Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gizeli
Noiva Esperta Novembro 2026 Espírito Santo

Morando com os pais do marido

Gizeli, dia 19 de Novembro de 2019 às 15:09

Publicado em Fórum Vida de casal 109

Noivinhas e casadinhas, preciso de ajuda.. aliás, orações, energias positivas, ou o que vcs quiserem me mandar. Casei recentemente e já haviamos combinado de morar com os pais dele, por ser mais perto do meu trabalho, e mais perto das coisas que ele precisa. Meu marido é advogado autonomo e estuda...

Noivinhas e casadinhas, preciso de ajuda.. aliás, orações, energias positivas, ou o que vcs quiserem me mandar.

Casei recentemente e já haviamos combinado de morar com os pais dele, por ser mais perto do meu trabalho, e mais perto das coisas que ele precisa. Meu marido é advogado autonomo e estuda para concurso, ou seja, meses com money, meses com pouco, meses sem nada, então para ser melhor para ele ter tempo e dedicação para estudar, ficamos na casa dele mesmo. Só que com tão pouco tempo (menos de duas semanas) já estamos tendo problemas com a mãe dele. Desde que começamos a falar sobre casamento, já vi uma certas intromissões dela que já não estava gostando, mas abstraí e fingi demência, não quero arrumar briga com ninguem. Semana passada ela e meu marido brigaram feio e basicamente o motivo fui eu. Combinamos de limpar nosso quarto, nosso banheiro, coisas que a gente sujar, e se precisasse, no restante da casa (eu sou a única que trabalha fora de casa, todos os outros ficam a maior parte do tempo em casa). Dai ela foi falar que era para eu limpar a casa no dia que eu iria passar o fds na casa dos meus pais, ok, comecei a fazer, passei o aspirador, o pano..etc. quando sai, meu marido foi falar com ela que o que ela pedisse, era para falar com ele e ñ precisava falar comigo, que ele ajudaria, ou nós dois iriamos ver como faríamos o que ela queria. Ela não gostou e começou a briga, disse que ele estava me superprotegendo e me tratando como princesa (até ai, não vejo o que há de errado, acho que todo homem deve tratar sua esposa como princesa), e disse que eu estava fazendo ele de otário (pq ela achou que ele que havia passado o aspirador, novamente não iria ver problemas nisso, ele não é incapaz). Olha, pode ser o motivo mais idiota dessa briga, mas foi mt chato ela falar o que falou de mim, e pior, me olhando de cara feia, não está falando com meu marido (coisa que acho que não combina com gente adulta), nossa, tá bem dificil. E antes que digam: se mudem, arrumem a casa de vcs.. etc, é o que mais queremos, mas meu marido precisa ter estabilidade financeira primeiro, e eu não consigo manter uma casa sozinha. Então, preciso de muitas orações para passar por esse momento dificil logo no começo do casamento.

109 Respostas

• Priscilla
    Noiva Esperta Fevereiro 2021 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu sinceramente acredito de todo coração que toda situação que Deus permite que nos passemos na vida serve para nosso aprendizado e evolução. Imagino o quanto deve ser difícil e emocionante desgastante estar nessa situação e não poder fazer nada. Mas sabe aquela velha frase "o que não tem remédio, remediado está"? .. é bem isso ... Já que no momento a única opção é continuarem morando com eles , aproveitem este tempo para aprender, evoluir... Tente se por no lugar da sua sogra pra entender como ela se sente e porque faz isso (não estou dizendo que ela está certa, e nada justifica certas atitudes) mas nem todos tem entendimento e maturidade pra lidar com certos sentimentos (ciúmes de repente?) .. e isso independente da idade..
    Seja como for, vou mandar energias positivas pra você, e que você e seu noivo no futuro possam ver essa fase que estão passando como uma oportunidade de aprendizado.
    Fique com Deus
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, deixa eu dar minha humilde opinião. Vc não precisa de orações ou energias positivas, vc precisa se mudar com seu marido. Morar com sogros ou com pais após casar é isso aí: transtorno. A facilidade da localização não compensa o transtorno de morar em casa de briga.
    • Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amém noivinha, obrigada!

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente isso, ciume de alguma forma e medo de não ser necessária e outra tomar o lugar dela (na cabeça dela né). Já ouviu falar de sindrome de Jocasta? minha amiga me falou disso e me pediu para ler, tem muitas semelhanças com relação a ela.

Esse fds estava num retiro da minha igreja e estava escutando uma mulher falando sobre a sogra, que acabou de falecer, e como isso foi libertador para o filho (horrivel dizer isso né), mas ela tava falando como ela era controladora, manipuladora, sem nunca levantar a voz, gritar, brigar etc, ela é católica e não ia na igreja, mas não permitia que o filho, casado ha anos, fosse para a igreja luterana (que é a que eu participo), igreja da esposa e que ele gostava muito, fora outras varias coisas que ela fazia. Quando ela morreu, a primeira coisa que ele fez foi entrar na igreja. A esposa tava contando que esta ou estava fazendo tratamento psicologico por causa da sogra, pq foi mt dificil. Ela fez o papel de esposa, mas sempre foi dificil para ela por causa da sogra, e ela mesma, sendo mãe, disse que tem que tomar muito cuidado com o que elas fazem com os filhos, que nem tudo fazem bem a eles, etc. Pq tem mãe que acha que pq é mãe, que está sempre certa, nunca erra, nunca pode ser contrariada nem confrontada (caso da minha sogra que foi confrontada por ter sido injusta, estava errada, e ela não aceita o filho confronta-la por mim).

Eu sei que nossa vida vai melhorar muito quando a gente se afastar dela, tenho certeza disso. Vai ser ótimo para mim e muito bom para ele. Ele precisa cortar o cordão umbilical dela.

Engraçado que eu tinha uma admiração mt grande por ela, eu considerava como 2 mãe mesmo. Eu adquiri um ranço tão grande, que não aguento nem ver quando ela curte algo meu no facebook sabe. Acabou toda a admiração que eu tinha por ela, e eu não sei se isso volta mais, infelizmente.

• Responder
  • Elayne
    Noiva Curiosa Junho 2021 Ceará
    Elayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você vai conseguir vencer, tenha Fé e cuidem de ir logo pra um cantinho de vocês. quando isso acontecer, tudo vai melhorar

• Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Esperta Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso deve ser ciúmes. Pelo que eu li, ela parece ser bem apegada a ele. Ela tá com medo de se tornar desnecessária, entende? Não que justifique o que ela está fazendo, mas o ser humano é um bicho muito estranho, a gente tem uns mecanismos de ataque e defesa que só Jesus na causa mesmo...

Vou orar pra que vocês consigam logo o canto de vocês. NADA, dinheiro nenhum paga a nossa paz, Gi! Estou falando porque já passei por isso. Saímos da casa da minha mãe e tudo, tudo melhorou! Minha saúde, minha vida financeira, minha relação com ela, minha relação com o meu noivo. Mesmo morando de aluguel - coisa que a gente não queria - foi a melhor decisão que a gente tomou.

Fica em paz, tudo vai se resolver. Logo, logo você vai vir aqui contar pra gente que as coisas estão melhores! Smiley heart

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meu marido tá vendo a situação, tanto que discutiu com elas duas vezes por isso, pq ele não gosta de injustiça e ta vendo que a situação ta injusta.

Quanto a combinar antes, sim foi combinado. Nós arrumaríamos nosso quarto e limparia o banheiro que usamos, que é um banheiro onde qualquer um pode usar, não temos suíte. Até aí, tudo ótimo, acho justissimo, e claro, se vamos fazer algo na cozinha, lavar a louça, ou seela fazer o almoço, lavar a louça do almoço..etc. Por mim, não vejo nenhum problema nisso, inclusive, lavar nossas roupas. só que ela não quer mais que seja desse jeito. Agora não dá mais certo a gente só limpar o nosso quarto e banheiro e lavar o que sujar, e se eu lavar nossas roupas, tá gastando muita agua e energia. Agora ela pega as nossas roupas no cesto de roupa suja, lava, depois traz tudo dobrado. Já tá fazendo isso para eu, em troca, arrumar a casa. O que nem tem comparação, tem máquina de lavar, é só colocar na máquina e estender. Se eu soubesse disso tudo antes, não teria aceitado morar lá, pena que ela só mostrou esse lado dela depois... infelizmente. Pq eu não me prestaria ao papel de empregada de ninguém, nem minha mãe fez isso comigo.

Contando os dias para essa situação acabar logo..

• Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Fevereiro 2021 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meu Deus...

vc já conversou com seu noivo sobre essa situação?! é uma humilhação mesmo...

vcs combinaram algo com seus sogros antes de morarem lá?! tipo:

você e seu noivo só arrumarem a parte aonde ficam?

Juntem dinheiro quanto puderem.. e aguenta firme e vão em frente! Vai dar certo.

Vai melhorar! orando pra que sua sogra amoleça esse coração.

Um beijo!!

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pior que ele não é filho único, tem um irmão mais velho, casado ha anos, que ela mesma disse que sempre foi mais apegada a ele, pq passaram mais tempo só os dois (eles tem 8 anos de diferença) e quando ele era criança, o pai não ficava muito em casa, então ficava só os dois. Meu marido sempre foi mais desapegado dela, brincava muito na rua, ficava muito jogando etc, então não entendo o pq do chilique. Ciumes eu sei que ela está sim, não sei se aconteceu isso no casamento do irmão. Pq o que ela não está admitindo, é que ela não é a prioridade, não é o centro das atenções, o filho está dando prioridade para outra mulher que não é ela, como ela mesma disse na minha cara, que não aceita que o filho dela a enfrente, brigue, discuta com ela por causa de mulher nenhuma. O problema não sou eu, ela não aceitaria se fosse qualquer outra mulher. Como eu queria que ela tivesse dado esse show antes de casar, eu nunca aceitaria ir morar lá.

• Responder
  • Bruna
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ele é filho único? Aparentemente ela tá com ciúmes, certeza que é isso. A minha sogra tbm causou por conta do casamento, ficou 2 anos sem falar cmg e não foi na nossa festa de casamento acredita? Meu marido teve que entrar com a avó, mas tbm ela não fez falta kkk.

Mas não se desespere, logo logo vcs terão o cantinho de vcs e principalmente paz. Deus nunca desampara a gente. Bjão Smiley heart

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que nada, eu gosto de textão! haha

sei bem o que vc sentiu. Menina, mas vc acredita que já passei mais de uma semana na casa deles, algumas vezes, e isso nunca aconteceu. Como eu queria que tivesse acontecido antes, eu nunca teria aceitado morar lá, já saberia como ela era antes de casar. Infelizmente ela só se mostrou depois do casamento, uma semana exatamente. Eu queria pagar aluguel viu, passaria apertado, mas pagaria, o problema é que eu sozinha não consigo. Meu marido tá ha uns 2 meses sem ter cliente novo, então não temos condições Smiley sad

Ela implicou comigo domingo pq lavei a nossa roupa, e não coloquei para lavar junto com a dela (uma máquina para roupa de cama e uma para roupas normais), ela já pegou e disse que gasta muita agua e energia, que é para ela lavar a roupa e eu arrumo a casa para ela no meu fds, os unicos dias que tenho para descansar terei que ser empregada de alguém que não trabalha, não faz nada em casa, pq a casa fica imunda, tm teias de aranha de não sei quanto tempo espalhadas, poeira que só Jesus na causa. Minha maior revolta é essa: ter que servir de empregada para alguém que não ta fazendo nada!

Só Deus mesmo para me tirar dessa viu?!

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada noivinha!

tenho muito receio disso acontecer viu.. Smiley sad

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nós fizemos uma comemoração em casa só com nossa família mesmo. Eu deixei de fazer num lugar para mais pessoas (iriamos convidar 30 pessoas), na ultima hora meu marido deu ideia da gente desistir e casar na igreja e fazer uma festa legal no ano que vem. Topei, cancelei o local, perdi o dinheiro para segurar o lugar, cancelei a fotografa que contratei etc., daí vem essa bomba agora, que provavelmente vai me impedir de realizar meu sonho, pq não vai dar para pagar uma festa com um dinheiro que deve ser direcionado para sair de lá.

• Responder
  • Bruna
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, eu consigo imaginar a humilhação que vc tá passando. Uma vez passei uma semana na casa da minha sogra pq meu esposo morava lá ( na época éramos namorados), ai sim eu conheci a verdadeira face dela, ficou causando por coisas bobas ( Pq não forrei a cama por baixo etc) ... Nunca mais fiquei lá, dps tive um desentendimento com a minha mãe e tava ficando insuportável morar com ela, mesmo a minha sogra tendo casa e apto vazio, decidimos alugar nosso cantinho e estamos até hoje pagando o aluguel, ano passado compramos um apto na planta e vai entregar ano que vem, estamos bem apertados financeiramente pagando apto, juros, aluguel, parcela de carro, e as contas mensais, porém temos paz e isso dinheiro nenhum compra.

Então tenha fé em Deus e determinação, vcs vão conseguir superar isso, e não deixa ela abalar o casamento de vcs. Vai dar tudo certo. Desculpa o textão rsrs.

Bjos

• Responder
  • A
    Noiva Constante Março 2021 Minas Gerais
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa noivinha,que situação chata,vou orar por você ,para Deus abrir as portas para conquistarem o cantinho de vocês ,precisa urgente sair da casa de sua sogra antes que ela estrague seu casamento.

• Responder
  • Geovanna Bueno
    Super Noiva Novembro 2020 São Paulo
    Geovanna Bueno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gi,

Isso tende a acontecer, são pessoas diferentes, culturas diferentes. Não fique chateada, é realmente difícil conviver, sem contar que ela vai opinar em algo que seu marido quiser fazer.

Não sei se você vê isso como opção, mas eu aconselharia você a fazer uma festa mais simples só pra realmente comemorar o casamento do civil e com o dinheiro que estão tentando ajuntar alugar um lugar menor para morar pelo o menos por enquanto. Melhor isso do que ter sua paz roubada, isso não será pra sempre.

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tudo que eu queria noivinha, o problema é que não dá mesmo. Eu pagaria aluguel tranquilamente, o problema é que se eu fizer isso, nós nao comemos e nem pagamos outras contas, eu não ganho muito para poder bancar nós dois e uma casa, e ele não tem garantia ainda do dinheiro que vai entrar mensalmente.

Tudo que eu queria nessa vida era sair daquela casa, eu nunca imaginei que nessa altura da minha vida eu passaria por algo parecido. Nem minha mãe fala comigo assim e me faz de empregada. Ela tem milhoes de defeitos, mas minha mãe sempre fez de tudo por mim, tomava café comigo, sempre estava pronto quando eu acordava, fazia tudo que dava durante a semana para quando chegasse no fds, tivesse o mínimo possivel para limpar. Agora tenho que aguentar alguem sentada a semana toda, esperando chegar o sábado para que eu limpe a casa para ela. Smiley sad

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Noivinha, nós casamos no civil dia 08/11. A intenção era ficar lá até ele se estabilizar financeiramente, passando num concurso ou começando a trabalhar fixo em algum escritório. Nós prentendiamos casar na igreja no ano que vem, mas sinceramente não sei mais se vai dar. Sempre sonhei com isso, mas a prioridade nivel master é sair de lá, então o dinheiro que iríamos juntar para fazer o casamento, provavelmente vamos ter que usar para comprar um lugar, não sei. Se eu pudesse com meu salario, bancar um aluguel e todas as despesas, eu faria isso de olhos fechados, mas não consigo sozinha e ele não pode garantir dinheiro o suficiente todos os meses ainda.

Não duvido nada que ela venha a falar ou ja esteja falando que o filho dela está brigando com ela por minha causa, influência minha.. ou sei la.

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Maio 2022 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha acho que o melhor a fazer é procurar seu cantinho, morar com a sogra dessa maneira é melhor sair, porque isso vai desgastando você seu noivo e a relação de vocês, se esta assim a apenas 2 semanas a tendencia é piorar acredite! Eu prefiro pagar aluguel do que morar com a sogra!

• Responder
  • Geovanna Bueno
    Super Noiva Novembro 2020 São Paulo
    Geovanna Bueno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai noivinha que situação complicada... Vocês pretendem ficar muito tempo na casa deles ou só até o casamento?

Por experiência própria, tem coisas que não da pra misturar. E é até chato porque depois ela pode sair falando que você quem fez eles brigarem né?

• Responder
  • Esther
    Noiva Master Abril 2019 Espírito Santo
    Esther ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada linda, é um prazerSmiley kiss

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Põe complicado nisso noivinha! Deus me livre.

Em todos esses anos, eu nunca imaginei que iria passar por isso algum dia na minha vida.

Ontem rolou mais briga, pior: eu estava perto. Queria ter sido abduzida naquele momento. Situação muito chata, to vendo mesmo que minha sogra quer que eu seja empregada dela. Ela quer lavar minhas roupas em troca de eu limpar a casa para ela, além de pagar a metade para a faxineira uma vez no mês. Detalhe que eles ganham umas 10x mais que eu. (aposentadoria do meu sogro). Ela não trabalha fora, só ajudava ele quando tinha uma oficina defabricação de moldes, mas não estão fazendo mais. Hoje ela só cuida da casa, mas passa o dia deitada. Acorda umas 10h, toma café, lava alguma louça que tiver suja, faz almoço (às vezes não, pedem marmita), dorme a tarde, levanta, toma café, e deita no sofá para ver novela, levanta, toma banho e deita para ver youtube. É justo eu trabalhar fora a semana toda, e chegar no fds e arrumar a casa dos outros ainda? casa que eu nem fico, praticamente, só chego em casa para dormir. Olha, não sei quanto tempo eu aguento viu.

No seu caso, morar em cima é bem melhor. Tomara que eles não fiquem se intrometendo e indo na sua casa toda hora, pq às vezes tem isso também. Vai dar certo!

• Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Fevereiro 2021 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa! Noivinha... que complicado.

Irei morar em cima da casa dos pais do meu noivo. é completamente outra casa mesmo. Mas estou pedindo a Deus que Dê tudo certo. rs

Respira, tenha calma, logo logo essa fase passa!

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou tentando, mas é bem dificil viu. Nossa Smiley sad

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada noivinha! Smiley heart

• Responder
  • B
    Noiva Novata Abril 2020 Rio de Janeiro
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vai dar tudo certo . Abstrai o que conseguir porq a luta r certa .
    • Responder
  • Malu
    Super Noiva Janeiro 2020 São Paulo
    Malu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa Noivinha! Que complicado! Vou orar por vocês para que encontrem uma solução e possam viver todos em paz Smiley heart

• Responder
  • Esther
    Noiva Master Abril 2019 Espírito Santo
    Esther ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estarei orando por vocês sim, logo logo essa fase vai passar, terão seu cantinho e serão muito felizesSmiley heart

• Responder
  • Andreza
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Melhor coisa que você faz Gi, é pedir força a Deus, e que ele acalme o coração da fera kkkkkkkkkkk

• Responder
  • Bruna Damiana
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    Bruna Damiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai noivinha fico angustiada por vc... pq as vzs me desentendo com a minha mãe e já fico suprr mal .. isso pq é sangue do meu sangue...

Mas vai ser só uma fase... tudo isso pelo pouco que vc falou de vc tem o seu lado positivo e negativo... logo logo vcs vão rir de tudo isso... Se precisar desabafar conte comigo... por pra fora ja alivia um pouco! Fica com Deus! 💙
    • Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Noivinha, eu também achei que nunca faria isso, sempre disse isso na minha casa, pq minha mãe sempre quis que eu morasse com ela e com meu pai, e sempre disse que não queria isso, nem com ela nem com sogros. Fizemos isso pensando em ser o melhor no momento, para termos um futuro melhor. Ele sendo concursado ganharia bem mais do que como advogado trabalhando sozinho, teria estabilidade no emprego, etc., e para mim, estar ao lado do trabalho, uns 15min de carro, ele me traz e me busca todo dia.. essas coisas. Eu sabia que seria dificil, mas não tanto como está sendo. Basicamente não contei para ninguém o que eu to passando, nem minha mae sabe direito. Sabe dessa briga, mas não sabe o quanto estou sofrendo com isso, não quero deixar ela preocupada.

Mas peço muito a Deus para essa fase ruim chegar logo ao fim, e que eu saia inteira disso Smiley smile

• Responder
  • Gizeli
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é noivinha, minha maior desilusão é que nem teve o tudo lindo do começo, já veio tiro, porrada e bomba logo de cara. Tem 2 semanas que to lá, DUAS SEMANAS. Esperava que o veneno demorasse.

A esposa do meu cunhado também morou lá quando eles casaram, ficaram uns 6 meses. E ela tem um temperamento forte, pelo que já notei. Então eu achei que seria dificil, mas nunca do jeito que está nesse momento. Talvez por eu ser muito na minha, extremamente passiva e tals, ela tem se aproveitado disso, não sei.

Estou orando muito, preciso ter mt força e paciencia para não surtar (não arrumar briga com eles, mas não surtar meu psicológico mesmo).

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas