Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mônica
Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo

Deu certo x Deu errado - casamento online

Mônica, dia 30 de Maio de 2020 às 13:46 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 4 31

Primeiramente queria já pedir desculpas pelo textão. Mas esse era um dos meus debates preferidos, na verdade ainda é kkkkk, então eu tinha que fazer, mesmo meu casamento ter sido em casa.

Pra quem ainda não leu algum debate meu sobre o assunto, eu e meu marido casamos na casa dos meus pais, tivemos 6 dias para planejar tudo, foi tudo muito simples, optamos por não chamar nenhum de nossos fornecedores, então não temos fotos bonitas como muita gente que casou em casa teve.

Se eu me arrependo de ter casado assim? Eu fiz um debate sobre isso aqui (https://comunidade.casamentos.com.br/forum/me-arrependo-de-ter-casado-online--t602643)

Nesse debate também vou falar dos prós e contras do casamento em tempos de pandemia, para cada noivinha que tinha marcado o casamento durante esse período possa avaliar na sua situação se quer casar em casa e adiar a festa, como eu fiz, ou quer adiar tudo.

Ps: Eu mesma estou editando as fotos, e a maioria não está editada. kkkkkk


Deu certo x Deu errado - casamento online 1




Então vamos ao que Deu Errado:


Tirando a pandemia, que atrapalhou quase tudo kkkkk


-Foi tudo muito corrido:


Como falei, nós tivemos somente 6 dias para planejar tudo, porque umas duas semanas antes do casamento todos os cartórios fecharam, tentamos adiantar o nosso antes de fecharem, mas não conseguimos. Mas bem na semana do nosso casamento, nos ligaram falando da possibilidade de casarmos naquela semana, que era mesmo a nossa data.


- Restrições no cartório


O cartório nos informou também que teríamos algumas restrições, por exemplo, nosso casamento seria fora do horário do cartório, antes dele abrir. O que me fez madrugar para me arrumar kkkkk. Outra restrição é que só poderíamos levar duas testemunhas, e nós tínhamos três casais, e não queríamos abrir mão de nenhum.

Então o que a gente fez: Criamos um grupo no whatsapp com todos eles, explicamos a situação, e perguntamos quem gostaria de ir. Como foi tudo muito em cima da hora, eles também precisavam estar disponíveis. No final, só um casal poderia ir, pois os outros ainda estavam trabalhando. Mas ficamos um pouco triste por não poder ir todo mundo que escolhemos a dedo com tanto cuidado.


Deu certo x Deu errado - casamento online 2


Deu certo x Deu errado - casamento online 3



-Família do noivo assistiu tudo online


Essa foi uma das partes mais difíceis. Os pais do meu marido são idosos, e além disso tem outras doenças de base, o que torna um fator de risco muito maior. Os irmãos dele ainda estavam trabalhando também, e nós não tínhamos como fazer um isolamento total de 15 dias para eles poderem vir, já que meus pais e meu noivo ainda estavam trabalhando também.

Foi muito difícil a gente conversar sobre isso, até porque é uma questão de peso. Mas meu noivo concordou que não queria adiar, e que seria um risco grande para os pais dele. Então a gente conversou com eles com muito cuidado, eles ficaram tristes sim, mas por outro lado incentivaram bastante a gente, entenderam o nosso lado também, e concordavam que era um risco alto virem.

Foi uma decisão muito difícil, mas todas as partes concordaram em fazer o melhor devido as circunstâncias.


-Lista de convidados


Isso foi motivo de discussão com os meus pais até o ultimo minuto, e de verdade é a parte mais difícil da organização.

Nós casamos via Zoom, com uma conta emprestada de um amigo nosso, mas infelizmente ela tinha somente até 100 acessos. Era o suficiente para nossa lista, mas meus pais pediram para mandar para mais pessoas, no final eu deixei ele mandar para quem queria, mandei para todos da minha lista, mas as pessoas que pensei em chamar a mais, acabei não chamando com medo de ultrapassar a quantidade de acessos. Ou seja, deixei de chamar algumas pessoas, já que não tinha ideia para quantas pessoas meus pais tinham mandado.

Na época alguns sites de lista de casamento ainda não tinham lançado o casamento online, então não sei dizer se nesses sites não teriam esse problema. Mas eu tinha que trabalhar com o limite de acessos disponíveis.

No final tivemos 89 acessos (pelo menos, foi o que minha família reparou, não lembramos de ficar olhando para saber, pode ter entrado mais gente e saído sem a gente ver, ou vice e versa) então daria sim para eu ter mandado para mais pessoas.


-Quantidade de faltantes


Nós não temos ideia de quantas pessoas assistiram nosso casamento, mas também não temos ideia de quantas faltaram. Como eu falei com respeito aos acessos, isso não diz também quantas pessoas assistiram, tinham casas que tinham até seis pessoas assistindo, algumas só uma.

Depois da cerimônia algumas pessoas deixaram mensagens pra gente, outras mandaram mensagem no whatsapp mesmo, outras mandaram até vídeo por não terem conseguido falar online. Teve gente que mandou só print, mas teve gente que não falou nada, só comentou depois que viu kkkkkk

Então outra parte ruim do casamento online é não ver necessariamente todo mundo, muita gente fica com vergonha.



-Gravação


No zoom tem um recurso de gravar, nosso amigo que cuidaria da parte técnica falou que gravaria pra gente, mas ele não disse que esse recurso não tinha no plano dele. Então ele gravou usando uma outra câmera focada na tela dele. Ficou meio ruim a gravação, as vezes aparece a risada dele, parece aqueles piratas de gravação de cinema kkkkkk. Se a gente soubesse, teríamos baixado um aplicativo de gravar a tela do notebook. Mas não reclamamos para ele, ele ajudou muito a gente, também ele que tinha oferecido de gravar, e por mais que a qualidade não está perfeita, ficou boa a gravação, conseguimos assistir tudo e o som estava bom, apesar das risadas kkkkk.

Sem contar que esse é um detalhe que nem tínhamos planejado, então não podemos reclamar kkkkk.


-Encomendei meu vestido e coloquei o endereço errado


Olha esse deu quase errado, mas o ero foi totalmente meu. Eu coloquei o número da casa errado, tive que ir correndo nos correios. Graças a Deus os carteiros foram uns amores e até tiraram minha encomenda do caminhão de volta para São Paulo. Hoje eu dou risada disso, mas na época me deu muito estresse.


- Lua de mel


Nossa lua de mel seria na Argentina, mas dois dias depois que quitamos a viagem, a OMS declarou pandemia de covid, logo as fronteiras fecharam e tudo se complicou. Falei em um outro debate aqui problemas que estamos tendo com esse nosso pacote (https://comunidade.casamentos.com.br/forum/viagem-de-lua-de-mel-e-covid--t606273). Essa parte está dando errado até hoje kkkk.

Como a gente ainda achava que daria tudo certo no casamento, compramos um pacote em Campos do Jordão, para não precisar viajar de avião, já que imaginávamos que iriam fechar os aeroportos ou coisas do tipo. Mas não pensamos na possibilidade do fechamento de hotéis, principalmente em cidades turísticas. Então recebemos uma mensagem falando que a pousada está fechada até segunda ordem. Podemos remarcar quando abrirem, mas né...

No final minha mãe encontrou um hotel aberto na cidade vizinha e nos deu de presente um final de semana nele. Coloquei aqui porque não foi nada do esperado, porém no final deu certo kkkkk.


-Fotos


Eu sou louca por fotografia, e achava que ficaria muito triste por não ter fotos bonitas. Mas eu coloquei tudo na balança e como decidimos que dançaríamos conforme a música, então foi meio difícil aceitar, mas não chamaríamos nosso fotógrafo.

Primeiro, porque como comentei, meus pais estavam trabalhando, eram um fator de risco pra outras pessoas, e eu por tabela, por ter contato com eles diariamente. Segundo, meu fotógrafo mora em Guarulhos e nós em Piracicaba, lá a situação está bem pior que no interior. Terceiro, e mais importante, por motivos religiosos prezamos muito a vida, e nossa religião está orientando o isolamento sempre que puder, como é a mesma do fotógrafo, optamos por seguir agora e deixar as fotos profissionais para a festa.

Foi triste, e todas as melhores fotos aparece o ventilador kkkkk, estou tendo que editar as fotos eu mesma. Mas foi uma escolha kkkkk.






Deu certo x Deu errado - casamento online 4



Agora vamos falar do que Deu Certo


-Conseguimos casar


No atual cenário mundial, isso por si só já foi o ponto alto do evento. Por diversos dias eu sofri com a ansiedade, saber ou não se conseguiríamos casar foi muito angustiante, por vários dias eu tinha perdido a esperança, até fiz um debate aqui sobre o desânimo. Só os noivos que estão passando por isso sabem como é, quando eu vejo algumas pessoas falando que entendem, mas criticam esse momento tão difícil pra gente, eu fico muito triste. Uma vez até vi aqui na comunidade uma noiva falando que entendia que era triste, mas as noivinhas de Abril tinham que "se tocar". Gente isso não é fácil, e esse desespero que sentíamos era porque a gente sabia que a situação é séria. Então quem não passou por isso, não critique o desespero de quem passa, tenham mais empatia, por favor.



-Eu mesma me arrumei


No início eu fiquei com muito medo disso kkkk, admiro muito noivas que elas mesmas se arrumam, mas eu não me achava muito capaz disso, já que não sei me maquiar bem, nem sou tão vaidosa. Mas no final eu amei ter me arrumado, porque ficou exatamente como eu queria! Bem clean, simples, em fotos nem aparece tanto. Mas eu me senti tão linda! E o mais importante, me senti eu mesma o tempo inteiro, o que me ajudou a não ficar tão nervosa.


Deu certo x Deu errado - casamento online 5


-Meu vestido de noiva


O atelier que eu tinha alugado meu vestido fechou, e ele ainda não estava terminado. Então eu decidi comprar um vestido pela internet, pensei mais para o cartório, na época que encomendei não sabia ainda que iria casar. Apesar do que eu falei antes sobre colocar o endereço errado, ele chegou a tempo. E eu amei meu vestido, mesmo não sendo o que eu escolhi para o grande dia, eu amei muito ele.


- Terno do Noivo


Meu noivo tinha comprado um terno sob medida, e ainda bem que ele conseguiu pegar antes das coisas piorarem kkkkkk



Deu certo x Deu errado - casamento online 6

Uma fotinha bem 1900 e bolinha, porquê sim. kkkkkkkk


- Flores e decoração


Nós fomos durante a semana comprar flores em fornecedores da cidade vizinha. Eu fiquei muito feliz por ter encontrado as primeiras plantas que queria no meu casamento, no início do planejamento, mas eu tinha mudado de ideia por conta da estação do ano, achei que não conseguiríamos elas bonitas para a nossa data. Mas a surpresa é que elas estavam todas lá! Como eu queria desde o início, tive plantas plantadas no meu casamento!

Nós mesmos fizemos a decoração. Usamos o jardim da minha mãe a aproveitamos muitas coisas que já tínhamos em casa.


Deu certo x Deu errado - casamento online 7

Só não ficou melhor porque a gente não tinha mais tempo para planejar, colocar adubo e podar direitinho. Mas achei melhor que casar na sala kkkkkk.


-Meu buquê

Meu buquê de Hortência do jeitinho que eu queria! E o melhor, ele custou só 12 reais e ainda tenho a planta kkkkk, assim que outra flor crescer eu vou ter meu buquê de decoração em casa pra sempre!


Deu certo x Deu errado - casamento online 8


-Doces e Bolo


Não é só porque casei em casa que não teria bolo. Eu e meu noivo fizemos um dia antes e deixamos tudo na geladeira. Como eu trabalhava vendendo doces, eu já tinha um pouco d prática. E o que ajudou foi optarmos pelos doces tradicionais ao invés dos finos.



Deu certo x Deu errado - casamento online 9


-Não teve atrasos


Os doces já estavam prontos, a comida meu irmão fez de manhã uma coisa prática kkkk, a decoração a gente já tinha organizado e decidido onde ficaria cada coisa, no dia foi só colocar no lugar, como eram plantas no vaso e não precisava fazer arranjo, ganhamos muito tempo. Então todo mundo estava pronto meia hora antes.


-Mais tempo para pagar fornecedores


Ainda faltava contratar o bolo do casamento, doces e decoração a gente mesmo ia fazer, mas ainda precisava comprar as coisas, no final a quantidade que compramos foi bem menor, o que da uma economia e também temos mais tempo para juntar dinheiro.


-Vamos conseguir aproveitar melhor a festa


A montanha russa de emoções já passou, o que vai nos ajudar a aproveitar mais a festa.


-Muitos convidados que não conseguiriam vir, assistiram


Nós tínhamos muitos convidados de vários estados e cidades, alguns não conseguiriam vir por conta da distância, outros por motivos financeiros, outros por serem idosos, então todas essas pessoas conseguiram assistir o casamento. E isso fez tanta diferença para eles, foi muito emocionante quando um casal de amigos idosos até choraram de alegria por conseguirem assistir, já que em condições normais eles não conseguiriam por não aguentarem a viagem. Muitos agradeceram muito.


- Convidados se arrumaram como se viessem para a festa


Muitos dos convidados assim que eu mandei o convite já falaram que iriam se arrumar como se fosse pra festa. Algumas até disseram que estavam felizes, já que tinham comprado a roupa e acharam que não poderia usar. Mas foi muito legal depois ver o pessoal postando fotos e marcando a gente, como se fosse um casamento normal kkkk.


-Não tivemos um gasto muito grande com a mudança de planos


Na verdade o que a gente comprou a mais mesmo foi só o meu vestido kkkkk

Aqui tem um debate falando mais sobre (https://comunidade.casamentos.com.br/forum/quanto-eu-gastei-casando-em-casa--t598511)


-Convite Virtual


Desde o início nós fizemos os convites online, então com a mudança de planos, nossos convidados gostaram da gente ter avisado tudo por mensagem mesmo.

Aqui eu fiz um debate sobre o convite virtual (https://comunidade.casamentos.com.br/forum/enviamos-os-convites-virtuais-vem-ver--t575254)


Eu acho que é isso. Como eu falei no início o casamento online é uma ótima opção, porém como tudo tem os prós e os contras. Nós ficamos felizes por nossa decisão. Talvez isso se torne uma tendência depois no "novo normal", não sabemos.

Mesmo as partes que deram errado no final deu certo, só não foi como a gente esperava, mas isso não deixa de ser bom também.

Caso alguém queira fazer alguma pergunta a mais sobre pode me mandar ou aqui nos comentários ou no privado kkkk

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/com-seguranca-noivinha-conta-como-casou-em-casa--t598261


31 Respostas

Última atividade por Moniza, dia 8 de Junho de 2020 às 20:10
  • Moniza
    Noiva VIP outubro 2021 Rio de Janeiro
    Moniza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, emocionante demais seu debate. Vou ler todos os outros debates, adiei o meu que seria em outubro desse ano pro proximo ano, talvez online seja uma opção ne? Felicidades a vcsSmiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada!! Smiley heart

    • Responder
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada ♥ felicidades

    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada casadinha ❤️
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ❤️ 😍😍
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha que legal. Façam sim, como eu falei eu não me arrependo haushushs. Na época q casei infelizmente ainda não tinham lançado isso na plataforma do wedy, agora eu sei q tem lá e no iCasei também. Nós tbm pensamos em usar o zoom mesmo ao invés de rede social pq este é o app que minha religião está usando, então a maioria dos convidados já sabiam usar, mesmo os mais idosinhos.
    Uma dica pra vc: eu n rive tempo de fazer isso, mas queria ahushsushsu, faça um tutorial parte a parte de como conectar, e mande tbm por mensagem de texto pra todo mundo, pra ninguém ficar te mandando mensagem no dia
    • Responder
  • Débora
    Noiva Novata Julho 2020 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mônica, parabéns! O casamento de vocês foi lindo! Me inspirou muito!

    Pra gente também é muito importante celebrar nosso casamento, faremos 5 anos de noivado e não queremos deixar esse dia passar em branco. Então, buscamos algumas alternativas para facilitar a organização do nosso dia. Temos um site na Wedy e faremos a nossa celebração online dentro do nosso próprio site de casamento (com a gravação oficial por lá mesmo pra não ter risadas no fundo kkkk), mas também tínhamos a opção de transmitir para um canal no Youtube como live mesmo, para que mais pessoas pudessem acompanhar sem sobrecarregar a conexão ou interferir na celebração, sabe?

    Entramos numa fila para conseguir a celebração online http://lp.wedy.com/celebre-online-fila-exclusiva
    Ah, outra coisa que nos ajudou muito foi a consultoria com uma especialista em casamentos de lá, ela nos ajudou bastante a esclarecer nossas dúvidas e trazer novas ideias pro casamento que será na nossa casa... como não teremos ninguém fisicamente com a gente no dia, precisamos nos preparar heheh

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada linda! Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns, Monica! o seu dia foi lindo, em todos os sentidos, apesar de algumas coisas terem saído do controle.

    Eu amo os debates Deu certo X deu errado, e o seu foi maravilhoso, cheio de detalhes!

    • Responder
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Menina eu fiquei muito emocionada com seu relato que chorei real kkkkk fiquei feliz que deu certo, serio, felicidades ♥

    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ☺️
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ❤️ realmente n tinha como passar batido kkkkk
    • Responder
  • E
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraíba
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda bem q deu tudo certo no final!!
    Amei seu buquê e vestido 😻
    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É tão lindo ver tudo o que vocês fizeram para manter o vosso dia especial, principalmente para vocês! Amei todo o empenho, dedicação e criatividade que tiveram, imagino como deve ter sido difícil, mas o facto é que vocês conseguiram e de forma linda. Parabéns para o casal e muitassss felicidades.
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ☺️
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ❤️
    Ps: elas são maravilhosas! Kkkk
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é verdade Danny, obrigadaa ❤️
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um dos melhores tipos de debates ahushsushs obrigadaa ❤️
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ❤️
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ❤️ 😘😘
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ❤️
    • Responder
  • Mônica
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha 😘
    • Responder
  • Débora
    Noiva Esperta Novembro 2020 Santa Catarina
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amei o seu vestido, arrasou ❤
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi linda! Ficou um charme toda a logística que vcs criaram para manter o dia de vcs especial, como vcs merecem. Achei super fofo cada detalhe! O importante é que vcs souberam ressignificar o dia de vcs e agora estão casados. Que Deus os abençoe sempre! Ps: hortênsias são minhas flores preferidas! 🥰❤️🌹
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo muito bacana Mônica, algumas coisas saem do nosso controle, mas nada que torne o dia menos incrível!
    Parabéns!!
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O Deu Certo X Deu Errado é um dos meus debates mais favoritos da comunidade!
    Ver esse, em meio a pandemia foi bem interessante! Parabéns pelo casamento, seja como for, ele foi o início da jornada de vocês! Cheia de coisa linda pela frente! Smiley heart
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que gracinha, amei teu casamento, íntimo e tudo muito fofo. Parabéns!
    Felicidades ❤
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha,


    Foram muitos percalços mas seu casamento foi lindo. Maravilhosooo!! Parabéns! Tudo de melhor pra vcs! ❤️
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns noivinha!! Muito amor e felicidade a vcs! 😍😍🙏🏻🙏🏻
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo casamento , noivinha
    Parabéns
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amei seu casamento , voces merece tudo de bom
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas