Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

Casamento sem assessoria - Minha experiência

Keytellyn, dia 10 de Novembro de 2020 às 17:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 14 58

Olaaaaaaaaa comunidade maravilhosa!

Resolvi escrever esse debate contando a minha experiência para complementar esse debate aqui: Organizando um casamento sem assessoria #dicas


Primeiramente, vou falar o que me levou a não contratar assessoria:


1 – Eu queria ter a experiência de correr atrás de cada detalhe do casamento e colocar a mão na massa;

2 – Na cidade onde eu moro não tinha esse tipo de serviço (ou pelo menos não era divulgado).


Para mim, a fase da correria foi uma delícia!
Eu amava passar horas estudando sobre casamento e apesar de não ter sido ativa aqui na comunidade, devorava vários debates e artigos que tinham dicas e informações, mas se você é daquelas que paga para não ter serviço, essa parte será bem chatinha.



Vamos para o relato?


Eu já iniciei os preparativos sabendo que não teria assessoria, por isso busquei coisas que facilitassem o processo de planejamento e organização:

- Criei uma conta no casamentos.com.br e usei todas as ferramentas que eles disponibilizam: Tarefas, orçamentos, lista de convidados, organizador de mesas, etc

- Procurei por um checklist completo com prazos; (inclusive usava o daqui do site: CHECKLIST para organizar seu casamento)

- Anotava todas as dúvidas que tinha e depois pesquisava no google;

- Pesquisei no google por fornecedores locais (Aqui na minha cidade nenhum fornecedor é cadastrado no site);

- Li artigos sobre os mais variados assuntos de casamento;

- Montei uma planilha com tudo o que achava necessário;


Esses tópicos foram a minha base de planejamento.


Então depois de ler e ficar por dentro do que seria preciso fazer, já busquei decidir coisas importantes como:


Data e horário;

Número de convidados;

Estilo de casamento;

Paleta de cores;

Local;

Quem seriam nossos padrinhos.


(Porque de acordo com a ferramenta tarefas, com o checklist e com o que alguns artigos falavam, esses pontos eram decisões que muitas vezes ocupavam a cabeça dos noivos por um bom tempo e eu não queria nada me prendendo.)


QUAIS FORAM OS MEUS CRITÉRIOS PARA DECIDIR CADA UM DESSES TÓPICOS?


- Eu usava alguns fluxogramas (Já encontrava prontos na internet e acreditem, eles ajudam muito na tomada de decisões).

Um exemplo é esse aqui:

Casamento sem assessoria - Minha experiência 1


- Sempre que precisava decidir algo fazia uma eliminação (tirava aquilo que menos me agradava);

Por exemplo, entre um casamento pela manhã, à tarde ou à noite eu não queria à noite, então eliminava essa opção.

Dessa forma isso me levou ao ponto 3:


- Montei uma base do que eu queria e do que tinha em mente;

Por exemplo, eu sabia que queria um mini wedding, que queria as cores branca, dourada e rosa na minha paleta de cores e que queria um cardápio mais descontraído.


A partir dessas certezas consegui decidir que meu casamento:
Seria de dia;

Em um local fechado;

O estilo predominante seria romântico com toque clássico e rustico;

O buffet seria coquetel e finger food;

E que seria para 60 pessoas.


- Procurei agir com praticidade;

Para mim seria muito melhor contratar um fornecedor que tivesse um pacote com várias coisas inclusas do que contratar cada fornecedor separadamente. Além disso, eu queria um local 2 em 1, onde pudesse realizar a cerimônia e também a recepção.

Sendo assim minhas buscas foram filtradas e limitei o meu campo de visão.


Por isso deixo essa dica: Filtrar e direcionar as suas buscas facilitam muito.

Por exemplo, se você quer um casamento clássico e elegante, num sábado à noite e um jantar, não precisa ficar vendo chácaras/sítios.



ESCOLHAS FEITAS: PRÓXIMA FASE

Como já citei lá no começo do debate a ferramenta Tarefas e o checklist daqui do site me ajudaram muuuito em todos os sentidos, principalmente com os prazos e posso dizer que foram fundamentais na organização do meu casamento!

Após ter feito todas as escolhas listadas ali em cima, comecei a agendar reuniões com outros fornecedores.

E é aí que estar atenta aos prazos é muito importante, principalmente se você tem algum emprego, afinal o tempo livre é reduzido.


O QUE EU LEVAVA EM CONTA AO MARCAR AS REUNIÕES?

- Meus horários livres (Assim que sobrava um tempinho lá estava eu resolvendo coisas do casamento);

- Horários das reuniões (como eu trabalho em horário comercial normal, precisava de fornecedores que tivessem a disponibilidade de agendar reuniões após às 18:00)

- E antes de todas as reuniões eu montava uma lista com perguntas que queria fazer e dúvidas que eu tinha!

Depois ia para casa, passava tudo para a planilha e imprimia.


Por que imprimir?
Eu sou daquelas que precisa ter algo em papel para se organizar melhor, então comprei uma pasta onde guardava tudo que fosse relacionado ao casamento: contrato, orçamentos, cartões de visita, etc.

...

(Para cada tipo de serviço eu entrei em contato com 2/3/4 fornecedores, assim tive uma tabela de preços abrangente e também pude comparar prós e contras de cada um deles.)


Então depois de várias reuniões, eu sentava com o meu noivo, analisava, fazia a regrinha de eliminação e filtrava qual mais atendia nossas expectativas: dessa forma tínhamos um escolhido!

E de pouco a pouco fechamos todos os contratos.


A importância de ter alguém para te ajudar

Apesar de não ter contratado a assessoria eu tive uma pessoa muito importante no processo de organização.

Ela foi a nossa decoradora que também era proprietária do local e nos ajudou muito... basicamente uma fada madrinha!

Ela nos indicou vários fornecedores (de doces, fotógrafos, equipe de som e iluminação, etc), além de esclarecer algumas dúvidas.

Sempre mandava mensagem perguntando sobre os preparativos e me deu várias dicas maravilhosas que me ajudaram tanto no processo de organização, quanto no dia do casamento.



CONCLUINDO: Me arrependo ou não?

Eu posso dizer que de uma maneira geral a minha experiência foi muito positiva e que o fato de ter lido, pesquisado, conversado com os fornecedores, usado as ferramentas do site e não ter tido preguiça de correr atrás do que fosse necessário facilitou muito o processo, por isso não me arrependo de não ter contrato uma assessora.

Porém, eu teria contratado uma para o dia do casamento, e vou contar o porquê:

Depois de todos os contratos fechados, fornecedores escolhidos e tudo pago chegou o grande dia e foi nesse momento que senti falta de uma assessora, afinal, eu não teria olhos em todo canto e não poderia me estressar com qualquer coisa.

Para o dia eu contratei uma recepcionista, porque estava decidida que não colocaria nenhum parente/convidado para trabalhar, mas se eu voltasse no tempo teria aberto mão da recepcionista e contratado uma cerimonialista para o dia.


Mas por quê, Keyte?

Duas semanas antes, eu tinha marcado ensaio com as pessoas que fariam parte do cortejo, para que no dia todos soubessem o que fazer e como fazer... Acontece que um dos padrinhos e a minha sogra acharam ruim e o ensaio foi cancelado...

Decepcionada/frustrada com o acontecimento, tentei concertar a situação e montei um cronograma bem detalhado e específico e mandei individualmente para cada um dos que estariam no cortejo.


Pois bem, no dia do casamento os mesmos indivíduos que reclamaram e fizeram o ensaio ser cancelado estavam perdidos e atrasaram o início da cerimônia em mais de 15 minutos, além de saírem colocando a culpa da falta de organização em mim e de ficarem me ligando para resolver pepino alheio... Foi aí que pela primeira vez no dia pensei “isso não teria acontecido se eu tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”

Estresse e sufoco passado, hora de dar início a cerimônia.


Quando o noivo entrou com a sua mãe, vulgo minha sogra, ela ficou de braços dados com ele até o momento da minha entrada e quando o meu marido (na época noivo) foi me buscar, ela foi junto... pensem em como fiquei?

Estresse passado? Acho que não!


Foi aí que pela segunda vez no dia eu pensei “isso não teria acontecido se eu tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”

Agora sim, oficialmente passado o sufoco e o estresse, a cerimônia seguiu seu percurso e daí para frente foi só vitória... quer dizer, quase!


Apesar de eu ter montado um cronograma planejando cada acontecimento e determinado o horário de tudo, eu como noiva não ficaria com o celular na mão o tempo inteiro para controlar o tempo, né?
Então obviamente fui aproveitar e conforme lembrava de algo que faltava ia fazendo... Ocasionando na falta de tempo para algumas coisas, e “exagero” de Foi aí que pela terceira vez no dia pensei “isso não teria acontecido se eu tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”

.

No final tudo deu certo, os convidados aproveitaram muito, teve comida de sobra, doces e bolo à vontade (graças a fada madrinha que ficou controlando todo o bastidores da festa) e eu decidi que não me estressaria com mais nada.

Então apesar de não me arrepender de não ter contratado assessora, eu me arrependo de não ter contratado pelo menos para o dia.


Ufa, acho que é isso!

Se eu esqueci de algum detalhe podem me cobrar nos comentários e desculpa pelo textão kkk

Para acrescentar ainda mais a esse debate, separei alguns debates que contam experiências de outras casadinhas, caso vocês queiram ler:

Casei sem assessoria!

Minha experiência de organização sem assessoria e cerimonialista #textão

58 Respostas

Última atividade por Keytellyn, dia 23 de Novembro de 2020 às 08:55
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaa Mari, muito obrigada!

    Fico feliz que minha experiência possa te ajudar!

    Boa sorte com os preparativos, vai dar certo sim! Smiley laugh

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso mesmo!

    Por nada!! Smiley heart

    • Responder
  • Marissol Moraes
    Noiva Novata Novembro 2021 Bahia
    Marissol Moraes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Wow, voce poderia começar a trabalhar como cerimonialista!!! Ótimo trabalho e obrigada pela explicação maravilhosa e bem detalhada. Eu tbm decidi nao contratar uma para o antes e somente para o durante, moro nos EUA e to tentando fazer tudo sozinha.

    Vou seguir os seus passos e espero que tudo de certo!!

    Obrigada

    • Responder
  • May Grunewald
    Noiva VIP Agosto 2021 Rio de Janeiro
    May Grunewald ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou ver sim, pode deixar Smiley heart

    Quero aproveitar ao máximo tudo, tem algumas coisas no dia que deixarei a função para minhas amigas, para eu e meu noivo aproveitarmos Smiley heart Muito obrigada pelas dicas Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ana, fico feliz em poder ajudar!

    O outro debate que fiz também tem várias dicas, se quiser dar uma olhada ele pode facilitar o seu planejamento Smiley laugh

    Olha, realmente organizar um casamento fazendo faculdade e trabalhando não é fácil, mas também não é impossivel! É só a gente aproveitar o tempo livre e claro, as férias, que aos poucos tudo se ajeita! E nesse caso, você também pode pedir ajuda para a sua mãe ou o noivo, por exemplo!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei esse debate!! Me ajudou muito, vou aderir as dicas! Smiley heart

    Estou muito na dúvida se contrato ou não, amo por a mão na massa. Mas sei que é algo que exigente tempo e estou indo para o último ano da faculdade, com estágios obrigatórios para entregar, fico com receio de não dar o melhor nos dois. Pretendo organizar o máximo de coisas quando entrar de férias, para ficar menos coisas possível para organizar até o casamento.

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Rafa, o começo é mais difícil, né? Depois parece que pegamos prática e já fica mais fácil organizar tudo sozinha.

    Eu sempre tive consciência de que precisaria de alguém para me ajudar no dia, mas como aqui não tinha assessoria e eu me recusava a colocar algum convidado para trabalhar, tive que contar com a "sorte", mas sempre indico que contratem uma assessoria para o dia mesmo, faz toda a diferença!

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Key, sou exatamente como você! Quero estar 100% presente em tudo da organização, contratações e etc, me organizei bem com as planilhas fazendo comparações de cada fornecedor, pedindo orçamento igual doida!!! Mas eu te falo, não teve como não contratar assessoria pro dia, eu preciso de alguém lá do meu lado, que fique de olho em tudo é que esteja tudo certinhos (sou muito detalhista, então seria impossível!) principalmente na parte do cortejo da cerimônia. Apesar de ser um gasto a mais (nem é tanto assim) tenho certeza que não vai ser dispensável, não tem preço a gente estar tranquila e serena no grande dia com 0 preocupação hahah! Vale super a pena é necessária a assessoria do dia.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza, Keyte!! Concordo totalmente. Que assim seja, beijos! Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Emy!

    Siim! Se organizar certinho da para encarar esse desafio tranquila kkkk

    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Arrasou demais nesse debate Keyte!!
    Muita gente começa meio perdida né, mas com calma e seguindo as dicas certinhas, dá tudo certo!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada!! Smiley laugh

    Fico feliz em poder ajudar!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    May, pior que bate uma saudadezinha da correria mesmo, né? Mas logo logo passa... a "calmaria" e a rotina de casada ocupam bem a nossa mente! Smiley laugh

    Com certeza a assessora para o dia é importante, você fez certinho!

    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Realmente, muitas dúvidas surgem e nada melhor do que uma pessoa que passou pelo que estou passando agora para dar as melhores dicas!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aline, da trabalho mesmo, mas aos poucos a gente se encontra!

    Você deu uma olhadinha no outro debate onde dei dicas? Talvez possa te ajudar!

    Eu aconselho contratar uma assessora para o dia mesmo, ela cuidará de todos os detalhes necessários. Smiley laugh

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que honra, Delane! Espero que minha experiência possa te ajudar!

    Eu também fiz um outro debate dando várias dicas que talvez sirvam também: Organizando um casamento sem assessoria #dicas

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Delane, fico feliz que tenha gostado! Espero que possa te ajudar muito!
    O resultado foi ótimo sim, modestia à parte, tive ótimos fornecedores que fizeram o meu dia ser lindo!

    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim por um lado a pandemia me ajudou nisso..tempo!
    Sim a acessoria do dia é importante..se nao ai piramos🙏
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tbm amo a parte da organização e estou fazendo tudo sozinha. Já tenho praticamente tudo fechado e já sinto até falta de correr atrás das coisas kkkkkkk Mas pro dia eu fechei uma assessora, graças ao tanto de pesquisas que fiz, vi que era realmente mto importante ter alguém pra cuidar de tudo. Afinal não dá pra organizar tudo no dia e ser a noiva né?

    • Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Setembro 2022 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou fazendo sozinha os preparativos, e mal comecei a pagar e já está dando o maior trabalhão,hahaha. Mas para o dia acho que vou contratar alguém sim, pois quero aproveitar o dia.

    Obrigada por compartilhar.

    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou me inspirar bastante em você! Essa listinha que você colocou também vou usar! Obrigada por compartilhar suas experiências com a gente!

    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Keytellyn, amei sua experiência! Com certeza deu muito trabalho, mas o resultado vejo que foi ótimo!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Jess!

    Olha só que legal, descobri que várias de vocês não irão contratar assessoria!

    Eu que agradeço por estarem gostando! Smiley laugh

    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo debate Keyte, com certeaz vai esclarecer as dúvidas de muitas noivinhas que ainda não sabem se contratam ou não uma assessoria.

    Optamos por não contratar, apenas para o dia, e realmente os fluxogramas ajudam bastante na organização, faço várias planilhas tbm!!

    Obrigada por compartilhar tudinho Smiley heart

    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza, Keyte 💗
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso é verdade, Gi! O tempo nos permite ver com mais calma e detalhes também.

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaa Nane, muito obrigada! Smiley heart

    Espero que minha experiência ajude algumas noivinhas!

    Realmente não vale a pena se apegar tanto a detalhes, Nane, pois a gente acaba se frustrando por algo que ninguém mais percebe. Enquanto noivas devemos aproveitar cada momento bom e ignorar os ruins, para que nossa lembrança seja positiva!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Rubi! Smiley heart

    Eu fico feliz por poder ajudar quem está passando por esse mesmo processo!
    Aaa que demais, assessora participativa que fala, né?

    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhhh saiu no tempo certo esse debate. Já passou um bom tempo e aí a gente consegue analisar melhor, eu acho.



    Nossa, eu imagino. Que situacao, hein? Mas é isso aí, não canse sua beleza. Fingir demência é o melhor! Hahahah
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade Keyte falou tudo!! o importante que deu tudo certo e uma futura comemoração de bodas vc já sabe como fazer Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz que tenha gostado, May!

    Pesquisar e não ter preguiça é a chave do "sucesso" quando se quer organizar um casamento sozinha, né?
    Eu fico muito triste quando algumas noivinhas não buscam ou não leem quando a gente indica os debates e artigos com conteudo e dicas maravilhosas. Eles podem ajudar tanto!

    Realmente ser decidida facilita todo o processo... Como eu sou uma pessoa mais indecisa, sempre usava os critérios de eliminação "eu sei que não gosto disso" então minhas opções se reduziam e depois eu escolhia o que mais me agradava, além de estar sempre com um fluxograma nas mãos para ajudar nas escolhas kkkk

    Eu reconheço e sei que o papel da assessoria é fundamental e para quem pode/quer recomendo sempre que contrate, pois ela facilita e ajuda muito os noivos!

    Beijos Smiley kiss

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    May, fico feliz que tenha gostado e espero que possa te ajudar durante essa fase de organização!

    Não sei se você deu uma olhadinha no outro que fiz, mas nele tem mais dicas que podem ser uteis para você, se quiser ler mais tarde: Organizando um casamento sem assessoria #dicas

    Outra dica que dou é aproveitar ao máximo mesmo! Faça o máximo de registros que puder: tire fotos e faça videos curtos de tudo... depois você poderá reve-los e vai ver como a saudade e as lembranças são gostosas!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas