Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Casar de novo na Igreja Católica: sim é possível!

Nathália, dia 4 de Dezembro de 2017 às 14:19

Publicado em Fórum Antes do casamento 108

Hey people! Como estão? Hoje venho falar de algo que muita gente desconhece e que fica na cabeça de muitas pessoas: casar de novo na Igreja Católica. Bem, o matrimônio pra nós católicos é um sacramento, ou seja, um dos sete pilares de nossa fó, juntamente com ordem Batismo, Eucaristia, Crisma,...

Hey people! Como estão?

Hoje venho falar de algo que muita gente desconhece e que fica na cabeça de muitas pessoas: casar de novo na Igreja Católica.

Bem, o matrimônio pra nós católicos é um sacramento, ou seja, um dos sete pilares de nossa fó, juntamente com ordem Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem(padres), Penitência (confissão) e Unção dos Enfermos (antigamente chamada de extrema unção).

Todo sacramento não pode em hipótese alguma ser revogado, pois perante nossa fé foi Deus mesmo que o fez. Ex: se um padre deixa de ser padre ele apenas deixa de exercer o ministério. Jamais deixará de ser sacerdote (muitos exercerem o diaconado e podem casar).

Isso inclui o matrimônio. Ele é indissolúvel e nem mesmo a Igreja pode acabar com ele. PORÉM, existem casos que se pode pedir a "Declaração de Nulidade Matrimonial". Vejam bem, não é anular, é declarar que aquele matrimônio JAMAIS existiu! E assim, a pessoa é livre pra se casar. Mas não confundam com divórcio! É preciso um motivo muito serio pra que essa nulidade seja declarada.

Pensando nas noivas que querem casar e já se casaram na igreja (ou que tem noivos que já foram casados, separei esse artigo da Canção Nova pra ajudar quem está nessa situação.


Ah mas é caro. Então, você pode pedir isenção como ocorre na justiça. O papa Francisco decretou que os processos não devem durar mais que 6 meses pra diminuir a agonia de quem espera.


Lembro que se vc casou com padres da igreja católica brasileira ou da igreja católica carismática, o casamento NÃO TEM VALOR perante a Igreja Católica Apostólica Romana. Em suma a pessoa não é casada!


Espero que ajude!

108 Respostas

  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não há validade de casamentos evangélicos para a Igreja Católica, salvo se houver ratificação na paróquia da parte católica. Fora isso a pessoa é desempedida
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se não cabe nulidade não ha o que fazer e não existe essa possibilidade de "alugar" igreja pois igreja é um templo religioso.

    Aqui mesmo existem celebrantes da igreja brasileira nos fornecedores. Porém vale lembrar que perante Roma ele permanece casado
    • Responder
  • V
    Noiva Novata Julho 2022 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, meu noivo foi casado a quase tres anos na igreja evangelica, e esta divorciando, isso me impede de casar na igreja catolica ?

    • Responder
  • Britto
    Noiva Novata Março 2020 Bahia
    Britto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por favor me ajude, meu noivo já foi casado na igreja por 14 anos e tem 2 filhas, não cabe anulação ... Estou tendo dificuldade pra achar igrejas católicas brasileiras ou carismáticas! Algum site pra indicar? Se alugar uma igreja católica romana posso arrumar um padre dessas outras denominações pra fazer a cerimônia lá ?
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Casamento civil pra igreja católica é o mesmo que nada kkkk. Portante vc continua solteira . Se não há impedimento da parte dele pode casar normalmente!
    • Responder
  • F
    Noiva Novata Abril 2019 Goiás
    FERNANDA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso eu já fui casada no civil e estou divorciada a 5 anos! Não casei na igreja ! Tem alguma oposição?
    • Responder
  • M
    Noivo Novato Maio 2019 Minas Gerais
    Marques ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite! Consegui a Nulidade de meu primeiro casamento na igreja católica. Sou casado no civil há 10 anos e tenho uma filha de 07 anos. Minha esposa não é casada no religioso. Gostaria de sugestão de cerimônia na igreja e da festa. Pretendemos nos casar em maio/2019.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No caso, vc nunca tinha se casado (a igreja catolica apostolica Romana nao reconhece o primeiro casamento), entao tudo certo! Felicidades !
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! A titulo Dr curiosidade (se VC puder ta) mad que tipo de trabalho? Tcc?
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Maio 2017 Bahia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu primeiro casamento foi em igreja católica brasileira. Por isso que no segundo pude me casar de novo e realizar o sonho do meu esposo!😍😍😍😍
    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida, não vou me casar na igreja católica mas usei seu artigo para um trabalho.

    Agradeço pelas informações, viu!

    • Responder
  • Paula
    Noiva Novata Setembro 2019 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😘
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Paula, primeiramente ninguém pode anular um sacramento. O que se pode é buscar a nulidade , ou seja, a declaração de que não mesmo de fato nunca existiu.

    Procurem a curia diocesana local para se informar sobre o processo. Hj em dia não é demorado como antigamente.

    Procurem a diocese de vcs!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Novata Setembro 2019 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, gostaria muito de saber se meu noivo consegue anular o casamento na igreja. A ex fugiu deixando os filhos e 3 anos depois pediu divórcio. Será q eu vou poder entrar na igreja com ele???
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O que a gente mais vê aqui é noiva(o) que reclama né?! Acabei de ler uns debates tão arrogantes que nem gastei meu tempo pra comentar.

    Quando o assunto é religião eu não me meto e você já sabe o porquê né. Mas quando o debate é útil, vale a parabenização.

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Existe e muitos confundem com a Renovação Carismática. A Renovação Carismática é movimento da Igreja Católica. A igreja católica carismática é outra coisa!

    • Responder
  • Bianka
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Ceará
    Bianka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hahaha, amo a canção Nova! Smiley love Mas eu não sabia que existia essa igreja católica carismática...
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahha é a correria! Mas fiquei com vontade de falar disso pq não vejo muito aqui mas vejo muita noiva e noivo só criticando a igreja católica! E isso me dá nos nervos pq tudo tem um porquê. Ate pra pessoa pensar bem antes e não ficar no casa separa. Se for assim melhor nem casar!
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nath, eu tava sentindo falta de ver um debate seu por aqui.

    E você veio arrasando no tema, como sempre!

    Dicas muito válidas e úteis.

    • Responder
  • Emmy
    Noiva Master Março 2018 Rio Grande do Sul
    Emmy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa. ,não sabia dessa possibilidade que legal que você trouxe isso para todas que são católicas saber nunca é demais 😍😍😍
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sabia já disso. Parabéns pelo ótimo esclarecimento sobre o tema
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi 😊 Obrigada!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Consegue fácil! Ela foi enganada! Creio que é um dos processos mais fáceis de se conseguir pois foi erro de pessoa afinal ele escondeu que era homossexual.


    Obrigada! Eu procuro sempre pesquisar sobre o que falo pra não falar bobagem. Claro que todo mundo erra, mas sempre busco estar informada sobre o que pretendo discutir!

    • Responder
  • Luciene
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Luciene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É h muito bom orientar as noivinhas,quando a esse assunto!de grande riqueza.
    👏👏
    • Responder
  • Yngridi
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Ceará
    Yngridi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom seu debate. E o mais legal ver seu conhecimento sobre o assunto. Adoro gente que fala com propriedade do que sabe rsrs. (Não é tom irônico viu?)... Uma amiga está no processo de nulidade do casamento na Igreja. Depois de vários anos de namoro resolveram casar e com pouco mais de 1 ano de casados o então marido quis separar pra viver com um homem.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim sim!!! Mas a igreja tem sido muito sábia em orientar os casais ainda antes do primeiro matrimônio. Conheço um caso que o padre recusou fazer o casamento pq percebeu exatamente isso!


    É uma coisa interessante pra quem de fato viu que cometeu um erro e que aquele primeiro casamento nunca deveria ter existido

    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate Nath. É de fato a dúvida de muitas pessoas. Parabéns
    Eu só espero que as pessoas não vejam essa opção como brecha pra não levar a sério o significado do matrimônio. Pois nos dias de hoje é muito comum pessoas casarem na igreja apenas por fotos bonitas e "pelo sonho de entrar na igreja" e não pela religião em si.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim! O matrimônio é até que a morte os separe. Se a morte (Deus) separou, a pessoa pode casar de novo tranquilamente! A questão é mesmo que poucas pessoas divorciadas conhecem a possibilidade de nulidade.


    Mas no caso de viúvos, sendo a outra parte desempedida (solteira, viúva ou com decreto de nulidade) pode casar normalmente!


    Isso vale pra quem já está em segunda união. Por ex: Um casal no qual ele é casado (não existe o foi, uma vez casado sempre casado independente se vivam juntos ou não) e ela nunca foi casada. A primeira esposa morre, ele pode casar na igreja. Isso aconteceu com uma amiga da minha mãe. Ela e o marido viveram 30 anos sem casar. Ai a esposa (primeira) dele morreu e eles casaram.

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nath, so por curiosidade, não sou catolica rs, mas se a pessoa for viúva ela pode casar a segunda vez na mesma igreja?
    • Responder
  • R
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Rayany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!!!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É sim. Idade influencia. Ela provavelmente alegou que não possuía a maturidade necessária para receber o sacramento do matrimônio, bem como o que ele implica (engloba, indissolubilidade, abertura aos filhos, deveres de esposa e marido, que não era "brincadeira de casinha" e por ai vai. É tanto que pra alguém casar na igreja com essa idade os pais precisam consentir (esqueci o cânon que fala isso)

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Depende. Algumas vertentes sim, outras não (assim como a luterana tem vertentes que não são consideradas parte do CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) Você precisa verificar com a padre anglicano se a vertente dele entra no ecumenismo. São elas:


    Aliança de Batistas do Brasil - ABB
    Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR
    Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB
    Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
    Igreja Presbiteriana Unida - IPU Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia - ISOA

    Lembre-se que, se um dos cônjuges já foi casado na Igreja Católica, ainda que um padre anglicano ecumênico celebre, ainda assim a Igreja Católica não reconhece.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas