Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Noiva Constante Abril 2016 São Paulo

Esposa com sobrenome do marido: machismo ou amor?

Carolina, dia 29 de Janeiro de 2016 às 19:45

Publicado em Fórum Antes do casamento 99

oi noivinhas, estou abrindo esse debate pois hoje fui no cartório dar inicio aos papéis.. eu sempre quis manter meu nome de solteira mesmo após casada, pois além de amar meu nome completo eu acho que essa é uma tradição machista (antigamente se colocava o nome do marido na esposa pra mostrar que a...

Oi noivinhas, estou abrindo esse debate pois hoje fui no cartório dar inicio aos papéis.. eu sempre quis manter meu nome de solteira mesmo após casada, pois além de amar meu nome completo eu acho que essa é uma tradição machista (antigamente se colocava o nome do marido na esposa pra mostrar que a mulher é DELE)..hoje em dia sei que muitas colocam por amor!

No fim acabei colocando o sobrenome do meu noivo pois quando comentei que não queria ele ficou chateado e mimimi.. mas confesso que estou um pouco incomodada com isso!

Você pensa em colocar o sobrenome do seu noivo ou pretende permanecer com o de nascimento??

99 Respostas

• Nayara
    Super Noiva Abril 2017 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha eu não vejo isso como machismo.. Apesar do trabalho que dá para trocar documentação eu quero sim colocar o sobrenome do meu noivo.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah não sei ainda sobre isso .. Mas acho que não tem nada ver isso ai.. To pensando pq do meu tem jose e paixão ai fica difícil kkkkkkkkkkk
    • Responder
  • Verônica
    Super Noiva Novembro 2016 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pretendo colocar e tirar o nome da minha mãe (Araújo) e ele quer que tire o do meu pai (Pimentel) mas quero deixar o do meu pai minha mãe tbm tem e o da minha mae só ela tem mas ele bate o pé que não quer filhos com Pimentel kkkk ai viu da raiva até ! espero resolver isto logo !
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2015 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu coloquei e acho que as mulheres hoje em dia se preocupam demais em chamar tudo de machismo acho normal e meu esposo não me obrigou a nada acho lindo trocar o nome em gesto de amor.
    • Responder
  • Thagla
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Paraná
    Thagla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou acrescentar o sobrenome dele por que gosto do meu, ele ficou meio assim no começo mas depois ficou de boa, sou daquela opinião Não sou obrigada a nada ! KkkkBeijos
    • Responder
  • D
    Noiva Esperta Dezembro 2016 Minas Gerais
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não acho que seja machismo (dependendo do caso hoje em dia, na grande maioria) nem amor. Acho que é mais questão de tradição e querer. Eu vou colocar o nome do meu amor pois vamos nos casar e seremos um quero que algo além de aliança represente isso. Duas vidas que por amor se unem pra construir uma família e quero que o nome represente isso, vejo assim. Manterei meu nome e acrecentarei o último nome dele.
    • Responder
  • Núbia
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que vai de caso pra caso. Eu por exemplo não gosto muito do meu e acho o dele bonito, então bora! Mas você deve falar com ele se não está se sentindo contente, afinal um relacionamento é construído na base da sinceridade.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha....meu noivo vai colocar o.meu sobrenome também é ficaremos meus nomes iguais...
    • Responder
  • Regiane
    Noiva Master Abril 2016 São Paulo
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou sim mudar meu nome, gosto do sobrenome dele.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Fevereiro 2018 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pretendo colocar noivinha, porque eu gosto do sobrenome dele. Mas assim, uma dica que eu dou pois meus sogros já passaram por isso: em algumas viagens de cruzeiro, é obrigatório que sua identidade tenha o nome de casado, caso você seja casada Smiley smile... Mas assim, eu acho que se você não quer por, não coloque, melhor do que ficar incomodada, mas diga pro seu noivo o porquê.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Julho 2018 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos partilhar. Ele vai colocar o meue. Eu o dele rss
    • Responder
  • Tamyres & Diego
    Noiva Constante Novembro 2018 Bahia
    Tamyres & Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comigo não tem essa de machismo ou feminismo, eu acho bonito e sempre quis colocar o nome do meu marido. Acho lindo sermos chamados família tal (no caso da minha Família Marques).
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Agosto 2017 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pretendo colocar os dois dele pq meu nome já é enorme e quero que fique maior...xD
    Mas ele comentou q quer colocar o meu último sobrenome, achei isso bem legal!
    Realmente colocar o sobrenome do marido é uma tradição machista...... Mas depende mais da sua vontade doq da dele
    • Responder
  • Walquiria
    Noiva Ativa Setembro 2020 São Paulo
    Walquiria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não mudeimeu sobrenome não acrescentei o dele, ele respeitou e até apoiou falando q meu nome iria ficar grande demais.Amoo meu sobrenome e não queria nem tirar e nem acrescentar nada e não e por falta de amor pq amo muito ele.

• Responder
  • Luana
    Noiva Ativa Abril 2018 Mato Grosso
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho lindo. Vou colocar o sobrenome dele sim, é uma forma de mostrar que agora somos "uma só carne". Mas vai de gosto
    • Responder
  • Luciara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Luciara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou acrescentar o sobrenome do meu futuro marido e ele vai acrescentar o meu. A ideia de acrescentar o meu partiu dele mesmo. Achei super fofo da parte dele.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se foi especial, entao vc fez bem Smiley winking

• Responder
  • Laila
    Super Noiva Abril 2016 Paraná
    Laila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nao vejo problema nenhum nisso, vou casar e vou sim por o sobrenome dele!Acho exagero chamar de machismo .sei das burocracias pra mudar os documentos, mas faz perte! Nao vou aleijar por isso. Acho q tem mta gente preguiçosa por ai kkkkkkkk
    • Responder
  • Stefany
    Noiva Esperta Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Stefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não pretendo colocar o nome do meu futuro marido. É um direito nosso não querer por... realmente faz parte de uma ideia machista essa história de colocar o nome. Se vc achar q deve colocar, ponha por q quer não por obrigação .Bjs
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Serioo??

obrigadissimaa.. nao sabia disso!!

• Responder
  • Carol Sgubim
    Top das Noivas Setembro 2016 Paraná
    Carol Sgubim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho lindo, é mue sonho colocar.

• Responder
  • F
    Rio Grande do Sul
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, você não precisa mudar o nome no passaporte é só levar a certidão de casamento autenticada. Só depois quando expira a validade do passaporte que você tem de solicitar a alteração do nome.
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O meu noivo ficou chateado, por isso eu coloquei. Normalmente não sou o tipo de pessoa que me importaria mto com a opiniao dos outros mas como é algo especial pra ele entao resolvi ceder.. mas olha, não esta sendo facil aceitar as mudanças..preciso me acostumar com a ideia!

• Responder
  • S
    Noiva Constante Janeiro 2022 Pernambuco
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Machismo? Nada a ver com machismo noivinha. Acho tudo de lindo isso!! Vou mudar o meu nome e não to nem me importando com a papelada rs
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo que é machismo e acho que até deixou de ser quando passou a ser válido que o marido também pegue o nome da esposa, acho bonto no sentido de os dois terem o mesmo nome, ou seja, são uma família. Meu noivo até queria o meu nome que ele acha bonito, rs, mas eu o convenci a não fazermos isso devido burocracias com documentos e na vida não vai mudar nada, rs....

• Responder
  • Rosana
    Noiva VIP Março 2016 Minas Gerais
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, ninguém merece...
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim..

• Responder
  • Rosana
    Noiva VIP Março 2016 Minas Gerais
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem que mudar todos os documentos né?
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou por o sobrenome dele, ele disse que não faz aquela questão de eu tirar um dos meus nomes! Então vou deixar meu nome e por mais um dele
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O problema é que ja mandamos os papeis pro cartorio e eu estou sentindo remorso agora

• Responder
  • Y
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio de Janeiro
    Yasmim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha o meu noivo sempre fala que queria que eu colocasse,mas não vou colocar ! decidir que não ia colocar desde cedo,mas eu acho que o mais importante o amor do que o nome e pela praticidade decidir não colocar.Mas se vc não quer colocar não coloca!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tem isso tambem.. acabei de tirar passaporte Smiley sad

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas