Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado

Casamento civil - utilidade pública

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 7 de Abril de 2015 às 21:16

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1.311

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois...

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

imagem utilizada no debate Casamento civil

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Era pra pagar R$ 300,00 e paguei R$ 50,00, tente vá até o cartório e solicite, ñ posso dizer q todos irão conseguir, mas ñ custa tentar, já pagamos tanto, no meu caso o cartório pediu um xerox da carteira de trabalho, mas ñ impediu de ser feito, o meu é o segundo caso q eu conheço e em cidades diferentes, ambas no estado de São Paulo, a minha renda na época era de R$ 2.500,00 e isso ñ impediu q eu fizesse, ñ fiz pra passar a perna em ninguém, só fui atrás do meu direito, e cá entre nós, só nós sabemos onde o calo aperta, ter economizado me ajudou muito , agora se vc realmente ñ tem condições, vá atrás do seu direito, ñ tenha vergonha, niguém vai ficar sabendo, somente vc, sua noiva, o cartório e seu bolso kkkkkk qvai agradecer, espero q tenha ajudado, Deus os abençoe, espero q consigam essa economia, paz e bem.

PS.: É uma tentativa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do seu estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça. Mas se oriente bem antes de qualquer medida, essa informação recebi de uma noivnha, mas é bom confirmar para ter certeza q medida deve tomar ok.

Caros amigos quero mencionar q a noivinha Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos. Então busquem seus direitos.

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba tudo sobre a documentação:

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Entenda como funciona a licença gala

outros tipos de casamentos:

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

Saiba como funciona o casamento comunitário.

OBS.: Essa é quentinha a Patrícia conseguiu casamento religioso com efeito civil, ela pode informar melhor para aqueles que querem essa opção, é bom informar que cada cidade é um jeito de lidar, mas ñ custa tentar.

****************@*******.***

1.311 Respostas

• Thaís
    Noiva Ativa outubro 2015 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade verdadeira! Rs

Meu pai é cartorário aposentado e eu sempre soube disso, embora eles não divulguem, pois pra eles é cômodo receber né!

Mas eles recebem de qualquer forma, seja pelos 300 reais dados pelos noivos, os 300 reais dados pelos seus "superiores".

Não somos meeeesmo obrigados a pagar pra casar!!

• Responder
  • Aroldo
    Noivo Ativo outubro 2015 São Paulo
    Aroldo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa dica, verei se consigo, abç!

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom fico feliz em ajudar, ainda bem q deu tempo, por nada "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa muito obrigada pela dica, eu já estava com o $$$ separado pra ir amanhã uhhuuullll vai sobrar $$ na conta \o/. Notícia chegou aos 45 do 2° tempo hein kkkk. Felicidades
    Bjus
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ok depois me conte.

• Responder
  • Anna Cristina
    Noiva Ativa outubro 2015 Minas Gerais
    Anna Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada, vou pesquisar melhor como devo proceder!!
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas como disse isso é uma tentativa, como é algo q para quem ñ tem condições, ñ custa tentar, mas alegue q gastou muito e está sem condições de pagar, eu só apresentei a carteira ñ precisei levar contra cheque nada, mas tente ñ custa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do se estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça, me parece q pra conseguir isso precisa de no máximo 3 sálarios mínimos dá mais ou menos R$2.400 reais, espero q vc consiga depois vem me contar ok.

• Responder
  • Anna Cristina
    Anna Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O cartório me pediu carteira de trabalho e os 3 últimos contra cheques, oq eu posso fazer nesse caso? Sabe me dizer?
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom fico feliz, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • P
    Noiva Constante outubro 2015 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Luisssss, chegou bem a tempo mesmo, vou dar entrada no cartório dia 22/08 e realmente vou precisar dessa economia.. Kkkkkkkkkkk
    Adorei!!!!
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

ñ custa tentar, q bom Pamela q cheguei a tempo, espero q consigam, saiba "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Pamela
    Noiva Constante outubro 2015 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que benção!!!! Kkk qq economia eh válida
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não custa tentar né, por nada "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É como dizem... Dinheiro não é o problema, dinheiro é a solução! kkkkkk

Bjo! Saúde e successo a todos nós!

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada, Luis!
    Vc é"10".
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom kkkkk, é o Brasil q temos, kkkkkk, por nada "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Luís!

Ótimas dicas viu, e bem a tempo!!!! Estou para ir ao cartório na segunda feira e vou seguir estas dicas! O valor aqui é de aproximamente R$ 600,00. Acho absurdo pedirem certidão de nascimento atualizada com prazo máximo de 90 dias anteriores ao casamento (cada segunda via da certidão, custa aproximadamente R$ 35,00), o livro de registros está lá... por que isso?

Obrigada! =)

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é isso aí espero q consiga, Deus os abençoe.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

sem dúvida, q bom q conseguiu.

• Responder
  • Camila &  Anderson
    Noiva Constante outubro 2015 Rio Grande do Sul
    Camila & Anderson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ótima dica Luis....bora correr atras de nossos direitos!!

• Responder
  • P
    Noiva Constante Setembro 2015 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu dei entrada no meu de graça!!! correr atraz dos nossos direitos neh

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom fico feliz por vcs, por nada "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Carla
    Noiva Constante outubro 2015 Ceará
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Luis! Agradeço demais a dica. Graças à Deus conseguimos uma ordem de casamento pela prefeitura, onde iremos pagar apenas uma taxa de 50,00 (para ser individual). O cartório fica um pouco longe, mas conseguimos economizar bastante, já que as despesas são muitas. Será dia 02/09/15 e na igreja dia 09/10/15. Mas a ansiedade já é grande!
    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva outubro 2015 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou vendo kkk

Muito bom saber disso...

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Saiba q os amigo aqui está atento kkkk.
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda bem mesmo hihihi esqueci completamente.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkkkkk ainda bem q cheguei a tempo kkkkk.

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda não vi esse detalhe, sei que paga porém não sei qual o valor...

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkk entendi, ñ só queria saber caso haja alguma dúvida eu possa esclarecer aqui, valeu Cris,até a próxima.

• Responder
  • Cris
    Noiva VIP Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Cris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Rsrsrs... por causa das nossas rendas e pelo fato dele ser estrangeiro.. bjs e felicidades!
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q pena e pq? desculpe ser enxerido, ah e por nada "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Cris
    Noiva VIP Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Cris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela dica, noivinho! Eu sabia dessa lei mas infelizmente ñ se aplica no meu caso Smiley sad
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas