Olá, continuando com as cidades que eu mais gosto aqui na França e que eu acho que vale a pena visitar em uma lua de mel (a França não é só Paris né...), eu já falei um pouquinho de Bordeaux e da região do País Basco Francês, vou falar um pouco de Toulouse que é uma cidade que eu gosto até mais do que outras cidades maiores como Paris ou Lyon. Toulouse é a capital da Região da Occitaine e fica no departamento da Haute-Garonne, a cidade é conhecida como "la Ville Rose" (Cidade Rosa) pois grande parte dos prédios foram construídos com tijolos de barros que tem uma tonalidade que vai de um rosa claro até um laranja escuro, Toulouse é uma cidade muito cosmopolita pois vem gente do mundo todo trabalhar pois é um enorme polo de ciências e tecnologia pois desenvolve muitas pesquisas na área aeroespacial, também é a cidade sede da airbus onde esses aviões são fabricados, a cidade tem uma grande população jovem formada por estudantes que vem do mundo todo pois as instituições de ensino superior da cidade possuem uma excelente reputação. Toulouse é uma cidade que tem um ótimo transporte público e dá pra ir em qualquer lugar usando o metro, ônibus, tram (VLT) ou trem, mas também dá para fazer muita coisa a pé ou de bicicleta já que a cidade é toda plana. O que eu mais gosto de Toulouse além do clima que é ótimo são as pessoas que são super gentis, sorridentes, acolhedoras etc, geralmente as pessoas do sul da França são assim (sobre aquela fama do francês antipático de Paris esqueça, pois isso não é parâmetro para a população inteira de um país), uma coisa engraçada nos toulousains é o sotaque que eles tem bem característico da região, eles também falam bastante gírias ou palavras que vem da língua da região que é o occitan.
Toulouse
Toulouse
Basílica de Saint-Sernin
Basílica de Saint-Sernin
Basílica de Saint-Sernin
A Basílica de Saint-Sernin é a maior igreja Romana conservada da Europa (ela é bem antiga e teve origem no século IV), é Patrimônio Mundial da Unesco.
Capitole
O prédio abriga várias coisas como a prefeitura e o teatro, é a principal praça da cidade onde a população se reune em ocasiões especiais.
Canal du Midi
O Canal du Midi é um dos mais antigos canais ainda em funcionamento na Europa ( começou a ser construído no século XVII), junto com o canal de Garonne forma o chamado Canal dos dois mares pois liga o Oceano Atlântico ao mar Mediterrâneo e é uma importante rota fluvial, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, muitos turistas fazem cruzeiros nesse canal em barcas chamadas Péniches, com a diminuição do transporte de mercadoria por esses canais muitas Péniches foram transformadas em moradias e até hotéis, algumas são lindíssimas e dentro nem parece um barco eu quaria até morar em uma rsrsrs.
Canal du Midi
Canal de Brianne
O canal de Brianne liga o Canal du Midi e o rio Garonne ao Centro de Toulouse.
Jardin des PlantesJardin Japonais
Toulouse tem vários parques que vale a pena visitar, eu adorei o jardin des plantes e o jardin japonais.
Parque Cité de l'Espace
Parque aeroespacial muito interessante.
Museu des Augustins
Pont Neuf
Toulouse tem várias pontes e uma das principais é a Pont Neuf.
Eu na Pont Neuf
Essa foto foi na minha primeira ida a Toulouse em 2012 (em 2017 eu não usaria esses óculos rsrsrsr)
Espero que tenham gostado, beijos.