Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Noiva Constante Abril 2016 São Paulo

Esposa com sobrenome do marido: machismo ou amor?

Carolina, dia 29 de Janeiro de 2016 às 19:45

Publicado em Fórum Antes do casamento 99

oi noivinhas, estou abrindo esse debate pois hoje fui no cartório dar inicio aos papéis.. eu sempre quis manter meu nome de solteira mesmo após casada, pois além de amar meu nome completo eu acho que essa é uma tradição machista (antigamente se colocava o nome do marido na esposa pra mostrar que a...

Oi noivinhas, estou abrindo esse debate pois hoje fui no cartório dar inicio aos papéis.. eu sempre quis manter meu nome de solteira mesmo após casada, pois além de amar meu nome completo eu acho que essa é uma tradição machista (antigamente se colocava o nome do marido na esposa pra mostrar que a mulher é DELE)..hoje em dia sei que muitas colocam por amor!

No fim acabei colocando o sobrenome do meu noivo pois quando comentei que não queria ele ficou chateado e mimimi.. mas confesso que estou um pouco incomodada com isso!

Você pensa em colocar o sobrenome do seu noivo ou pretende permanecer com o de nascimento??

99 Respostas

• Pryscilla
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Pryscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Carol,falei sobre esse assunto com o meu noivo e nós estamos pensando em trocar(ele com um sobrenome meu e eu com um dele).Mas ainda não tenho ctz não, haja saco/dinheiro pra fazer todos os documentos d novo...
    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu quero colocar o do meu noivo.

Hoje em dia as pessoas não o fazem por machismo, mas por gosto mesmo de ter uma família com sobrenome igual.

Prefiro assim. Smiley heart

Acho mais machista que isso usar o veu que cobre o rosto.

• Responder
  • Adrielly
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Adrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não pretendo mudar! Já falei pra ele, percebi que ele não gostou muito, e sei que quando conversarmos definitivamente haverá algumas discussões. Nunca quis mudar meu nome pois ele já é ENORME! Não vou acrescentar nem tirar o do meus pais. Ele sabe que tenho personalidade forte, e se já disse que não vou mudar, não irei! Pra mim, vai muito de cada um. Uns encaram como um sinal de amor, como uma prova de amor, outros como machismo. Pra mim é algo arcaico!
    • Responder
  • Danielle
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu ainda tô na duvida,

Gosto demais do meu nome, entretanto gostaria de ter o nome do meu marido

E também tem o fato de que se eu trocar o meu ultimo nome pelo dele, vai ficar esquisito kkkkkk

• Responder
  • K
    Noiva Ativa Novembro 2019 Bahia
    Karolaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha sou cristã e sempre deixei bem claro que não vou mudar de nome acho que cada um tem o direito de escolher .Ele ter o meu ou eu ter o dele ou termos os dois é algo pra ser discutido . Se o seu coração não quer tu vai fazer o que ? Ir contra o que acredita pra agradar a e b ?
    • Responder
  • Gabrielli
    Noiva Esperta Setembro 2020 Rio Grande do Sul
    Gabrielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Colocar o do meu marido! Uma forma de amor e, casar e continuar com o mesmo nome pra mim não tem sentido. Com o mesmo sobrenome vocês se tornam uma família! Minha opnião, e qualquer escolha, pra mim não é machismo.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Setembro 2016 Pernambuco
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ele vai colocar o meu tbm, vamos ficar com o sobrenome iguais
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ele vai botar o meu tbm, vamos ficar com o sebrenome iguais
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Esperta outubro 2020 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha eu irei meu nome completo de nascimento no dia que marcamos optei por manter meu nome de solteira...Mas assim acho legal quem muda.
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então relaxa, noivinha... E faz esse agradinho pra ele :Smiley heart
    • Responder
  • Emily
    Noiva VIP Maio 2019 Rio de Janeiro
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre disse que não mudaria mas de um tempo pra cá decidi adotar sim o nome dele!
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Abril 2016 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ele nao é machista, ao contrario.. Smiley smile

• Responder
  • Danielle
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho de fato machista Mas sempre quis o nome do meu noivo Pra mim é importante unir nossos nomes e dizer Família Xavier, rsrsAcho que se te incomoda tanto não vale a pena, mas se for algo que faz diferença pra ele e nem tanta pra vc, vai fundo... Acho que o que importa é se ele é machista com vc ou não. Se ele não se comporta como um macho alfa, o nome não vai fazer tanta diferença assim
    • Responder
  • Tayane
    Noiva Ativa Abril 2016 Bahia
    Tayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso realmente é complicado. Por isso, eu e meu noivo mudamos os nomes. Eu pegue o dele e ele o meu. Os nossos sobrenomes são iguais. Passamos a .nos chamar.... Costa Rodrigues. Achei bem legal e a atitude foi dele.

• Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entao se ele é seu e vc é dele, ele tambem deve colocar o seu nome, nao?!Desculpa mas é so minha opiniao! Cada um sabe o que é melhor pra si! Beijos e boa sorte no seu casamento!
    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A tradição é totalmente machista. É pra mostrar quem manda na casa. Não pretendo mudar de jeito nenhum e nossos filhos vão levar meu nome no final! Essa é a era das mulheres no comando! Smiley winking se está incomodando vc, acho que vc deveria conversar com ele!Beijoss
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha no meu caso colocarei o nome do meu noivo sim pois axo lindo esse gesto só que nao irei tirar nada do meu apesar d eu não gostar do meu sobrenome kk mais foi oq meus pais escolherão então não mexerei faça oq manda teu coração conversa cm seu noivo e explica ele te ama e te escolheu pra ser esposa dele acredito q um sobrenome não vai mudar oq vcs sentem um pelo outro só é uma tradição antiga bjinho e boa sorte!
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Novembro 2016 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isa, super concordo com você.
    • Responder
  • Natalia
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    OK Ana, vc vai ser dele, mas ele vai ser seu tbm? Ele vai colocar um sobrenome seu tbm, agora q é permitido? Sacou? A ideia de q só a mulher pertence ao homem e ele não a ela por causa do histórico machista disso
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Junho 2016 Rio de Janeiro
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo que foi um ato originário no patriarcado, da mulher ser posse do homem e nem adianta falarem que não é por isso, já que é fato histórico, com embasamendo. A mulher tinha o nome do esposo pq ela era dele, assim como os escravos tinham o nome do seu dono. (daí se nasce o "de Oliveira" ou o "da Silva"). O sentido atual, na cabeça de cada uma pode ser por n motivos, mas não anula o historico machista, amiga. Eu não sei, provavelmente vou ficar com o meu nome ou pelo menos vou continuar assinando com ele meus trabalhos. Ah e não é pq se coloca uma máscara sobre os olhos, que o machismo mão vai existir, vale a pena sim pensar sobre o sentido das coisas, mesmo que seja para optar por continuar com a tradição, mas sabendo que você tem a opção (e que você não vai amar menos seu companheiro por isso).
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Esperta Março 2017 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu nome já é enorme e se tiver que colocar o nome dele, ele também tem que colocar o meu
    • Responder
  • Isabella
    Noiva VIP Junho 2017 Rio de Janeiro
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou por o sobrenome dele com certeza. Não acho que é machismo afinal serei dele e ele será meu. Rsrs Para mim é uma forma de amor... Acho que vai de cada um sabe.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou colocar o nome do meu noivo pela msm opinião q a sua eu adoro meu nome heheheh
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então quer dizer que a pessoa casa e não vai ser do marido? E vai ser de quem meu Deus?!Deus vai dizer que marido e mulher serão uma só carne, logo o marido será da mulher e a mulher do marido, não tem machismo minha gente é a lógica das coisas: serei do meu amor e ele será meu e é nesse sentido que vamos nos amar tão firmimente que pensaremos duas vezes antes de magoar um ao outro. Desculpa o desabafo é que vejo que algumas pessoas ainda não entende o real sentido do casar.Ps: desculpas se ofendi alguém
    • Responder
  • Sarah
    Noiva VIP Julho 2016 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pretendo colocar sim, pois sempre sonhei em ter o sobrenome daquele que seria meu marido. Entretanto, eu irei acrescentar e não irei tirar nenhum dos meus sobrenomes. Acredito que não posso perder a minha identidade, aquela com a qual eu sempre vivi e quem sempre serei também, mas também acredito que o sobrenome dele como meu sobrenome marca o começo de algo muito importante e único, algo que me muda também de certa forma. Sendo assim, acho nada mais do que justo.
    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Julho 2016 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao acho machista.. Eu acho bonito quando falam sr e sra fulano rs... Acho estranho quando o casal tem sobrenome diferente...
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Agosto 2017 Paraná
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carolina eu acho que hj em dia é uma questão de vontade e gosto. Eu por exemplo tenho vontade de colocar o nome do meu noivo, mas isso não me tornará mais esposa do que quem decidir colocar. Tbm não colocarei pensando se o sobrenome é bonito, apenas por que para nós esse ato será bonito! Mas acredito que deve ser feito o que tiver vontade!
    Bjos
    • Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Fevereiro 2016 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre achei muito bonito você dar seu nome a aquela que você escolheu para viver o resto dos seus dias. Eu mudei meu nome. A partir de amanha, serei Nathalia Ferreira de Sousa (peguei o Sousa dele) Talvez seja um pouco machista, mas eu acho muito romântico. Rs
    • Responder
  • Dani
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Carol. Smiley laugh

Eu pretendo colocar o sobrenome da família do meu noivo, serei agora uma "Almeida".

Não por pertencer à ele, mas sim porque agora ele e eu seremos uma nova família. E ele, como homem, será o responsável pelo sustento da casa, pelo trabalho, pelo pão em cima da mesa, pela defesa da sua mulher e filhos, pela proteção e cuidado.

Antigamente, não era por machismo não, que as noivinhas colocavam o sobrenome do marido. E sim porque, na maior parte dos casos, os maridos já tinham terras e negócios onde moravam enquanto as mulheres eram sustentadas pelo pais. Nada mais justo do que ela ir morar com o marido (que já tem trabalho e tudo mais) do que ele ir morar com ela e começar do zero. Por ela IR até ele (e a familia dele) é que se começou a adicionar o sobrenome da família do noivo...

Enfim, terei muito orgulho de levar o sobrenome do meu love comigo, muito orgulho em ser conhecida como " a Dani do Igor" , assim como minha sogra é " a Lourdes do Armando" . Me sinto segura, me sinto tranquila sabendo que posso dormir e meu mundo pode desabar, que ainda terei meu marido ali do meu lado para me apoiar, me guiar e me proteger.

Na minha visão, o amor de um marido para a esposa, é um dos amores mais lindos que existe. O marido que se doa, que dá a vida, que luta,que protege... encantador!

Desculpa o textão rs

• Responder
  • Ariane
    Noiva Constante Abril 2017 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou colocar, também acho isso um pouco machista e sem necessidade !!! Pq se foi com esse nome que ele me escolheu e me amou, então é com esse nome que vou ficar para o resto da vida.
    • Responder
  • Dani
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo.

• Responder
  • G
    Super Noiva Agosto 2016 São Paulo
    Giullian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não acho que isso seja nem machismo, nem amor...apenas uma opçao! Vc nao ama mais nem menos seu esposo por colocar ou deixar se colocar o nome dele e ele nao vira seu dono por isso nao rs. Eu sou tradicionalissima entao smp quis colocar, a menos q fosse um nome mto simplorio hahaha pq meu nome eh todo estrangeiro, botar um "silva" no fim ia ser sacanagem rs. Mas dei sorte, meu noivo tb tem sobrenome estrangeiro entao com ctza pegaria!! E ele diz q faz questao. Acho q homem tem um pouco disso sim, de querer passar o nome...mas acho q aceitar ou nao eh uma escolha.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas