Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Financiamento x Aluguel x aplicar o dinheiro

Nathália, dia 2 de Novembro de 2017 às 22:42

Publicado em Fórum Antes do casamento 113

Fala coisas mais lindas do meu coração S2 Então, hoje venho com um debate que creio ser de ajuda pra muitas pessoas: a questão da moradia! No Brasil tem-se a cultura que "antes pagar algo que será seu que queimar dinheiro com aluguel" Bom... Permitam-me discordar! Se bem planejado, pagar aluguel...

Fala coisas mais lindas do meu coração S2

Então, hoje venho com um debate que creio ser de ajuda pra muitas pessoas: a questão da moradia!

No Brasil tem-se a cultura que "antes pagar algo que será seu que queimar dinheiro com aluguel"

Bom... Permitam-me discordar! Se bem planejado, pagar aluguel pode SIM ser uma OTIMA pedida!

Mas Nath do ceu! Vc pirou????

Meu povo e minha pova... Vamos falar de finanças?

Os juros do financiamento são um absurdo!!!! 12,21% aa!

Whatttt!!!!! Sim! altissimo!

Mas então como vou realizo o sonho de casar?????

Sentando e fazendo conta!

Calcular+KVa%252CWatts%252CAmperes.gif

Veja, os juros sobre financiamento insidem 12% (em media) ao ano. Isso quer dizer que, se você pagar 1000 reais por mês durante 1 ano, vc paga 13 440!!! Ou seja, 1440 reais SÓ DE JUROS!!!!! Sim uma parcela e meia ( praticamente) a mais TODO ANO! Se forem 30 anos, quando quitar vc terá pago 43 200 reais A MAIS só de juros !!!!!

Mas então como comprar o canto! Ai é que vem

O PULO DO GATO!!!

Pagando um aluguel de 1000 reais num ape (ou casa) que financiado teria 2500 em parcela, você investe os 1500 restantes em uma aplicação (menos a popupança, a poupança não da nada!!!) Uma dica otima é o tesouro direto, que é nada menos que comprar titulos do governo. Ou seja, você empresta seu dinheiro ao governo e ele de devolve COM JUROS! No vencimento da aplicação!

Aplicando na taxa SELIC (taxa basica de juros) 1500 reais a 12% aa de juros (hj ta 14, mas seja realista e coloque menos!) por 5 anos vc "transforma" 1500 reais em 2390 (conta media ta!) Agora isso é de UMA aplicação, ou seja, do dinheiro aplicado em UM mes! Ou seja, nos meses subsequentes, o dinheiro investido vai gerando mais e mais juros! E com a taxa selic, ao inves de pagar ao banco você LUCRA! Vou fazer uma conta simples: 1500 reais por mes durante um ano da 18 000 reais! Em 5 anos 18 000 vira 29 299 (na taxa prefixada). Essa valor você pagaria em juros ao banco!

É a magia do juro composto (juros sobre juros)! Agora vamos aos calculos:

29.299 no valor do ano 1, 26 517,00 no ano 2, 24 001,15 no ano 3, 21 772,23 no ano 4 e 19 727,86 no ano 5. Na soma vc terá 121.317,01!!!! SIM mais de 121 MIL reais em 5 anos! Com esse valor vc faz um consocio e da lance, tendo mais chance de ser contemplado. Em suma, você pagou por mes o que pagaria de parcela financiada e em 5 anos vc quita uma parte (se não tudo pq dependendo esse valor compra uma casa). Bem melhor que passar 30 anos pagando finaciamento não é?

Claro, todos os valores eu simulei! São hipoteticos! Mas simulei no site do tesouro direto que já com as devidas deduções fiscais! Meninas e meninos, vale muito apena! Eu não sabia até encontrar o canal da minha diva, rainha dona da p* TODA minha xará Nath Acuri! Deixo ols links do canal da rainha e do site do tesouro! Vale a pena! Aluguel não é esse demonio se for calculado!

No mais é essa minha dica! Acho que conhecimento devemos compartilhar!

Site do tesouro

Canal da Nath Acuri

113 Respostas

  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz em ajudar!
    • Responder
  • Camilla
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deixar um "ac" aqui para ir acompanhando o debate e mostrar para meu noivo hihi
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho um CDB e tenho uma aplicação própria do Itaú. Pensei em tesouro TB, estou avaliando.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahahah Acho que a Acuri é mais viu kkkk A MOLHER tem 32 e já ta milionaria (obvio trabalha muitooo) mas é minha diva! (E minha xara! hahahah Ai que orgulho! - ela fala assim... ta parei kkkk)

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro Bruna! Meu pensamento é exatamente esse! Eu estou contando com uma "aluguel" de 2 500 reais e dividindo ele: 1000 pra moradia imediata e 1500 pra aplicação. Ou seja, to fazendo o dinheiro render pra poder dar um lance em um consocio! Alugar por alugar, concordo plenamente que é queimar grana!


    Mas agora vc já comprou então uma dica é: tentar poupar pra ir quitando as parcelas finais e ai diminuir o tempo (e os juros) da divida!

    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nathália Arcuri e Nathália Destacada são vida! Hahahaha. É justamente o pensamento que tenho atualmente. Faz muito mais sentido!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aplicou onde que mau lhe pergunte? Tenho uma queda pelo tesouro (to vendo muito o canal da Nath hahhah)

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem isso Gabi! A questão é se adequar a realidade! Muita gente só pensa no financiamento. Veja, com essa parcela investida no tesouro em 5 anos vc tem quase a metade do valor de um mrv aqui em BH, ou seja da pra fazer um consócio! Aluguel em muitos casos vale a pena sim. Meus caso será esse! Só saber se planejar!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente Gabi!!!!! Leticia, cada realidade é uma! Eu fiz uma simulação media baseada numa renda em que o casal teria como pagar 2500 reais por mes! Mas cada caso é um caso.


    Eu ainda discordo do "pagar o que é nosso" pq vc paga as vezes o triplo do preço do imovel em juros! Pela simulação que fiz (que leva em conta entre outros fatores o custo de vida aqui em BH - que Gabi e eu conhecemos e DEUS ME DEFENDERAY hahahah) vc gasta em 5 anos com aluguel 60 mil. METADE do valor que vc lucra investindo, logo sim é um investimento. Com esse valor (calculei 110 pq calculo 11 mil de taxas de cartorio) vc entra num consocio e da um lance. Em 5 anos vc quita um apartamento de 180 mil. Ou seja, em um terço do tempo vc tem seu bem gastando menos. É obvio que cada um precisa ver sua realidade, porém investir ainda é sim a melhor forma de comprar a casa propria (são numeros).


    Mas cabe a cada casal avaliar sua realidade!

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa mas a sua realidade deve ser um pouco diferente. Aqui em BH pelo menos não tem sequer um imóvel que se possa financiar com 410 reais por mês. Como ela disse, varia de caso pra caso pq depende de muitos fatores.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que pra um cálculo mais detalhado é necessário considerar a amortização da dívida, é um cálculo muuuuito mais complexo que juros compostos. Se você faz a simulação de financiamento no site da Caixa tem a opção de visualizar parcela por parcela, desde o início até o fim do financiamento. Via de regra, a parcela cai um pouco de cada vez. Mas é coisa de 15 reais, por aí. Pegando a tabela completa é interessante notar que (tomando a simulação que fiz com meus dados como exemplo), ao pagar uma prestação de 1356,00 abatia apenas 388 do meu saldo devedor: quase 1000 eram juros. Isso seria a minha primeira prestação. O valor da prestação ficaria menor que 1000 reais em 11 anos (se não estou enganada). Quando eu vi até eu assustei. Fiz contas e mais contas. Não posso dizer que em todo caso, mas no meu, valia muito mais a pena alugar.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nath, foi nesse pensamento que vim pro aluguel. Estou poupando mais do que o valor que estipulei nos cálculos. Dividi meu dinheiro em duas aplicações e se Deus quiser em breve vai rolar uma terceira aplicação (mais ousada mas mais rentável).
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, meus pais tem 35 anos de casados e somente há 5 anos conseguiram sair do aluguel..... é um dinheiro que não tem retorno nenhum pra você....Vem filhos, contas do dia dia, contas de casa...acho que ai é muito dificil sair do aluguel....acho que o ideal é começar uma vida pagando o que é nosso, que futuramente vai ter um retorno, uma valorizacao etc.... fora que nao tem aquela preocupacão ... daqui tanto tempo tenho que mudar...eu mudei tanto na minha infâcia e vi como é ruim....Eu e meu noivo financiamos uma casa e vamos pagar 410 reais por mes.... demos fgts e uma entrada e vamos pagar muito menos que um aluguel.Tenho amigas que nao pagam nem 700 reais de prestacão de financiamento de um AP.Eu sinceramente acho que o aluguel nao compensa!!
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu comprei meu apê... Mas depois que comecei a ver sobre isso, realmente acho que compensa alugar, se o casal tiver como guardar uma grana. Agora, pagar aluguel por pagar, não acho válido. Além de que, devemos colocar na ponta do lápis também, que o dinheiro do aluguel não gera retorno nenhum, portanto isso tem que ser muito muuuuuito bem planejado, para não acabar no elas por elas.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente isso!!!! Muita gente pensa que ta pagando o que é seu mas tá é sustentando banco! E o melhor! Se aplicar na selic, pode sacar a qualquer momento (perde dinheiro é verdade mas pode! )

    • Responder
  • Stela
    Noiva VIP Janeiro 2018 Rio Grande do Sul
    Stela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós iremos morar de início de aluguel justamente por causa dos juros. Vc acha que pagando a casa tá saindo rica mas na verdade tá pobre. KKK oh ironia esse Brasil
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas