Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Laura
Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo

Casamento sem Cerimonialista / Assessoria - minha experiência

Laura, dia 3 de outubro de 2017 às 21:51 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 72

Boa noite Noivinhas e Noivinhos de plantão! Smiley love

Vou continuar falando sobre os detalhes do meu casamento rsrs...

Ontem contei aqui um pouco sobre a minha experiência com a Lista de Convidados.

Hoje vou falar sobre o quão importante pode ser o trabalho de uma cerimonialista.

Quando fechei meu Buffet e Decoração, optei por fechar tudo com o mesmo fornecedor e ele me oferecia o trabalho de cerimonial para o dia do casamento, o que de fato seria ótimo, pois na minha região os valores de uma equipe de cerimonial variam entre 2 mil e 3500 reais.

Eu estava com a corda no pescoço, tinha uma festa grande pra organizar e estava sem grana, então decidi que não contrataria outro profissional para isso.

No meu casamento não tivemos grandes problemas, aliás, foram só elogios dos convidados sobre a cerimônia que foi de fato perfeita e a recepção (que eu como Noiva acabei notando algumas coisas que não foram totalmente do meu agrado).

O que deu errado? Ou não aconteceu como eu gostaria?

1 - Doces: A exposição dos doces na mesa de doces não estava de acordo com o que eu havia combinado com o Buffet. Fizemos 2700 doces e depois ainda ganhei 300 camafeus, totalizando em 3000 doces para 300 convidados. Muita coisa!! Usei parte desses doces para fazer caixinhas para os convidados levarem pra casa depois, restando ainda 2300 docinhos.

Comprei 1700 forminhas de flores, lindas e todas trabalhadas e essas deveriam ter sim ficado na mesa de doces, comprei o restante em formato pétala, aquelas que parecem uma caixinha sabe? Todas em papel kraft e combinei com o buffet que essas não iriam para a mesa, para serem servidas pelos garçons.

Minha irmã fez 100 mini bolos de andares, com flores em pasta americana e eu rodei São Paulo pra encontrar a base dourada pra colocar esses bolinhos na mesa de doces e quando vi, estavam todos dentro de uma bomboniere sem as bases. Smiley sad

Depois do jantar, disseram que houve uma invasão na mesa de doces (eu não vi rs...), mas não sobrou um docinho sequer pra contar história e eu pedi pro garçom pegar mais lá dentro porque algumas pessoas não haviam comido, foi então que me surpreenderam dizendo que não haviam doces na cozinha, que TODOS estavam na mesa. Caramba rs...

Eu estava tão feliz que não fiquei chateada na hora, mas depois do casamento a gente pensa nessas coisas né rs...


2 - Pães de mel: Substituí os bem-casados por pães de mel, comprei 400 para serem distribuídos na saída da festa, um por convidado.

A maioria deles tinha uma florzinha dourada, mas como aumentei a quantidade de ultima hora, as flores não foram suficientes, teóricamente, pra ficar mais apresentável nas fotos, eles ficariam empilhadinhos no armário, os com flores por cima e os sem flores escondidinhos por baixo, masssssss quando vi estavam misturados. Meu coração doeu, mas ninguém repara nesses detalhes né?


3 - Chuva Dourada: Comprei 3 tubos de chuva dourada para serem estourados durante a dança dos noivos e ficaram esquecidos dentro das caixas. Os encontrei às 2 da manhã.


4 - Distribuição dos Chinelos: Comprei chinelos para as madrinhas, mães e avós e quase esqueci de entregá-los rs...


5 - Horário de liberação do jantar: Perdemos a noção do tempo e o jantar foi servido um pouco tarde. O bolo também atrasou bastante e muita gente acabou indo embora sem comer.


6 - Muitas Selfies: Não sei se já aconteceu com alguém por aqui, mas Todo mundo queria selfie com os noivos! Me senti um pouco assediada! hahaha... Não comemos e não fizemos todas as fotos profissionais que gostaríamos por conta disso.


O que concluí sobre esses pequenos erros foi que se eu tivesse contratado uma cerimonialista completa, que fiscalizasse os doces e a forma que estavam sendo expostos ou servidos, controlasse o horária e a sequencia da refeição, ficasse com os tubos de chuva dourada, distribuisse os chinelos e controlasse os "nossos momentos", nada disso teria acontecido. Então de certa forma eu me arrependo. Mas como eu disse lá em cima, eu não podia gastar esse valor a mais.

Esses detalhes eu percebi por ser a minha festa, mas não recebi nenhuma crítica dos convidados por conta disso. Só recebemos elogios e muita gente diz que sente saudades da nossa festa. Apesar desses pequenos probleminhas, não deixei que nada tirasse a minha paz na noite mais importante da minha vida.


Espero que sirva de experiência pra vocês!


Um grande beijo e ótima noite!

72 Respostas

Última atividade por Vanessa, dia 2 de Março de 2020 às 16:44
  • Vanessa
    Noiva Novata Janeiro 2021 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Queria perguntar se você acha possível fazer o casamento na igreja sem cerimonial. Meu casamento não terá festa, só o religioso e o civil. Que dicas vocês que casaram dão, para que saia organizado ambas cerimonias!?

    • Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Julho 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal o que você escreveu. Obrigada. 😊😊 antes de marcar a data do nosso casamento já estava juntando dinheiro para poder contratar uma cerimonialista, sei que não daria conta de uma festa do jeito que você deu , sou muito afobada kkkkk
    • Responder
  • Amariles
    Noiva Ativa Abril 2019 Distrito Federal
    Amariles ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Contrate, não tenha dúvidas de que é um investimento e não um gasto.

    Pense, o quanto vc sonhou com esse dia e com cada detalhe. Você conseguirá se arrumar tranquila sem saber se a decoração esta sendo montada, se o buffet chegou, se realmente esta tudo sob controle.

    Parente não é o mais indicado para supervisionar, ele é um convidado e deseja participar do seu dia.

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Principiante Novembro 2019 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Laura, obrigada por compartilhar sua experiência! Estou pensando em não contratar também justamente por conta do orçamento.... mas tenho dúvidas em como me organizar durante a festa...

    • Responder
  • Amariles
    Noiva Ativa Abril 2019 Distrito Federal
    Amariles ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Buffet não faz assessoria de cerimonial no máximo vão levar uma recepcionista para ficar na porta do salão e contar quantas pessoas tem para poder informar se teve pessoas extras.

    Agora organizar material dos noivos, orientar fotografo de quais fotos são importantes, isso eles não fazem mesmo.

    • Responder
  • Amariles
    Noiva Ativa Abril 2019 Distrito Federal
    Amariles ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sinceramente, cerimonialista não é gasto é a única certeza de que tudo vai sair como programado, são as pessoas que vão olhar tudo e controlar os fornecedores enquanto eu estiver curtindo a minha festa. Decoração custa 10 mil, choramos e pagamos, mesmo sabendo que vai tudo para o lixo. Cerimonial sai uma média de 1500, não vemos o trabalho delas pq essa é a função, serem discretas e resolverem os problemas para ninguém percebe-los. Agora quando elas não estão presentes, aí sim vemos o quanto é trabalhoso.

    Imaginem uma festa em casa em que somos responsáveis pela comida, decoração, fotos. A maioria das vezes convidados chegam e ainda nem tomamos banho, passamos a festa vendo se todos estão comendo, se tem doce para todos, se lembrancinhas estão sendo entregues.

    Enfim, precisamos valorizar esses detalhes também.

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa outubro 2018 Rio de Janeiro
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Achei ótima sua postagem. Também optei por não contratar (por causa do orçamento) apesar de ter sido altamente recomendada. Espero que não dê nada errado ou eu choro kkk
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pri eu confiei tanto na assessoria do buffet a ponto de acreditar que realmente não haveria necessidade de mais ninguém. Me arrependi mesmo depois do casamento (porque na festa eu não me dei esse direito rs).Achei que teríamos outro tipo de problema, afinal toda festa tem algum, mas não esses que mencionei.Enfim, é muito relativo e complicado.Caso você tenha alguém de confiança que não participará ativamente da cerimônia, designe essa tarefa a essa pessoa, um amigo ou familiar. Fique com Deus. Beijo.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Dezembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Laura, muito obrigada por compartilhar sua experiência. Eu fechei o buffet com assessoria do dia, mas nos últimos tempos comecei a pensar que o ideal é contratar uma assessoria por fora também, já que como muitas disseram ninguém aponta os erros de quem paga o salário né?

    O difícil é como você disse, encontrar alguém que faça um bom serviço por um valor que caiba no orçamento, pois entendo que elas não podem cobrar "barato" pela responsabilidade que tem, mas meu bolso não entende hahahahahha

    • Responder
  • Sheila
    Super Noiva Março 2019 São Paulo
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fiquei preocupada agora kkk. Obrigada pela dica

    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu também dava Sheila e alguns detalhes não saíram conforme o combinado. Smiley amazing Reforce cada detalhe com eles, para que não passe por isso também. 😘
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Nataly! É sempre um prazer trocar experiências com vocês. 😘
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não precisa agradecer Samara! Estamos aqui pra isso, ajudar umas as outras. 😘❤
    • Responder
  • Sheila
    Super Noiva Março 2019 São Paulo
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O Buffet que eu fechei da a assessoria completa da festa. Ufa!

    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina Dayane, é sempre um prazer trocar experiências com vocês. 😘
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente Tati, acaba influenciando ainda mais no orçamento das noivas, que já é algo tão complicado. Às vezes me pego pensando o quanto casar é caro! Mas uma sugestão seria designar essa tarefa a alguém de confiança que não participará ativamente da cerimônia (amiga, irmã, tia...). Pra quem quer economizar é uma boa dica. Eu infelizmente, não tinha ninguém e confiei no buffet.
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É importante considerar a possibilidade Sheila. Contratar um profissional ou designar essa função a alguém de confiança que não participará ativamente da cerimônia (amiga, irmã, tia, prima.. )
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um prazer dividir um pouquinho da minha experiência é continuar aprendendo com vocês Geeh! ❤😘
    • Responder
  • Nataly
    Noiva Ativa Julho 2018 São Paulo
    Nataly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Seu post é um dos mais esclarecedores. Muito bem escrito e detalhado! Obrigada e parabéns!

    • Responder
  • Samara
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me arrepiei, obrigada por compartilhar sua experiência!


    • Responder
  • Dayane
    Noiva Ativa Maio 2019 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa! Esse debate foi bem enriquecedor pra mim.Obrigada por compartilhar.
    • Responder
  • Tatiane
    Noiva Esperta Abril 2024 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    é acho importante mesmo uma pessoa organizando, tanto por que na hora agente esquece tanta coisa... que precisa de alguém nos orientando... O difícil é pagar mais um profissional... ne . Mas o bom é que tudo deu certo !

    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é verdade! Não vou mentir, eu tenho muito medo de algo importante dar errado!

    Assessoria de buffet querendo ou não é apenas para te guiar, mostrar o horário de fazer cada coisa e etc! Eles não iam apontar um erro de quem paga o salario deles né? Kkkk mas é aquilo, antes haver erros como os que houveram na sua festa do que aqueles erros que todos percebem!
    • Responder
  • Sheila
    Super Noiva Abril 2018 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nao ia contratar...Mas estou começando a repensar sobre o assunto
    • Responder
  • G
    Paraná
    Geeh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com cada post vou vendo a importância de contratar uma cerimonialista para o grande dia. Obrigada noivinha por dividir sua experiência ❤️😘
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada!!

    Com a graça de Deus, tive pequenos problemas e não deixei que afetassem o meu humor e nem a alegria proporcionada pelo momento.

    Beijos!

    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É importante tem além de um profissional da área, um que seja realmente confiável e responsável noivinha.

    Muito obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim Bru, eu confiei em tudo o que combinei com o Buffet.

    Mas depois, pensando com calma, percebi que não deveria ter atribuído todas essas responsabilidades a um único fornecedor.

    Quando alguém se sobrecarrega, alguns detalhes são esquecidos. Fazem só o essencial.

    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Disponha Cris!

    Um grande beijo!

    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É sempre um prazer dividir experiências e aprender com vocês Débora!

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Constante Novembro 2017 Paraná
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito noivinha! ótimo seu depoimento, pois muitas ainda acham indispensável .. não que a festa não vá acontecer se não tiver tal profissional, porém no grande dia já nos basta o nervosismo, ansiedade característica de uma noiva, agora imagina vocÊ ter que cuidar de tudo e perdeu um pouco de sua festa. Parabéeeens e felicidades!

    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Julho 2021 Bahia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Cada dia vou percebendo a importância desse profissional para que saia tudo organizado no grande dia C. Obrigada por dividir sua experiência conosco..

    Deus abençoe sua uniãoSmiley ring

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas