Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Dicas incríveis para negociar descontos e pacotes com fornecedores

Ana Raíssa, dia 17 de Fevereiro de 2018 às 09:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 8 32

Bom dia lindas e lindos Smiley heart

Uma das coisas que mais pesa no nosso casamento é sempre o bom e velho dinheiro. Sabemos que casar é caro, independente da sua condição financeira, você vai precisar concordar comigo que precisamos nos planejar financeiramente e com antecedência pra fazer aquilo que sonhamos, certo?

giphy.gif

Nos últimos dias reparei em vários debates de noivinhas recebendo orçamentos exorbitantes, descartando fornecedores que seriam "dos sonhos" pelo preço, etc. Então hoje queria deixar algumas dicas de negociação pra vocês, com base puramente em experiências pessoais depois de ter visitado mais de 10 buffets/espaços e, mais recentemente, de estar negociando foto/filmagem e música da cerimônia. Espero que ajude vocês! Senta que lá vem textão Smiley winking

(Antes de começar, entenda que você não precisa trabalhar com vendas, ser estrategista ou ler **** livros de negociação para aprender algumas coisas básicas. Todo mundo pode negociar com um fornecedor de maneira justa e eficiente).

PENSAR NO OUTRO

A primeira coisa importante que você precisa entender antes de negociar é o princípio da empatia. Da mesma forma que você está ali com o orçamento apertado e querendo realizar o sonho da sua vida, o fornecedor também é um ser humano que precisa vender, se sustentar, bater cota, o que quer que seja. Isso é fundamental porque, se colocando no lugar do outro, você consegue pensar como ele pensaria e entender o lado dele da história quando ele diz que não pode reduzir os preços de algo, ou não pode abrir mão de tal coisa para você. Aquele é o emprego dele, ele vive para aquilo, especialmente se forem profissionais autônomos (como fotógrafos, por exemplo), eles também precisam colocar dinheiro em casa. Então, seja razoável e mande o egoísmo embora, porque para dar certo, precisa ser bom para os dois lados, e tempo empatia isso é muito fácil.

Assim, evite situações como:

- Visitar um fornecedor já sabendo que não vai fechar com ele, pois ele poderia estar usando aquele tempo com alguém que realmente está interessado no serviço;

- Visitar um fornecedor anos e anos antes do seu casamento, em uma época que ele nem tem agenda aberta, pois novamente vai tirar o tempo dele com alguém cujo casamento é mais próximo e vai fechar logo;

- Pedir um desconto muito gigantesco a ponto de constranger o fornecedor, pois ele também tem contas pra pagar.

PEDINDO DESCONTOS E VALORES MAIS BAIXOS

Todo fornecedor tem uma margem de negociação, um preço mínimo até onde ele pode chegar pra você, e muitos já têm até descontos prontos dependendo da forma de pagamento. Não é errado pedir descontos, mas tem o jeito correto de pedir.

Se coloque na seguinte situação: você faz doces deliciosos, esse trabalho é o sonho da sua vida, você coloca amor em cada docinho, porém eles dão um trabalho danado e demoram algum tempo pra ficar prontos. Para que saiam perfeitos, você usa ingredientes de primeira qualidade, forminhas delicadas, deixa o tempo de preparo adequado para que fiquem na textura e temperatura ideal, etc. Você abre seu e-mail e recebe um pedido de orçamento de uma noiva, encaminha uma proposta com a sua tabela, com toda a simpatia e feliz por ela ter escolhido você como uma opção para adoçar o dia dela, e ela te retorna falando de cara que achou o preço um absurdo e se não tem como reduzir o valor. Como você se sentiria? No mínimo, constrangida e se sentindo desvalorizada, com certeza.

giphy.gif

Essa é a vida real dos fornecedores. Muitos deles prezam por um trabalho de qualidade, e isso vem com alguns custos, mas eles perdem completamente o interesse se a primeira coisa que você responde após o orçamento é sobre o preço estar alto. Isso passa a impressão de que você não dá a mínima para a qualidade e o serviço prestado pelo fornecedor, e só se importa com o valor, querendo o que for mais barato. Além de fechar as portas para qualquer negociação, vamos combinar que é uma bela falta de respeito, né? E se o fornecedor continuar mesmo assim, pode ter certeza de que você não será a prioridade dele.

Aplicando o princípio da empatia, se apresente ao fornecedor, conte um pouco do local do seu casamento e da data, e também um pouco da história de vocês. Explique porque seu dinheiro está curto, e que você amou o trabalho da pessoa, e justamente por isso preferiu conversar com ela para ver o que poderia ser feito dentro do valor que você pensou em investir, ao invés de descartá-la logo de cara por causa do valor. Mostre apreço e admiração pelo trabalho do fornecedor (afinal, se ele for bom mesmo, ele merece, né?), e pode ter certeza que a situação vai se inverter e ele vai ser muito mais aberto a fazer um desconto ou mesmo negociar um pacote que caiba no seu bolso. E mesmo que ele não conseguir mexer muito no preço, ele vai ser simpático, honesto e talvez até te indicar um fornecedor conhecido pra te ajudar.

Experiência real: estou em processo de negociação de foto e filmagem, e essa semana mesmo conversei muito com um profissional cujo trabalho me deixou apaixonada, explicando que precisei cortar quase um terço da verba do casamento devido à um imprevisto financeiro e que apesar do valor dele estar acima, eu queria muito ver o que ele conseguia fazer pra mim dentro do valor que eu podia pagar. Resultado: uma pessoa super simpática que me ofereceu um desconto de praticamente 2000 reais em um pacote com absolutamente TUDO o que eu queria.

NÃO SEJA UM PINÓQUIO!

Quando eu digo pra contar a sua história para o fornecedor, eu digo contar uma história real. NUNCA invente uma história só para o fornecedor se compadecer e dar mais desconto; além de ser uma tremenda falta de respeito, existem muitas formas pelas quais ele pode descobrir a sua mentira. Só pelo fato de chegar no dia e ver tudo com outro padrão, por exemplo, já vai queimar seu filme com ele e o atendimento vai ser outro completamente diferente (e com razão). A honestidade é uma qualidade extremamente louvável e que todo mundo deveria aplicar sempre.

giphy.gif

EU QUERO TER...MAS TAMBÉM PRECISO DAR!

É claro que nós sempre queremos o serviço dos sonhos, o desconto fenomenal, o top dos tops, mas o fornecedor também precisa ver vantagem na negociação. Não adianta nada ser simpática, contar sua história e tudo o mais, se a proposta sair vantajosa apenas para você. Os dois lados precisam ceder (assim como num relacionamento!) e chegar num consenso equilibrado para ambos. Então, se o fornecedor te oferecer algo bacana, procure compensá-lo de alguma forma. Por exemplo: ele fez um valor bacana pra você, e para ajudar, você pode pagar parcelado ao invés de pagar tudo em uma parcela única 30 dias antes do casamento, ou então dê um valor de entrada mais alto agora. Ou então o contrário: ele te fez um valor bacana mas só se você pagar de uma forma X, você pode oferecer pagar um pouco a mais se ele fizer em outra forma de pagamento.

Lembre-se sempre do princípio da empatia: se você precisa do desconto, o fornecedor também precisa compensar um pouco esse desconto de outras formas.

TROCANDO OPÇÕES PARA INCLUIR OUTRAS

Às vezes, existem alguns itens que encarecem os pacotes e que não fazemos tanta questão. Esse é um bom ponto de partida para ver de onde você consegue enxugar os pacotes e conseguir um desconto bacana. Por exemplo, se seu cardápio inclui cervejas e drinks alcoólicos e nem você e nem seus convidados bebem, você pode pedir para retirar estes itens e abater do valor por pessoa, ou trocar esses itens por outra coisa, seja no cardápio ou fora dele. Outra situação: seu pacote de fotos vem com álbum, mas você não faz tanta questão dele e prefere fazer um digital, só a impressão já custa bem caro, então você pode pedir para remover o álbum e abater do valor do pacote. Mais uma: seu pacote de dia da noiva inclui um tipo de depilação que você não gosta, você pode tentar trocar por outro tipo de serviço.

A maioria dos fornecedores é bem flexível em relação aos pacotes e preços e consegue ajudar muito nesse sentido. Essas opções sempre são positivas, pois ou barateiam o preço final, ou te possibilitam trocar por algo que você realmente queira ou precise na festa.

Experiência real: estou finalizando a negociação com os músicos da minha cerimônia e eles são em cinco, porém eu queria muito uma cantora para a música da minha entrada, mas não poderia pagar por ela; conversando com o fornecedor, ele me ofereceu de trocar um músico da minha formação pela cantora, mantendo o mesmo valor inicial, e deu super certo.

E SE MESMO SEGUINDO TUDO ISSO, MEU FORNECEDOR FOR GROSSO COMIGO OU NÃO QUISER NEGOCIAR?

Bom, é um direito dele não querer negociar. Essas dicas podem ajudar bastante, mas muitas vezes você pode se deparar com um fornecedor que realmente não consegue diminuir mais o valor, está fechado para qualquer proposta ou, pior ainda, te responde de maneira grosseira. Nesse caso é melhor seguir a vida e procurar outro fornecedor; não se desgaste e nem desgaste a pessoa tentando insistir em algo que não vai pra frente. Existem bons e simpáticos fornecedores em todo lugar, para todos os bolsos.

giphy.gif

Meus amores, espero de verdade que isso possa ajudar vocês a conseguirem descontos e pacotes bem bacanas para o casamento de vocês, sem doer o bolso e nem o coração de ninguém, de maneira respeitosa e sem constrangimento Smiley heart

Se você tem mais alguma dica legal, não deixe de comentar aqui! Vamos todas nos ajudar!

----------------------------------------------------

Meus debates que podem ajudar a se inspirar e a tirar dúvidas:

Meu jantar de noivado! #vemver

Economizar dinheiro...até onde?

Meu incrível planner da noiva chegou! #vemver #textão

Vestido dos sonhos: manga comprida rendado!

Casar no civil em dia diferente do religioso?

Taxa do ECAD: o que é isso? Devo pagar?

Mimos fofos para surpreender os convidados no seu casamento

Lista de absurdos que as noivinhas ouvem até o casamento

Quais as datas corretas para chás, convites e casamento?

Madrinhas como decoração do casamento: vamos falar sobre isso?

Assim nosso sonho começa a tomar forma - Primeiro contrato fechado!

Meu casamento resumido!

Recadinho carinhoso do dia para noivinhas ansiosas

Checklist de enxoval de casamento

Qual é a sua linguagem do amor? #As5LinguagensDoAmor

Dicas para evitar calotes de fornecedores

A louca do enxoval rosa!

32 Respostas

Última atividade por Maryana, dia 8 de Junho de 2020 às 21:03
  • Maryana
    Noiva Curiosa Janeiro 2022 Bahia
    Maryana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada! Ajudou muito! Com certeza! ❤️
    • Responder
  • Nathalia Fernandes Dos Santos
    Super Noiva Março 2024 São Paulo
    Nathalia Fernandes Dos Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou aprendendo tanto neste debate que estou ate indignada. Sábado vamos conversar novamente com a fornecedora do espaço que amaooooos, vou usaras dicas que aprendi. Muito Obrigado!!

    • Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha amei o primeiro princípio: Empatia Smiley heart


    Devemos respeitar o trabalho do outro, isso é extremamente importante e se não tivermos isso como negociar?


    Parabéns pelo debate e obrigada pelas dicas.

    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau ótimo debate noivinha! Dicas muito válidas!
    • Responder
  • Thalia
    Super Noiva Julho 2019 Santa Catarina
    Thalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas, e sei que vão me ajudar na hora de negociar com os fornecedores. Obrigado noivinha
    • Responder
  • Lalinha
    Noiva Esperta Abril 2020 São Paulo
    Lalinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma boa colocação!
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza! Ser verdadeira é fundamental para a negociação ser boa e para termos os fornecedores dos nossos sonhos Smiley love

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simmm! Negociando bem e de maneira respeitosa, confiando no trabalho do fornecedor, ganhamos amigos Smiley laugh

    • Responder
  • Leopoldina
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Leopoldina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ana, eu adoro seus debates. Eles sempre trazem dicas muito legais pra gente.

    Acho muito importante quando agimos dessa forma. As vezes sonhamos tanto com aquele fornecedor da moda mas que não teríamos condições de pagar. Mas vale a pena mesmo pesquisar, conversar e ajustar algumas coisas. Acredito que se formos verdadeiras sempre seremos surpreendidas com o melhor no final.. Bjokas

    • Responder
  • Brenda
    Noiva VIP Abril 2019 Santa Catarina
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimooooooooooo debate!

    E uma parte importante, é que apesar das negociações temos que nos sentir confortáveis e aprender a confiar nos fornecedores escolhidos. Muitos tornam-se queridos "amigos"e acabam chamando no whatsapp do nada só para ver se esta tudo bem hahahaha


    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que apesar dos problemas deu tudo certo! Realmente tem fornecedor que trata com descaso, mas em compensação tem outros maravilhosos que estão super dispostos a ajudar a gente Smiley kiss

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que ótimo!! Smiley kiss

    • Responder
  • Janaína
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Rondônia
    Janaína ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que dicas maravilhosas!
    Já havia colocado mts em prática. O principal para mim é a forma de tratamento do fornecedor. Meu noivo e eu somos muito jovens então, alguns deles nos tratam com um cerdo descaso sabe. Me chateio e levanto a cabeça e seguimos procurando. Por fim, já contratamos os principais serviços de pessoas super requisitadas e maravilhosas 😍
    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, é engraçado, mas passaram a me seguir no insta, face, comentam, é uma parceria mto boa, confiança msm!

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não é feio mesmo, Larissa! Desde que sempre respeitando o profissional, assim como ele te respeita como cliente. A assessoria realmente é uma mão na roda nesse sentido Smiley catface

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso que é o mais legal, né? Os fornecedores viram amigos, igual você falou! E aí o carinho dobra Smiley heart

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas!! Sempre peço descontos nas negociações e acho que isso não é feio. Claro que vc tem que ter noção mas geralmente sempre existe uma porcentagem em q vc, como cliente, pode sair ganhando.


    Eu sempre pergunto qual o valor a vista e a prazo ou o que o fornecedor pode fazer para melhorar a proposta (geralmente oferecem um desconto de 10%) mas em geral consigo algumas coisas por conta da assessoria q tb ajuda bastante.

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza, sempre penso no serviço ofertado como um todo, tem que ser bom pra mim, mas tbm para ele, afinal, um bom fornecedor defende seu produto. Até agora alem de contratos, ganhei mais amigos!!

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, noivinha Smiley love

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico muito feliz que tenha ajudado, Tati! Boa sorte nas negociações Smiley heart

    • Responder
  • Débora
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha.
    Amei as dicas.
    Obrigada por compartilhar 😘
    • Responder
  • T
    Super Noiva Junho 2019 Minas Gerais
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O debate que caiu do céu hojeSmiley shame
    Ótimas dicas! Vou aproveitar todasSmiley love
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou Ingrid, espero que ajude Smiley shame

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também sempre peço desconto! Mas negociando como citei no debate hahaha é muito bom quando funciona! Smiley love

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, noivinha! Smiley love

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada noivinha, espero que tenha ajudado Smiley kiss

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que curtiu Fran! Espero que ajude as noivinhas Smiley heart

    • Responder
  • I
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas !!! São ótimas . Muito obrigada Smiley smile
    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sempre peço desconto..kkkk - sou bem caruda mesmo!! mas se o fornecedor nao quiser dar, pelo menos peço condições de pagamento melhores e nao posso reclamar, consegui mta coisa boa e preços, até brindezinhos!! a ultima, me disse que iria me dar desconto pq me achou querida...kkkk - tem coisa melhor??? essa eu nem pedi..kkkk

    • Responder
  • Francine
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha adorei o debate, dicas mto boas e uteis.

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seus debates são ótimos! Obrigada pelas dicas Smiley heart
    • Responder
  • F
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate maravilhoso Ana,para as noivas que ainda não fecharam ainda com os fornecedores este é um ótimo conselho
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas