Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Lara
Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul

desisti de fazer festa

Lara, dia 19 de Janeiro de 2023 às 20:44 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 39
Boa noite, noivinhas e noivinhos!


Esse é o meu primeiro post e é um desabafo...
Fiquei noiva dia 01/01/23, na virada, rsrsrs e eu já pesquisei muita coisa, buffet, cerimonial, fotografia, mesmo que nos nossos planos o casamento seja somente em 2024, a ansiedade é muito grande, vocês devem entender isso.
Enfim, nós dois não somos de famílias ricas, mas nunca nos faltou nada, graças a Deus, porém, o casamento ficará totalmente na nossa responsabilidade financeira, não podemos contar com nossos pais e/ou familiares, por isso, pesquisei muita coisaaaa, tentamos abrir mão de muitaaaa coisa e mesmo assim, o menor gasto seria de no mínimo 25 mil para uma festa com casamento na igreja (não abro mão) e festa. A gente fica triste sim né, de abrir mão de tanta coisa e fica até com medo de apostar em um buffet com qualidade duvidosa só pelo preço. Cheguei a conclusão que não vale a pena se privar de tanta coisa por uma festa.
É um sonho, mas é um sonho que abriria mão de muitos outros sonhos, exemplo, uma casa com móveis escolhidos a dedo, uma viagem legal (que nunca fizemos) e fora o risco de endividamento.
A decisão é, apenas a cerimônia na igreja e uma recepção na saída, ainda sim pelo meus cálculos sairia na faixa mínima de 10 mil, porém, já corta os gastos na metade.
Quero saber a opinião de vocês ou até mesmo um testemunho de quem se casou ou ainda não que tomou uma decisão igual a nossa.

39 Respostas

Última atividade por Kássia, dia 22 de Janeiro de 2023 às 22:52
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha sempre assim
    tudo que é para casamento o custo é alto
    mas da para fazer sim, algo simples e não passa em branco .
    qtos convidados vc terá ?
    decoração e papelaria vc pode fazer tudo diy

    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Novembro 2023 Minas Gerais
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii! Então noivinha, também estou nesse barco viu. E é verdade, abri mão de um casamento com salão e tudo para poder ter um lar com bons móveis. Porque a festa é uma benção, sim. Porém, depois preciso de um lugar com espaço e móveis pra viver. Coloca na ponta do lápis o que é prioridade pro casal, foi assim que eu e meu noivo decidimos casar no civil e vamos fazer um almoço logo em seguida para comemorar! É como eu sonhava? Não, mas com os pés no chão sei que para o nosso orçamento é a melhor opção. Coloca sua fé em Deus e Ele vai te conduzir para boas decisões!
    • Responder
  • T
    Noiva Ativa Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre foi meu sonho tbm casar na igreja e ter festa. Ficamos noivos a partir de uma brincadeira,era uma vontade nossa mas estavamos adiando pelo fato de termos 2 financiamento. E na brincadeira ofereceram cervejas pro casamento e brincamos dizendo q a gnt iria casar nesse caso, a brincadeira virou realidade e vamos mesmo. Com sorte ganhamos algumas coisas mas tbm ficamos de cara com o valor de tudo, eu tenho experiencia nesse ramo de festa, e entao vou pr a mao na massa em tudo. Nao vou contratar assessoria e cerimonial vai ser só na semana do dia c e sera uma amiga de faculdade ( estudamos gestao de eventos). Meu ramo sempre foi doce e decoraçao entao farei essa parte, comprarei as peças e irei montar, nao sera nada chique e sempre deixei claro desde o começo, a conversa com o noivo foi o seguinte, chacara p/ 2 dias, sem buffet ( q é o mais caro), a igreja conseguimos de graça, e alguns padrinhos estao ajudando na festa. Se é da sua vontade ter uma casa do seu jeitinho, nao seria tao conveniente que eles deem presentes pq td sera do gosto de cada um, peça ajuda na festa . Contrate serviço de cozinheira e garçons a parte, cerveja troque por chopp cada um levanta e pega o seu, gelado o tempo todo e sem desperdicio, pq se a cerveja fica quente é jogada fora. Ao inves de decorador de casamento , procure um que esta começando , ou que trabalhe com festas infantis algumas peças da pra usar em varios tipos de eventos. Tudo se da um jeito, se é seu sonho corre atras q da tudo certo. Se precisar de algumas dicas estou disposta a ajudar


    • Responder
  • Drielly
    Noiva Novata Novembro 2024 São Paulo Estado
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A imagina, eu super te entendo, eu quando comecei a ver os custos queria diminuir minha festa pela metade, queria algo minimalista, mas meu noivo está no papel da noiva e fica deslumbrado com a ideia do festão, então vi q não terá jeito, e por um lado eu acho q mereço tbm. Mas não me importaria em fazer uma festa minimalista. O importante é celebrar esse tão esperado dia ao lado de quem amamos.
    • Responder
  • Deise
    Noiva Novata Abril 2023 Minas Gerais
    Deise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O único jeito que encontrei de fazer festa é cada um pagando o seu. Não teria condições de pagar, vamos pagar só para os pais e padrinhos que serão quatro casais de cada lado. O local que fechei oferece decoração gratuita com flores artificiais e som pra eu colocar músicas no pendrive (não vou conseguir contratar músicos), sorte que o pastor que vai pegar na minha cerimônia canta muito bem e vai cantar duas ou três músicas para complementar sem custo algum.
    • Responder
  • Luna
    Noiva Ativa Março 2023 Rio Grande do Sul
    Luna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bahh guria!!!
    Estou nesta mesma situação, noiva ha 4anos esperando a oporrunidade para casar, mas desistimos entre altos e baixos e nosso amadurecimento durante esse período, decidimos casar somente no cartório (aqui eles permitem fazer uma pequena celebração com troca de votos que vai durar uns 30min assinamos o documento e ok) após isso os pouquíssimos convidados que ficou em nossa lista 🙈😬 que reduziu considerávelmente, estaremos indo para uma pizzaria 👰🏽‍♀️
    Onde cada um paga o seu.Nossos gastos serão apenas a roupa doa noivos, das filhas e algumas poucas coosa que envolvem esse dia só pra nós.É a nossa realidade, pq cansei de esperar e guardar dinheiro, pq sempre surge algo mais importante como casa, filhos, familia etc e esse momento de celebração vai ficando para depois😕Então não deixe de comemorae dentro daa tuas possibilidades, teus amigos de verdade irão entender.
    • Responder
  • Monique
    Noiva VIP Dezembro 2023 Rio de Janeiro
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahh fico feliz por vc ter conseguido uma nova alternativa além da desistência! Tbm estou na sua torcida. ❤️🙌🏾
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, não desista... dá para fazer simmm. Faz um casamento mais íntimo, vai dar certo.

    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Dezembro 2023 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super te entendo. Já pensei mil vezes em desistir de tudo mas ainda não consegui bater o martelo de não fazer nada. Uma opção que tenho tentado sustentar para não desistir é fazer cerimônia e uma celebração no mesmo local. Acho bem difícil deixar a lista menor do que apenas nossos pais e irmãos. Claro que gostaria de ter uma festa para 100 pessoas mas isso é realmente impossível pelos próximos anos pois já tenho um planejamento financeiro em andamento em projetos pessoais e empresariais que não tem como parar no meio do caminho. Então, como não abro mão de uma cerimônia e um jantarzinho pelo menos, penso que assim seria contemplada. Mas nem por isso ficou tranquilo viu.. as vezes, como disse, tenho vontade de desistir de tudo.

    Mas quem sabe você não encontra seu caminho de possibilidade com as dicas aqui?

    • Responder
  • Gabriela
    São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Fevereiro 2024 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Passei pela mesma situação. Eu e meu marido não tínhamos condições de fazer tudo de uma vez (construção, movéis e casamento), casamos só no civil e tivemos que adiar a cerimonia. Confesso que não foi fácil lidar (ainda mais com a ansiedade e ainda não está sendo fácil rs). Fomos pedindo que Deus agisse através da providências e no final tudo dá certo. E acredito que o seu também irá dar!!

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Agosto 2023 São Paulo Estado
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mulheerr não desiste ainda não! De verdade pesquisa mais! Eu também não queria que passase de 20 mil, no fim vai sair, mas fiz escolhas consciente que ia passar e Deus está providenciando tudo. Já pesquisou restaurantes que cada um paga o seu? Minha amiga fez isso e foi tudo lindo. Ficou uma sala do restaurante só para os convidados e ela pagou uns 3 mil de decoração. Acho que vale a pena.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lara, se é sonho de vocês então não desistam. São quase 2 anos de planejamento pensa que vocês terão parcelas suaves até a data. Faça as contas direitinho, abra mao de algumas coisas que sejam supérfluos, monte uma lista de convidados enxuta (somente pessoas importantes para o casal, nada de "um amigo do meu parente").
    Para você ter uma ideia, o meu orçamento está em 20k e começamos a correr atrás das coisas com 4 meses pra data. Ninguém vai nos ajudar a pagar, somente eu e meu noivo e a situação financeira, acredite, está bem apertada. Pagar tudo em 3x é pesado, mas confiamos muito em Deus e uma frase que um amigo nos disse "Deus proverá" tem se tornado cada vez mais realidade.
    Só vocês para saberem da propria situação, mas repito, se é sonho de vocês, se planejem bem agora - o quanto antes - e confie que vai dar certo.

    Também existe a opção da festa por adesão, onde cada convidado pagará o proprio consumo. Nao sei te explicar direito pois nunca fui atrás dessa opção, mas acredito que você pode procurar os espaços e se informar bem.

    • Responder
  • Aline
    Noiva Curiosa Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lara, conosco a situação é bem parecida, não temos nenhuma ajuda externa de parentes, temos que contar somente com o nosso salário. Fizemos as contas e vimos que se fôssemos mobiliar a casa e casar no mesmo ano, seria impossível ou então teriamos que fazer sem nada daquilo que a gente realmente quer.

    Como o casamento sempre foi meu grande sonho, oque decidimos fazer foi dividir os gastos porque não seria possível ter tudo de uma vez.

    Mobiliamos e deixamos nossa casa pronta ( fiz chá de cozinha já), depois casamos no civil e fizemos um almoço de comemoração só pra familia bem próxima, isso tudo entre outubro e dezembro de 2022. Agora vamos começar a pagar nossa festa, que vai ser no final de 2023, vamos ter um ano pra ir pagando e planejando tudo com mais calma e um pouco mais de folga pra pagar.

    Espero que você encontre uma maneira de realizar seu casamento da forma que sempre sonhou, eu e meu noivo buscamos uma solução juntos e toda essa situação serviu pra nos unir ainda mais, com certeza você e seu noivo também irão conseguir ♥

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Lara eu entendo o seu caso eu e meu noivo também passamos por momentos que iriamos desistir de fazer festa mais aos poucos fomos nos ajeitando e resolvemos fazer, por aqui também somos só nós minha mãe que me ajuda mais mais do jeito que ela pode olha tem coisas que eu mesmo estou fazendo como as lembracinhas os convites dos padrinhos e dos pajens e damas sobre a festa nós pegamos um buffet que não é tão sofisticado mais que vai fazer coisas simples mais gostosas então pense direitinho pesquise talvez possa fazer uma recepção menor só para os intimos mais tudo vai dar certo tenha calma e precisando pode desabafar conosco

    • Responder
  • Denise
    Noiva VIP Novembro 2022 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha Lara!
    Entendo sua visão porque estive na mesma situação. Eu e meu noivo pensamos em diversas possibilidades, dentre elas pensamos em fazer uma festa somente com família e padrinhos, ou uma festa por adesão. Mas conversamos muito porque ele sabia que era meu sonho, e como ele já foi casado, ele não queria que decidíssemos e eu me arrependesse depois.

    Depois de muita conversa, inclusive com nossos pais, decidimos fazer o casamento na igreja e pesquisar buffet para a festa. Fechamos o buffet e, faltando 10 dias para o casamento, eles cancelaram com a gente (ainda estamos em processo para receber de volta tudo o que pagamos). Mas apesar de todo esse desafio que tivemos, Deus nos abençoou de tal forma que conseguimos fechar um outro buffet nas vésperas do casamento para realizar o nosso evento, que foi o Espaço Santa Felicidade. E posso dizer que foi muito além do que eu sonhei ou planejei! Meu conselho pra você hoje é: Analise suas prioridades e veja se é isso que realmente quer. Não tem problema algum você desistir da festa para priorizar outros sonhos, o importante é vocês estarem felizes e certos dessa decisão.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, as meninas deram ótimas opções aqui.

    Priorize o que é seu sonho, porque por mais que você pense "ah, daqui alguns anos eu posso fazer um festona e comemorar as bodas (que é muuuuito legal)", o casamento mesmo é só uma vez.

    Hoje em dia as pessoas estão acostumadas com celebrações rápidas e convites por adesão. Se vocês conseguirem juntar pelo menos os convidados mais importantes para uma recepção estilo bolo e champanhe, ou brunch, ou uma recepção num salão de prédio estilo coquetel, ou um restaurante por adesão onde os convidados pagarão sua parte e vocês podem fornecer o bolo, doces e se possível também as bebidas, já fará uma grande diferença.

    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Maio 2023 Pernambuco
    Luclecia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza vai dar tudo certo sim, pra todas nós ♥️
    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Luclecia, que incrível que está dando certo seus planos, o coração fica até quentinho quando a gente fica próximo dos nossos sonhos né? Temos muito sonhos né? Eu no caso abriria mão de um para realizarmos outros e espero que dê tudo certo! 🥰
    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal!!! Quando a gente sonha a gente corre atrás né? Tenho certeza que sua festa estará linda! Olha, estou pesquisando muito também e acredito que depois que definirmos nossos objetivos e a data as coisas possam fluir melhor, festa aqui realmente é cara e aqui não tem muitas opções de buffet legais (aquele custo benefício sabe?), Estou entregando nas mãos de Deus todos os dias.
    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que linda a história de vocês Monique, é bem parecida com a nossa, confio muito nos planos de Deus também, vou fazer sim uma recepção e já estou me organizando para fazer algo simples mas ao mesmo tempo bonito. Sobre o jantar a adesão vou pesquisar melhor sobre, mas seria legal também! Estou torcendo muito por vocês viu!
    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, é sonho, mas também sonho em casar logo, rsrsrs, namoro atualmente a 7 anos e eu não me casaria sem ter o sacramento antes, entende? A benção é indispensável para mim, não coloco nada na frente... E a partir daí fui analisando os cenários e vendo que é um sonho, mas tenho muitos outros sonhos também, que teria que abrir mão caso fizesse uma festa, quem sabe no futuro não fazemos uma festa para comemorar as bodas, né?
    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, sinto muito, eu não consigo nem imaginar o sentimento que passou. No nosso caso vamos trabalhar bastante e se privar de algumas coisas também, ficaria muito triste se 25% do meu esforço fosse desperdiçado, isso me conforta sim, porque somente com a cerimônia, sem ter festa, saberia que quem estivesse lá era para nos prestigiar. É nesses momentos que a gente percebe quem tem consideração com a gente.
    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pensei sim e também não sei como organizar isso, se eles tem confirmar antes para deixar reservado... E se alguem mudar de ideia lá na hora, tem como acrescentar mesa? Rsrsrs Estou com dúvidas ainda, vou pesquisar melhor sobre o assunto.
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Maio 2023 Pernambuco
    Luclecia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, siga seu coração, mas vá revendo as possibilidades, eu também tinha desistido da festa, vai ser só cívil, e hoje já estou revendo tudo, simplifique o que conseguir e faça algo mais intimista, com certeza vai ser tudo lindo, e também se você não seguir com a festa,tudo bem o importante é ser um dia mágico pra vocês ♥️
    • Responder
  • Dallety
    Super Noiva Abril 2023 Minas Gerais
    Dallety ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noivinha, infelizmente os preços pra casamento são altíssimos mesmo, ainda mais dependendo da região e se for na capital então...
    Aqui os planos era só o civil, mas eu queria muito um casamento, então eu fui priorizando bastante, como pra mim a cerimônia e uma recepção era a prioridade, eu fui adaptando todo o resto pra que eu conseguisse ter isso, convidamos poucas pessoas, foram 60, com buffet super simples de comida mineira (contratamos a mão de obra e forneceremos os ingredientes), os doces serão feitos por mim e minha mãe, e acabei ganhando muita coisa como o vestido (comprei online de uma loja super acessível e não me arrependo), a celebrante meu sogro pagou, as fotos a tia do meu noivo nos dará de presente, minha irmã vai tocar órgão na cerimônia (ela não é profissional nem nd), todas essas coisas foram preparação de Deus mesmo. Não teremos pista de dança, DJ, cantinho instagramável, Ilha gastronômica, faremos o básico.
    Fiz muuuuito DIY desde as caixas para os padrinhos (onde até as gravatas foram feitas por nós), convites, topo do bolo, meu buquê, flor de lapela, arranjo para o cabelo.
    Resumindo, Busque por locais que te ofereça várias coisas, como as mesas e cadeiras de tubo (já é um aluguel a menos);Priorize convidados, faça uma lista enxuta;Buffet simples sem comidas com ingredientes caros;Faça manualmente tudo que seja possível para vocês fazerem;Envolva seus parentes no processo, com a ajuda braçal mesmo, sem envolver dinheiro;Escolha um vestido que não seja feito sob medida;Feche os contratos à vista, isso te dá chances muito grandes de receber muito desconto (só no espaço consegui 800 reais de desconto com isso);
    • Responder
  • Monique
    Noiva VIP Dezembro 2023 Rio de Janeiro
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noiva, por aqui também passamos pela mesma situação de ser “ nós por nós “ e sinceramente? No final sempre será isso! Infelizmente não podemos contar com as pessoas mesmo que vc pague tudoo ainda vai haver certas decepções, passamos por três desempregos e abrimos mão de muita coisa aqui. Mas tudo só está tomando forma porque nos organizamos e jamais deixamos de dar prioridade as coisas que fariam mais falta futuramente (um fogão, cama, geladeira..), nesse tempo cuidamos um do outro, juntamos e juntamos dinheiro por um tempo, organizamos e pesquisamos muuuito… Oq quero dizer com isso!? Eu também pensei q não conseguiria dar conta mas sempre foi um sonho e Deus nunca nos desamparou, se nós conseguimos vocês tbm conseguem e assim como o meu sonho levou um bom tempo o seu tbm pode demorar, mas não fique triste e não desista dos seus sonhos jamais, mantenha a convicção de q um dia vai acontecer! Tenta buscar meios para facilitar a realização, Se sua prioridade for casar na igreja tenta fazer a cerimônia e no final serve um bolo com “champanhe” ou opte por um jantar por adesão, acredito q será especial também! ❤️ Fica bem, se quiser conversar estarei disponível.
    • Responder
  • Caroline.dias13032001
    Noiva Ativa Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Caroline.dias13032001 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Miga sonho é SONHO!! Se planeja e dará tudo certo!!
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lara, não sei se te conforta mas, casei na igreja e fiz festa e foi um dos piores gastos da minha vida. As pessoas simplesmente não se importam, elas querem comer e beber e só. Aí você vê que todo o esforço que faz por consideração a muitos não é recíproco. Eu mesma tive um prejuízo de 25% do que investi porque 25% dos meus convidados não foram e não avisaram que não iriam (ou seja, me tiraram a possibilidade de reduzir o prejuízo se eu tivesse chamado outras pessoas no lugar). Por isso que vale muito a pena sim ter os móveis como quer e a viagem de lua-de-mel que merecem. Agora, se quer comemorar, faça como as meninas disseram: faça por adesão, onde cada um paga o seu - quem quer ir, vai (mas isso acontece tanto se pagar buffet ou se cada um pagar o seu), e não precisa investir tanto nem ter risco de ter gastos desnecessários. Muita boa sorte!!
    • Responder
  • Vanessa Kathenin
    Noiva VIP Fevereiro 2023 Pernambuco
    Vanessa Kathenin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já pensou na opção de adesão? Acho que seria uma boa opção
    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bruna, também sou católica e também não abro mão do sacramento e a cerimônia na igreja, gostaria sim de fazer festa mas é muito caro mesmo, pensamos no restaurante mas ainda estou confusa em como iria organizar isso, a separação das mesas e tudo mais, vou ter que pesquisar um pouco melhor sobre.
    • Responder
  • Lara
    Noiva Principiante Novembro 2024 Mato Grosso do Sul
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa é a minha ideia, é econômico e não deixar de marcar o momento e deixar eternas lembranças com as fotos que vamos tirar.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas