Olá pessoas lindas!!
Continuando as dicas para essa lua de mel dos sonhos, acho que a maioria das pessoas tem essa dúvida: quanto custa viajar pra Disney?
É claro que isso depende do perfil do casal e de quantos dias pretendem ficar por lá. Há sempre opções mais baratas para se hospedar e comer. Vou comentar um pouco da minha experiência aqui e espero ajudar a resolverem essa dúvida. Como eu e meu noivo já morávamos juntos, a nossa lista de presentes de casamento foi totalmente dedicada para a nossa lua de mel. Os convidados nos presentearam com passeios que faríamos por lá, valeu suuuuper a pena. Quem quiser espiar a nossa lista para ver como ela foi apresentada para os convidados, me fala que passo o nosso site . Colocamos passeios REAIS que faríamos e dividimos em cotas, já que o dólar já estava caro na época e cada passeio seria muito caro em reais. Quem quiser mais dicas que como fiz a lista, me fala que eu comento depois.
Primeiramente, vou listar os gastos principais. Lembrando que nossa viagem foi em novembro de 2018. Então, com a alta do dólar, os valores podem ter mudado bastante, ok? São apenas para terem uma base mesmo. Os valores apresentados aqui já levam em conta os gastos para 2 pessoas. Então, vamos lá:
- Passagens aéreas: como íamos para Miami também, buscamos pela opção mais barata de passagens (saindo de São Paulo e indo para Miami ou Orlando ou Fort Lauderdale). Na época, as duas passagens ida-volta com melhor valor foram pra Miami pela Avianca e saiu R$4.240 pela Submarino Viagens. Como alugamos carro, assim que chegamos em Miami já pegamos o carro e viajamos para Orlando (aprox. 3h30 de viagem). Sem dúvidas, para quem vai somente a Orlando é mais interessante pegar as passagens direto pra lá para ganhar tempo.
- Parques: os ingressos são bem caros, infelizmente. Como é tudo em dólar e nossa moeda é muito desvalorizada, esse é um item que pesa muito na viagem. Fomos em 1 parque por dia (existe opção de ir em mais de um parque por dia, mas não acho que compensa). Nós fomos em 4 parques da Disney (Magic Kingdom, Hollywood Studios, Animal Kingdom e Epcot) + 2 parques da Universal (Universal Studios e Island of Adventure) + Sea World + 2 vezes no Busch Gardens (que possui as montanhas russas mais radicais). Total de 9 dias em parques, em dólares saiu US$1.524, aprox. US$170 por parque pro casal - usem a cotação do dólar do dia para saber o valor em real. Os sites de venda de ingresso às vezes possuem algumas promoções do tipo "pague 2 dias de parques e vá em 3", então vale a pena avaliarem o caso de vocês. Além dos tradicionais parques de diversão, tem também o parque do Kennedy Space Center para os amantes da Nasa (super recomendo!). O valor de ingressos para 2 pessoas é US$120. Além dos parques, outros ingressos que podem ser interessantes para quem vai a Orlando são da ICON Orlando (ou "Orlando Eye", a roda gigante com vista para Orlando) e o museu de cera Madame Tussauds. Por serem da mesma empresa, conseguimos um combo com ingresso para as duas atrações e saiu R$318 (2 ingressos para cada atração). A gente amou todos os passeios citados, recomendamos muito. Para os amantes de Harry Potter, aí vai uma fotinho nossa em frente ao Castelo de Hogwarts, que fica no parque Island of Adventure!
- Hospedagem: para 10 diárias em Orlando em um hotel seguro e confortável saiu R$2.640 (R$264 por dia). O hotel que escolhemos foi o Clarion Lake Buena Vista. Ele não fica na rua principal lá de Orlando (a famosa International Drive) e eu achei isso mais seguro. Pasmem: o número de roubo de malas em hotéis em Orlando e Miami me preocupou bastante na época e isso era mais comum nessa rua citada, por saberem que tem muitos turistas brasileiros (e que costumam gastar muito em compras). Então, optamos por uma opção pouco mais afastada (mas a localização é excelente! Tem muitas coisas nos arredores). Há opções também de albergues (hostel) e Airbnb (aluguel de casas/quartos) que são com valores mais acessíveis, vale a pena pesquisar. Como estendemos nossa viagem para outras cidades, optamos por Airbnb em Tampa e em Miami devido ao alto valor de hotéis nesses locais e pela segurança também. Para terem uma ideia de valores, em Tampa (local onde fica o parque Busch Gardens), gastamos R$154 a diária. Em Miami, foi R$210 a diária. Ambos eram pelo Airbnb, sendo praticamente uma kitnet com entrada independente exclusiva para os hóspedes.
- Alimentação: aqui é onde temos a maior diferença de valores. Tudo depende do estilo do casal: se fazem questão de almoçar/jantar refeições completas, se topam snacks/lanches em algumas das refeições para economizar, etc. Por ser nossa lua de mel, queríamos conhecer alguns restaurantes específicos ou lanches específicos e sabíamos que eram mais caros. Então, no dia em que íamos a um desses restaurantes, a outra refeição era sempre mais barata e simples. A dica de ouro aqui é: Waltmart. O supermercado queridinho dos brasileiros nos EUA oferece opções muito boas e muito baratas (compramos nosso café da manhã lá quase sempre. Suco de laranja de litro, cookies de chocolate, bolachinhas, pães). E lá comprávamos refeições congeladas de US$1 para jantar, acreditem! Daquelas que a gente esquenta no microondas do hotel (verifiquem no hotel que vocês buscam se disponibilizam microondas no quarto). Já nos restaurantes, os valores variavam bastante: você pode pagar desde US$22 para duas pessoas comerem pizzas à vontade até aprox US$60 em restaurantes mais "chiques" com pratos a la carte como o Cheesecake Factory, Olive Garden e Hard Rock Cafe. Um restaurante mais caro e muito disputado é o Be Our Guest (o maravilhoso restaurante do Castelo da Bela e a Fera) que custa US$120 o jantar para o casal, pois tem entrada, bebidas, prato principal e sobremesa inclusos. Só é possível acessar o restaurante quem já tem ingresso para o parque Magic Kingdom. Mas se optar por tomar café da manhã lá ou almoçar, as opções são mais baratas - difícil é conseguir reservar mesa. Como são muitas opções interessantes e de valores muito variados, vou escrever um debate só com dicas de alimentação e valores gastos, beleza? Aqui é só pra terem uma ideia mesmo. Dá pra economizar muito se toparem snacks!! Ah: em restaurantes com serviço de mesa, devemos pagar gorjeta (como os nossos 10%). Geralmente a gorjeta lá é em torno de 15%-18%. Mas em muitos restaurantes você mesmo se serve e não precisa pagar gorjeta.
- Aluguel de carro: pagamos o valor aproximado de R$90 por diária do carro. Era um carro sedan simples, suficiente para um casal com 2-3 malas. Para quem vai viajar com mais pessoas (e, portanto, mais malas), é interessante pegar um carro maior. Nesse valor já estava incluso o seguro principal e algumas taxas, mas não estava incluso nenhum pacote de pedágios e nem cobertura para terceiros (e me arrependi de não ter contratado, mas isso é assunto para outro debate). Tomem cuidado com as operadoras de seguro de carros, eles querem empurrar milhões de taxas e seguros adicionais.
- Seguro viagem: Em 2018, para 2 pessoas, saiu o valor de R$954 para 29 dias (nossa lua de mel foi na verdade nossas férias, por isso ficamos mais tempo). Com a alta do dólar atual, esse é o valor aproximado para 10-12 dias de viagem atualmente. Lembrem-se se contar desde o dia em que chegam no país até a data de retorno, ok? Tem incluso seguro contra danos na bagagem e extravio.
Então, na tentativa de facilitar, vou simular aqui um valor aproximado de viagem de lua de mel para 7 dias, contando o valor de conversão do dólar atual em R$5,60: incluindo:
- passagens aéreas (R$4.240),
- ingressos para 5 parques (R$4.760),
- alimentação alternando refeições baratas e mais elaboradas (R$2.550),
- hospedagem em hotel (R$1.850),
- aluguel de carro (R$630),
- seguro viagem (R$600)
TOTAL: R$14.630 para o casal
Somando, ficaria algo em torno de R$7.315 por pessoa. Lembrando que esses valores são aproximados e alguns deles tiveram por base o valor pago em 2018 (como as passagens aéreas, por exemplo). Como eu comentei no meu outro debate, não é impossível realizar esse sonho mas requer planejamento financeiro. E como todo sonho a se realizar, vale muito o esforço para conseguirmos!!!
Me conta se os valores atuais estão próximos disso.
Em breve, farei novos debates com dicas de restaurantes imperdíveis na Disney e dicas de como aproveitar bem os parques, descrevendo um pouco sobre cada um deles. Beijos!
Veja também meus outros debates: