Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

Casamento sem assessoria - Minha experiência

Keytellyn, dia 10 de Novembro de 2020 às 17:48

Publicado em Fórum Organizar um casamento 58

Olaaaaaaaaa comunidade maravilhosa! Resolvi escrever esse debate contando a minha experiência para complementar esse debate aqui: Organizando um casamento sem assessoria #dicas Primeiramente, vou falar o que me levou a não contratar assessoria: 1 – Eu queria ter a experiência de correr atrás de...

Olaaaaaaaaa comunidade maravilhosa!

Resolvi escrever esse debate contando a minha experiência para complementar esse debate aqui: Organizando um casamento sem assessoria #dicas

Primeiramente, vou falar o que me levou a não contratar assessoria:

1 – Eu queria ter a experiência de correr atrás de cada detalhe do casamento e colocar a mão na massa;

2 – Na cidade onde eu moro não tinha esse tipo de serviço (ou pelo menos não era divulgado).

Para mim, a fase da correria foi uma delícia!
Eu amava passar horas estudando sobre casamento e apesar de não ter sido ativa aqui na comunidade, devorava vários debates e artigos que tinham dicas e informações, mas se você é daquelas que paga para não ter serviço, essa parte será bem chatinha.

Vamos para o relato?

Eu já iniciei os preparativos sabendo que não teria assessoria, por isso busquei coisas que facilitassem o processo de planejamento e organização:

- Criei uma conta no casamentos.com.br e usei todas as ferramentas que eles disponibilizam: Tarefas, orçamentos, lista de convidados, organizador de mesas, etc

- Procurei por um checklist completo com prazos; (inclusive usava o daqui do site: CHECKLIST para organizar seu casamento)

- Anotava todas as dúvidas que tinha e depois pesquisava no google;

- Pesquisei no google por fornecedores locais (Aqui na minha cidade nenhum fornecedor é cadastrado no site);

- Li artigos sobre os mais variados assuntos de casamento;

- Montei uma planilha com tudo o que achava necessário;

Esses tópicos foram a minha base de planejamento.

Então depois de ler e ficar por dentro do que seria preciso fazer, já busquei decidir coisas importantes como:

Data e horário;

Número de convidados;

Estilo de casamento;

Paleta de cores;

Local;

Quem seriam nossos padrinhos.

(Porque de acordo com a ferramenta tarefas, com o checklist e com o que alguns artigos falavam, esses pontos eram decisões que muitas vezes ocupavam a cabeça dos noivos por um bom tempo e eu não queria nada me prendendo.)

QUAIS FORAM OS MEUS CRITÉRIOS PARA DECIDIR CADA UM DESSES TÓPICOS?

- Eu usava alguns fluxogramas (Já encontrava prontos na internet e acreditem, eles ajudam muito na tomada de decisões).

Um exemplo é esse aqui:

d51e705f85496162a5a371ff33a63127.jpg

- Sempre que precisava decidir algo fazia uma eliminação (tirava aquilo que menos me agradava);

Por exemplo, entre um casamento pela manhã, à tarde ou à noite eu não queria à noite, então eliminava essa opção.

Dessa forma isso me levou ao ponto 3:

- Montei uma base do que eu queria e do que tinha em mente;

Por exemplo, eu sabia que queria um mini wedding, que queria as cores branca, dourada e rosa na minha paleta de cores e que queria um cardápio mais descontraído.

A partir dessas certezas consegui decidir que meu casamento:
Seria de dia;

Em um local fechado;

O estilo predominante seria romântico com toque clássico e rustico;

O buffet seria coquetel e finger food;

E que seria para 60 pessoas.

- Procurei agir com praticidade;

Para mim seria muito melhor contratar um fornecedor que tivesse um pacote com várias coisas inclusas do que contratar cada fornecedor separadamente. Além disso, eu queria um local 2 em 1, onde pudesse realizar a cerimônia e também a recepção.

Sendo assim minhas buscas foram filtradas e limitei o meu campo de visão.

Por isso deixo essa dica: Filtrar e direcionar as suas buscas facilitam muito.

Por exemplo, se você quer um casamento clássico e elegante, num sábado à noite e um jantar, não precisa ficar vendo chácaras/sítios.

ESCOLHAS FEITAS: PRÓXIMA FASE

Como já citei lá no começo do debate a ferramenta Tarefas e o checklist daqui do site me ajudaram muuuito em todos os sentidos, principalmente com os prazos e posso dizer que foram fundamentais na organização do meu casamento!

Após ter feito todas as escolhas listadas ali em cima, comecei a agendar reuniões com outros fornecedores.

E é aí que estar atenta aos prazos é muito importante, principalmente se você tem algum emprego, afinal o tempo livre é reduzido.

O QUE EU LEVAVA EM CONTA AO MARCAR AS REUNIÕES?

- Meus horários livres (Assim que sobrava um tempinho lá estava eu resolvendo coisas do casamento);

- Horários das reuniões (como eu trabalho em horário comercial normal, precisava de fornecedores que tivessem a disponibilidade de agendar reuniões após às 18:00)

- E antes de todas as reuniões eu montava uma lista com perguntas que queria fazer e dúvidas que eu tinha!

Depois ia para casa, passava tudo para a planilha e imprimia.

Por que imprimir?
Eu sou daquelas que precisa ter algo em papel para se organizar melhor, então comprei uma pasta onde guardava tudo que fosse relacionado ao casamento: contrato, orçamentos, cartões de visita, etc.

...

(Para cada tipo de serviço eu entrei em contato com 2/3/4 fornecedores, assim tive uma tabela de preços abrangente e também pude comparar prós e contras de cada um deles.)

Então depois de várias reuniões, eu sentava com o meu noivo, analisava, fazia a regrinha de eliminação e filtrava qual mais atendia nossas expectativas: dessa forma tínhamos um escolhido!

E de pouco a pouco fechamos todos os contratos.

A importância de ter alguém para te ajudar

Apesar de não ter contratado a assessoria eu tive uma pessoa muito importante no processo de organização.

Ela foi a nossa decoradora que também era proprietária do local e nos ajudou muito... basicamente uma fada madrinha!

Ela nos indicou vários fornecedores (de doces, fotógrafos, equipe de som e iluminação, etc), além de esclarecer algumas dúvidas.

Sempre mandava mensagem perguntando sobre os preparativos e me deu várias dicas maravilhosas que me ajudaram tanto no processo de organização, quanto no dia do casamento.

CONCLUINDO: Me arrependo ou não?

Eu posso dizer que de uma maneira geral a minha experiência foi muito positiva e que o fato de ter lido, pesquisado, conversado com os fornecedores, usado as ferramentas do site e não ter tido preguiça de correr atrás do que fosse necessário facilitou muito o processo, por isso não me arrependo de não ter contrato uma assessora.

Porém, eu teria contratado uma para o dia do casamento, e vou contar o porquê:

Depois de todos os contratos fechados, fornecedores escolhidos e tudo pago chegou o grande dia e foi nesse momento que senti falta de uma assessora, afinal, eu não teria olhos em todo canto e não poderia me estressar com qualquer coisa.

Para o dia eu contratei uma recepcionista, porque estava decidida que não colocaria nenhum parente/convidado para trabalhar, mas se eu voltasse no tempo teria aberto mão da recepcionista e contratado uma cerimonialista para o dia.

Mas por quê, Keyte?

Duas semanas antes, eu tinha marcado ensaio com as pessoas que fariam parte do cortejo, para que no dia todos soubessem o que fazer e como fazer... Acontece que um dos padrinhos e a minha sogra acharam ruim e o ensaio foi cancelado...

Decepcionada/frustrada com o acontecimento, tentei concertar a situação e montei um cronograma bem detalhado e específico e mandei individualmente para cada um dos que estariam no cortejo.

Pois bem, no dia do casamento os mesmos indivíduos que reclamaram e fizeram o ensaio ser cancelado estavam perdidos e atrasaram o início da cerimônia em mais de 15 minutos, além de saírem colocando a culpa da falta de organização em mim e de ficarem me ligando para resolver pepino alheio... Foi aí que pela primeira vez no dia pensei “isso não teria acontecido se eu tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”

Estresse e sufoco passado, hora de dar início a cerimônia.

Quando o noivo entrou com a sua mãe, vulgo minha sogra, ela ficou de braços dados com ele até o momento da minha entrada e quando o meu marido (na época noivo) foi me buscar, ela foi junto... pensem em como fiquei?

Estresse passado? Acho que não!

Foi aí que pela segunda vez no dia eu pensei “isso não teria acontecido se eu tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”

Agora sim, oficialmente passado o sufoco e o estresse, a cerimônia seguiu seu percurso e daí para frente foi só vitória... quer dizer, quase!

Apesar de eu ter montado um cronograma planejando cada acontecimento e determinado o horário de tudo, eu como noiva não ficaria com o celular na mão o tempo inteiro para controlar o tempo, né?
Então obviamente fui aproveitar e conforme lembrava de algo que faltava ia fazendo... Ocasionando na falta de tempo para algumas coisas, e “exagero” de Foi aí que pela terceira vez no dia pensei “isso não teria acontecido se eu tivesse contratado uma cerimonialista para o dia”

.

No final tudo deu certo, os convidados aproveitaram muito, teve comida de sobra, doces e bolo à vontade (graças a fada madrinha que ficou controlando todo o bastidores da festa) e eu decidi que não me estressaria com mais nada.

Então apesar de não me arrepender de não ter contratado assessora, eu me arrependo de não ter contratado pelo menos para o dia.

Ufa, acho que é isso!

Se eu esqueci de algum detalhe podem me cobrar nos comentários e desculpa pelo textão kkk

Para acrescentar ainda mais a esse debate, separei alguns debates que contam experiências de outras casadinhas, caso vocês queiram ler:

Casei sem assessoria!

Minha experiência de organização sem assessoria e cerimonialista #textão

58 Respostas

• Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Gio! Smiley heart

Nós temos várias ferramentas e meios que facilitam muito esse processo, né? ainda bem!
    E programar tudo de acordo com o tempo é uma das tarefas mais dificeis para quem tem o dia a dia meio louco, né? Mas de pouco em pouco a gente chega lá e todo o esforço vale a pena, você vai ver!

• Responder
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada! Smiley heart

É verdade, nada melhor do que um relato de experiência de outra noiva para saber como fazer e evitar possíveis erros.

• Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Sue! Tentei ser detalhista e colocar tudo o que eu lembro para poder ajudar mesmo.

Eu costumo ser indecisa, então adoro usar meios que facilitam a tomada de decisões e o fluxograma é um desses meios, eu amo kkkk

• Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada!! ❤️
    Sim sim.. sempre falo que a Lu, foi fundamental no momento do adiamento.
    • Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aaa Flavi, você é sempre tão carinhosa com as palavras! Obrigada! Smiley heart
    Espero que ajude sim, até para elas poderem ver aonde não errar, né? kkk

• Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Priscila, não é uma tarefa muito fácil, mas não é impossivel, né?

Que bom que tem conseguido organizar tudo conforme o seu gosto!

Você vai ver que essa assessoria no dia do casamento fará toda diferença. Smiley laugh

• Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada, Lline!

A assessoria parcial ou para o dia fazem toda diferença, né?

• Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Gi!

Fazia tempo que estava devendo o relato e até que enfim saiu, né? kkkk quase 1 ano depois!

Gi, hoje em dia ela está muito melhor, mas às vezes solta umas pérolas! Eu tenho que fingir demência e ignorar para manter a boa relação Smiley xd

• Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E tiveram um casamento maravilhoso, não poderia ser menos!

Vocês também arrasaram na fase de organização!

Beijos Smiley kiss

• Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perfeitoooo esse debate, Keyte! Que dicas ótimas! Concordo totalmente com você, mas ver o relato de alguém que passou por tudo isso e teve um lindo dia, com defessa ajuda demais! Eu também acho que não devemos nos apegar tanto a detalhes, a sair tudo “perfeito”, pequenos detalhes saem do controle mesmo com assessoria e tá tudo bem, são coisas que geralmente os convidados nem percebem. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência, super válida para a comunidade! 🥰
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    ótimo debate Keyte!!!!! Muitas noivas optam por não ter assessoria... (Eu inclusive) kkkk e a experiência de quem já vivenciou é super útil!!!!! Obrigada por compartilhar ❤️
    Por aqui fiz exatamente isso .. contratei assessoria para o dia apenas 🥰 mas o ser de luz é taaaao amado que direto me manda mensagem perguntando se está tudo bem e querendo ficar a par dos preparativos kkkkk
    • Responder
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Keyte,

Que legal saber um pouco mais do seu processo como noivinha. Smiley love

Você falou uma frase que fez total diferença no seu processo: "não ter preguiça". Infelizmente muitas noivinhas querem as coisas de mão beijada e, acaba não consumindo os conteúdos de qualidade que o site aqui oferece entre outros também.

Antes de fechar assessoria eu fiz igual você pesquisei muuito, fiz planilha, fiz pasta no computador com orçamentos e tudo. Algo que me ajudou foi sempre saber o que queria então isso me deu um direcionamento maior quando fui fechar assessoria podendo dizer "eu gosto disso, daquilo, quero isso, quero aquilo" então de certa forma ajudou muito o lado dele também, pois em poucas horas já tinha diversas opções conforme o meu gosto.

Por aqui teremos cerimonialista e, um "anjo" junto com os noivos.

Foi algo que desde o começo não abri mão em ter pois, sabia que não iria dar conta de tudo isso no casamento.

Beijos

• Responder
  • May Grunewald
    Noiva VIP Agosto 2021 Rio de Janeiro
    May Grunewald ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei saber um pouco da sua experiência!
    Eu tô organizando meu casamento, e tô amando essa fase, apesar de ser cansativo! Rsrs
    Mas tô gostando dessa fase, tô me entregando por inteira nessa organização! Algumas coisas estou fazendo que nem você fez, outras irei anotar já para poder fazer... RsrsObrigada por compartilhar sua experiência! ❤️
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Arrasou nas dicas, Keyte!

Optamos pela assessoria apenas para o dia, algumas de suas dicas já utilizo, nada melhor que planilhas e fluxogramas para nos ajudar a organizar cada detalhe do grande dia! Assim conseguimos programar tudo que precisamos fazer no tempo disponível que temos.

Obrigada por compartilhar! Beijos!

• Responder
  • Sue
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sue ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns pelo debate e por ter organizado tudo, Keyte! Vai ajudar muito as noivas que têm dúvidas sobre essa questão, principalmente pelo seu relato pessoal.

E adorei esse fluxograma!

• Responder
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Keyte, que relato de experiência incrível e quantas dicas maravilhosas! 😍
    Tenho a certeza de que ajudará muitas noivinhas que optaram por não contratar uma assessoria. Sinto muito pelos sufocos que você passou no dia, mas acho que você se saiu super bem. Além de ter planejado minuciosamente cada detalhe do casamento, você tirou de letra toda essa situação.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tambem estou fazendo td sozinha..mais economico e estou vuvenciando td sem interferências.. me.organizei tbm..fiz anotaçoes etc como vc. Para o dia o local casorio oferece a acessoria do dia. Entao estou bem tranquila.

• Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Keyte...

Que detalhe maravilhoso!!!

Imagino tudo o que você passou...

Contratamos uma parcial e ela foi fundamental em todo o processo....

• Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahhh Keyte, que debate rico de conteúdo. Adorei seu relato de experiência! Tenho certeza que ajudará muitas outras noivinhas.

(Menina, e essa sogra? Como é hoje em dia? Socorro!)
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhh, agora eu que agradeço!! Bondade sua, gêmea. Realmente sou detalhista e foi um dos motivos pelo qual dispensamos a ideia de assessoria completa (Rodrigo também é super detalhista), além do preço que estava bem salgado pro nosso bolso. Sobre surtar, eu posso imaginar!! Mas o importante é que você realmente não se abalou e teve um casamento lindo! Beijos pra você!!

• Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aaaa obrigada, gêmea! Smiley heart

Você com certeza foi uma ótima noiva-assessora também! Aliás, vira e mexe acho que deveria trabalhar com isso, pois de todas as noivas que já conheci, você é sem dúvidas a mais apaixonada por casamentos, além de ser a mais detalhista também Smiley laugh

E quanto a surtar, faltou pouquinho para isso acontecer, mas não deixei nada me abalar!

Beijos Smiley kiss

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com você. Sempre falo "se tiver condições, contrate para o dia". É um descanso para a alma da noiva! Você arrasou demais e foi praticamente perfeito, apesar desses detalhes que você citou. Você foi a melhor noiva-assessora!! Eu ia surtar no dia! kkkk... Beijooooos maravilhosa, parabéns novamente!

• Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, gêmea! Smiley heart

Realmente a troca de experiências é ótima e cada um tem uma perspectiva diferente.

Hoje vejo que a assessoria no dia é quase que indispensável e falo isso para todas as noivinhas que perguntam.

Você deu sorte grande, gêmea! O seu local foi/é super completinho e maravilhoso!

Beijos! Smiley kiss

• Responder
  • Keytellyn
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada, Gio! Smiley heart

Espero que possa ajudar mesmo!

Organizar um casamento em outro destino é realmente bem mais desafiador, nesse caso uma assessoria é quase indispensável, né?

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obaaaa, que debate completo e como é bom ler o seu relado, gêmea!! Sempre digo que o mais incrível da comunidade é justamente essa troca de experiências. Lamento que você tenha passado por uns sufocos, mas certamente você arrasou na organização toda do seu casamento!! Até na organização somos gêmeas em muitas das coisas, pois eu nunca imaginei outras pessoas escolhendo e resolvendo as coisas do nosso casamento. Mas para o dia, realmente era uma necessidade que eu já sentia (e em são paulo, a oferta de profissionais assim é enorme!). Felizmente o local onde me casei já incluía a assessoria do dia e realmente é bom para exatamente esses pontos que você levantou: organização do cortejo e controle do cronograma, além da checagem dos fornecedores. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente, adorei saber um pouco mais de todo o processo!! Beijos!!

• Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Keyte que debate incrível! Muitas noivas optam por não ter assessoria mesmo e tuas dicas serão mega úteis! Eu já não teria essa paciência, coragem e nem que eu quisesse já que é um destination wedding haha
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas