Boa noite princesas e princesos
Eu faço terapia tem quase dois anos e um dos melhores livros que já li foi indicação da minha terapeuta. Eu constantemente reclamava pra ela que não sentia que meu noivo demonstrava amor por mim, o que fazia com que eu não me sentisse amada. Até que ela me iluminou com a seguinte frase: "você já parou pra pensar que ele pode te amar de uma maneira diferente da maneira que você o ama?". Foi aí que ela me indicou um livro maravilhoso que trata justamente sobre isso, chamado As 5 Linguagens do Amor, do Gary Chapman. E ele mudou minha vida!
Basicamente, o livro defende a ideia de que as formas de demonstrar amor podem ser agrupadas em 5 tipos e que não necessariamente, dentro de um casal, a forma de demonstrar amor é a mesma para os dois. É aí que geram os conflitos, pois se você entende amor com palavras, por exemplo, o outro entende com atitudes, você espera isso do outro, e se não vem, você se frustra achando que o outro não te ama. É um exercício de empatia constante entender o outro, afinal, não somos iguais!

Nos últimos dias, vi diversos debates do tipo:
- "Meu noivo não lembra de datas especiais"
- "Meu noivo não me dá presentes"
- "Meu noivo não me faz surpresas"
- "Meu noivo não diz que me ama"
E acredito que esse debate pode ajudar a esclarecer um pouco. Quem sabe seu noivo(a) não esteja te amando de uma forma diferente?
E o mais legal é que essa ideia serve para todo tipo de relacionamento, inclusive com pais e amigos. É que o livro que comprei é bem focado em casal, mas existe a versão familiar também.
Vamos conhecer quais são as 5 linguagens do amor (de maneira bem resumida, porque são muitos detalhes)!
1. PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO
Sabe aquela pessoa que vive dizendo "eu te amo", "você é lindo", "adorei aquilo que você fez" e espera ouvir o mesmo do outro? Essa pessoa demonstra e enxerga amor por meio de palavras de afirmação. Ela precisa constantemente de incentivo verbal sobre qualquer tipo de assunto: beleza, amor, carinho, etc. Se você é assim, ou seu par é assim, significa que as palavras são uma forma de elevar a auto-estima, reconhecer o esforço do outro e demonstrar sentimentos puros. Pessoas que possuem essa linguagem do amor são muito sensíveis a palavras, tanto para o bem, quanto para o mal, então o mesmo vale para palavras negativas, que possuem um efeito devastador para essas pessoas.
2. TEMPO DE QUALIDADE
Se você é daquele tipo de pessoa que odeia quando seu amor está no celular, na TV ou fazendo qualquer outra coisa enquanto está com você, provavelmente você demonstra e enxerga amor por meio do tempo de qualidade. Para pessoas assim, é fundamental que o casal tenha um tempo dedicado exclusivamente ao outro, seja para ouvir, para conversar ou para fazerem algo juntos, sem nenhuma interferência externa. O tempo precisa ser de qualidade, como o próprio nome diz, e assim o outro percebe o amor, entendendo que seu par prioriza um tempo apenas a dois.
3. PRESENTES
Esse aqui pode parecer o terror dos apaixonados sem dinheiro, pois por meio dessa linguagem, a pessoa entende amor quando recebe presentes. Mas diferentemente do senso comum, aqui não é necessário que a pessoa receba presentes caríssimos, mas sim qualquer tipo de lembrança, cartão, flores, um bombom que seja. O principal desta linguagem do amor não está no valor do presente em si, mas sim na atitude de presentear, que demonstra que seu par lembrou-se de você ao comprar algo e quis te surpreender com algo que sabe que você gosta. A lembrança é o ponto-chave aqui. E quem não gosta de receber um presentinho, não é mesmo?
4. ATOS DE SERVIÇO
Sabe aquela frase típica do "demonstre suas palavras com atitudes"? Essa é a máxima dessa linguagem do amor. A pessoa assim demonstra e enxerga amor por meio de atos de serviço, ou seja, por meio de atitudes que ajudam o outro. Sempre tem aquele dia que você chega exausta do trabalho, e vê seu par mais exausto ainda, então você resolve lavar aquela louça do almoço para ajudar. Isso pode significar o mundo para quem entende o amor assim, já que a pessoa percebe que o outro quer ajudá-la sempre que preciso, mesmo que haja algum impedimento.
5. TOQUE FÍSICO
Normalmente mais associado aos homens do que às mulheres (erroneamente, já que as mulheres também são assim), a pessoa que entende amor nesta linguagem precisa do toque físico do parceiro para se sentir amada, e não apenas na relação sexual, mas principalmente por meio do famoso cafuné, chamego, andar de mãos dadas, abraços, ou simplesmente sentar ao lado do par encostando nos ombros. Até uma massagem relaxante vale aqui. Ela se sente amada porque seu parceiro a acaricia.
MAS O QUE EU FAÇO COM TUDO ISSO?
Bom, em primeiro lugar você precisa entender qual é a sua linguagem do amor, por meio de qual forma você se sente amada e demonstra amor pelo seu par, e depois, mais importante ainda, entender qual é a linguagem do amor do seu noivo. O importante é ser empática e fazer um esforço para demonstrar amor de modo que seu noivo entenda, assim como ele também precisa se esforçar para demonstrar amor de forma que você entenda. E ambos precisam ser compreensivos um com outro de entenderem que o amor dos dois é verdadeiro, apesar de diferente às vezes, e que não é o tempo todo que nos esforçamos para ser o que o outro quer, precisa haver espaço para ser quem somos também. E o amor permanece aceso!

Eu fiz um resumo do resumo do resumo, recomendo fortemente que vocês leiam o livro com bastante atenção, pois tem diversos exemplos e casos reais de casais com cada tipo de linguagem do amor.
E depois disso tudo, espero que essa comunidade, que já é cheia de amor, possa aprender a respeitar e a se doar pelo outro cada vez mais
E aí, qual é a sua linguagem do amor? Conta aqui pra mim!
----------------------------------------------------
Meus debates que podem ajudar a se inspirar e a tirar dúvidas:
Meu jantar de noivado! #vemver
Economizar dinheiro...até onde?
Meu incrível planner da noiva chegou! #vemver #textão
Vestido dos sonhos: manga comprida rendado!
Casar no civil em dia diferente do religioso?
Taxa do ECAD: o que é isso? Devo pagar?
Mimos fofos para surpreender os convidados no seu casamento
Lista de absurdos que as noivinhas ouvem até o casamento
Quais as datas corretas para chás, convites e casamento?
Madrinhas como decoração do casamento: vamos falar sobre isso?
Assim nosso sonho começa a tomar forma - Primeiro contrato fechado!
Meu casamento resumido!
Recadinho carinhoso do dia para noivinhas ansiosas
Checklist de enxoval de casamento
Dicas para evitar calotes de fornecedores