Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Qual é a sua linguagem do amor? #As5LinguagensdoAmor

Ana Raíssa, dia 5 de Fevereiro de 2018 às 21:39 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 49

Boa noite princesas e princesos Smiley heart

Eu faço terapia tem quase dois anos e um dos melhores livros que já li foi indicação da minha terapeuta. Eu constantemente reclamava pra ela que não sentia que meu noivo demonstrava amor por mim, o que fazia com que eu não me sentisse amada. Até que ela me iluminou com a seguinte frase: "você já parou pra pensar que ele pode te amar de uma maneira diferente da maneira que você o ama?". Foi aí que ela me indicou um livro maravilhoso que trata justamente sobre isso, chamado As 5 Linguagens do Amor, do Gary Chapman. E ele mudou minha vida!

Basicamente, o livro defende a ideia de que as formas de demonstrar amor podem ser agrupadas em 5 tipos e que não necessariamente, dentro de um casal, a forma de demonstrar amor é a mesma para os dois. É aí que geram os conflitos, pois se você entende amor com palavras, por exemplo, o outro entende com atitudes, você espera isso do outro, e se não vem, você se frustra achando que o outro não te ama. É um exercício de empatia constante entender o outro, afinal, não somos iguais!

giphy.gif

Nos últimos dias, vi diversos debates do tipo:

- "Meu noivo não lembra de datas especiais"

- "Meu noivo não me dá presentes"

- "Meu noivo não me faz surpresas"

- "Meu noivo não diz que me ama"

E acredito que esse debate pode ajudar a esclarecer um pouco. Quem sabe seu noivo(a) não esteja te amando de uma forma diferente? Smiley winking

E o mais legal é que essa ideia serve para todo tipo de relacionamento, inclusive com pais e amigos. É que o livro que comprei é bem focado em casal, mas existe a versão familiar também.

Vamos conhecer quais são as 5 linguagens do amor (de maneira bem resumida, porque são muitos detalhes)!

1. PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Sabe aquela pessoa que vive dizendo "eu te amo", "você é lindo", "adorei aquilo que você fez" e espera ouvir o mesmo do outro? Essa pessoa demonstra e enxerga amor por meio de palavras de afirmação. Ela precisa constantemente de incentivo verbal sobre qualquer tipo de assunto: beleza, amor, carinho, etc. Se você é assim, ou seu par é assim, significa que as palavras são uma forma de elevar a auto-estima, reconhecer o esforço do outro e demonstrar sentimentos puros. Pessoas que possuem essa linguagem do amor são muito sensíveis a palavras, tanto para o bem, quanto para o mal, então o mesmo vale para palavras negativas, que possuem um efeito devastador para essas pessoas.

2. TEMPO DE QUALIDADE

Se você é daquele tipo de pessoa que odeia quando seu amor está no celular, na TV ou fazendo qualquer outra coisa enquanto está com você, provavelmente você demonstra e enxerga amor por meio do tempo de qualidade. Para pessoas assim, é fundamental que o casal tenha um tempo dedicado exclusivamente ao outro, seja para ouvir, para conversar ou para fazerem algo juntos, sem nenhuma interferência externa. O tempo precisa ser de qualidade, como o próprio nome diz, e assim o outro percebe o amor, entendendo que seu par prioriza um tempo apenas a dois.

3. PRESENTES

Esse aqui pode parecer o terror dos apaixonados sem dinheiro, pois por meio dessa linguagem, a pessoa entende amor quando recebe presentes. Mas diferentemente do senso comum, aqui não é necessário que a pessoa receba presentes caríssimos, mas sim qualquer tipo de lembrança, cartão, flores, um bombom que seja. O principal desta linguagem do amor não está no valor do presente em si, mas sim na atitude de presentear, que demonstra que seu par lembrou-se de você ao comprar algo e quis te surpreender com algo que sabe que você gosta. A lembrança é o ponto-chave aqui. E quem não gosta de receber um presentinho, não é mesmo?

4. ATOS DE SERVIÇO

Sabe aquela frase típica do "demonstre suas palavras com atitudes"? Essa é a máxima dessa linguagem do amor. A pessoa assim demonstra e enxerga amor por meio de atos de serviço, ou seja, por meio de atitudes que ajudam o outro. Sempre tem aquele dia que você chega exausta do trabalho, e vê seu par mais exausto ainda, então você resolve lavar aquela louça do almoço para ajudar. Isso pode significar o mundo para quem entende o amor assim, já que a pessoa percebe que o outro quer ajudá-la sempre que preciso, mesmo que haja algum impedimento.

5. TOQUE FÍSICO

Normalmente mais associado aos homens do que às mulheres (erroneamente, já que as mulheres também são assim), a pessoa que entende amor nesta linguagem precisa do toque físico do parceiro para se sentir amada, e não apenas na relação sexual, mas principalmente por meio do famoso cafuné, chamego, andar de mãos dadas, abraços, ou simplesmente sentar ao lado do par encostando nos ombros. Até uma massagem relaxante vale aqui. Ela se sente amada porque seu parceiro a acaricia.

MAS O QUE EU FAÇO COM TUDO ISSO?

Bom, em primeiro lugar você precisa entender qual é a sua linguagem do amor, por meio de qual forma você se sente amada e demonstra amor pelo seu par, e depois, mais importante ainda, entender qual é a linguagem do amor do seu noivo. O importante é ser empática e fazer um esforço para demonstrar amor de modo que seu noivo entenda, assim como ele também precisa se esforçar para demonstrar amor de forma que você entenda. E ambos precisam ser compreensivos um com outro de entenderem que o amor dos dois é verdadeiro, apesar de diferente às vezes, e que não é o tempo todo que nos esforçamos para ser o que o outro quer, precisa haver espaço para ser quem somos também. E o amor permanece aceso!

giphy.gif

Eu fiz um resumo do resumo do resumo, recomendo fortemente que vocês leiam o livro com bastante atenção, pois tem diversos exemplos e casos reais de casais com cada tipo de linguagem do amor.

E depois disso tudo, espero que essa comunidade, que já é cheia de amor, possa aprender a respeitar e a se doar pelo outro cada vez mais Smiley flower

E aí, qual é a sua linguagem do amor? Conta aqui pra mim!

----------------------------------------------------

Meus debates que podem ajudar a se inspirar e a tirar dúvidas:

Meu jantar de noivado! #vemver

Economizar dinheiro...até onde?

Meu incrível planner da noiva chegou! #vemver #textão

Vestido dos sonhos: manga comprida rendado!

Casar no civil em dia diferente do religioso?

Taxa do ECAD: o que é isso? Devo pagar?

Mimos fofos para surpreender os convidados no seu casamento

Lista de absurdos que as noivinhas ouvem até o casamento

Quais as datas corretas para chás, convites e casamento?

Madrinhas como decoração do casamento: vamos falar sobre isso?

Assim nosso sonho começa a tomar forma - Primeiro contrato fechado!

Meu casamento resumido!

Recadinho carinhoso do dia para noivinhas ansiosas

Checklist de enxoval de casamento

Dicas para evitar calotes de fornecedores

49 Respostas

Última atividade por Eloara, dia 9 de Abril de 2018 às 23:11
  • Eloara
    Noiva Constante Janeiro 2019 Paraná
    Eloara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahh, completando uma coisinha. Depois que mudei minha postura em relação a isso, fortalecemos ainda mais nossos laços e hoje nos damos muito bem, como nunca antes. Somos mais unidos, compreendemos mais um ao outro, a cumplicidade e respeito é mútuo. 😍❤
    • Responder
  • Eloara
    Noiva Constante Janeiro 2019 Paraná
    Eloara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As linguagens que mais se destacam em mim são, nessa ordem: toque físico, tempo de qualidade, atos de serviço e palavras de afirmação. Do meu noivo, olhando rapidamente, acredito que seja em primeiro lugar toque físico, palavras de afirmação e tempo de qualidade.
    Eu conheço esse livro, já li uma vez. Tentei fazer com que meu noivo lesse comigo, mas não rolou. Ele não curte muito esse tipo de atividade em casal rs. Por um lado é ruim, porque poderíamos amadurecer muito juntos através de livros com assuntos assim. Mas não vou forçar né... Uns meses atrás, quando ainda não éramos noivos, tínhamos muitas discussões por causa dessa falta de compreensão na forma de amar um do outro. Mais da minha parte para com a dele do que vice versa. Quase toda semana eu tocava no assunto e dizia que não me sentia amada porque ele não demonstrava com atitudes ou palavras. Mas ai mudei minha forma de pensar e passei a reparar nos atos dele para comigo. E comecei a perceber a forma única de ele me amar. Do jeitinho dele. Mas ficou nítido pra mim e hoje já não duvido mais do amor dele. Nunca faltou respeito comigo, nunca me ameaçou de nada fisicamente, nunca me tocou sem que eu quisesse. Ele é muito cavalheiro, e o amor da minha vida. Me caso em janeiro e não vejo a hora de ter ele pra sempre do meu lado. ❤💏😍
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu é tempo de qualidade, ato de serviços e palavras de afirmação. Para meu noivo é presentes e toque físico

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada minha linda, compre sim, é um investimento no relacionamento Smiley heart

• Responder
  • Iara
    Noiva Ativa Dezembro 2019 Goiás
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, que lindo!! Amei, amei tudo que disse.😍 Acho que eu sou 4 e ele 5. E nós damos tão bem com nossas diferenças. Respeito, cumplicidade eleva o relacionamento para melhor.!! Lindas palavras suas. Obrigada pelo belíssimo resumo do livro e irei comprar para ler depois. Você é ótima mas palavras!! Felicidades pra nos!! 😍🤗🤗🤗😘
    • Responder
  • Thalia
    Super Noiva Julho 2019 Santa Catarina
    Thalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei, eu e o meu noivo temos um pouco dos cinco. Vou ler esse livro Smiley heart
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2021 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sim!
    Vdd!

Ontem eu fiz uma brincadeira ... "Entrevistando o noivo".

Foi muito legal!
    Rimos bastante, e percebi o quanto ele me conhece!
    Isso também eh algo bom!
    São coisas q normalmente ele não fala ... Mas a gente sabe q ele sente, q ele nos conhece, nos admira, nos ama ...
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que depoimento lindo Smiley heart nada como conhecer e respeitar a forma como o outro comunica amor, e também ser respeitado, claro!

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2021 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hahahaha '
    Me identifico com todas as linguagens acima!!

Ou seja, eu gosto de receber amor de todos esses modos ai!

Porem, o q eu mais me identifico eh o de tempos de qualidade!

Cara, eu chego a ficar triste, quando o boy ta na TV, ou no cel, ou fazendo qualquer coisa, e quando eu chego perto dele, ou deito em seu colo para conversar ou só para receber um carinho, ele não me dar a mínima atenção!
    Continua ficado no q esta assistindo ou com quem esta cnvsando!

Mas dps de muito tempo, eu vi q ele faz muitas coisas para demonstrar o q sente por mim!
    E q quando ele ta fzd alguma coisa, eh pq ele quer fazer aquilo, e se eu chegar pra perto, vai ser bom pra ele, mas não vai significar q ele tenha q parar para me dar atenção, pois ele não demonstrar amor dessa forma!
    E eu aprendi, a apreciar as outras formas dele demonstrar, e quando chego pra perto q quero um carinho ou uma conversa fiada, eu chego e falo o q quero, e ele me atende! ❤
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que curtiu Thayse, obrigada Smiley heart

• Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, por isso é importante sabermos, reconhecermos e aprendermos a conviver..otimo post, tomara que muitas noivas se interessem!! Smiley kiss

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que a palavra certa é essa mesma que você falou, um investimento no relacionamento. Smiley catface

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal noivinha! É bom nos entendermos mesmo Smiley heart

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade. Tem muitos relacionamentos que acabam pelo casal não se entender com as linguagens um do outro Smiley atonished

• Responder
  • Fabi
    Noiva Esperta Abril 2018 Rio de Janeiro
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu li esse livro antes de conhecer meu noivo, assim que comecei a me interessar por ele, cometei sobre o livro e ele me pediu emprestado.
    Foi muito bom! Desde sempre quando temos algum problema, voltamos a lembrar do que o livro ensina. Me sinto tão amada e aprendi que a falar a liguagem dele. Recomendo esse livro pra todos meua amigos e familiares! É um investimento q vale a pena.
    • Responder
  • Jussara
    Noiva Constante Abril 2018 São Paulo
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai noivinha... Li esse livro tbm e posso dizer com certeza que foi o melhor livro que já li... leitura obrigatória para todos os casais... mudou o meu relacionamento pra melhor Smiley heart

Minha forma de amar é tempo de qualidade e a do meu amor é toque físico... nós nos entendemos muito melhor agr... * - *
    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, acho que com o tempo, no proprio relacionamento, passamos a sentir uma com mais profundidade e durabilidade mesmo. No meu relacionamento anterior, vi mto a diferença entre linguagens diferentes.

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal noivinha! Smiley laugh

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal! É bom quando a gente lê e se entende, não é mesmo? Me ajudou muito a entender meu noivo! Smiley catface

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Imagina noivinha! Smiley kiss

• Responder
  • Josuellen
    Super Noiva Novembro 2019 Paraná
    Josuellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse livro é sensacional! A minha é tempo de qualidade e atos de serviço! Do meu noivo é tempo de qualidade e toque físico!

• Responder
  • Aline
    Noiva Master Abril 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse livro é incrível!!! Eu li a algum tempo atrás. Com certeza a minha linguagem é "Tempo de qualidade", e do meu noivo é "Toque físico". A gente já conversou sobre isso e é muito interessante o que acontece no relacionamento quando entendemos o que significa.

• Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que interessante
    Obrigada pela indicação

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, anos de convivência vão fazendo com que os casais vão se conhecendo, é lindo isso Smiley heart

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É assim mesmo! Aprendendo um com o outro, se aceitando e fortalecendo o amor! Smiley heart

Super recomendo que você volte e leia até o fim! Ajuda a enxergar o relacionamento de outra forma!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, minha terapeuta me indicou porque eu e meu noivo estávamos passando exatamente por isso, e me ajudou muito a entendê-lo! Smiley love

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Procura sim, tenho certeza que vai ajudar muito! Smiley kiss

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Esse eu já ouvi falar, vou procurar! Obrigada pela dica, noivinha! Smiley kiss

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Imagina linda! Smiley kiss

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Imagina, noivinha! Que bom que ajudou vocês Smiley kiss

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal noivinha, é legal seu noivo conhecer isso também Smiley catface

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que todas nós temos um pouco de cada, até porque é de momento né...mas sempre tem aquela que se sobressai mais! Smiley smile

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas