Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Financiamento x Aluguel x aplicar o dinheiro

Nathália, dia 2 de Novembro de 2017 às 22:42

Publicado em Fórum Antes do casamento 113

Fala coisas mais lindas do meu coração S2 Então, hoje venho com um debate que creio ser de ajuda pra muitas pessoas: a questão da moradia! No Brasil tem-se a cultura que "antes pagar algo que será seu que queimar dinheiro com aluguel" Bom... Permitam-me discordar! Se bem planejado, pagar aluguel...

Fala coisas mais lindas do meu coração S2

Então, hoje venho com um debate que creio ser de ajuda pra muitas pessoas: a questão da moradia!

No Brasil tem-se a cultura que "antes pagar algo que será seu que queimar dinheiro com aluguel"

Bom... Permitam-me discordar! Se bem planejado, pagar aluguel pode SIM ser uma OTIMA pedida!

Mas Nath do ceu! Vc pirou????

Meu povo e minha pova... Vamos falar de finanças?

Os juros do financiamento são um absurdo!!!! 12,21% aa!

Whatttt!!!!! Sim! altissimo!

Mas então como vou realizo o sonho de casar?????

Sentando e fazendo conta!

Calcular+KVa%252CWatts%252CAmperes.gif

Veja, os juros sobre financiamento insidem 12% (em media) ao ano. Isso quer dizer que, se você pagar 1000 reais por mês durante 1 ano, vc paga 13 440!!! Ou seja, 1440 reais SÓ DE JUROS!!!!! Sim uma parcela e meia ( praticamente) a mais TODO ANO! Se forem 30 anos, quando quitar vc terá pago 43 200 reais A MAIS só de juros !!!!!

Mas então como comprar o canto! Ai é que vem

O PULO DO GATO!!!

Pagando um aluguel de 1000 reais num ape (ou casa) que financiado teria 2500 em parcela, você investe os 1500 restantes em uma aplicação (menos a popupança, a poupança não da nada!!!) Uma dica otima é o tesouro direto, que é nada menos que comprar titulos do governo. Ou seja, você empresta seu dinheiro ao governo e ele de devolve COM JUROS! No vencimento da aplicação!

Aplicando na taxa SELIC (taxa basica de juros) 1500 reais a 12% aa de juros (hj ta 14, mas seja realista e coloque menos!) por 5 anos vc "transforma" 1500 reais em 2390 (conta media ta!) Agora isso é de UMA aplicação, ou seja, do dinheiro aplicado em UM mes! Ou seja, nos meses subsequentes, o dinheiro investido vai gerando mais e mais juros! E com a taxa selic, ao inves de pagar ao banco você LUCRA! Vou fazer uma conta simples: 1500 reais por mes durante um ano da 18 000 reais! Em 5 anos 18 000 vira 29 299 (na taxa prefixada). Essa valor você pagaria em juros ao banco!

É a magia do juro composto (juros sobre juros)! Agora vamos aos calculos:

29.299 no valor do ano 1, 26 517,00 no ano 2, 24 001,15 no ano 3, 21 772,23 no ano 4 e 19 727,86 no ano 5. Na soma vc terá 121.317,01!!!! SIM mais de 121 MIL reais em 5 anos! Com esse valor vc faz um consocio e da lance, tendo mais chance de ser contemplado. Em suma, você pagou por mes o que pagaria de parcela financiada e em 5 anos vc quita uma parte (se não tudo pq dependendo esse valor compra uma casa). Bem melhor que passar 30 anos pagando finaciamento não é?

Claro, todos os valores eu simulei! São hipoteticos! Mas simulei no site do tesouro direto que já com as devidas deduções fiscais! Meninas e meninos, vale muito apena! Eu não sabia até encontrar o canal da minha diva, rainha dona da p* TODA minha xará Nath Acuri! Deixo ols links do canal da rainha e do site do tesouro! Vale a pena! Aluguel não é esse demonio se for calculado!

No mais é essa minha dica! Acho que conhecimento devemos compartilhar!

Site do tesouro

Canal da Nath Acuri

113 Respostas

  • Futura Noiva
    Noiva Ativa Janeiro 2020 Espírito Santo
    Futura Noiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns! Pelo raciocínio.
    • Responder
  • Jade
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Nath vou me interar no link que vc citou. Pq compensa bem mais que a poupança. So tenho receio da corretora no caso que intermedia dar algum tipo de golpe. .. a gente n pode confiar em nada né...Mas olha vcs aqui falando do tesouro so reforça mais a vontade de aplicar. Eu ja ouvi muito uma economista no jornal SPTV sugerir esse tipo de negócio e realmente é vantajoso. Vou estudar mais sobre isso.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Jade, que bacana! Vamos por partes. Vou passar o que sei ta! Tudo eu apendi no canal que indiquei no debate. Vamos la


    1- Sim, vc precisa de uma corretora. A que a Nath do canal indica não cobra taxa de administração (pretendo fazer com eles). Tem um playlist completa (que ja assisti e reassisti de cabo a rabo) sobre


    2- Sim!!!! É possivel investir todo mes. Basta abrir a conta na corretora e mandar o banco passar todo mes o valor que vc quer investir pra conta da corretora. Ahhhh tem um pulo do gato: torne sua conta digital que nao paga o TED! (Dica da xara Acuri hahah)


    3 - Então, na Selic vc pode retirar em qualquer tempo, desde que não seja antes de dois meses pra não perder dinheiro. Vc retirando antes vc tem menos rendimento, mas nada te impede! Eu prefiro o vencimento programado, pq acho que ajuda no não mexer no dinheiro antes do tempo (nesse sim vc perde dinheiro se tirar antes)


    Assista a playlist da Nath Acuri. É muito instrutivo! Eu não sou expert. To entrando nesse mundo!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por isso que eu falo: aluguel como um periodo de transição, planejado é uma boa! Porém alugar sem guardar pra comprar algo ai sim é queimar dinheiro. Muito planejamento e renuncia pra dar certo!

    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho legal economizar pra poder comprar uma casa ou apartamento depois sem precisar ficar pagando pro resto da vida. Só que o casal tem que se planejar bem mesmo. Minha tia mora de aluguel há muito tempo, não se planejou, e dentro de 5 anos já mudou de casa umas três vezes, além das dores de cabeça que já teve por não ter um imóvel próprio.
    • Responder
  • Jade
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi nath obrigada pelas dicas eu sempre pensei em fazer um investimento no tesouro direto porém tenho algumas duvidas.1. Eu posso aplicar ou preciso de um intermediador?2. Esse valor eu aplico mensalmente?3. Qual o tempo minino para a retirada do valor?Hehe
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso ai!!!! O bom é que da pra se planejar bem sem pagar aluguel!

    • Responder
  • D
    Noiva Constante Maio 2018 São Paulo
    Danni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmm, nath!! Logo quando ganhei, já pensei em alugar pra ter uma renda extra, sabe? Aí com essa grana+ nosso salário, estamos comprando os móveis.. a vista, cada mês compramos algo e reservando o dinheiro p reformar.. Só irei fazer uma celebração (simplessss, dentro do orçamento), se a casa estiver 100% do jeitinho q a gente quer, sabe? Pq penso muito no depois.. sou muito pé no chão, aloca kkk
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente. Aqui eu quis debater o leque de possibilidades! Pq muita gente acha que pagar aluguel é jogar dinheiro fora e na minha humilde opinião não é por ai que a banda toca! Planejando certinho e adequando a realidade de cada um pode sim ser uma boa (talvez a melhor) solução!


    Que benção ter ganhado!!!! Então pra entender: vc alugou o imovel que ganhou? Não entendi essa parte! Realmente, reformando vc ganha valor de venda. Ai mais facil poupar pra comprar outra coisa depois!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Caramba!!!! Que taxa excelente! Realmente ai deu pra aproveitar! Melhor decisão no caso de vocês!

    • Responder
  • D
    Noiva Constante Maio 2018 São Paulo
    Danni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate interessante, nath! Eu concordo com você, aluguel não é um bicho de 7 cabeças. Só ter planejamento, assim como casamento, a festa passa e senão se planejar, as dívidas ficam! Então, se planejando e se adequando a realidade da pra viver bem e tranquilamente. Eu tb optaria por alugar e investir, mas ganhei um imóvel do meu pai e aluguei, aí só irei reformar depois.
    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem carteira assinada fica difícil mesmo. Por conta do FGTS, pudemos entrar numa linha de crédito com taxas mais baixas e, juntando com relacionamento com o banco, baixamos ainda mais: 7,85%.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente colocação Liris!!! Excelente mesmo pq abre o leque de possibilidades!!!!

    No seu caso ok, pq vcs já tem de onde tirar pra abater a dívida! Logo ficarão menos tempo pagando (ou o tempo de quem paga aluguel + poupa!) . É preciso analisar cada caso.

    No meu caso, sou autônoma e numa profissão que dificilmente eu terei carteira assinada muito tempo (sou publicitária). Ele tbm trabalha por conta. Então agora está valendo mais a pena! Porém, se em algum ponto eu ou ele estivermos com o FGTS e mais as economias pretendo sim encarar o financiamento pois não seria por tanto tempo!
    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Nathalia!
    Achei muito pertinente o seu debate. Aluguel não é o demônio que todo mundo pinta, mas pra nós não era a melhor opção pelo foto de termos FGTS.
    Compramos financiado pela Caixa em 23 anos e demos o FGTS do marido junto com a entrada pois eu ainda não podia mexer no meu (só depois de 3 anos de registro). Depois que passou minha carência, enrolamos um pouco pra dar entrada no abatimento e só o fizemos mês passado, um ano e meio após o contrato. Autorizamos a utilização do meu e do Lucas e hoje vimos o resultado: foi abatido 8,5 anos do contrato! No momento, um ano e meio apos começarmos a pagar, temos um dívida de 13 anos. Daqui a dois, podemos abater de novo e assim sucessivamente a cada 24 meses. Fazendo uma conta rápida, em 5 anos terminaremos de pagar, sem fazer esforço adicional.
    Pra quem tem carteira assinada, vale muito a pena ir por esse caminho.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A intenção foi essa! Pq muita gente acha que financiar é a unica e melhor opção!

    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei Nath, uma ótima forma de sintetizar principalmente para aqueles que ainda tem duvidas.

    tumblr_lhpop24y5k1qhhf74o1_400.gif
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pri, o tesouro ainda é o melhor investimento que se pode ter! Obvio que pra alugar é preciso já ter em mente como será pra comprar! Alugar por alugar não da. Faça uma simulação! Eu pretendo fazer assim: uma prestação ficaria em torno de 2 500 reais num local bom. Pagando 1000 de aluguel e juntando 1500 todo mes na poupança da 1 18000 no fim do ano (mais uns juros que deve dar uns 20000 no maximo. Pois bem: com 20000 investido no tesouro com vecimento programado em 5 anos vc tem 32 500 e umas moedinhas. Se vc fizer isso todo ano (juntar na poupança e aplicar no fim do ano) por 5 anos (as aplicações precisam vencer no mesmo dia ta) vc soma o montante! \eu fiz por curiosidade e em 5 anos, no vencimento da aplicação vc terá o montante de 134 679,76. Ou seja, dependendo da localização o valor A VISTA!

    Nesse meio tempo vc pagou 60 mil de alugue, usufruindo da casa, logo pra mim não é perda de dinheiro, visto que isso da quase os juros (e juros sobre juros) do financiamento. E o financiamento se no fim vc não da conta de pagar vc perde TUDO!



    • Responder
  • Pricila
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Pricila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nath super concordo com você nessa questão de alugar, no começo antes de ficar noiva aos meus olhos comprar uma casa e financiar seria o melhor, masss o tempo passou e eu e meu noivo chegamos ao consenso de que alugar ficaria bem mais em conta do que pagar um financiamento de uma casa por um longo tempo.E fazer essa aplicação que você citou seria uma boa.

    • Responder
  • Thaís
    Super Noiva Julho 2019 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou conseguir sim

    Deus na frente sempre!


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É ! Essa cultura que faz o país não ir pra frente! Tudo pensado só em um momento! Quando vc aluga vc usufrui de algo, logo é sim um investimento em qualidade de vida (a maioria dos imoveis baratos fica longe das zonas centrais. Na ponta do lapis vc gasta mais com parcela mais deslocamento que com um aluguel mais poupar pra investir! Claro que nada é facil, mas pra mi a graça esta em lutar!

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, eu também nao entendo muito bem de bitcoin, tenho um pouco de medo pq é um investimento de risco, similar a bolsa de valores.E é verdade isso, aqui tem essa cultura que vc tem que ter a casa própria antes de mais nada, o que é um absurdo pq vc acaba gerando dívidas a longo prazo e com um valor q poderia pelo menos comprar 2 aps. Acho bem melhor economizar, investir e trabalhar muito para ter uma boa parte do valor antes da compra.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lari, eu bem que queria entender esse tal de bitcoin, mas acho que precisa de conhecimentos mais avançados que os meus rs... Enfim, as pessoas falam que vc joga dinheiro fora com aluguel enquanto podia estar pagando um apê seu. Aí vc financia, paga três apartamentos e fica com um só Smiley smile

    Claro que cada caso é um caso, depende principalmente da diferença entre aluguel e prestação (que teoricamente será o valor investido mensalmente). Mas aqui no Brasil parece que tem uma cultura de que vc precisa ter sua casa própria a todo custo - ainda que ela custe três.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quem casa quer casa! Mas seu canto conforme pode pagar. Pior é ficar anos num financiamento e se no final não conseguir pagar perde TUDO e ainda sai devendo!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com organização vc consegue sim sair da comunidade! Mas é preciso paciencia e muito calculo! Penso o mesmo que você em relação ao financiamento! Se no final não conseguir pagar perde tudo!!!! Só vale a pena se vc financia mais de 60%! pq ai a parcela é mais baixa e o valor menor! Vai na fé! Confia em Deus!

    • Responder
  • Luanda
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Luanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo super, que mania do povo de achar que quem casa quer casa (comprada) e muitas vezes se endivida ai. Mt melhor ter planejamento.

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando a gente aluga e precisa de alguma reforma ou semelhante na casa, quem paga são os proprietários. Aqui onde eu moro tivemos que trocar os marcos das portas pois tinham cupim. Pagamos e está sendo descontado do aluguel, nós inquilinos não investimos na casa.

    • Responder
  • Thaís
    Super Noiva Julho 2019 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se financiar a casa e não conseguir terminar de pagar a pessoa perde o dinheiro do mesmo jeito, pois vão tomar a casa e colocar pra leilão.

    Morro de medo de fazer um financiamento longo desses e ainda correr o risco de perder a casa

    Quanto ao fato das pessoas falaram mal, eu estou aprendendo a deixar entrar por um ouvido e sair pelo outro.

    Infelizmente aqui no RJ para se conseguir comprar uma casa barata só morando em comunidades, que é o meu caso por enquanto.

    Meus pais conseguiram comprar uma casa por 15.000 mas fica na comunidade e às vezes passamos cada sufoco por conta disso ...

    Quero morar em um lugar mais sossegado e com mais segurança também.


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Karol, ele está certíssimo! Ainda mais que vc como funcionária publica terá estabilidade então ajuda mais ainda! Eu não sou fã de construção, mas se chegar a um ponto que o que tivermos juntado valha mais a pena comprar terreno e construir eu construo sim!!!! E educação financeira nunca é tarde pra aprender! Com um marido organizado vc pega o jeito rapidinho!

    • Responder
  • Karol
    Noiva Esperta Setembro 2019 Alagoas
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo é totalmente contra finaceamento, diz que não vale a pena, por isso só vamos construir nossa casa mais para frente, como ele é uma pessoa extremamente organizado e bem sucedido profissionalmente, acredito que saberá organizar nossas contas, algo que estou aprendendo aos poucos, ainda não ganho o suficiente para me considerar bem sucedida, mas acredito que até a data do nosso casamento já serei convocada no concurso que passei, e mesmo não ganhando tanto quanto ele, que é engenheiro, eu como professora conseguirei também contribuir mais com nossos planos futuros de moradia.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade noivinha.. para nossa casa temos vários planos de reforma, móveis planejados etc... depois vai ter uma ótima valorização, como eu comprei na planta, assim que estiver pronta já vai ter valorizado 50%... depois de reformada então...Tbm acho que vale a pena investir no que é nosso, um aluguel tudo que vc investir na casa vai ficar para os proprietários 😔
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Lari seu noivo é muito corajoso! Eu confesso pra vc que bitcoint ainda é demais pra mim (é rentavel mas muitoooo arriscado pra mim hahhaah)


    Vale a pena ir juntando na poupança todo ano e, no fim do ano investir no tesouro! Vou fazer assim!


    Aluguel não é jogar dinheiro fora se vc esta planejando ao mesmo tempo que USUFRUI de algo! Financiamento me da calafrios tbm!

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Graças a Deus minha obra está bem adiantada, visito a obra regularmente....Pelo menos todos empreendimentos lançados aqui na minha cidade são entregues até antes do prazo.Eu não financiaria um AP porque gosto de espaço.... então optamos pela casa que é muito espaçosa tbm
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas