Olá queridas e queridos!! Se preparem que lá vem #textão!!
Esse assunto do debate é especial demais pra mim. E, na verdade, vai acabar virando uma série de debates, porque é tanto assunto que não vai caber em um só. Então, vamos lá!! Esse debate #1 possui informações relacionadas à viagem para a Disney mas também para quem vai viajar para outros locais nos EUA num geral!
Aproveitando a maravilhosa "onda Disney" que está rolando nos debates destes últimos dias: Quem aqui nunca sonhou em conhecer a Disney algum dia na vida, né? Sei que alguns não tem a menor vontade, mas a maioria que conheço já pensou alguma vez "como será conhecer o tão famoso mundo de Walt Disney?". Pois é... Eu e meu marido éramos duas dessas pessoas, que desde pequenos sonhávamos em conhecer o mundo mágico da Disney!! E sempre planejamos que um dia iríamos pra lá, pois somos loucos por parques e montanhas russas. Até que estávamos nos preparativos do casamento, pensando onde gostaríamos de passar nossa lua-de-mel e meu marido (noivo na época) falou: "Dé!! Porque não realizarmos mais esse sonho, além de nos casarmos? E se passarmos a lua-de-mel lá?". E de início, sem pensar muito, eu apavorei pensando nos gastos do casamento junto com os gastos da viagem, além de pensar que seria uma lua-de-mel super cansativa. Mas, em menos de 2 dias, eu já estava lá animada, me imaginando em frente ao castelo mais famoso que eu via desde pequena! hahaha. E gente, foi algo maravilhoso realizar mais esse sonho! E então, estou aqui para contar minha experiência para outros casais que, como nós, tenham esse sonho. É impossível? Não, mas requer muita organização financeira. E estou aqui pra contar algumas dicas.
A principal dica que eu posso dar para qualquer pessoa que tem interesse em ir pra Disney Orlando é de um site maravilhoso que tem TUDO, tudo mesmo, de dicas para essa viagem. Ele chama "Vai pra Disney", e está nesse link: https://www.vaipradisney.com/blog/ . Essa dica deveria bastar para um debate, pois lá tem tudo gente, sério! Eu fico alucinada com aquele site. Tem os roteiros para os parques indicando quais atrações são mais lotadas, onde ir primeiro, informações de funcionamento, onde comer em cada parque, como alugar carro, onde comprar ingressos, informações dos parques da Universal, Sea World e Busch Gardens (que muitos não sabem: não fazem parte da Disney em si - ficam muito próximos na área da cidade ou cidade próxima em que se concentram os parques), e mais uma infinidade de informações. Se você está planejando ir para a Disney na sua lua de mel, CORRA para ver esse site o quanto antes. Porque o site parece uma "enciclopédia Disney" infinita, e você tem a impressão de que não vai ter tempo de ler tudo o que tem lá até o dia da viagem!!
Agora, algumas importantes informações gerais pré-viagem que servem para qualquer destino nos EUA, incluindo a Disney, claro:
1. Com antecedência, você precisará providenciar o passaporte (R$257,25) e o visto de visitante (B1-B2) para os Estados Unidos (US$160, atualmente o equivalente a uns R$800 a R$900) - valores de 06/2020. Atualmente, tanto o passaporte quanto o visto têm validade total de 10 anos, sendo a permanência autorizada na viagem para os EUA geralmente de 3-6 meses. Lembrando que os valores para passaporte e visto são sempre atualizados, então verifique os valores na data em que estiver lendo esse debate. IMPORTANTE: para conseguir o visto, não é apenas pagar o valor. O consulado irá verificar o seu perfil através do preenchimento de um formulário chamado DS160 (em inglês) e você fará uma entrevista no consulado depois. Pode acontecer do visto ser negado e você deve pagar nova taxa para tentar novamente. Para mais detalhes sobre isso, encontrei um site com informações e dicas que podem ajudar ( https://www.tirarvistoamericano.com/visto-americano/como-tirar-o-visto-americano-o-guia-completo/ ). Há empresas que disponibilizam serviço de despachante para auxiliar no preenchimento do formulário em inglês e com dicas para se sair bem na entrevista, evitando contradições e levando os documentos importantes para que o visto seja aceito. Mas a contratação de despachante não é obrigatória (eu mesma fiz todo o meu procedimento). O maior motivo para negarem o visto, geralmente, é acharem que você quer ficar ilegalmente no país além do período de permanência autorizado. Então, quanto mais documentos você levar comprovando o seu vínculo de retorno com o Brasil, melhor (ex.: vínculo empregatício, bens, comprovar condições financeiras para a viagem, etc).
2. Antes de viajar, é importante contratar um seguro viagem. Nos EUA, não existe atendimento de saúde gratuito como o nosso SUS. Então, para viajar, é importante contratar um seguro para que você possa ser atendido em caso de alguma emergência médica. Esses seguros variam de valor dependendo da idade, do valor de cobertura e da quantidade de dias que você vai ficar. Para terem uma base de valores, minha viagem foi bem longa (29 dias) e, em 2018, paguei R$480 por pessoa. Felizmente, não tivemos nenhum problema de saúde. Como qualquer seguro, a gente paga torcendo para não usar, né?

4. Reserve um aluguel de carro OU fique em hotel que tenha traslado/van para os parques. Nos EUA, principalmente falando de Orlando especificamente, tudo é muito longe. As ruas são muito largas e a maioria são estradas praticamente. Ter carro é muito importante para ter liberdade e autonomia para se locomover por lá (e ir para onde quiser, quando quiser). Se você não dirige, não se preocupe: lá também tem Uber. Mas como o Uber é pago por cartão de crédito, o orçamento pode acabar saindo do controle. Então, como sempre, planejem e vejam o quanto de Uber podem precisar se não tiverem um carro. Se a ideia é viajar exclusivamente para parques e principais Outlets para compras, muitos hotéis disponibilizam vans para esse transporte. Consulte se é pago ou gratuito.
5. Se optar por alugar um carro, é importantíssimo ter GPS (seja no carro ou no celular) e verificar o que está incluso no valor aluguel (seguro contra batida, roubo, seguro para terceiros, pedágios, etc). Isso é muito importante. Como a maioria das ruas são estradas, você passará por muitos pedágios no caminho dependendo para onde for e quais ruas optar em usar (as mais rápidas geralmente tem pequenos pedágios e algumas são com cobrança automática. Sofri bastante no primeiro dia com isso lá e posso escrever um debate depois contando especificamente o "perrengue chique" que foi. Agora, tomaremos mais cuidado ao contratar o aluguel de carro).
Acho que esses são os pontos principais pré-viagem que me lembro. Noivinhas e casadinhas mais experientes em viagens internacionais: fiquem à vontade para complementarem! Escrevam aí nos comentários o que possa ter faltado, vamos ajudar todo mundo a viajar!!
Acredito que o próximo debate será o mais aguardado de todos. Trarei as informações de valores de ingressos, hospedagem, alimentação e o que mais eu lembrar. Aos poucos, vou trazendo todas as dicas que eu me recordar, combinado?
Pra deixar todo mundo morrendo de vontade, segue uma fotinho que tiramos lá:
Grande beijo!!
Veja também: