Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Noiva Constante Abril 2016 São Paulo

Esposa com sobrenome do marido: machismo ou amor?

Carolina, dia 29 de Janeiro de 2016 às 19:45 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 99

Oi noivinhas, estou abrindo esse debate pois hoje fui no cartório dar inicio aos papéis.. eu sempre quis manter meu nome de solteira mesmo após casada, pois além de amar meu nome completo eu acho que essa é uma tradição machista (antigamente se colocava o nome do marido na esposa pra mostrar que a mulher é DELE)..hoje em dia sei que muitas colocam por amor!

No fim acabei colocando o sobrenome do meu noivo pois quando comentei que não queria ele ficou chateado e mimimi.. mas confesso que estou um pouco incomodada com isso!

Você pensa em colocar o sobrenome do seu noivo ou pretende permanecer com o de nascimento??

99 Respostas

Última atividade por Letícia, dia 13 de Agosto de 2020 às 11:20
  • L
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Minas Gerais
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que a decisão tem que ser mútua e amigável. Mas pelo que eu já vi nos comentários aqui e em outros debates, mts casos são de mulheres que nao queriam mas o homem ficou chateado e elas cederam msm nao concordando. E nao generalizando mas a maioria desses casos se a mulher for pedir pra ele colocar o sobrenome dela também ele não vai querer. Então sim, acredito que nesses casos já machismo sim.
    Mas quando a mulher/homem ja quer colocar, ou querem trocar entre si beleza. O que acho ruim é a imposição, o drama pra isso
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Novata Agosto 2020 Minas Gerais
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então ele deveria carregar o seu também.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Novata Agosto 2020 Minas Gerais
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pensem, mulheres!
    Vocês são livres!Valorizem o próprio sobrenome!Se ele não gostou... isso é problema exclusivamente dele. Procure outra pessoa se for o caso. Abraços!
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2019 Santa Catarina
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Noivinha, me diz uma coisa: Para tirar o sobrenome e colocar o dele, tem que ser judicial ou só no cartório?

    Tava lendo os papéis de entrada no cartório e vi uma clausula aqui que em Santa Catarina não se faz a mudança, somente o acréscimo. Como foi com você?

    • Responder
  • B
    Noiva Novata Março 2020 Paraná
    Bina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha opinião é que você não precisava, e nem deveria, ter cedido, se isso te incomoda. Por que ele não colocou o seu sobrenome? Com a mudança do código civil, o homem também pode colocar o sobrenome da mulher, ou os dois podem unir os seus sobrenomes. Mas as mulheres parecem fazer questão de manter essa tradição machista, pois a maioria coloca o sobrenome do marido... Triste!

    • Responder
  • F
    Noiva Novata Setembro 2018 São Paulo
    FERNANDA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    NAO SEI PORQUE SE NAO COLOCAR O DELE NAO HAVERA CASAMENTO O QUE FAZER AFFF?

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Julho 2018 Rio Grande do Sul
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    E quando você está no segundo casamento e com filhos do primeiro casamento, vocês alterariam seu nome?

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite quero muito colocar o sobrenome do meu noivo,mais não sei como colocar,meu nome é bem complexo... Me ajuda
    • Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você tem razão noivinha, a origem desse ato é machista porque carrega a ideia de propriedade. Mas nos dias de hoje isso deixou de valer a partir do momento que temos o direito de escolher ou não fazer a troca, e até mesmo o noivo pode optar por colocar o nome da esposa.

    Então, eu não acho que nos dias de hoje uma noiva que opte por fazer isso seja machista (você não afirmou isso eu sei) mas a questão do carinho tem mais peso, querer ser chamada pelo nome do marido e mostrar que são uma família de forma mais simbólica.

    Eu optei por tirar um dos meus sobrenomes e colocar o dele no fim.

    Não fica incomodada não, aposto que seu noivo só pediu isso porque tem orgulho de você levar o sobrenome dele!

    Beijos

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo que tem muito machismo ainda em muito lugar, mas acho que o pessoal também exagera à vezes.

    Eu resolvi continuar com meu nome por dois motivos: primeiro porque o sobrenome dele não combina com os meus. Segundo porque eu teria que trocar trocentos mil documentos se trocasse meu nome. Já tenho que carregar dois passaportes, crachá da empresa, cartão de entrada rápida no país onde moro, habilitação de comissária de voo, certificado médico de aeronauta, carteira de vacina de aeronauta e, além disso, identidade brasileira e do país onde moro, CPF e título de eleitora. Tô fora!

    E pra quem disse que não precisa trocar de passaporte, confirma isso aí com a PF! Eu já fui barrada de entrar na Austrália simplesmente porque no passaporte consta só nome/sobrenome, mas minha empresa colocou no sistema nome/nome do meio/último nome e o pessoal do controle de passaporte lá encrencou com isso.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Master outubro 2016 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O seu desejo deve prevalecer! Meu noivo nunca me cobrou nada com relação a isso mas vou colocar por amor e por achar lindo o meu nome de casada Smiley heart

    • Responder
  • Bianca
    Super Noiva Agosto 2016 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Cara, machismo? pra mim isso é uma demonstração de que você quer realmente ter uma família com a pessoa. Tenho o maior orgulho em falar que vou ser Sra. Viola. Agora se o noivo É MACHISTA, faz disso uma ordem...acho bom pensar né

    • Responder
  • Angela
    Super Noiva Julho 2016 Mato Grosso
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho muito bonito ter o sobrenome do esposo .. Tem gente que fala q vai dar trabalho porque tem q mudar documentos se por mais um sobrenome , mais n e bem assim, vc vai ter que mudar pra por nome dele ou não , o cartório pede pra mudar pq vc se casou. Então vai da o msm trabalho .. Mais e questão de gosto , vai mt de cada um..
    • Responder
  • Juverci
    Noiva VIP Julho 2016 Minas Gerais
    Juverci ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley heart olha flor mesno com toda burocracis de refazer documentos quero colocar sim e tipo uma demostraçao de carinho vou amar ter o sobrenome dele ai vai de vc flor !
    • Responder
  • Luciana
    Noiva Curiosa outubro 2016 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É a melhor opção mesmoi, Bruna: ou os dois fazem a troca recíproca ou cada um fica como era de solteiro.
    Senão acho machismo sim, pelo menos não se pode negar que é um resquício desta tradição que antes era obrigatória socialmente apenas para a mulher.

    • Responder
  • Cah e Lipp
    Noiva VIP Setembro 2016 Minas Gerais
    Cah e Lipp ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nunca olhei isso como um machismo sabe.. Estou doida para aderir Andrade ao meu nome.. Isso é opcional mesmo rsrs

    • Responder
  • Valeska
    Super Noiva Setembro 2016 Paraíba
    Valeska ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, sinceramente nunca vi isso como machismo, apesar de todo "antigamente"... no meu caso a gente até brinca "que eu quero ser logo a srª Medeiros". Sempre achei bonito isso sabe, querendo ou não é uma demonstração de união.

    Pra mim, quando o homem e a mulher se casam, eles deixam de ser dois e passam a ser um. Então ter o mesmo nome é só mais um símbolo, mas algo que quero carregar comigo.

    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Janeiro 2017 São Paulo
    Ariadne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom noivinha, eu quero manter o meu nome de solteira. Mas pela burocracia e pq gosto muito dele tbm... Meu noivo não esta gostando muito dessa idéia, ficou chateado qd comentei q nao iria colocar. Estou em uma dúvida danada tbm...mas como tenho um pouco de tempo pra pensar ainda, estou levando. Mas uma hora terei que resolver!!!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre quis manter meu nome de solteira, que já é enorme, colocar mais um sobrenome, vai uma linha inteira pra escrever tudo...kkk. E realmente, dá um trabalhão ter que mudar todos os documentos. Meu noivo diz que eu posso fazer o que achar melhor, mas é algo que vamos conversar ainda. Cada um tem uma opinião sobre isso, então, cada um faz realmente o que achar melhor pra si.
    • Responder
  • Bruna
    Noivo Ativo outubro 2016 Rio de Janeiro
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que cada um pensa de um jeito. Tem uns que acham legal manter a tradição, outros no trabalho da troca de documentos e outros em machismo.Estou conversando com meu noivo sobre isso é têm dado bons debates. Ele acha legal q a família tenha o mesmo sobrenome. Eu acho q apenas eu mudar, um ato machista. Então, propus colocar o sobrenome nome dele, se ele colocar o meu. Vamos ver como ficará isso.
    • Responder
  • Natália
    Noiva Esperta outubro 2016 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A princípio eu não ia mudar meu nome, acho q dá mto trabalho alterar TODOS os seus documentos, fora o dinheiro q vc gasta pra fazer isso... mas meu noivo ficou com o mesmo problema q o seu, super chateado. Então, vou acrescentar o último sobrenome dele ao meu nome. Não vejo isso como machismo, mais como uma tradição e acho bacana a família toda com o mesmo sobrenome.
    • Responder
  • Denise
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho legal a família toda ter o mesmo sobrenome final.
    Nunca imaginei nem pensei ser machismo, nem amor nem nada disso... Só acho que assim é o certo Rsrs
    Mas super apoio quem não muda o nome, afinal isso não muda a relação r nem o amor.
    Eu faço questão de mudar o meu Smiley heart Pensando na sua pergunta... Mudaria por amor, porque estou louca pra carregar o nome dele no meu *-*
    • Responder
  • C
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii noivinha, eu e meu noivo temos o mesmo sobrenome final - SILVA, conversei com ele uma vez e ele ficou chateado, mas na segunda vez conversei com ele certinho e falei que não ia ficar legal sobrenome duplicado, e ele aceitou, ufa rsrs, mas vai de acordo entre vcs dois Smiley winking

    • Responder
  • Line
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Line ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou confessar que no começo eu não queria mudar não por ser machismo e sim porque teria que trocar todos meus documentos, mais meu noivo me pediu tão bonitinho, disse que pra ele seria uma alegria muito grande poder ver a esposa dele com o seu nome, então resolvi mudar. Meu nome ficará Aline Inacio de Sousa tirarei o Santos do meu pai senão ficará muito grande. Acredito que é sim uma prova de amor.
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente amo o sobrenome do meu futuro marido no meu nome. Acho que ficaria perfeito,não vejo pelo lado machista... Talvez ele pede um meu tbm kkk estamos decidindo. Mas fica a critério do casal ... Tenta convencer ele rs
    • Responder
  • Laura
    Noiva Esperta outubro 2017 Rio de Janeiro
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo nunca exigiu isso de mim. Mas eu sempre quis colocar o sobrenome dele. Não vejo isso nem um pouco como machismo, e sim como tradição e orgulho de pertencer a família do meu futuro marido!!!
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Abril 2016 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sorte sua noivinha, hj em dia os homens estão muito dramaticos!

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Abril 2016 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O meu fez um bico do tamanho do unniverso, e disse que o sonho dele era por o sobrenome dele na esposa, na mulher que ama.

    no fim deixei colocar, mas ja deixei claro algumas coisas sobre os filhos e disso não abro mão. Ainda me arrependo as vezes, mas ele sabe muito bem que pra mim foi um sacrificio de amor. AMO MEU NOME, é só Carolina Abreu, simples e bonito..sempre que penso q terá mais um sobrenome me da desespero Smiley sad

    não estou acostumada

    • Responder
  • Edna
    Noiva Ativa Julho 2017 Paraná
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Decidimos colocar o sobrenome, mas ele deixou livre a opção de não colocar...ele não fez mimimi, ainda bem rsrs
    • Responder
  • Renata
    Noiva Principiante Agosto 2016 Maranhão
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha to vivendo este dilema.

    Eu particulamente amo meu sobrenome, ele representa uma história de onde veio minha mãe e a força do meu estado e o do lado do pai tem toda a tradição familiar. E seu contexto forma palavras que traduzem minha personalidade.

    Ja tava decidida não mudar, maaaaas.... veio o mimimi, discussões aleatorias, ate que chegou num dia ele bebado me olhou chorando e disse: "Porque você não quer meu nome? Quero tanto te dar meu nome, a única coisa que ninguém vai tirar.."

    Ai ja viu neh... vou ter q o bendito nome.

    Porém, abandonando a questão do dilema patriarcal que há sobre a imposição disto sobre o berço familiar em nome do amor... tenho um nome grande da pesteeeeee! Ta me doendo pensar em perder um dos 4 nomes p por o dele. 5 nomes em uma pessoa é demais pra quem não é da família real rsrsrs.

    • Responder
  • Caroline
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tentei negociar com meu noivo, ele pega meu sobrenome e eu pego o dele, mas não teve meio termo; e quando eu disse que queria manter o meu por toda burocracia e tudo mais ele ficou chateado e apelou para o emocional "minha avó vai ficar muito triste se você disser que não quer o sobrenome da nossa família e bláblá".
    Então, estou achando machista do parte dele querer que eu mude meu sobrenome, mas ele não quer mexer no dele.
    Enfim...ainda não decidi o que farei

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Abril 2016 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem me fale... eu acabei de tirar o passaporte e vou ter que mudar!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas