigação de convida-los!

Mais uma vez, vá realizar seu sonho. Faça a sua festa, sua cerimônia e envolva quem sempre esteve com você!

• Responder
  • Thaiany
    Noiva Esperta Dezembro 2018 Minas Gerais
    Thaiany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Juh, seu caso é igual ao meu. Não vamos fazer uma mega festa pra poder economizar, mas como a família dele virá de outro estado para o casamento, não tem jeito de simplesmente depois da cerimônia dar apenas um abraço e tchau!
    Então vamos fazer algo apenas para os amigos mais íntimos, a família dele e "algumas" pessoas da minha família!
    Ainda não está definido como será, talvez um jantar... enfim, decidiremos em breve rsrs
    Boa sorte 😙😙
    • Responder
  • Aline
    Noiva Esperta outubro 2018 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu faria a opção 2 ou uma cerimônia bolo e champanhe após a igreja para todos, pois fica mais econômico que buffet

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Jé!

• Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Juliana! Smiley smile

Lista de convidados é mesmo uma das tarefas mais trabalhosas em um casamento.

Separei algumas dicas que podem te ajudar:

Lista de convidados: como fazer

Dicas para escolher os convidados

Um beijo!

• Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, infelizmente...
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Gabi. Não pensei por esse lado de "comemorar" vestida de noiva!

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Jé! Deve ser o dilema de várias noivinhas. Esses tempos não estão fáceis e começar uma"vida nova" exige muito de nós ($&dollarSmiley winking.

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa Le!

Tudo o que eu queria! Sério.

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Dependendo da localização dá para fazer uma festa maior e gastar menos.

Não é minha esperança morando em SP capital! hahahaha

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade... Essas fofocas podem ser piores ainda né?

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelas dicas Franciele!

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade! Não somos obrigadas a nada, certo?

Se for parar para pensar, se não convidarmos as pessoas vão reclamar e se convidarmos vão reclamar da MESMA forma. Ou da comida, ou disso ou daquilo!

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pela opinião Hirlana!

• Responder
  • Hirlana
    Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo
    Hirlana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na verdade o melhor é que vc chame pro casamento religioso só quem você quer que vá para a festa mesmo. Geraria menos desconforto do que se vc convidasse 100 pra cerimônia e 50 pra festa no mesmo dia... Mas realmente tem horas que a gente tem que ser político, então seguindo suas opções eu iria na 3.
    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha pra ser sincera. Na prática é como você quiser.. não é obrigada a convidar ninguém não coloca isso na sua cabeça.
    Faça para a quantidade que você quer e pode e convide quem você quiser.
    Eu faria tudo de uma vez.. casaria no religioso e faria um jantar no mesmo dia seguindo o que falei acima.

Boa sorte! Beijos
    • Responder
  • Franciele
    Super Noiva Fevereiro 2019 São Paulo
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu só chamaria para o religioso quem iria para o jantar. Pois ficará um clima estranho alguns irem para o jantar e outros não. Vc pode fazer o casamento em uma capela ou igreja pequena, ficaria bem aconchegante.
    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O mais elegante é, se for convidar p o religioso, tem q convidar p a festa (senão o melhor é "noivos despedem-se na altar " e depois da lua de mel fazer uma pequena comemoração com os poucos + queridos). Qdo vc convida a pessoa ela já supõe q haverá a festa e q ela já está tb convidada p lá. Senão, podem ocorrer fofocas e intrigas ("convidou fulano p festa e eu n")
    • Responder
  • Livia
    Noiva Master Agosto 2023 Minas Gerais
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente vou chamar só quem realmente é presente, essas pessoas que só vejo em velórios ou festa estão totalmente excluídas, não chamarei para nada...
    Mas vc pode chamar só para a cerimônia, mesmo assim acho que pode acontecer de alguém comentar e aparecer gente a mais kkkk
    E caso vá chamar só para a cerimônia não coloque lista de presente no convite rsrs'...
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu faria opção 1 convidando para cerimônia so quem vai convidar para o jantar, ou faria opção 3. 😘
    • Responder
  • Dieme
    Super Noiva Maio 2019 Minas Gerais
    Dieme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha a opção 1 é melhor. Só que às vezes vai ser melhor vc convidar p cerimônia só quem vc quer no jantar depois. Pq as vezes vão ficar mais chateados ainda. Infelizmente, a maioria de nós está com orçamento apertado né, e muitos não entendem que nem sempre dá p todos irem. Eu vou fazer um almoço p todos, (que vem devem ser umas 600 pessoas) só que na roça, então acaba saindo mais barato que bufê p poucas pessoas 😞
    • Responder
  • Graziela
    Noiva Constante Março 2019 São Paulo
    Graziela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Juliana não sei a importância que seus familiares e seus conhecidos dão se forem ou não forem convidados para a festa/cerimônia.
    Mas acredito que você poderia fazer um jantar/almoço somente para os mais próximos mesmo no mesmo dia da cerimônia e quem você não for convidar para a recepção, não convida para a festa também.
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca quis festa grande, pra mim é um momento mto especial pra encher de "conhecidos" e pagar caro por eles. Vamos fazer um jantar de qualidade, uma mesa de bolo e doces maravilhosa, decoração, tudo q tem direito, mas pra 40 pessoas escolhidas a dedos. Pessoas q eu e meu noivo amamos e que conhecem nossa historia com detalhes.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Juliana! Estou com o mesmo problema que você, lendo o que você está falando parece que estou lendo o meu dilema hehehe então das suas opções a número 1, comigo estamos fazendo assim, estipulamos 100 convidados, quando entregarmos os convites já vamos falando para quem receber que será algo pequeno, pois não estamos em condições de gastar muito dinheiro, por conta disso resolvemos convidar poucas pessoas, assim os que recebem já vão passando o recado para os outros que não receberam, e sinto muito se ficarem chateados, pois ajudar ninguém quer né Smiley laugh
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Anália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou mais a opção 1!
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP outubro 2018 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que a opção 1, pra continuar no clima! 😉
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe