Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Financiamento x Aluguel x aplicar o dinheiro

Nathália, dia 2 de Novembro de 2017 às 22:42 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 113

Fala coisas mais lindas do meu coração S2

Então, hoje venho com um debate que creio ser de ajuda pra muitas pessoas: a questão da moradia!

No Brasil tem-se a cultura que "antes pagar algo que será seu que queimar dinheiro com aluguel"

Bom... Permitam-me discordar! Se bem planejado, pagar aluguel pode SIM ser uma OTIMA pedida!

Mas Nath do ceu! Vc pirou????

Meu povo e minha pova... Vamos falar de finanças?

Os juros do financiamento são um absurdo!!!! 12,21% aa!

Whatttt!!!!! Sim! altissimo!

Mas então como vou realizo o sonho de casar?????

Sentando e fazendo conta!

Calcular+KVa%252CWatts%252CAmperes.gif

Veja, os juros sobre financiamento insidem 12% (em media) ao ano. Isso quer dizer que, se você pagar 1000 reais por mês durante 1 ano, vc paga 13 440!!! Ou seja, 1440 reais SÓ DE JUROS!!!!! Sim uma parcela e meia ( praticamente) a mais TODO ANO! Se forem 30 anos, quando quitar vc terá pago 43 200 reais A MAIS só de juros !!!!!

Mas então como comprar o canto! Ai é que vem

O PULO DO GATO!!!

Pagando um aluguel de 1000 reais num ape (ou casa) que financiado teria 2500 em parcela, você investe os 1500 restantes em uma aplicação (menos a popupança, a poupança não da nada!!!) Uma dica otima é o tesouro direto, que é nada menos que comprar titulos do governo. Ou seja, você empresta seu dinheiro ao governo e ele de devolve COM JUROS! No vencimento da aplicação!

Aplicando na taxa SELIC (taxa basica de juros) 1500 reais a 12% aa de juros (hj ta 14, mas seja realista e coloque menos!) por 5 anos vc "transforma" 1500 reais em 2390 (conta media ta!) Agora isso é de UMA aplicação, ou seja, do dinheiro aplicado em UM mes! Ou seja, nos meses subsequentes, o dinheiro investido vai gerando mais e mais juros! E com a taxa selic, ao inves de pagar ao banco você LUCRA! Vou fazer uma conta simples: 1500 reais por mes durante um ano da 18 000 reais! Em 5 anos 18 000 vira 29 299 (na taxa prefixada). Essa valor você pagaria em juros ao banco!

É a magia do juro composto (juros sobre juros)! Agora vamos aos calculos:

29.299 no valor do ano 1, 26 517,00 no ano 2, 24 001,15 no ano 3, 21 772,23 no ano 4 e 19 727,86 no ano 5. Na soma vc terá 121.317,01!!!! SIM mais de 121 MIL reais em 5 anos! Com esse valor vc faz um consocio e da lance, tendo mais chance de ser contemplado. Em suma, você pagou por mes o que pagaria de parcela financiada e em 5 anos vc quita uma parte (se não tudo pq dependendo esse valor compra uma casa). Bem melhor que passar 30 anos pagando finaciamento não é?

Claro, todos os valores eu simulei! São hipoteticos! Mas simulei no site do tesouro direto que já com as devidas deduções fiscais! Meninas e meninos, vale muito apena! Eu não sabia até encontrar o canal da minha diva, rainha dona da p* TODA minha xará Nath Acuri! Deixo ols links do canal da rainha e do site do tesouro! Vale a pena! Aluguel não é esse demonio se for calculado!

No mais é essa minha dica! Acho que conhecimento devemos compartilhar!

Site do tesouro

Canal da Nath Acuri

113 Respostas

Última atividade por Priscila, dia 21 de Abril de 2018 às 21:52
  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente, vou pesquisar melhor ainda, mas so para eu ter uma luz: tesouro direto tem q ser no minimo quanto dinheiro para começar? e tem q aplicar todo mes? Eu to com uma previdencia privada e pra mim que tava com poupança ja achei grande coisa, mas agora to vendo que tem coisa melhor...

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso ai! A gente acha que pagar financiamento não é "jogar dinheiro fora" mas se mau calculado é! No lugar de vcs eu faria isso tbm! Alugaria o que ja tenho pra pagar aluguel e ia juntando!

    • Responder
  • L
    Noiva Constante Novembro 2018 Pará
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns por compartilhar Natália, eu estudo sobre investimentos e esse teu pensamento é o mesmo que meu noivo e eu temos. No nosso caso já temos uma casa, mas está alugada e não pretendemos morar nela, talvez usaremos o aluguel que recebemos pra pagar outro lugar ppra morarmos! Smiley kiss

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carol, primeiro bem vinda a quem investe hahhaha eu amoooo o canal do Gustavo tbm!


    Infelizmente o brasileiro não tem noção nenhuma de economia. Eu tenho a opinião sincera que economia devia ser ensinada na escola! Isso diminuiria demais o endividamento das famílias!


    Sempre ouvimos: "ah mas aí vc tá pagando o que é seu! " NAO NAO E NAO! Vc tá pagando aluguel pro banco e pior, se vc atrasa não é só despejado, vc perde tudo o que pagou! Não importa se só faltou uma parcela!


    Mas é isso.. nadamos contra a corrente! E investido da forma certa, vc consegue comprar algo a vista na metade do tempo!!!!


    Claro que precisa ser bem calculado. Seu aluguel é um sonho pra quem poupa! É lógico que sai mais barato! O Br tende a pensar em curto prazo.


    Financiamento , a menos que a pessoa tenha mais da metade do valor (mais mesmo tipo 60% ) na minha opinião não vale a pena!

    E outra, quando investimos prestamos atenção em que gastamos, evitamos parcelas, somos os melhores amigos do desconto a vista é dificilmente alguém que investe fica endividado! Enfim , sorte pra nós!
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa Nath que debate MARA foi esse!!
    Eu entrei no mundo dos investimentos agora (eu achava que era coisa só pra rico rsrs) e estou APAIXONADA, eu venho estudado muito sobre finanças, aplicações.. Eu acompanho o canal da Nath Arcuri e do Gustavo Cerbasi e são os meus gurus dos investimentos, até comprei vários livros renomados dele e é incrível ver como o dinheiro no tesouro direito rende muuuito mais que a poupança que não rende nada né kkkk

    Mas então, nós optamos por pagar aluguel porque saia bem mais barato do que fincanciar uma casa mas COMO fomos criticados viu menina!
    Esse povo brasileiro nasce achando que aluguel é burrice e que o certo é financiar uma casa pela Caixa mas sai muuuito caro devido ao juros altíssimos!

    Compensa muito mais pagar um aluguel barato, que no meu caso pago 500 reais por uma casa maravilhosa e o restante que sobra da renda mensal a gente investe e daqui 15 ou 20 anos a gente compra a vista né

    Mas quando eu vou explicar isso pros meus parentes e amigos dá até briga, só faltam me bater e falam que tô errada que isso de investimento é furada kkk então pra evitar as brigas eu nem comento mais só concordo e fico quieta, deixa eu enriquecendo licitamente em segredo mesmo rsrs

    Adorei esse debate viu, sinto tanta falta de pode debater esse assunto que eeu amo e poucos conhecem..

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim o LCA é mais vantajoso. A vantagem de aplicar na Selic é poder qualificar valor. Eu sinceramente não sei o valor mínimo no LCA mas uma dica é investir um tempo na Selic pra fazer capital e depois passar a aplicação pro LCA
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sabia que podia ser qualquer valor. Mas pelo que li, parece que LCI / LCA é mais vantajoso. Mas aí tem valores altos pra começar o investimento. Vou olhar na easyinvest pra ver se não exige valor inicial tão alto.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Maio 2021 Bahia
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você caiu do céu com essa novidade, arrasou mulher !
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tbm não é fiquei numa revolta por ter demorado a conhecer hahahhaa


    Primeiro você tem que abrir uma conta numa corretora de valores. Procure uma que não cobra taxa de manutenção. O canal que recomendo acima faz propaganda pra easyinvest mas tem outras que agora eu não sei o nome, mas só pesquisar.


    No site mesmo tem consultoria, mas basicamente vc tem que escolher um título do governo. Pasme, vc pode investir qualquer valor! Até 30 reais se quiser! Aí vc escolhe entre Selic (pode tirar a qualquer momento após 30 dias sem perder grana), prefixado (você define a data da retirada) ou um outro que esqueci agora que é a longuíssimo prazo e serve como uma previdência.


    Daí você vai mandar seu banco transferir todo mês x pra conta da corretora e ela vai aplicar seu dinheiro. Uma dica é que todos os vencimentos terminem num mesmo mês, em caso de poupar pra compra de imóvel. Acima vc tem o link do site do tesouro. Dá uma olhada que vale muito a pena!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Maio 2021 Bahia
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que mulher sabida gente 😋👏👏👏 e como se compra títulos do governo? emprestar dinheiro ao governo, nunca ouvir falar nisso antes.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O link do simulador https://www.tesourodireto.com.br/simulador/

    Olha eu ainda não tenho na corretora, mas a Nath do me poupe sempre recomenda a easyinvest que não cobra taxa de manutenção (tem uma outra que ela recomenda mas eu não me lembro) 😘
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nath, me passa o link do simulador? E vc já tem aplicação em corretora? Qual recomenda?

    As minhas estão no banco mas eu queria uma corretora com taxas mais baixas.
    • Responder
  • Lívia
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu imagino! hahaha eu também surtei quando conheci, sério, deu uma iluminada na minha vida e nos meus planos futuros

    • Responder
  • Lívia
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Comecei a repensar e me organizar em setembro, quando assisti uma palestra do meu gestor sobre finanças, agora é só investir e ficar rica hahahaha

    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahaha siim! Dei uma pesquisada e primeiro vou sentar com o meu marido para decidirmos o que é melhor, para só depois ir no banco. Sei bem como é gerente de banco Smiley xd

    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo assim ainda é lucro.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!!!! O simulador do tesouro já desconta todas as taxas e o imposto de renda, além da taxa da corretora (isso é novidade, foi lançado mês passado! )
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você descontou o valor do imposto de renda que é cobrado quando você retira esse dinheiro?

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como diria Nath "Ai que festa" Juro composto hahhahahaha amooooo (e as dicas mais ainda kkkk) fico feliz!
    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Apresentei o "me poupe " a meu marido e ele está surtando.kk
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com perfil Fernanda. Só que FGTS é só pra quem tem carteira assinada , o que não é o caso de muita gente. Pra quem é autônomo (como eu. E dificilmente trabalharei com CLT pois não é uma profissão que contrate muito por cor) ou trabalha como pessoa jurídica poupar é sempre a melhor opção!

    Cada caso é um caso. O objetivo do debate foi justamente abrir um leque de opções. Muita gente endemoniza o aluguel sendo que não é muito por aí!
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nao acho que a conta faça sentido, acho que financiar ainda é melhor.

    Se voce tiver o seu primeiro imovel, pode usar o FGTS para dar entrada e a cada dois anos utilizar o saldo para abater. Um imovel que vc teoricamente financia em 30 anos pode ser pago em 5 anos utilizando o saldo do FGTS.

    Tudo é uma questão de avaliação de cada caso, conheco pessoas dos dois perfis, uns que pagam e tem o imovel, logo a oportunidade de fazer dinheiro e tambem a que poupa e investe... questao de ponto de vista

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Compartilho o sentimento! Hahhahahaha fiquei Exatamente assim: what a hell? Como não descobri isso antes??? Hahahahaha

    Nem me fala... Minha vida financeira tá um caos!
    • Responder
  • Lívia
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, vim saber desse tesouro direto há duas semanas e me senti feliz e triste ao mesmo tempo. Triste por não ter descoberto antes e feliz por saber que vou desfuder a minha situação financeira hahaha já estou amando o "Me Poupe", vi uma luz no fim do túnel e já estou me organizando pra começar a investir.

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma dica (que aprendi no me poupe): gerente quer vender produtos do banco e vai querer te importar previdência privada. É caro e não rende tanto quanto tesouro!

    Ja va com opções (de uma pesquisada antes, inclusive nos produtos do banco). Ah e poupança não rende!!!! Corre!!!!
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é! Eu estou esperando minhas férias chegarem para poder ir no banco conversar melhor com o gerente. Minhas economias estão todas na poupança, já dei uma pesquisada e tenho uma leve noção de outras alternativas bem melhores.

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mari, alugar por alugar, sem ter um planejamento ou fazer uma economia pra uma entrada maior , eu concordo que é queimar dinheiro. É preciso sentar e ver qual é a vantagem pra cada pessoa!

    Quanto aos investimentos, tesouro SELIC é ótimo pra quem tá começando! Vc pode investir pouco se estiver com medo! A vantagem do Selic é que vc pode por QUALQUER VALOR!
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas muitos boas, Ná!! Eu sou bem perdida nessa coisa de aplicações e tal, mas estou começando a me familiarizar. Também sempre tive a ideia de que aluguel é dinheiro jogado fora, mas estou começando a repensar sim. Tudo tem que ser muito bem planejado e principalmente, colocado no papel. Só assim para ter uma verdadeira noção das vantagens e desvantagens dos que é oferecido.

    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na época, eu disse que queria até tatuar a taxa! Haha!
    Mas, no momento, a Caixa tá sem essa linha de crédito, só a com recursos da poupança, que ainda tem taxas menores que outros bancos. O BB tem recursos pro crédito com FGTS, mas os juros são maiores.
    • Responder
  • Jade
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas dicas Nath.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Claro que fiz conforme as minhas condições. Mas é uma ideia pra quem fica preso no "aluguel é um dinheiro que não volta". Bem planejado, é um investimento!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha é so pesquisar bem. A Easynvest que é a que a Nathalia faz propaganda me parece bem confiável. Mas é questão mesmo de empatia. Pesquise. Vale sim a pena!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas