Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Queila
Top das Noivas Maio 2014 São Paulo

Dica de uma casadinha nº 8 - não espere presentes!

Queila, dia 20 de Janeiro de 2015 às 12:25

Publicado em Fórum Organizar um casamento 324

Noivinhas e Casadinhas lindas!! Hoje a dica é sobre os presentes! Nós sabemos que para nós noivinhas lindas o que mais importa é uma festa linda, celebrar com a família e amigos!! Mesmo assim, claro que presentes são importantes e ajudam e muito a nova vida dos noivinhos sonhadores! Segundo uma...

Noivinhas e Casadinhas lindas!!

Hoje a dica é sobre os presentes!

Nós sabemos que para nós noivinhas lindas o que mais importa é uma festa linda, celebrar com a família e amigos!! Mesmo assim, claro que presentes são importantes e ajudam e muito a nova vida dos noivinhos sonhadores!

Segundo uma pesquisa feita pelo site Zankyou, os brasileiros estão entre os convidados que menos gastam com presente em comparação ao mundo, cerca de R$ 79,00. Em países com a Espanha e Itália gasta-se em média R$ 267,00 com presentes.

Eles fizeram um quadro comparativo:

Tabela Presentes

Pois bem, vou contar a minha experiência, não quer dizer que todas vão passar por isso, ok?

Eu ganhei pouquíssimos presentes! É claro que eu nunca imaginei ganhar em presentes o valor que eu gastei no meu casamento, porque eu que fiz a escolha de pagar por isso ou aquilo, eu quem quis mais detalhes, eu quem escolheu casar e principalmente porque tive um gasto considerável, etc.

Eu tive 250 convidados, gastei R$ 80 mil no meu casamento, uma média de R$ 320,00 por convidado. Eu ganhei em presentes de convidados mais ou menos 4.800,00.

Até onde eu contei umas 15 a 20 famílias foram e não deram nem uma colher...e isso inclui familiares nossos!!

Tive 2 casais de padrinhos que não nos deram absolutamente NADA também e não foi por falta de dinheiro não.

O que nos salvou foram nossos parentes mais próximos, alguns deles foram padrinhos e outros não.

Ganhamos geladeira (primo do meu sogro), fogão (primo Rick), forno(primo Rick), cama (minha tia), máquina de lavar (tia Rick), piso laminado (minha amiga), televisão (minha irmã), o que dá um belo valor de presentes!

Vou ser bem sincera! Eu como convidada acho que é o mínimo de consideração, caso você tenha dinheiro, dar uma lembrancinha para os noivos... Mas infelizmente nem todo mundo pensa assim! As pessoas pensam que os noivos não reparam nisso, mas eu sei nome por nome de quem não me deu presente e vou começar a tratar eventos especiais dessas pessoas da mesma maneira, nada de presentes!

Meu cunhado está passando por uma fase financeira difícil e ao longo do ano nos deu presentes simples como faca pra churrasco, colcha para a cama, tapetinho de banheiro e nós ficamos muito felizes e gratos!!

A questão não é o valor e sim a vontade de presentear!!

Querendo ou não, os noivos saem da experiência "festa de casamento" quebrados financeiramente e presentes ajudam demais o começo de vida a dois. Poxa, você foi até lá, comeu, bebeu, dançou, se divertiu e não quer nem retribuir de alguma forma aos noivos?

Não estou falando de valor ok? Porque minha lista foi bem democrática! Presentes a partir de R$ 20,00, estou me referindo ao desejo de presentear.

Mesmo assim nós JAMAIS vamos cobrar essas pessoas que não nos presentearam, porque esse desejo tinha que partir delas.

Abertura pista- Valsa

Moral da história: Noivinhas, a festa é dos noivos! Ninguém tem a responsabilidade de "reembolsar” o que nós gastamos no nosso casamento. O que se espera das pessoas é o carinho e a vontade de nos presentear, mas infelizmente consideração ou a pessoa tem ou ela não tem. Não é algo que se pode exigir. Portanto, não espere presentes!! Não cobrem presentes!

Se você ganhar muitos, como muitas noivinhas já relataram, graças a Deus!! Mas se não ganharem, não se sintam frustradas, o que importa é que valeu a pena o dia inesquecível que passamos!

BEIJOSSSSSSS

324 Respostas

  • N
    Top das Noivas Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É verdade mesmo.. por isso que quero comprar o máximo que conseguirmos, enquanto minha fala "deixa isso pra lista de presentes.." deixo nada rsrs

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente eu pensei que era só comigo...hahahahaha....mas é exatamente assim...tem gente que não deu nada e tem grana, tem gente que fez das tripas coração como dizem, nem tinha condições e deu presentaços...enfim...vai entender as pessoas...acho que muitas pensaram " Eles não precisam"... mas a questão não é essa...é eu quero presentear ou não...concordo com vc em tudo Queila...acho que é uma questão cultural mesmo.

    • Responder
  • Mayara Farakassis
    Noiva Master Julho 2014 São Paulo
    Mayara Farakassis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Queilinha é a pura verdade, tudo que vc disse...

    Ganhamos presentes, minha mamis achou que ganhamos bastante, mas só eu e o Ricardo sabemos quais pessoas deram e quais não deram... esses dias ele comentou com minha sogra que os parentes dele não deram presente nenhum, que dava pra contar em uma unica mão quem foi que deu presente... ela disse que não era pra ser ingrato pq a gravata deu mais de R$ 2.000,00, dai eu disse "junto com o sapato"... graças a Deus que deu esse valor se não nossa lua de mel seria terrivel kkkkkkkkkkkkk, e outra a gravata é contribuição de todos da festa ou seja vai saber se deram tbm kkkkkkkkk, sei que algumas pessoas não deram mesmo porque não podiam ou não se importaram em dar, mas penso que é um constrangimento para eles... só sei que foi mega lindo, amei tudo que fizemos e o que não fizemos tbm e o importante foi que Deus estava la e nos divertimos muuuuutio!!!!!! rsrsrsrsrsrsrs...

    • Responder
  • Flavia
    Noiva Constante outubro 2015 São Paulo
    Flavia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho uma falta de cosideração com a noiva. pois os gasto são tantos, não que vc tenha que dar presentes caros, mais uma lembrança é sempre bem vida e é uma forma de agradeçer o convite

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Dezembro 2013 Distrito Federal
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Queila, meu casamento foi bem economico. Foram 12 mil para 120 pessoas, ou seja 100 por pessoa. Talvez o gasto tenha sido um pouco menos.

    Enfim eu ganhei tão pouco presente que também fiquei surpreendida. OLha que na minha lista de presente tinha até relógio de parede. Mais sabe de uma coisa? Como sou chata foi bom porque assim eu comprei do meu jeito. Acho que se ganhei uns 3mil de presentes foi muito. Teve padrinhos que inclusive têm dinheiro que nos deram presente com menos de 50,00 e teve padrinhos que estavam em situação financeira delicada que nos deu presente de 180,00, 300 e teve os que não deram nada. Eu não me importei muito com isso, até porque eu gosto de sentir o gostinho de ter que escolher e eu não imaginava que iria ganhar isso tudo até porque meus convidados são pessoas humildes (diriamos assim). Pelo menos não sai frutrada porque não esperei muito por isso.

    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Certíssima Queila, realmente é uma falta de consideração ir à um evento tão importante na vida de duas pessoas sem levar sequer uma colher, como você disse.
    Ano passado eu tive 8 (isso mesmo, 8) casamentos para ir e em nenhum eu deixei de honrar o casal, claro que dentro das minhas condições.
    Apenas um casal eu fiquei um tanto descontente com a lista que encontrei 90% da lista com presentes de R$ 400,00 à R$ 4000,00. Levando em consideração que boa parte da lista de convidados eram de pessoas simples, achei muita folga! Pois bem, nesse mesmo casamento não deixei de honrar mas também dei um presente de apenas R$ 50,00 rs
    (O bom senso é amigo de todos)

    Pro meu casamento também não espero muitos presentes, até porque minha família e a do noivo são de pessoas simples. No caso reconsiderei a ideia de fazer um chá de cozinha, pois sei que dali vem muitas utilidades que podem compensar alguns presentes que não vem na lista.

    Bjs

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Verdade Queeilinha, ainda não ganhei nenhum presente (mas tbm não convidei ngm oficialmente).

    Porém tive que ouvir semana passada de uma "amiga" noiva que vai se casar dois meses depois de mim e já ganhou alguns coisas caras da casa, que nós (eu e o noivo) escolhemos os "padrinhos errados" afffffff, os "padrinhos errados" que ela quer dizer são casais, que na ideia dela, não tem condições de dar bons presentes.. Guardei isso pra mim, achei um absurdo ela falar isso, mas tudo bem, a gente sabe que convidados as pessoas que são exemplo e inspiração para nós, se eles quiserem dar algo tudo bem, se não, tudo bem tbm.. Não vou convidar ninguém pensando no que vamos receber em troca, é um momento de felicidade e realização, não um escambo Smiley smile

    • Responder
  • Daniele
    Noiva Master Setembro 2014 Mato Grosso
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No meu caso tbm aconteceu isso, algumas pessoas não deram presentes. Sinceramente fiquei até um pouco assustada, pois nunca pensei que uma pessoa fosse em um casamento sem levar presentes. Tive prima, conhecidos que fazem crochê e fizeram tapetes pra mim, eu amei. Então como vc disse, não é o valor, e sim o gesto.

    • Responder
  • Bruniinhacp
    Noiva Principiante Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruniinhacp ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com vc em cada palavra! To juntando Dinheiro e comprando o que posso e não posso para a minha casa! Não conto com ninguém pq eu já espero isso... Mas se vier Ótimo! ;D
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Ativa Dezembro 2015 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha! 15 a 20 familias...
    • Responder
  • Michelle
    Noiva Ativa Janeiro 2015 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo texto! Concordo contigo, bj.
    • Responder
  • Suzana
    Noiva Ativa Maio 2015 São Paulo
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é noivinha.
    Penso como vc e não estou esperando nada de ninguém. Nem mesmo dos padrinhos...
    Mais o pior é quando se comprometem a dar e chega na hora H somem... Ai fica difícil.
    Mais vale a pena... Não por eles... kkk Mais pelo meu momento e do meu futuro marido Smiley smile
    • Responder
  • C
    Super Noiva Maio 2015 Rio de Janeiro
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, graças a Deus eu já ganhei bastante coisa bacana de parentes bem próximos e meu casamento é só em maio: geladeira (meu irmão) microondas (cunhado) maquina de lavar (sogra) batedeira (voinha) cook top e forno (papis). O restante eu não estou contando com presentes dos convidados e estou guardando dinheiro justamente para isso, e dando uma enxugada no budget do casamento em si.

    As pessoas não querem saber se você pagou 80 ou 150 reais por convidados, elas acham que como já gastaram com luguel de terno, vestido, penteado e maquiagem então não precisa dar presente..

    sad but true

    • Responder
  • Geisi
    Noiva Master Junho 2015 Bahia
    Geisi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sabe isso é muito chato, quando voce fala em casamento as pessoas so pensam em comer, beber, curtir e ainda falar mal. Faltam 5 meses para o meu e ja tem familiar fazendo intriga, e outros dizendo que vao (onde eu nem conheço) e isso me estressa muito porque ninguem pensa no sacrificio que fizemos para bancar aquela festa (que apesar de sonho, e de se nossa escolha, tem consequencias), onde o que podemos fazer para um determinado numero de pessoas, e estas nem tem consideração por voce para perguntar se voce esta bem e muito menos para dar algum presente. É claro que ninguem faz festa esperando receber o valor da mesma em presente, mas uma lembrancinha, um carinho, ou até ajuda manual durante os preparativos é no minimo uma consideração.

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Maio 2016 Goiás
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eh verdade, ainda bem que nao conto com ninguem, nao por maldade mas pq acho dificil ganhar gelafeira, fogao, maquina... afff eu queria kkkk amo suas historias sempre mostro ao meu bem!
    • Responder
  • Camille
    Noiva Constante Janeiro 2017 Rio de Janeiro
    Camille ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente é uma situação chata.
    Concordo com tudo oque você descreveu no texto acima, é triste você se doar,pensar no melhor para os convidados e não receber a mesma consideração.
    Olha sinceramente, eu não quero ter que fazer lista de presentes no meu casamento,pois já vi pessoas que deixaram de ir a um casamento por não ter condições de comprar um presente.
    Graças a Deus , Ele tem ajudado a mim e ao meu noivo para que possamos ter condições de comprar tudo, pois no meu dia C quero as pessoas que realmente se importam e querem estar ao nosso lado.

    • Responder
  • Fernanda
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo, Queilinha!

    Realmente não há necessidade de presentes caros, mas o fato de presentear mostra que você se importa com a pessoa. Tive poucas pessoas que não nos deram nada, e sinceramente, as pessoas que eu menos esperava foram as que deram os presentes mais generosos... Não que isso faça diferença, mas se a pessoa não tem tanto dinheiro, mas mesmo assim faz questão de te dar algo legal, quer dizer que ela se importa e muito com você (o contrário não é verdadeiro).

    Eu ganhei até panela elétrica de arroz de padrinho, e sinceramente não me importo. Tive padrinho que deu apenas o dinheiro na gravata, até hoje não sabemos quanto, e de verdade, não muda nada. Graças a Deus não nos faltou...

    • Responder
  • E
    Noiva Master Março 2016 Paraná
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu concordo com você em tudo!!!

    • Responder
  • Rozilda
    Top das Noivas Setembro 2015 Mato Grosso
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo Queila, penso o seguinte, posso estar até errada... mas não convidei as pessoas para me presentar, quero que elas comemorem comigo este momento de mundança na nossa vida... vou ficar feliz em ganhar um abridor de lata.. com certeza... e muito. pois fomos lembrada por aquela pessoa.. e quem não fica feliz em ganhar um presente.. por isso vamos fazer o chá e nele vamos pedir algumas coisas de casa... no casamento ficam a vontade... quando vou em festa sempre levo uma lembrança.. porque sei que a pessoa merece... bjus

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Fevereiro 2015 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero presetes sim. Faltam 24 dias e até agora so ganhei 4. Os eletros estao rodos ok. Mas to com medo de no dia depois do casamento ter ir que comprar prato, copo, panela, facas enfim. Nao tenho nada disso.
    • Responder
  • J
    Noiva Esperta outubro 2016 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não sei o que pensar desse assunto. Eu nunca quis ganhar presentes de ninguém, não pq eu sou um amor de pessoa, é justamente o contrário, eu quero comprar tudo do meu gosto, da minha marca preferida, se bobear até na loja preferida e nunca na minha vida eu imporia isso à ninguém.

    Eu quero uma geladeira side by side. Quero lavadora e secadora do mesmo modelo. Só existe uma loja em São Paulo que eu compraria o sofá da minha casa e por aí vai....Mas eu banco tudo isso. Eu devo ter umas 5 poupanças distintas, cada uma pra uma coisa. Até meu casamento dá pra eu comprar isso tudo e não depender de ninguém, outra coisa que eu não suporto.

    Nenhum dos meus padrinhos tem dinheiro. Estou morrendo de medo deles não aceitarem os convites justamente por isso, por não poderem me dar nada mais elaborado. Sinceramente eu não gosto dessa cultura que padrinho e madrinha tem que enfiar a mão no bolso e te dar uma coisa mais cara. Nunca quis isso e ainda não quero.

    Eu estou concentrando meus presentes mais pro chá de cozinha e chá de lingerie. Se eu não ganhar presentes, não vou me chatear, porque não espero nada de ninguém. Eu estou preocupada é com os meus grandes amigos, que eu quero lá comigo, negando convites por causa de presente.

    Sinceramente, eu odeio ganhar presentes...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    A chance de eu não usar é de 80%.

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Ativa Novembro 2017 Sergipe
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai meu Deus... quero presentessss simm.. e muitosss .kkkkk Até porque como vc mesmo frizou: acabamos investindo muitoooo na festa de casamento, e quando esse momento passa são os presentes que alivia a dor do "bolso vazio". bjs

    • Responder
  • Ana Lucia
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Ana Lucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo Queila, não espero grandes presentes e o que vier vai ser bem vindo. 3 dos casais de padrinhos que convidamos se casam este ano e como estão gastando com o casamento deles não espero nada alem da presença deles. Temos que casar cientes que nem todas as pessoas serão pró ativas e dispostas a nos ajudar.
    • Responder
  • H
    Noiva Constante Fevereiro 2015 Rio de Janeiro
    Hosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É vdd. O que importa é sermos felizes.
    • Responder
  • Adrielle
    Super Noiva Julho 2015 São Paulo
    Adrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa constrangedor, pq nos sentimos sugadas... pensamos tanto no conforto dos convidados e eles nem pensam no nosso... eu nao vou chamar alguns parentes meu por isso...

    eles foram no casamento da minha irmã e falaram para mim que esqueceram o presente no porta mala, ate ai tudo bem, pensei q ERA verdade ...

    passado 1 mes e nada desse presente... minha mãe virou para mim e falou, LEMBRA AQUELE TIO SEU Q FALOU PRA VC QUE ESQUECEU O PRESENTE DA SUA IRMÃ NO CARRO.. ENTÃO ELE VENDEU O CARRO EO ""PRESENTE"" FOI JUNTO kkkkkkk

    e ele está com uma fama terrivel na familia BOCA LIVRE, ele e a familia dele vão as festas come e saem igual cachorro magro

    a minha lista de presentes tbm tem coisas super barata (coisas de 10 reais), e é só o basico... tipo coisas de cozinha, ou lençol..pq já tenho todos os eletros em casa, fui pelo mesmo pensamento que vc Queila, nao posso esperar a boa vontade dos outros darem presentes...

    uma madrinha minha prometeu me dar um presente( depurador de ar R$ 300,00), se passou mais de 3 meses e nada... no final das contas eu comprei e creio q ela achou ruim...

    por isso noivinhas comprem as coisas que ninguem vai dar.... tv, tapete, cortina, etc e deixem as coisas "bobas" para eles comprarem.. Coisas de cozinha, decoração, etc...

    Beijus

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Principiante Abril 2016 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo tbm !!

    Não sei como será o meu pois falta um ano,mais assim q comprei meu apartamento e anuciei a data ja comecei a ganhar presentes.

    Geladeira,fogão e sofa (sogro)

    mesa (madrinha)

    tv ( tia,madrinha)

    Microondas (amiga)

    Tv sala ( cunhado)

    Acho que não terei problemas com isso..

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Master Abril 2016 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo ao extremo!

    todos os casamentos que vou dou uma lembrançinha,se for alguém que gosto mais junto com alguém que vá fazemos faquinha e compramos,ou se a considerção é menos dou algo mas barato!

    e em todos recebo cartão de agradecimentoe fico me sentindo "fiz parte desse momento" ,e hoje no lugar de noivinha vejo o qual importante é esse ato,porque muitos dos noivos investem na festa que é o sonho e acabam contando um pouco com a lista pra completar o que faalta.

    • Responder
  • Michelly
    Noiva Curiosa Dezembro 2018 São Paulo
    Michelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente é verdade, bom para mim só falta a geladeira o fogão e o liquidificador que ainda não comprei mas os demais eletrodomésticos e móveis tenho tudo. Desde dos mes 14 anos compro o meu enxoval tem coisas que até comprei de novo kk.

    • Responder
  • Juliane
    Super Noiva Agosto 2015 Rio Grande do Norte
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei seu debate, é realmente a pura verdade. na minha casa minha familia fala muito isso vai fazer uma festança pra pessoas que não vão lhe dar nada. acho que isso vem de cada pessoa e é como você falou Queila, quem desidiu casar foi nós, quem escolhe os gastos somos nós. Obrigada pela reflexão nesse debate.

    • Responder
  • Liliane
    Noiva VIP Maio 2015 Rio de Janeiro
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com vc! Faço festa pensando na minha e na felicidade do meu noivo. Nas fotos que ficaram p sempre. No nosso sonho e tals.. Não penso em presentes !
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha família muitos costumam não ir quando não compram presente, já na do noivo isso é comum. Mas concordo contigo casadinha não podemos esperar presentes, infelizmente nem todo mundo se preocupa com isso, vai por consideração né porque tem presentes de todo tipo de preço.
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Setembro 2014 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Desde o início não me preocupava com presente e tal, graças a Deus acabamos ganhando MAIS do que gastamos, e não gastamos pouco, é muito bom sentir o carinho das pessoas, a preocupação, tbm lembro de algumas que não deram presentes, mas provavelmente devem ter feito uma boa contribuição no sapato e gravata hehe.

    Mas o seu caso como ja conversamos, achei absurdo....mas ja passou né, certa vc em tratar as pessoas da mesma forma que te trataram.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas