Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Casar de novo na Igreja Católica: sim é possível!

Nathália, dia 4 de Dezembro de 2017 às 14:19

Publicado em Fórum Antes do casamento 108

Hey people! Como estão? Hoje venho falar de algo que muita gente desconhece e que fica na cabeça de muitas pessoas: casar de novo na Igreja Católica. Bem, o matrimônio pra nós católicos é um sacramento, ou seja, um dos sete pilares de nossa fó, juntamente com ordem Batismo, Eucaristia, Crisma,...

Hey people! Como estão?

Hoje venho falar de algo que muita gente desconhece e que fica na cabeça de muitas pessoas: casar de novo na Igreja Católica.

Bem, o matrimônio pra nós católicos é um sacramento, ou seja, um dos sete pilares de nossa fó, juntamente com ordem Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem(padres), Penitência (confissão) e Unção dos Enfermos (antigamente chamada de extrema unção).

Todo sacramento não pode em hipótese alguma ser revogado, pois perante nossa fé foi Deus mesmo que o fez. Ex: se um padre deixa de ser padre ele apenas deixa de exercer o ministério. Jamais deixará de ser sacerdote (muitos exercerem o diaconado e podem casar).

Isso inclui o matrimônio. Ele é indissolúvel e nem mesmo a Igreja pode acabar com ele. PORÉM, existem casos que se pode pedir a "Declaração de Nulidade Matrimonial". Vejam bem, não é anular, é declarar que aquele matrimônio JAMAIS existiu! E assim, a pessoa é livre pra se casar. Mas não confundam com divórcio! É preciso um motivo muito serio pra que essa nulidade seja declarada.

Pensando nas noivas que querem casar e já se casaram na igreja (ou que tem noivos que já foram casados, separei esse artigo da Canção Nova pra ajudar quem está nessa situação.

Ah mas é caro. Então, você pode pedir isenção como ocorre na justiça. O papa Francisco decretou que os processos não devem durar mais que 6 meses pra diminuir a agonia de quem espera.

Lembro que se vc casou com padres da igreja católica brasileira ou da igreja católica carismática, o casamento NÃO TEM VALOR perante a Igreja Católica Apostólica Romana. Em suma a pessoa não é casada!

Espero que ajude!

108 Respostas

• Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, só queria entender um pouco melhor os motivos de ser concedido a nulidade do matrimônio, imagino que cada caso é um caso mas na minha paróquia fiquei sabendo de um matrimônio que foi anulado por conta da ex-esposa alegar que ela era muito jovem quando se casou, acho que tinha 17 ou 18 anos. Ao meu ver, sem saber a história e os motivos corretos, não é um grande motivo até pq o que mais vemos é noivas super novas, ainda mais aqui na comu.

• Responder
  • R
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Rayany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nathalia e igreja católica anglicana? O casamento tem valor ou não??
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A intenção é essa!

• Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sou da católica mas achei interessante. imagino que ajudou muita gente Smiley smile

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

As ordens! E sim vira palhaçada em algo sério! Dica pra procurarem a curia! Hoje em dia está mais rápido!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou! A intenção é informar!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso infelizmente acontecia muito antigamente pela ignorâncias das pessoas (no sentido de não conhecer mesmo). Que bom que agora tudo se resolveu! Sim a Thais conseguiu a nulidade (não se anula. Anular é acabar com algo que existiu. No caso não existiu) pois ele já traia ela antes de casar, ou seja, casou enganada. Não sei se o Michel Teló conseguiu a dele (ele tbm já foi casado), mas creio que sim!

• Responder
  • Joice
    Super Noiva Maio 2018 Minas Gerais
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Legal esse debate, Nath.

Tem que ser um motivo bem justo mesmo. Um exemplo bem famoso foi da Thais Fersoza, ela pediu a anulação do casamento perante a Igreja e conseguiu, quando se casou com o Joaquim Lopes.

Eu vivi recentemente a descoberta de que um dos sacramentos que possuía era inválido, no caso o meu batismo. Em 1986 com 2 meses de vida, meus pais me batizaram em uma igreja que acreditavam ser Católica Apostólica Romana, mas na realidade era Católica Brasileira.

Agora, sábado, o Sr. Padre realizou meu batismo sob condição na Igreja Católica Romana. Com a Graça de Deus!

• Responder
  • Jade
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Nath, igual vc falou sendo um motivo valido, muitos acham que a igreja é atrasada mas que acho correto sim, isso pq se n ia virar palhaçada. Obrigada pela informação agora dá para falar com alguns que desejam mas achavam que não podiam.Smiley shame Smiley shame

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já tinha ouvido falar disso mas vou ler o artigo para entender melhor! Adorei o debate

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muita gente não conhece! Acho interessante falar pois muita gente tem o casamento nulo mas não sabe. Ai julga a igreja católica de "muito radical" e não é bem por ai!

• Responder
  • Jade
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que interessante Nathália eu desconhecia desta possibilidade.Smiley catface Smiley catface

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas