Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Casar de novo na Igreja Católica: sim é possível!

Nathália, dia 4 de Dezembro de 2017 às 14:19 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 108

Hey people! Como estão?

Hoje venho falar de algo que muita gente desconhece e que fica na cabeça de muitas pessoas: casar de novo na Igreja Católica.

Bem, o matrimônio pra nós católicos é um sacramento, ou seja, um dos sete pilares de nossa fó, juntamente com ordem Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem(padres), Penitência (confissão) e Unção dos Enfermos (antigamente chamada de extrema unção).

Todo sacramento não pode em hipótese alguma ser revogado, pois perante nossa fé foi Deus mesmo que o fez. Ex: se um padre deixa de ser padre ele apenas deixa de exercer o ministério. Jamais deixará de ser sacerdote (muitos exercerem o diaconado e podem casar).

Isso inclui o matrimônio. Ele é indissolúvel e nem mesmo a Igreja pode acabar com ele. PORÉM, existem casos que se pode pedir a "Declaração de Nulidade Matrimonial". Vejam bem, não é anular, é declarar que aquele matrimônio JAMAIS existiu! E assim, a pessoa é livre pra se casar. Mas não confundam com divórcio! É preciso um motivo muito serio pra que essa nulidade seja declarada.

Pensando nas noivas que querem casar e já se casaram na igreja (ou que tem noivos que já foram casados, separei esse artigo da Canção Nova pra ajudar quem está nessa situação.


Ah mas é caro. Então, você pode pedir isenção como ocorre na justiça. O papa Francisco decretou que os processos não devem durar mais que 6 meses pra diminuir a agonia de quem espera.


Lembro que se vc casou com padres da igreja católica brasileira ou da igreja católica carismática, o casamento NÃO TEM VALOR perante a Igreja Católica Apostólica Romana. Em suma a pessoa não é casada!


Espero que ajude!

108 Respostas

Última atividade por Vitória, dia 30 de Junho de 2023 às 17:31
  • V
    Noiva Novata Junho 2023 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode casa no cartório e na igreja com a mesma aliança porque vol casa num dia no cartório e no outro na igreja
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiê! Depende. É preciso consultar a denominação que ele casou. O ideal é conversar na curia diocesana
    • Responder
  • Iasmin
    Noiva Novata Dezembro 2023 Bahia
    Iasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!!! Boa noite. Estou com uma dúvida me consumindo… Se alguém puder ajudar, agradeço! Meu noivo foi casado pela Igreja Ortodoxa, casou fora do ambiente sagrado (igreja) foi uma cerimônia em uma praia celebrada por um padrão da igreja Ortodoxa. Podemos casar agora na Igreja Católica Apostólica Romana?
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bruna o assistente eclesiástico (quem celebra o casamento são os noivos) não influencia na validade.


    No seu caso, você não foi casada, você é casada ou até que um dos dois morra ou até que uma sentença de nulidade seja expedida. O seu caso específico é pleitar uma ação de nulidade no tribunal eclesiástico. No dele, é preciso ver a denominação que ele se casou, para entender se foi sacramento ou não (por ex, pra igreja católica o casamento doa batistas, presbiterianos e algumas linhas luteranos, anglicanos e metodistas é reconhecido como sacramento).
    Se você for entrar com o seu processo, informe-se na cúria local sobre isso. Boa sorte!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu penso muito num misto de catequese fraca e glamuirizacao do casamento na igreja, somado a passividade de sacerdotes que autorizam a celebração do matrimonio de pessoas que claramente não tem a menor noção do que estão fazendo.



    No caso específico dele, ele pode sim se separar e pleitar um processo de nulidade alegando exclusão da prole. Altas chances, inclusive, de ir pelo rito breve
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tem como. A Igreja é universal, ou seja, o sacramento vale para o mundo todo. Tanto que para nos casarmos é preciso tirar a certidão dr batismo na paroquia onde fomos batizados e se é no estrangeiro ela precisa ser traduzida por tradutor juramentado.


    No caso não há nada a se fazer além de pleitar uma nulidade no tribunal eclesiástico. A depender dos termos, ele pode conseguir pelo rito breve. No caso o processo tem que ocorrer na França.

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Novata Dezembro 2015 Rio Grande do Sul
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite, casei na igreja católica em dezembro de 2015 e em maio se 2016 estávamos separados. Meu noivo,já foi casado na igreja evangélica e está separado a 2 anos, estamos conversando e queríamos nos casar e ter a benção da igreja.. ocorre que não sabemos se podemos. Quando eu me casei, quem realizou a cerimônia foi um diácono, isso teria alga influência? Obrigado e por favor nos ajude..
    • Responder
  • Renata
    Noiva Constante Novembro 2022 Rio Grande do Sul
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pra quem é católico, é muito sofrido este processo. É um embate interno entre a fé e a razão. Entre a Lei de Deus, a moralidade e a Lei dos homens. Conheço um casal, onde o marido é muito religioso, e a esposa não quer lhe dar filhos, por motivos pessoais e egoístas. Porém, casaram-se na Santa Igreja e prometeram, diante de Deus, receber os filhos que Ele enviasse. O homem sofre.
    Pergunto, será nossa Catequese fraca? Será a fé abalada? Seria "pouco caso" do matrimônio? Seriam protocolos a serem cumpridos sem a devida importância? Seria a falta de um compromisso com Deus?

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Fevereiro 2022 Ceará
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom Dia! Eu e meu namorado vivemos juntos a 3 anos ele é frances e eu brasileira, ele ja foi casado na Igreja Catolica, na France. E eu nunca, tenho o sonho de receber o sacramento do matrimono na igreja, mas nao queria entrar nesse processo pois ele acabou de sair de um divorcio muito doloroso. Sera se existe a possibilidade de casarmos na igreja catolica no Brasil?

    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se não houve consumação é possível a dissolução (nem é a nulidade, nesse caso a dissolução). Chamasse dispensa do rato. Significa que o casamento foi válido (tá que nesse caso não porque entra o vício do consentimento da livre e espontânea vontade) mas não rato.


    Procurem se a sua cidade tiver tribunal eclesiástico procure. Se não, existe um advogado canonico que se chama Emanuel Junior https://instagram.com/emanuelocjr?utm_medium=copy_link que pode orientar. Será necessário entrar com esse pedido. Demora um pouco e tem custas, mas vocês podem conseguir isenção. Boa sorte
    Editado por Casamentos.com.br
    • Responder
  • Marineide
    Noiva Novata Dezembro 2022 Maranhão
    Marineide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi,boa tarde e Feliz Ano-Novo!Deus nos abençoe à todos.Eu e meu companheiro estivemos juntos por 4 anos e 4 meses antes de eu engravidar e surgir um grande desentendimento entre nós e nos separarmos.Essa separação,durou um ano e oito meses,foi quando ele arrumou outra pessoa e casou com ela na Igreja Católica,segundo ele sem querer.Tanto que só foi ao casamento e em seguida(no minuto seguinte mesmo,segundo ele e as testemunhas)foi embora pra casa da família dele,nunca mais voltando aonde a noiva.Disse que os pais(dela)até podiam obrigá-lo à casar com quem ele agora sabia que não amava,mas jamais obrigariam-no a viver e assim o fez.Eu,apesar de grávida,nunca o obrigaria a nada que não quisesse e ele sabia disso.Bem antes, já andava me rodeado novamente,mas como eu nunca imaginava que me procuraria novamente,fiz im bom jogo duro por mais quatro ou mais meses.Como nos amamos muito,foi "água mole em pedra dura",como dizem e acabamos voltando e mais felizes do que nunca, graças à Deus!São quase (este ano🙏🙇👐contando ida e vinda)vinte e sete anos no total.Vamos completar vinte anos morando juntos agora em 2022,com fé em Deus.E para completar nossa felicidade, só falta oficializar o sonho de nossa união,mas tem esse empecilho aí do casamento anterior na igreja, que não se consumou,mas nos confunde sobre como devemos proceder e se seria mesmo possível realizar o nosso. Desculpe o textão e nos mande uma resposta,se assim for possível.Gratos!
    Ps:,Temos um bebê lindo e abençoado de quase vinte e dois anos.Fará no próximo 24/02/22 🙏🙇👐
    • Responder
  • Iara
    Noiva Novata Abril 2021 São Paulo
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Deus esteja conosco! Por favor me passa seu WhatsApp, preciso muito conversar! Eu peço com todas amor que tenho no coração
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode me chamar inbox por aqui
    • Responder
  • S
    Rio de Janeiro
    Suh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ou se quiser passo meu whatssap e vc me manda um oi se preferir.
    • Responder
  • S
    Rio de Janeiro
    Suh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Natália! Você poderia me passar seu contato? Sei que estou sendo chata mais precusamos muito de sua ajuda
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ele não precisa obter nulidade pois não casou na igreja católica apostólica romana. E a mesma não reconhece a Igreja brasileira
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tem valor o casamento anterior. Só entrar com a papelada normal:


    Solicitar certidão de batismo dos dois na paróquia onde foram batizados e apresentar na paróquia que vão se casar junto com identidade, comprovante se endereço e comprovação da marcava o do civil (se for dar entrada com os papéis muito antes, eles dão um prazo pra entregar, pois no civil a entrada é com 6 meses de antecedência.)
    Não tem que fazer absolutamente mais nada. Sequer registro o casamento dele tem
    • Responder
  • S
    Rio de Janeiro
    Suh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi. Pode me explicar como conseguiu casar de novo? Obrigada!


    • Responder
  • S
    Rio de Janeiro
    Suh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia! Você poderia me dizer a cidade que vc foi, qual tribunal e o nome do juiz por favor? Meu esposo foi casado com uma que tentava o matar várias vezes...
    • Responder
  • S
    Rio de Janeiro
    Suh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, bom dia! Meu esposo é casado na igreja católica Brasileira, se divorciou! Vivia um casamento conturbado. Vc disse que casamento na Católica Brasileira não tem valor. Como vc conseguiu? O que fazer para conseguirmos?
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Igreja ucraniana não está vinculada ao Conic que é o que define o ecumenismo (pelo menos no Brasil). Então provavelmente sim. Porém perante Roma ele permanece casado com a primeira esposa e se casar de novo estará em adultério, ou seja, não pode comungar, servir no altar etc.
    • Responder
  • F
    Noiva Novata Março 2022 Paraná
    Franciely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom Dia

    Meu Noivo foi casado na Igreja Católica Apostólica Romana ele pode casar novamente na Igreja Ucraniana?

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos por partes que nem Jason kkkk


    Então, se a igreja em que ele se casou for católica brasileira, ele é tão nunca se casou. Perante Roma ele permanece solteiro. Logo vcs podem casar normalmente sem processo nenhum.
    Se o casamento foi valido ele entra com o processo. A ex será notificada e pode ou não manifestar interesse em participar do mesmo. Caso ela prefira não se envolver, o processo segue normalmente. Em geral o depoimento dela também é colhido. Hoje Em Dia e se processo dura em média 6 meses (as vezes 3 depende do caso)
    • Responder
  • Angelica
    Noiva Novata Março 2021 São Paulo
    Angelica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando entra com o processo de nulidade, a outra pessoa tem que participar ou assinar algo? Ou pode fazer tranquilamente sem o ela saber? No meu caso, o meu marido já foi casado na igreja (acredito que brasileira, preciso me informar. Mas aqui na minha cidade, Diadema, chamamos de Matriz), mas não durou muito tempo.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Igreja católica brasileira não é reconhecida por roma. Podem se casar normalmente.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem nenhum problema! Não há validade o primeiro casamento dela perante Roma
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, Marques! Quanto tempo durou seu processo?

    • Responder
  • V
    Noiva Novata Setembro 2020 Paraná
    Valesca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia,

    E no caso da igreja Lutherana também vale? Meu noivo foi casado na lutherana e agora como somos católicos, queremos ter o sacramento do casamento na igreja católica.

    Obrigada

    • Responder
  • M
    Paraná
    Maikon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia, minha companheira já foi casada por uma igreja/padre católico apostólico brasileira. Se eu trouxer um italiano (igreja romana), ele poderia nos casar?

    • Responder
  • Karina
    Noiva Novata Novembro 2019 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entre em contato comigo por favor, você ou sua esposa Deus te abençoe grandemente
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fé irmã! O Senhor conhece o seu coração e do seu marido. Na hora que você menos esperar chega a sua resposta.
    Quanto ao tempo, bem isso vai de cidade. Nas capitais tende a ser mais rápido. São poucos sacerdotes que podem julgar pois é preciso um estudo muito avançado. Mas reze. Deus sabe de tudo e conhece seu coração. Uma amiga da minha mãe ficou 5 anos mas conseguiu. Hoje ela é solteira e ele casou de novo. E tá bem. Coragem
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não. Se não é passível de nulidade ele permanece casado. É indissolúvel.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas