Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Casar de novo na Igreja Católica: sim é possível!

Nathália, dia 4 de Dezembro de 2017 às 14:19

Publicado em Fórum Antes do casamento 108

Hey people! Como estão? Hoje venho falar de algo que muita gente desconhece e que fica na cabeça de muitas pessoas: casar de novo na Igreja Católica. Bem, o matrimônio pra nós católicos é um sacramento, ou seja, um dos sete pilares de nossa fó, juntamente com ordem Batismo, Eucaristia, Crisma,...

Hey people! Como estão?

Hoje venho falar de algo que muita gente desconhece e que fica na cabeça de muitas pessoas: casar de novo na Igreja Católica.

Bem, o matrimônio pra nós católicos é um sacramento, ou seja, um dos sete pilares de nossa fó, juntamente com ordem Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem(padres), Penitência (confissão) e Unção dos Enfermos (antigamente chamada de extrema unção).

Todo sacramento não pode em hipótese alguma ser revogado, pois perante nossa fé foi Deus mesmo que o fez. Ex: se um padre deixa de ser padre ele apenas deixa de exercer o ministério. Jamais deixará de ser sacerdote (muitos exercerem o diaconado e podem casar).

Isso inclui o matrimônio. Ele é indissolúvel e nem mesmo a Igreja pode acabar com ele. PORÉM, existem casos que se pode pedir a "Declaração de Nulidade Matrimonial". Vejam bem, não é anular, é declarar que aquele matrimônio JAMAIS existiu! E assim, a pessoa é livre pra se casar. Mas não confundam com divórcio! É preciso um motivo muito serio pra que essa nulidade seja declarada.

Pensando nas noivas que querem casar e já se casaram na igreja (ou que tem noivos que já foram casados, separei esse artigo da Canção Nova pra ajudar quem está nessa situação.


Ah mas é caro. Então, você pode pedir isenção como ocorre na justiça. O papa Francisco decretou que os processos não devem durar mais que 6 meses pra diminuir a agonia de quem espera.


Lembro que se vc casou com padres da igreja católica brasileira ou da igreja católica carismática, o casamento NÃO TEM VALOR perante a Igreja Católica Apostólica Romana. Em suma a pessoa não é casada!


Espero que ajude!

108 Respostas

  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um... complicado. O ideal é procurar o tribunal eclesiástico local.


    Quanto ele não querer expor a ex, ele tem que ponderar: prefere estar em adultério ou agradar aos homens (ela no caso)? Escolher por Cristo é uma renuncia. Agradar a Deus sempre tem que vir antes
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Maio 2022 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sou solteira, mais meu namorado é divorciado .. Ele foi casado na Igreja, porém não tem nada de grave para se pedir a nulidade do casamento, nesse caso então nós não poderemos nos casar na Igreja Católica?

    • Responder
  • Y
    Noiva Novata Junho 2020 Bahia
    Yuli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Daniel tudo bem ? Qual tribunal vc foi ? E você pode me falar o nome do juiz ? Estou tentando conversar com algum também , preciso me casar até ano q vem e sei q o processo é demorado e meu caso foi que meu ex marido né roubou e fugiu , gostaria mto de conversar com o juiz presidente , obrigada !
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Novata Março 2020 Minas Gerais
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho uma dúvida. Sou casada apenas no civil, porque meu marido já se casou na Igreja. Isso me angustia muito. Ele tem fatos suficientes para pedir nulidade, mas tem medo de expor a ex esposa e o filho. Quando, porém, insisto muito que ele pelo menos juntasse a documentação pra dar entrada, descobrimos que o casamento dele não havia sido registrado. Não consta no livro da Paróquia e nem na certidão de Batismo. E agora?
    • Responder
  • Danilo
    Noivo Novato Maio 2019 Pernambuco
    Danilo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Voltei para dizer que consegui casar, fui contar a minha história ao juiz presidente da Tribunal Eclesiástico, depois de ter me ouvido o mesmo fez uma carta de próprio punho para meu pároco, mostrando a ele que eu poderia casar, casamos dia 31/05 e estamos muito felizes, obrigado pela ajuda..
    • Responder
  • F
    Paraná
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Encontrei esse artigo por acaso, já estudo pelo assunto a muito tempo e volta e meia vejo se encontro algo novo. Pois bem, em 2014 me casei na igreja Católica, meu ex era "presbiteriano" mas tinha sido batizado na Católica quando criança. Eu sempre segui e gosto muito da minha religião, então ele concordou em casar na igreja, namoramos por 6 anos e ficamos 9 meses casado e nesses 9 meses ele aprontou de tudo que podem imaginar, teve até agressão, depois de separar por coincidência logo o Papa fez as mudanças e que era para ser mais rápido os processos, comecei então a ver as causas que permitem nulidade e procurei a Cúria daqui da cidade, como já foi mencionado só é permitido nulidade e não anulação, então teria que ser motivos que já existiam antes do casamento e que no meu caso é a imaturidade que ele tinha, não saber o que era de fato um casamento, entre outras, mas o fato é que dei entrada no processo em janeiro de 2015 e até agora não foi julgado, semana passada entrei em contato com a Cúria como sempre faço e me falaram que estão julgando os processos de 2008 ainda, isso me entristece muito, parece que é só nas outras cidades que está mais ágil, ou então dá a impressão que tem gente "furando a fila" dos julgamentos.

    Ah, depois que me separei dizia que nunca mais iria casar rsrs, mas 4 meses depois já comecei a namorar com meu atual marido e estamos juntos a quase 4 anos.

    Para quem conseguiu a nulidade, demorou muito?

    • Responder
  • Hionara
    Noiva Ativa outubro 2021 Rio de Janeiro
    Hionara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por falar sobre isso!
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Julho 2019 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela suas dicas vou correr atrás disso si não vai dar tempo porque me caso em julho no civil
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então isso tá estranho. Pq quando a baixa do casamento é dada no registro de batismo, tem o nome da igreja onde o casamento foi celebrado. Se não consta tem algo errado.

    De qualquer forma, se consta o registro entao teoricamente sim ele é casado (não se diz foi casado, a menos que se decretei nulidade) perante a igreja Católica. O correto é ver onde se deu o casamento (isso tem que constar no livro de registro de batismo dele) e buscar informações da celebração. Se não ocorreu mesmo, então já é um argumento pra nulidade.

    De qualquer forma será preciso regularizar isso. Sugiro procurar a curia para que um secretário eclesiástico analise o caso. Porém se há registro a solução é pedir a nulidade.


    • Responder
  • C
    Noiva Novata Julho 2019 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Secretaria da paróquia ligou pra capela onde ele foi batizado lá em saquarema diz que consta no livro que ele foi casado lá mas ele não soube dizer onde foi dado baixa na certidão dele lá
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Caroline tudo bem?

    Então, se diz que foi averbado na igreja é preciso consultar onde e se consta no livro de registro da mesma. Eu não sei como funciona em interior, mas antigamente a igreja era o cartório da cidade. Pode ser que tenha ocorrido sim, porém não entendo como isso foi averbado se não houve a cerimónia religiosa (casamento civil pra igreja católica apostólica Romana é o mesmo que nada)

    Então é preciso verificar primeiramente na paróquia em que ele foi batizado se consta ainda certidão de batismo ou se consta que ele se casou. Se constar certidão de batismo, então ele não foi casado. Se sim, resta buscar informações na paróquia onde foi averbado e, se for o caso, entrar com a nulidade.

    Hoje em dia é um processo rápido (menos de 6 meses dependendo).
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Novata Julho 2019
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acabei de descobrir que meu noivo é casado na igreja católica ele disse que casou só no cartório não caso na igreja mas o advogado que deu entrada do divórcio ele falo que ele casou no cartório mas que ficou averbado na igreja católica isso acontece mesmo alguém pode me dizer o casamento foi em saquarema em 1993 isso pode ter acontecido mesmo alguém pode me ajudar
    • Responder
  • Danilo
    Noivo Novato Maio 2019 Pernambuco
    Danilo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Nathalia, amanhã estarei resolvendo isso, creio que Nossa Senhora já está intercedendo por nós.
    • Responder
  • Luzinete
    Noiva Ativa São Paulo
    Luzinete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se Deus quiser...
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim tem o recesso e tal. Mas se já tá na fase de sentença já já saí!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Danilo, muito me estranha um padre dizer algo assim. Pois é preciso uma análise profunda do caso e não sei exatamente o quanto ele sabe. Porém se você conseguiu tirar sua certidão de batismo, então você consegue casar normalmente. E mesmo que seja caso de nulidade, creio não ser difícil conseguir, ainda mais por conta da religião.

    Sossegue seu coração e peça a Nossa Senhora que lhes guie.
    • Responder
  • Luzinete
    Noiva Ativa São Paulo
    Luzinete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É que peguei 2 recessos do tribunal que somando deram 3 meses...mas tenho fé que até fim de maio sairá...
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente. Muito me estranha um sacerdote dizer algo assim. Se não houve homologação na igreja católica, então a você Danilo permanece solteiro, logo pode casar normal.


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então... No seu caso é bem possível por causa da pouca idade. Quanto ao caso dele, independe do tempo que durou o casamento. Sim no caso de vocês seria trabalhoso mas não impossível. Se ele também sente que o casamento dele não foi válido, então não tem pq não tentar.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é variável. O papa pediu pra que não passe de 6 meses (antes durava mais de dois anos no mínimo). Mas senha está em fase de sentença não deve demorar
    • Responder
  • Regiane
    Noiva Ativa Junho 2021 São Paulo
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei anteriormente na igreja católica, eu era menor de idade, acredito que por este motivo eu conseguiria anular... Separei já vai fazer 11 anos, porém o meu noivo também já casou na igreja católica, ficou casado bastante tempo, teve um filho inclusive... Eu acredito que ele não consegue anular, então nem adianta pra gente correr atrás e só um conseguir 🤷‍♂️
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Posso estar errada, mas seu casamento anterior não tem validade, vc poderia se casar normal na Igreja Católica, você é batizado... Normal
    • Responder
  • Danilo
    Noivo Novato Maio 2019 Pernambuco
    Danilo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Nathalia, quem me passou essa informação foi o Padre da minha Paróquia, o mesmo perguntou ao Padre que entendia de direito Canônico, e esse padre falou que o casamento da Assembleia de Deus é válido, coisa que achei muito estranha. Sim, sou batizado na igreja católica, fui batizado ao 5 anos, tenho minha certidão de batismo, a peguei semana passada para poder da entrada no casamento, até então eu só tinha a lembrançinha do batismo, como sou meio que novato na igreja católica, não sabia que existia a certidão de batismo rsrs. O que eu fico triste é que minha ex esposa já casou, inclusive está grávida, e eu tenho medo de não poder casar novamente, quero tentar novamente ter uma família. Um dos motivos da minha separação, fui justamente por eu ter me convertido ao Catolicismo, ela e a família não aceitaram isso. Você não tem noção de como está sendo difícil para mim e minha namorada, queremos muito construir uma família númerosa e ser feliz.. se você tiver algum documento que possa me ajudar para eu usar na minha defesa quando entrar com o pedido de nulidade, serei eternamente grato a você, segunda feira estarei indo saber como faz para da entrada no processo de nulidade. Obrigado pela atenção.
    • Responder
  • Luzinete
    Noiva Ativa São Paulo
    Luzinete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Natália, achei ótimo esse seu debate... Entrei com o processo de nulidade em julho do ano passado e meu caso já está na reta final, ou seja, só no aguardo da sentença. Você tem noção do prazo médio que demora essa etapa?
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Danilo tudo bem? Quem te deu essa informação?

    A que me conste, assembleia de Deus não entra no ecumenismo (reconhecimento intereligioso do Martim). Que eu saiba as denominações são: Batista, metodista, anglicana (não todas), e luterana, além claro da Igreja Católica apostólica Romana.

    Vocês já deram início aos trâmites? Você é batizado católico? Se sim e sua certidão de batismo ainda consta como solteiro (o que MUITO provavelmente é a realidade) então podem casar normal.


    • Responder
  • Danilo
    Noivo Novato Maio 2019 Pernambuco
    Danilo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hoje sou Católico, mas antes disso era protestante, casei na igreja evangélica, mas infelizmente depois de ter abraço a fé Católica as complicações no meu casamento só pioraram, e eu acabei me separando e me divorciando em seguida, minha ex esposa já se casou e está grávida, eu e minha namorada desejamos muito nos casar, estamos fazendo tudo para agradar a Deus e a sua igreja, inclusive vivendo a castidade, até marcamos o nosso casamento para esse ano, mas ficamos sabendo que meu casamento para a igreja Católica é Válido, estamos muito aflitos, ela está devastada, isso está certo? Poderia me ajudar? Casei na igreja Evangélica Assembleia de Deus.
    • Responder
  • Lila
    Noivo Constante Novembro 2019 São Paulo
    Lila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Interessante!
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Julho 2019 Ceará
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal ver esse debate aqui.

    Já trabalhei em uma cúria diocesana e que bem comum as pessoas recorrem ao tribunal eclesiástico para conseguir obter a nulidade.

    São tantas histórias!

    Marido gay, estar grávida antes do casamento, sentir-se pressionado para casar, pouca idade, não consumar... Antes era bem difícil conseguir... a papelada ia para Roma e era anos "pelejando". Agora cada Diocese pode decidir.

    Esse tribunal eclesiástico é o mesmo que julga os pedidos os pedidos de casamentos quando os noivos são de religiões diferentes, mas o católico quer celebrar o casamento no rito católico. Basicamente o padre conversa com o que não é católico e analisa se a pessoa não colocará empecilho para o futuro cônjuge professar a fé católica.


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tem nada a ver ele não ter casado no Brasil. O ecumenismo é mundial, trocando em miúdos é como um "acordo" entre Roma e a Igreja Anglicana que os sacramentos são válidos. Ex, pra vc se casarem será necessário pedir a certidão de batismo dele (lá na Inglaterra traduzido por tradutor juramentado ) e a sua na paróquia onde você foi batizada. Na certidão dele, provavelmente vem escrito que ele é casado (a igreja anglicana também ve o matrimônio como indissolúvel). Então resta saber se Roma reconhece esse matrimônio (entenda o Brasil não tem jurisdição sobre isso). Pra isso só consultando a cúria da sua cidade que vai julgar se ele é solteiro ou se é preciso entrar com a nulidade do primeiro casamento.
    • Responder
  • Iza_Barbosa
    Noiva Principiante Maio 2022 Rio de Janeiro
    Iza_Barbosa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo retorno!
    Então, meu noivo casou na Inglaterra.
    Acredito que não seja válido no Brasil, né?
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entao, teoricamente a igreja anglicana entra no ecumenismo, o que na teoria faz o casamento dele ser valido. No caso é preciso verificar na curia da sua cidade como foi a realização e se for o caso entrar com um pedido de nulidade
    • Responder
  • Iza_Barbosa
    Noiva Principiante Maio 2022 Rio de Janeiro
    Iza_Barbosa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, meninas!
    Tenho uma dúvida. Meu noivo é inglês e já foi casado, mas o casamento foi pela Church of England, que seria a igreja anglicana no Brasil. Será que conseguimos casar na igreja católica?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas