Olaaaaaaaaa comunidade maravilhosa!
Resolvi escrever esse debate contando a minha experiência para complementar esse debate aqui: Organizando um casamento sem assessoria #dicas
Primeiramente, vou falar o que me levou a não contratar assessoria:
1 – Eu queria ter a experiência de correr atrás de cada detalhe do casamento e colocar a mão na massa;
2 – Na cidade onde eu moro não tinha esse tipo de serviço (ou pelo menos não era divulgado).
Para mim, a fase da correria
foi uma delícia!
Eu amava passar horas estudando sobre casamento e apesar de não ter sido ativa
aqui na comunidade, devorava vários debates e artigos que tinham dicas e
informações, mas se você é daquelas que paga para não ter serviço, essa parte
será bem chatinha.
Vamos para o relato?
Eu já iniciei os preparativos sabendo que não teria assessoria, por isso busquei coisas que facilitassem o processo de planejamento e organização:
- Criei uma conta no casamentos.com.br e usei todas as ferramentas que eles disponibilizam: Tarefas, orçamentos, lista de convidados, organizador de mesas, etc
- Procurei por um checklist completo com prazos; (inclusive usava o daqui do site: CHECKLIST para organizar seu casamento)
- Anotava todas as dúvidas que tinha e depois pesquisava no google;
- Pesquisei no google por fornecedores locais (Aqui na minha cidade nenhum fornecedor é cadastrado no site);
- Li artigos sobre os mais variados assuntos de casamento;
- Montei uma planilha com tudo o que achava necessário;
Esses tópicos foram a minha base de planejamento.
Então depois de ler e ficar por dentro do que seria preciso fazer, já busquei decidir coisas importantes como:
Data e horário;
Número de convidados;
Estilo de casamento;
Paleta de cores;
Local;
Quem seriam nossos padrinhos.
(Porque de acordo com a ferramenta tarefas, com o checklist e com o que alguns artigos falavam, esses pontos eram decisões que muitas vezes ocupavam a cabeça dos noivos por um bom tempo e eu não queria nada me prendendo.)
QUAIS FORAM OS MEUS CRITÉRIOS PARA DECIDIR CADA UM DESSES TÓPICOS?
- Eu usava alguns fluxogramas (Já encontrava prontos na internet e acreditem, eles ajudam muito na tomada de decisões).
Um exemplo é esse aqui:
- Sempre que precisava decidir algo fazia uma eliminação (tirava aquilo que menos me agradava);
Por exemplo, entre um casamento pela manhã, à tarde ou à noite eu não queria à noite, então eliminava essa opção.
Dessa forma isso me levou ao ponto 3:
- Montei uma base do que eu queria e do que tinha em mente;
Por exemplo, eu sabia que queria um mini wedding, que queria as cores branca, dourada e rosa na minha paleta de cores e que queria um cardápio mais descontraído.
A partir dessas certezas
consegui decidir que meu casamento:
Seria de dia;
Em um local fechado;
O estilo predominante seria romântico com toque clássico e rustico;
O buffet seria coquetel e finger food;
E que seria para 60 pessoas.
- Procurei agir com praticidade;
Para mim seria muito melhor contratar um fornecedor que tivesse um pacote com várias coisas inclusas do que contratar cada fornecedor separadamente. Além disso, eu queria um local 2 em 1, onde pudesse realizar a cerimônia e também a recepção.
Sendo assim minhas buscas foram filtradas e limitei o meu campo de visão.
Por isso deixo essa dica: Filtrar e direcionar as suas buscas facilitam muito.
Por exemplo, se você quer um casamento clássico e elegante, num sábado à noite e um jantar, não precisa ficar vendo chácaras/sítios.
ESCOLHAS FEITAS: PRÓXIMA FASE
Como já citei lá no começo do debate a ferramenta Tarefas e o checklist daqui do site me ajudaram muuuito em todos os sentidos, principalmente com os prazos e posso dizer que foram fundamentais na organização do meu casamento!
Após ter feito todas as escolhas listadas ali em cima, comecei a agendar reuniões com outros fornecedores.
E é aí que estar atenta aos prazos é muito importante, principalmente se você tem algum emprego, afinal o tempo livre é reduzido.
O QUE EU LEVAVA EM CONTA AO MARCAR AS REUNIÕES?
- Meus horários livres (Assim que sobrava um tempinho lá estava eu resolvendo coisas do casamento);
- Horários das reuniões (como eu trabalho em horário comercial normal, precisava de fornecedores que tivessem a disponibilidade de agendar reuniões após às 18:00)
- E antes de todas as reuniões eu montava uma lista com perguntas que queria fazer e dúvidas que eu tinha!
Depois ia para casa, passava tudo para a planilha e imprimia.
Por que imprimir?
Eu sou daquelas que precisa ter algo em papel para se organizar melhor, então
comprei uma pasta onde guardava tudo que fosse relacionado ao casamento:
contrato, orçamentos, cartões de visita, etc.
...
(Para cada tipo de serviço eu entrei em contato com 2/3/4 fornecedores, assim tive uma tabela de preços abrangente e também pude comparar prós e contras de cada um deles.)
Então depois de várias reuniões, eu sentava com o meu noivo, analisava, fazia a regrinha de eliminação e filtrava qual mais atendia nossas expectativas: dessa forma tínhamos um escolhido!
E de pouco a pouco fechamos todos os contratos.
A importância de ter alguém para te ajudar
Apesar de não ter contratado a assessoria eu tive uma pessoa muito importante no processo de organização.
Ela foi a nossa decoradora que também era proprietária do local e nos ajudou muito... basicamente uma fada madrinha!
Ela nos indicou vários fornecedores (de doces, fotógrafos, equipe de som e iluminação, etc), além de esclarecer algumas dúvidas.
Sempre mandava mensagem perguntando sobre os preparativos e me deu várias dicas maravilhosas que me ajudaram tanto no processo de organização, quanto no dia do casamento.
CONCLUINDO: Me arrependo ou não?
Eu posso dizer que de uma maneira geral a minha experiência foi muito positiva e que o fato de ter lido, pesquisado, conversado com os fornecedores, usado as ferramentas do site e não ter tido preguiça de correr atrás do que fosse necessário facilitou muito o processo, por isso não me arrependo de não ter contrato uma assessora.
Porém, eu teria contratado uma para o dia do casamento, e vou contar o porquê:
Depois de todos os contratos fechados, fornecedores escolhidos e tudo pago chegou o grande dia e foi nesse momento que senti falta de uma assessora, afinal, eu não teria olhos em todo canto e não poderia me estressar com qualquer coisa.
Para o dia eu contratei uma recepcionista, porque estava decidida que não colocaria nenhum parente/convidado para trabalhar, mas se eu voltasse no tempo teria aberto mão da recepcionista e contratado uma cerimonialista para o dia.
Mas por quê, Keyte?
Duas semanas antes, eu tinha marcado ensaio com as pessoas que fariam parte do cortejo, para que no dia todos soubessem o que fazer e como fazer... Acontece que um dos padrinhos e a minha sogra acharam ruim e o ensaio foi cancelado...
Decepcionada/frustrada com o acontecimento, tentei concertar a situação e montei um cronograma bem detalhado e específico e mandei individualmente para cada um dos que estariam no cortejo.
Pois bem, no dia do casamento os mesmos indivíduos que reclamaram e fizeram o ensaio ser cancelado estavam perdidos e atrasaram o início da cerimônia em mais de 15 minutos, além de saírem colocando a culpa da falta de organização em mim e de ficarem me ligando para resolver pepino alheio... Foi aí que pela primeira vez no dia pensei “isso não teria acontecido se eu tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”
Estresse e sufoco passado, hora de dar início a cerimônia.
Quando o noivo entrou com a sua mãe, vulgo minha sogra, ela ficou de braços dados com ele até o momento da minha entrada e quando o meu marido (na época noivo) foi me buscar, ela foi junto... pensem em como fiquei?
Estresse passado? Acho que não!
Foi aí que pela segunda vez no dia eu pensei “isso não teria acontecido se eu
tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”
Agora sim, oficialmente passado o sufoco e o estresse, a cerimônia seguiu seu percurso e daí para frente foi só vitória... quer dizer, quase!
Apesar de eu ter montado um
cronograma planejando cada acontecimento e determinado o horário de tudo, eu
como noiva não ficaria com o celular na mão o tempo inteiro para controlar o
tempo, né?
Então obviamente fui aproveitar e conforme lembrava de algo que faltava ia
fazendo... Ocasionando na falta de tempo para algumas coisas, e “exagero” de
Foi aí que pela terceira vez no dia pensei “isso não teria acontecido se eu
tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”
.
No final tudo deu certo, os convidados aproveitaram muito, teve comida de sobra, doces e bolo à vontade (graças a fada madrinha que ficou controlando todo o bastidores da festa) e eu decidi que não me estressaria com mais nada.
Então apesar de não me arrepender de não ter contratado assessora, eu me arrependo de não ter contratado pelo menos para o dia.
Ufa, acho que é isso!
Se eu esqueci de algum detalhe podem me cobrar nos comentários e desculpa pelo textão kkk
Para acrescentar ainda mais a esse debate, separei alguns debates que contam experiências de outras casadinhas, caso vocês queiram ler:
Minha experiência de organização sem assessoria e cerimonialista #textão