Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vanessa
Noiva Constante Agosto 2015 São Paulo

Congregação cristã x igreja catolica

Vanessa, dia 27 de Novembro de 2014 às 17:01

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 148

Gostaria da ajuda de vocês. Vou me casar no dia 01/08/2015, em um sitio. Meu noivo e toda sua familia são da Congregação Cristã no Brasil e eu sou catolica, assim como toda minha familia. Estamos juntos a quase 9 anos e a religião nunca foi problema, nos respeitamos muito. Ja fui conhecer a CCB e...

Gostaria da ajuda de vocês.

Vou me casar no dia 01/08/2015, em um sitio. Meu noivo e toda sua familia são da Congregação Cristã no Brasil e eu sou catolica, assim como toda minha familia.

Estamos juntos a quase 9 anos e a religião nunca foi problema, nos respeitamos muito. Ja fui conhecer a CCB e admiro muito, assim como ele ja foi comigo a missa para conhecer.

Pesquisei muito sobre como realizar nossa cerimônia, porém não consegui formar nenhuma idéia. Ou sera misto, onde levaremos representantes de ambas religiões, ou sera ecumênico, onde havera a presença apenas do juiz de paz.

Alguém na mesma situação que eu?!

Sei que hoje em dia é muito comum casamento entre evangélicos e catolicos, porém a CCB é um pouco mais rigida do que outras igrejas evangélicas, pois sei que para quem é da CCB não se deve participar de eventos que envolvam outras religiões. Meu receio é que mesmo fazendo a cerimônia mista, alguns convidados deixem de comparecer.

Me ajudem por favor! Opinem!

148 Respostas

• Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amanda

Eu e meu noivo faremos o casamento no civil com o juiz de paz, e para a cerimônia contratamos um celebrante que falará de Deus e citará algumas passagens da bíblia... Tudo apenas simbólico.
    Eu e meu noivo concordamos que nenhum homem pode abençoar um casal, nem um padre, nem pastor, cooperador, enfim.... Somente Deus pode abençoar, e nós já nos sentimos abençoados por Deus. A cerimônia será apenas para celebrar nosso amor, e a união de duas famílias.

Foi pensando dessa forma que optamos por não envolver religião, respeitando assim a crença de cada um, pois fazemos questão de todos nossos familiares presentes.
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amanda

Eu e meu noivo faremos o casamento no civil com o juiz de paz, e para a cerimônia contratamos um celebrante que falará de Deus e citará algumas passagens da bíblia... Tudo apenas simbólico.
    Eu e meu noivo concordamos que nenhum homem pode abençoar um casal, nem um padre, nem pastor, cooperador, enfim.... Somente Deus pode abençoar, e nós já nos sentimos abençoados por Deus. A cerimônia será apenas para celebrar nosso amor, e a união de duas famílias.

Foi pensando dessa forma que optamos por não envolver religião, respeitando assim a crença de cada um, pois fazemos questão de todos nossos familiares presentes.

• Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa! Que difícil...
    Sem dúvida essa preocupação deve te apavorar!
    Mas Deus te dará a direção. Eu opteria pelo juiz de paz. Dessa forma nenhuma religião seria mencionada. Isso depende mesmo de vocês.

Espero que encontre um caminho... Muito difícil sua situação e seu noivo já é muito corajoso em enfrentar as convicções dele e se casar com uma moça que não é da mesma confisssão de fé!

Que Jesus te ajude noivinha!
    Torcendo pela sua felicidade! Smiley kiss
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Abril 2016 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu noivo foi batizado pela CCB ,mas quero me casar na católica religião que sempre fui, ele aceitou
    Mas ele precisa fazer os sacramento que ainha igreja pede para o casamento como o batizado , e ele já é batizado na CCB como fica isso ?
    Os pais deles como são da CCB nao iram mas ate ai já me conforme
    • Responder
  • L
    Super Noiva Junho 2015 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu marido Somos evangelicos, A Familia do meu marido é catolica eles queriam muito que fosse na igreja catolica, Eles estavam empolgados pensando q ia ser na igreja catolica até que disse que não, Iria ser na evangelica eles não gostaram mas eu não sou catolica mesmo antes de ser evangelica não frequentava igreja catolica sempre me sentia bem na igreja evangelica e sempre deixei bem claro q quando casasse iria ser na igreja Evangelica, Minha familia é evangelica tbm e não aceitariam o meu casamento no catolico, E sei que haveria essa discursão entre nos e meus sogros então decidimos fazer em uma chacara com o pastor da nossa Igreja e meus sogros vão estar presentes, Pois não se incomodaram De ser pastor Pois vai ser na chacara, Graças a Deus resolvemos esta questão Smiley smile Vc tem que ver o que é melhor pra você e da forma que vcs se sintam bem e a vontade, Não faça com alguém que depois vc Possa se arrepender Por não ter sido a cerimonia dos seus sonhos, Eu nunca fui em cerimonias catolicas Só fui em cerimonias evangelicas Mas se fosse uma pessoa que realmente é importante eu iria tranquilamente Td depende de seus convidados também, A cerimonia ecumênica é uma Boa pra vcs, Bjs.
    • Responder
  • Carol
    Noiva Esperta Junho 2015 Bahia
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu será na igreja católica e terá uma benção de um pastor no espaço da festa, estamos providenciando agora p q os dois sejam o mais breve possível p n ficar cansativo, quem gosta de nós de verdade n deixa de ir, assim acredito.
    • Responder
  • J
    Super Noiva Setembro 2016 Minas Gerais
    Jaciara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que fazer com os dois representantes é a melhor opção.... O triste é ver que até hoje existem pessoas que tem tanto preconceito com outras religiões... Eles deveriam ir pensando em vcs e não na religião.... Deus está dentro de nós e não dentro de um templo construido de tijolos..... Mas fique tranquila que quem realmente tem consideração com vcs estarão presente no casamento....

• Responder
  • J
    Super Noiva Setembro 2016 Minas Gerais
    Jaciara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é noivinha... Concordo com vc... Não sirvo religião.... sirvo a Deus.... A igreja é apenas um lugar que vamos para aprender mais da palavra de Deus... Frequento a igreja, porém não tenho preconceitos com pessoas que frequentam igrejas diferentes da minha ou até mesmo não frequentam nenhuma.....

• Responder
  • Lucimara
    Noiva Master Abril 2016 São Paulo
    Lucimara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha acho que a melhor opção é fazer uma cerimônia ecumência, assim todos irão se sentir bem e ninguém deixará de ir ao seu casamento por causa de religião. Independente de qualquer coisa é que seja um casamento muito abençoado por Deus!

• Responder
  • Roberta
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, acho que o melhor é uma cerimônia ecumênica ... dê uma pesquisada, atualmente existem milhares de opções de cerimônias assim!

E independente da crença religiosa de cada um, com certeza será um casamento abençoado!

Boa sorte!

• Responder
  • Aline
    Noiva VIP Setembro 2015 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu sou da CCB e te digo com certeza: Se você casar na igreja católica muitos da parte dele não vão. Faz uma cerimônia mista, contrata um mestre de cerimônia ao invés de um padre pra fazer a cerimônia, assim não tem problemas com a religião de nenhum dos dois.

• Responder
  • Adirani
    Noiva Esperta outubro 2016 Sergipe
    Adirani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou nesta situação também. Sou evangélica e meu noivo é católico, mas ele não se importou com o local, até pq eu mesma escolhi casar em uma chácara. Vai ser maravilhoso e DEUS está presente.

• Responder
  • Priscila
    Noiva Constante Abril 2015 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é. Seria tão bom se todos pensassem assim...

• Responder
  • Márcia
    Noiva Ativa Março 2015 Amazonas
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sou católica, meu noivo adventista.

Eu já não sou praticante da minha religião, ele , no entanto é, e muito. E senpre deixou bem claro que não casaria na Igreja Católica (...então tá, né?!)

Já trabalhei na Igreja Católica (Fui secretária de Paróquia) e sei de toda a burocracia necessária para um casamento religioso na igreja. Infelizmente não é tão simples. Há muitas regras a serem seguidas, uma delas (e a principal) é que ambos devem ser batizados na igreja católica... Há excessões talvez, mas tenho certeza que a burocracia deve ter sido 10 vezes maior.

Sendo assim, meu noivo e eu decidimos não casar em igreja. Faremos uma cerimônia religiosa no local da recepção do casamento e um Pastor dele deve ir dá a benção. Sei que será bom.

• Responder
  • Márcia
    Noiva Ativa Março 2015 Amazonas
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade. A Igreja Católica não valida. Os dois precisam ser católicos.

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Vanessa! Estou exatamente na mesma situação que você! Eu sou da católica e meu noivo da Congregação!

Nós decidimos em casamento ecumênico, que vai falar sobre Deus, mas não relacionando nenhua religião em particular. Isso com certeza não vai agradar a todos os nossos familiares, mas acredito que essa foi a melhor decisão, já que não seria justo com nenhum dos dois decidir por uma religião apenas; já casamento com benção das duas religiões é mais dificil, já que muitos padres e pastores nao aceitam.

• Responder
  • N
    Super Noiva Novembro 2016 São Paulo
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho ridiculo isso, porque deus é um só em qualquer igreja, independente da religião.

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por isso não sou adepta de nenhuma religião. Jesus não tinha religião. A religião dele era o amor. Os homens inventaram isso para "unir" as pessoas, e a única coisa que conseguem é separar e criar discórdia sobre quem está certo e quem está errado, e perdem o foco, que deveria ser Deus e o Amor. Amor ao Senhor, Amor ao próximo.

Espero que todos consigam resolver suas situações!!

Bjuuuuuuus

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Complicadíssimo heim. Acredite, minha sogra e meu sogro não foram no casamento de minha cunhada pq ela casou na igreja cristã e eles são católicos Smiley surprise

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É complicado mesmo. Minha família é toda dividida tb. Eu não sou adepta de nenhuma religião por questões pessoais, sigo a Deus e pronto. Meu noivo é católico, mas não é frequentante, existem os ateus, bem... ele é à toa rsrsrs Mas a família dele só falta dormir na igreja. Já minha mãe frequenta a igreja Batista.

Estamos bem decididos que o que importa é que Deus esteja presente para abençoar, o resto pode faltar se quiser. Não estamos procurando rótulos, queremos apenas que alguém vá lá na frente fale de amor, cite que é DEUS quem está nos casando, visto que a nenhum homem Deus deixou a autoridade de casar em seu nome, e só.

Pode ser Pastor, Juiz de Paz, Padre, Um parente... Que seja! Contanto que não toque no assunto religião de maneira nenhuma.

Enfim, vcs que devem saber o que é melhor pra vcs, se vcs não se incomodam com a religião um do outro, esqueça o que os outros vão pensar, a festa é de vcs. Se alguém não for de acordo, então não são maduros o suficiente para estar presente neste momento especial. Acho muito triste uma pessoa fazer acepção de pessoas por causa de religião.

Bjuuuus e boa sorte!!

• Responder
  • Drika
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Drika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai complica, né? Por isso que, por mais que eu goste da minha religião (sou católica), eu acho tão desnecessario tudo isso. Afinal, Deus é um só! Não entendo o pq de tantas religiões. tantas regras, até mesmo a bíblia é diferente. É muito pra minha cabeça kkkkk

Meu noivo só acredita em Deus, mas não segue nada. To até vendo como vai ser ele fazendo crisma kkkk

• Responder
  • N
    Super Noiva Novembro 2016 São Paulo
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha eu estou nessa mais não por minha causa, e sim porque a minha mae esta dizendo que não irá no meu casamento se for na catolica e meu noivo quer na catolica então eu realmente não sei o que fazer. o juiz de paz é caro então ainda estou pensando.

• Responder
  • Blenda
    Noiva Esperta outubro 2015 Rio de Janeiro
    Blenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida! Meu noivo é ateu. Sente o drama.
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é, muito difícil mesmo!

E agora minha sogra está dando chilique que o meu noivo não pode fazer o curso e blábláblá.. Ele não escuta muito ela, mas nunca tive muitos problemas com a família, não quero arrumar conflito logo agora. Daí fico naquela saia justa né..

Fico aguardando suas novas informações, rsrs.. Boa sorte! Smiley smile

• Responder
  • A
    Super Noiva Setembro 2015 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu já fui num casamento q tinha um pastor e um padre e ambos deram uma bênção super bonita, mas o pastor não era da CBC! Tb já fui em um q tinha um cerimonialista contratado tb foi lindo! Mas já te digo, perante a igreja católica tal cerimônia não é válida! Bjo
    • Responder
  • Gianne
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Gianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que complicado. Acho que independente dos outros vc e seu noivo tem que conversar o que querem e o que decidirem juntos é o qu será e se alguém deixar de ir e não entender deixe, fazer o que, afinal o casamento é de vcs dois e não dos convidados.
    • Responder
  • Marcelle
    Noiva Constante outubro 2017 Minas Gerais
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que complicado essa situação noivinhas! Esse é o problema do julgo desigual... Mas peçam a Deus para ajudar vocês a se decidirem pela melhor opção e tudo dará certo.
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa Daiane, é mais complicado do que pensei. Essa semana vamos em ambas as igrejas nos informar melhor. Assim que decidirmos te conto. Bjos

• Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oiie, noivinha, estamos na mesma situação, toca aqui o/ rsrsrs

Brincadeiras a parte, essa situação é muito complicada e estou tento muitos problemas com isso. O negócio é o seguinte, eles não tem benção para casamento, o casamento é uma situação separada da igreja, a unica coisa que eles fazem é orar na casa dos noivos, só isso!

Depois de muitas discussões eu e o meu noivo chegamos a conclusão de que vamos fazer a cerimônia com um juiz de paz (que tbm é diacómo da igreja, mas que faz celebrações pra a CCB tbm como juiz de paz). Ele vai presidir a cerimônia ecumênica e ele não vai (e não pode, de jeito nenhum) abençoar o casamento, os noivo, nem nada, só vai ler um trecho da bíblia (que a família do noivo escolheu) e vai explicar pra gente, vai dar conselhos e falar algumas coisas bonitas e tal... Outra opção que tinhamos era de um amigo fazer isso, ou procurar por um profissional que trabalha como celebrante.

O que mais está me deixando triste nessa história toda, é que não estou conseguindo a liberação da igreja. Eu e o noivo mandamos uma carta para a diocese pedindo pra mim poder ter uma vida cristã normal (como eu sempre sonhei ter) concordamos em começar o curso de noivos e assinar a papelada toda, mas ainda não consegui nenhuma resposta. :/ ... Vc viu alguma coisa sobre isso? Decidiu como fazer a celebração?

• Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu marido é budista e eu chesci na igreja evangélica

nós fizemos um casamento sem nenhuma religião, falamos de Deus e de casamento, mas não focamos em nenhuma religião

• Responder
  • J
    Noiva VIP outubro 2015 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm estou na mesma : /
    Ja pensei ate em casa 2x ..estou perdidinha : /
    • Responder
  • H
    Noiva Esperta Dezembro 2014 São Paulo
    Helimária ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou da ccb, e pra mim a melhor opçao é o juiz mesmo noivinha, é complicado quando se tem duas religioes totalmente diferente, até porque o cooperadores da ccb nao fazem cerimonia de casamento, pra nao gerar desconforto de ambas partes, o juiz é a melhor opçao, espero que de tudo certo..
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas