Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
São Paulo

Custo médio de casamentos no Brasil - 2015

Cintia, dia 8 de Junho de 2015 às 17:05

Publicado em Fórum Organizar um casamento 548

Noivinhas, vamos falar de uma questão importante: qual é custo médio para realizar um casamento no Brasil? A revista Exame divulgou uma pesquisa com os preços atualizados para 2015. Para uma cerimônia com 80 a 120 convidados, o custo médio é de 40 mil reais. Abaixo, os valores para os principais...

Noivinhas, vamos falar de uma questão importante: qual é custo médio para realizar um casamento no Brasil?

Custo médio de casamentos no Brasil - 2015

A revista Exame divulgou uma pesquisa com os preços atualizados para 2015. Para uma cerimônia com 80 a 120 convidados, o custo médio é de 40 mil reais.

Abaixo, os valores para os principais gastos em um casamento:

Convite: R$ 8,00 (unidade)
Vestido de noiva: R$ 2.600,00
Cabelo e maquiagem: R$ 600,00
Roupa do noivo: R$ 1.000,00
Igreja: R$ 700,00
Espaço para a festa: R$ 3.500,00
Decoração (flores e móveis): R$ 6.000,00
Aluguel de carro: R$ 1.000,00
Buffet: R$ 8.000,00
Doces e bolos: R$ 2.500,00
Fotografia: R$ 4.500,00
Vídeo: R$ 4.500,00
DJ: R$ 1.200,00
Noite de núpcias: R$ 700,00
Assessoria cerimonialista: R$ 1.500,00
Topo do bolo: R$ 150,00
Site dos noivos: R$ 150,00
Documentos do cartório: R$ 300,00


Condordam com estes valores, noivinh@s?
Qual será o custo medio do seu casamento? Smiley ring


Fonte. Revista Exame

Olha aqui os dados do ano passado: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/custo-medio-de-casamento-no-brasil-atualizacao-2014--t92786

548 Respostas

  • Luciana
    Noiva Curiosa outubro 2016 Rio de Janeiro
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo, uma vez na vida!!! Recordação para vida toda.

    • Responder
  • Luciana
    Noiva Curiosa outubro 2016 Rio de Janeiro
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo, para quem quer uma festa, mínima que seja, não sai por menos do que isso.

    • Responder
  • Luciana
    Noiva Curiosa outubro 2016 Rio de Janeiro
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, minha opinião é que em primeiro lugar, cada um tem que fazer o que está no seu coração e realizar o sonho de compartilhar de um momento tão especial com pessoas que fazem parte da vida do casal, dos amigos mais próximos e da família, mas não acho desnecessário ou ostentação gastar 40.000,00 numa celebração. Tenho certeza que não é o valor que vai mostrar o amor e companheirismo do casal, mas cada um tem um sonho. E vivemos em um tempo que tudo está muito caro, em um tempo de crise no nosso país e superinflacionado. Na verdade, esse valor acaba sendo o básico para quem deseja realizar uma festa para comemorar esse dia.

    Eu tenho feito cotação e fica na média esse valor, e não tem nada cinematográfico não gente! rs

    Como mencionei em outro post, na minha cidade, está tudo muito caro e não é nada luxuoso não. Eu esperei por muitos anos da minha vida para realizar esse sonho, então, eu acredito que merecemos uma celebração com festa e alguns convidados. Inevitável ter que contratar buffet e decoração. bjs

    • Responder
  • G
    Noiva Constante Julho 2017 Ceará
    Gessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, se esse é o médio imagine só o alto, vou casar por 8.000 na praia, com uma recepção para 150 convidados! Consegui o buffet super barato!

    • Responder
  • Nathali
    Noiva Constante Janeiro 2016 Pernambuco
    Nathali ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em gênero, número e grau Smiley smile
    • Responder
  • Vilma
    Noiva Curiosa Novembro 2015 São Paulo
    Vilma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento de 40.000 é pura ostentação,eu consigo casar com menose ter uma belissima cerimonia!
    • Responder
  • Thais
    Noiva VIP Maio 2016 Distrito Federal
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ixiii! É esse custo médio aí mesmo.

    • Responder
  • Lediane
    Super Noiva Agosto 2016 Mato Grosso
    Lediane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Como eu disse, vou economizar, mas quero que saia bem bonito. Acho que não precisa gastar tanto pra fazer um casamento. Pra mim a simplicidade é tudo! A única coisa que eu não quero economizar é nas fotos, pois acho que esse momento é único e deve ser registrado. No mais, se não der pra fazer do jeito que eu e meu noivo queremos, não vai ser o fim do mundo! O mais importante é garantir que depois nós não vamos precisar ficar esquentando a cabeça para pagar uma conta enorme para ter um dia de festa.

    Economizando, nossa festa pode até ser simples, mas vai perdurar em nossa relação Smiley heart

    • Responder
  • Nathali
    Noiva Constante Janeiro 2016 Pernambuco
    Nathali ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A maioria doa casais que conheço torraram mais do que podiam e deviam na festa e depois passaram perrengues por anos ... não entro nessa de é uma vez só, vale a pena. Acho que anos de.perrengue no começo da relação não vale a festa.
    • Responder
  • Rebecca
    Noiva Ativa outubro 2015 São Paulo
    Rebecca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha o meu tem muitas coisas mais baratas do que está relacionado ai e te coisas mais caras tbm.
    Maid tenho para mim que só se casa uma vex na vida, então porque não fazer bem feito??.
    Nao quero me arrepender depois quando olhar
    O meu álbum e falar assim:
    Nosssa poderia ter feito isso...

    Estou a mais de um ano sem comprar uma peça de roupa eu e meu noivo, mais tudo tem um preço.
    Nao vejo a hora de ir as compras!!!
    • Responder
  • Lediane
    Super Noiva Agosto 2016 Mato Grosso
    Lediane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Concordo contigo em muitas coisas... Ainda não sei quanto vai custar o meu casamento, mas o que eu puder economizar eu vou economizar. Queria fazer uma festa só para os mais chegados, mas como meus pais vão ajudar e os pais do meu noivo também, infelizmente vai ter muita gente, algumas que eu mesma nem conheço :/

    Aqui onde eu moro temos um problema de "escassez" de lugares para festa, e não teremos como fugir da decoração. No mais, eu mesma pretendo fazer as lembrancinhas (que serão bem básicas) e o convite eu mesma fiz.

    Tem um casal que eu conheço que gastou entre 30 e 35 mil para fazer a festa de casamento e em um ano de convivência eles já estão quase se matando!

    Acho que o mais importante não é a festa, e sim o amor, que deve ser a base do casamento.

    • Responder
  • Naty
    Noiva Ativa Abril 2017 Goiás
    Naty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao muito , minha cerimonia sera para 150 pessoas e nao vai ficar tao cara nao !
    • Responder
  • Nathali
    Noiva Constante Janeiro 2016 Pernambuco
    Nathali ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fujo totalmente desse padrão, farei uma pequena cerimônia para 6p convidados e nosso orçamento é de $5mil, e é importante dizer que não é por falta de grana, graças a Deus temos uma boa reserva, mas não acredito que valha gastar tanto dinheiro num dia só. Já moro com meu namorado há mais de 4 anos, sozinhos há mais de 2 anos e já descobrimos que casamento se constrói dia a dia, com atenção e cuidado... E não nos parece normal pagar acima disso para celebrar um amor que existe nos pequenos detalhes da vida.

    Ofereceremos um café da tarde num lindo restaurante, com 40 itens entre bolos, tortas doces e salgadas, mini sanduíches, doces, etc... Mais bebidas geladas e quentes (não terá bebida alcoólica porque não gostamos) a um custo de $39,90, que achei bem justo pela qualidade.

    Não abrimos mão de um bomfotógrafo mas negociamos seu valor padrão de 3mil para metade, pois a não será uma festa longa, durará menos de 4 horas e dispensamos aa fotos de pré-casamento pois p mim são momentos vazios, pois não registra nhuma situação real.

    O vestido consegui comprar por $215, de uma ex-noivinha e ele é simples e elegante como queria.

    estou procurando ainda serviços de maquiagem e cabelo que não queiram cobrar $600 só pq sou noiva, tenho certeza que o mesmo serviço para formatura é mt mais barato.

    O local dispensa muito esforço com decoração, tb n curto aquele exagero de flores e folhagens, não entendo p quê tudo aquilo.... Tadinha das flores kkkk

    Ainda recebi um orçamento de $7500 praticamente sóflores, pq o restaurante é lindo e possui mobiliário, prataria, toalhas, um ambiete lindo....buscamos outras pessoa e estamos negociando em torno de $1000.

    O que quero dizer com tudo isso é que esse preço médio de 40mil só acontece pqo povo brasileiro gosta de ostentar, nem q seja só naquele dia e depois passe aperto por anos. Casar pode custar quanto os noivos acharem que podem e devem gastar, não é necessário de fato 90% de todo o custo.

    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casar hoje em dia é luxo
    • Responder
  • Luciana
    Noiva Curiosa outubro 2016 Rio de Janeiro
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Decoração e cerimonial fica em torno de 20.000,00 ou mais, dependendo de quem faça. Veja o orçamento do casório real para decoração, ainda não fiz grandes pesquisas nesse item, mas foi o mais razoável até agora.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Junho 2016 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo com vc Luciana !! Tô levando uma surra aki em Niterói tb, já fechei o salão + o buffet e decoração tão saindo bem caros aí tô analisando isso ainda.

    • Responder
  • Luciana
    Noiva Curiosa outubro 2016 Rio de Janeiro
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem, os valores aqui em Niterói estão bem caros. Do espaço ao cerimonial e decoração, pois não tinha ideia que era um custo tão alto. A sugestão é fechar algum pacote, seja um pacote completo( espaço, decoração, cerimonial, buffet, música e etc) ou alguns dos itens em formato de pacote. Tudo em separado, sai bem caro, fica a dica!

    • Responder
  • Kamyla
    Noiva Constante Fevereiro 2016 Minas Gerais
    Kamyla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Consegue sim noivinha. Acho que tudo é pesquisar, procurar muito. Lembrando estamos em crise. Não esta facil pra ninguem.

    • Responder
  • Kamyla
    Noiva Constante Fevereiro 2016 Minas Gerais
    Kamyla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa eu achei muito caro viu, estou muito longe dessa realidade, o preço em média que pretendemos gastar e ainda chorando muito é 10.000. Essa valor incluso a recepção. Graças a Deus estamos conseguindo alguns descontos muito bons, pois temos alguns conhecidos do ramo.

    • Responder
  • Thaynara
    Noiva Ativa Novembro 2015 Espírito Santo
    Thaynara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou entando fazer um casamento bom, bonito e barato kkkk mas isso exige muita pesquisa, paciência e organização! Já consegui uns preços bem legais e economizei muito não contratando um buffe e sim cozinheiras confiaveis....

    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A média é essa mesmo, pra um casamento simples...
    O meu orçamento (estimado) até agora está em 43 mil... alguns itens dessa lista vou gastar menos, outros mais... Decoração até agora é a minha maior surpresa, não imaginei que gastaria tanto. Agora buffet imaginei que gastaria mais, mas graças a Deus, fechei com um buffet super em conta.

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Principiante Novembro 2017 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu estou pesquisando muito e tentando diminuir os valores, terá 200 convidados. Por enquanto minha lista de gastos está assim:

    Cerimonia - R$ 1.500,00

    Curso Noivos - R$ 100,00

    Casamento Civil/documentação - R$ 500,00

    Buffet - R$ 13.000,00

    Vestido Noiva e acessorios - R$ 3.000,00

    70 Convites R$ 292,50

    400 bem casados e tag R$ 800,00

    Buquê - R$ 250,00

    Terno noivo - R$ 400,00

    Alianças - R$ 1.600,00

    Dia da noiva - R$ 600,00

    Apetrechos Horada Dança - R$ 200,00

    Filmagem e Fotos - R$ 2.900,00

    Topo do bolo - R$ 200,00

    Ceveja, Garçom Extra e Gelo - R$ 250,00

    Placa carro - R$ 120,00

    porta alianças - R$ 50,00

    8 Convite Padrinhos - R$ 50,00

    Assessoria - R$ 850,00

    Carro - R$ 550,00

    Dança - R$ 900,00

    Chinelos e Vale Conforto 60 R$ 400,00

    Hora da Gravata - R$ 50,00

    Boneca Daminha - R$ 50,00

    Canecas - Brinde Padrinhos,Pajens e Daminhas 20 R$ 330,00

    Tag nome dos convidados p/ convites 70 R$ 40,00

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Constante Novembro 2016 Rio Grande do Sul
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gurias, meu orçamento está entre 15 e 17mil e não pretendo gastar mais do que isso... Existem várias opções para a carimônia e festa e estou buscando diversos orçamentos... Se não controlarmos, realmente o custo pode chegar a 40mil tranquilamente...

    • Responder
  • P
    Noiva VIP Novembro 2015 São Paulo
    Palloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente essa é a media Smiley sad

    Estou com um orçamento que já contabiliza 30 mil reais. Mas sei que ainda surgirá gastos...

    Pois nem todos os itens de gastos estão nessa lista.

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é.... mas nada do que uma boa pesquisa e barganhar descontos. Estou buscando vários orçamentos e levando contra propostas. O importante não é o luxo e sim a nossa felicidade.

    • Responder
  • Mísia
    Noiva Esperta Fevereiro 2016 Rio Grande do Norte
    Mísia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Infelizmente são esses preços mesmo. Bem altos.

    • Responder
  • Brisa
    Noiva Constante outubro 2017 Rio de Janeiro
    Brisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim está tudo absurdamente caro. Embora eu tenha pedido muito a Deus um salão com tudo mais enconta e ele tenha me proporcionado essa bênção divina.
    • Responder
  • Kauane
    Super Noiva Dezembro 2015 Paraná
    Kauane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu orçamento está em 15 mil... economizamos ao máximo possível, pedimos descontos, e até mesmo ganhamos sem pedir, fizemos muitas coisas para não fugir do que queriamos e do quanto poderiamos usar!! ahahah 15 mil é o máximo do máximo para gastarmos!!!

    Para econimizar acho que a dica é procura e procurar, não comprar no primeiro que achar, fazer aquelas pesquisas de mercado e até mesmo fazer algumas coisinhas você mesmo sabe!!

    • Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostaria de casar na igreja também, com tudo de direito mas não tenho condições financeiras agora, vou casar no civil e comemorar em um sítio com a família e os mais próximos ! Vai dar tudo certo noivinha, desejo tudo de bom pra você linda ! Beijo
    • Responder
  • Cibelle
    Noiva Novata Março 2016 São Paulo
    Cibelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Está fora de cogitação gastar um valor desses.. estou sendo bem otimista e econômica. Quero gastar no máximo 10 mil em um coquitel para 160 pessoas. Será que consigo?!?! Como não vai ter igreja e o local foi cedido por um amigo, acho que já vamos poder usar o dindin em outras coisinhas.
    • Responder
  • Mel C
    Noiva Ativa Junho 2015 Rio Grande do Sul
    Mel C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso aí noivinha.. Claro qm não gostaria de casar num castelo por exemplo ... Mas acho que tendo uma boa harmonia entre o casal amigos de verdade e família a festa de VC concerteza será linda e fantástica
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Novata outubro 2016 São Paulo
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que ultrapassa esse valor, apesar de que se for com base nessa pesquisa eu gastaria no máximo 30 mil e com 200 convidados, pois muitos dos serviços serão feitos por amigos, então...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas