Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Top das Noivas outubro 2020 São Paulo

Morar junto antes de casar funciona?

Nathalia, dia 12 de Junho de 2019 às 10:08

Publicado em Fórum Vida de casal 112

Olá meninas, tudo bem? (**textão**) Hoje eu trouxe pra vocês um tema bastante polêmico que é "morar junto" com o seu par antes do casamento. Muitas pessoas pensam que morar junto é um problema e diminui as expectativas de casamento oficial. Bom, vou contar a minha experiência pra vocês. Eu saí de...

Olá meninas, tudo bem?

(**textão**)

Hoje eu trouxe pra vocês um tema bastante polêmico que é "morar junto" com o seu par antes do casamento.

Muitas pessoas pensam que morar junto é um problema e diminui as expectativas de casamento oficial.

Bom, vou contar a minha experiência pra vocês.

Eu saí de casa aos 16 anos (sexta feira agora eu faço 31 anos) e tive um relacionamento anterior até que longo (dos 19 aos 25 anos), moramos juntos também e, como qualquer casal, tivemos alguns problemas. Pra mim, naquele momento do passado, fazia muito sentido o que estávamos vivendo, até que o relacionamento veio ao final.

Eu não contei muito a minha história aqui ainda, mas eu já conhecia o meu noivinho (pq conheci ele aos 16 anos pelo orkut, tivemos um namorico de verão) mas só viemos nos reencontrar quando eu tinha 27 e ele 28 anos.

Já fomos morar juntos. Resumo: moramos numa kitnet primeiro, depois um apê mobiliado, depois outro apê sem nada que tivemos que mobiliar juntos, aos poucos, fomos montando a nossa casa do nosso jeitinho (quando a gente foi morar nesse último apê a gente tinha um colchão e uma TV de 20 polegadas hahaaha), depois adotamos nosso cachorro (filho de 4 patas), fomos adaptando a nossa rotina a dois, nos conhecendo, dividindo todas as tarefas, despesas, de fato crescendo como casal.

Morar junto é muito bom. A minha nova experiência me mostrou o que é de fato ter um parceiro em TUDO, desde festas a arrumar a casa, das dívidas aos planos, ter alguém pra voltar pra casa e realmente me sentir em casa, ficar ansiosa pra chegar do trabalho e ter aquela pessoa a quem você chama de família, é MUITO bom.

Minha sogra queria que casássemos no civil imediatamente (isso causou uma certa briguinha até) pq nós queríamos fazer a festa e ela não... mas enfim. Agora, depois de 4 anos de "vida a dois" resolvemos marcar a nossa data CERTOS de que é isso que a gente quer, do jeito que a gente quer...

Tenho certeza que a nossa vida não vai mudar depois de casar no papel/cerimônia, muito pelo contrário, só vai fortalecer a nossa parceria.

Então é isso, noivinhas, resumidamente eu RECOMENDO sim, pra quem me pergunta se vale a pena eu digo que vale muito.


E vocês? O que acham sobre esse assunto?

112 Respostas

  • Victória
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Victória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Kelli!! Smiley love

    • Responder
  • Victória
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Victória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!! Smiley love

    Sim, aos poucos tudo se ajeita. Vocês também, contem comigo Smiley heart

    Estamos juntas e shallow now Smiley winking

    • Responder
  • Kelli
    Super Noiva Setembro 2019 Rio Grande do Sul
    Kelli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Louisy sou da mesma opnião que vc! Eu e meu noivo ja estavmos juntos mais de 5anos antes de morar junto e advinha nos dois primeiros meses que fomos morar junto quase separamos... tudo muda são responsabilidades, não tem mais mãe pra fazer tudo, e temos que se virar como dá... Na epoca estava no inicio da faculdade, com estagio trabalhando e minha mãe morava na cidade do lado, minha sogra tbm...hehehe... então só tinha eu pra fazer tudo. Mas aprendemos a conviver e ceder e agora melhor impossivel! Smiley love

    • Responder
  • Kelli
    Super Noiva Setembro 2019 Rio Grande do Sul
    Kelli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que lindo noivinha!!Smiley heart

    • Responder
  • Kelli
    Super Noiva Setembro 2019 Rio Grande do Sul
    Kelli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha super concordo com vc, não nada melhor que construir uma vida juntos do zero!

    Moro com meu noivo já faz uns 6anos dos 15 que estamos juntos, e não adianta, muda totalmente a relação ao morar junto... ficar junto somente final de semana ou até mesmo morar com pais é totalmente diferente de quando é só os dois, na verdade é a hora da verdade, se realmente vai dar certo! Resolvemos oficializar agora pq quero engravidar esse ano, e sempre quis casar na igreja.

    Acho muito interessante, na minha opnião, morar junto antes até pq não sabemos como vai ser... e não sendo pessimista, ai esta o motivo pq tantos casais casam e separam! Uma vida a dois não é fácil, são manias e jeitos diferentes, tem que ter adaptações e alguem tem que ceder em algum momento. Mas no final, como vc mesmo diz Nathalia é muito bommmmmm! Smiley heart


    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tbm moro com meu noivo, já tive outros relacionamentos de morar junto tbm, já fui casada no civil com o pai do meu filho hj sou divorciada e noiva. Na época que me casei com o pai do meu filho não foi por amor casamos no civil no comunitário sem festa sem nada, eu estava gravida de 6 meses e o "casamento" durou 2 anos e meio, enfim depois de um ano comecei a namorar com meu atual noivo e com 1 ano e 1 mês de namoro ele me pediu em noivado, eis que fui contemplada pela COHAB pela minha casa propria, pela distância e meu noivo já morava sozinho de aluguel, acabamos achando melhor morar junto.

    E aqui estamos a qse um ano morando juntos dividindo contas e sonhando com nosso casamento.

    Foi mais por necessidade que resolvemos nos mudar, mas não me arrependo não, sou grata a Deus por ter ele na minha vida e perante a ele quero dizer o sim, confirmando nossa história que foi escrita por Ele.



    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vi, eu também fui bastante criticada pela minha sogra na época, pq ela também tinha vergonha de falar pros outros q o filho dela era amigado.
    Hj, depois de quatro anos, ela entendeu que a gente tava esperando o melhor momento de fazer a festa dos nossos sonhos do jeitinho q a gente queria... enfim.
    Tenha fé q tudo se acerta!
    E conte sempre conosco sempre que precisar!
    Beijos!
    • Responder
  • Victória
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Victória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Meninas eu tô me sentindo acolhidíssima com os comentários e experiências de vocês. É claro, respeito todas as opiniões e etc. Mas vocês sabem com julgam quem mora junto antes né?

    Eu tenho 20 anos, com 18 fui morar sozinha e uns meses depois conheci meu namorado. Ele tinha 25 mas não fomos morar juntos na época até porque eu não queria. Minha família pediu muito pra eu voltar a morar com eles, voltei ano passado. Mas não é a mesma coisa, depois que experimentei a liberdade não me vejo mais com o cordão umbilical preso. O bom é que no ano que morei sozinha e conheci meu namorado, pude ver como ele lida com minha independência, como é a convivência, ele dormia um fim de semana ou outro comigo. Eu tive um "teste drive" rsrs e o legal é que depois que voltei a morar com minha família a gente viveu o que devia ser "começo de namoro". Foi estranho no começo mas é uma boa experiência também. Nós nos vemos aos fins de semana, nada de dormir juntos rsrsrs almoço de domingo com a sogra, enfim é bacana conhecer um pouquinho de cada fase. Mas a gente não quer mais esperar, já estamos planejando o casamento só que com faculdade fica muito pesado e eu não quero casar só no civil. Então decidimos noivar ano que vem e já morar juntos, nossa casa vai estar pronta e vai faltar um ano pra eu terminar a faculdade. Eu disse noivar porque minha mãe torceu muito o nariz de 'ter filha amigada' então decidimos embelezar o nome e faremos um evento casual de noivado, uma comemoração pra selar a nova fase e pra ter a promessa de que o casório vai chegar rsrsrs. Então vamos morar juntos, noivos.

    Ahh e quando eu morava sozinha com 2 meses de namoro ele me pediu em casamento porque não queria que eu morasse sozinha com aquela teoria de protetor, mas conversamos e esclarecmos que era muito recente, eu expliquei que sou autossuficiente e a nossa cumplicidade só aumentou. Quando decidimos fazer um noivado quando a casa estiver pronta ano que vem, foi só alegria rsrs mas eu brinquei falando que aceito um novo pedido pra dizer o SIM, bem especial antes da troca de alianças na comemoração. Gente, conhecer é maravilhoso pra saber se a pessoa será nossa companhia pra vida toda. Eu achava que só eu estava nessa situação, e vejo tanta gente se individar com festa, casa, pagando faculdade ou para de estudar só pra mostrar a festa pros outros. Sim, festão até eu quero, por isso vou noivar por enquanto. Mas o conhecer do matrimônio é justamente isso, você casar sabendo que não tem como se imaginar sem os defeitos e qualidades da pessoa.

    #MeSintoLeve Smiley laugh

    • Responder
  • Bianca
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Depois que meus pais se separaram o meu noivo acabou ficando tanto em casa que hoje em dia ele mora lá rs já vai fazer 1 ano e pouquinho e mesmo tendo a minha mãe em casa, é muitoooo bom morar junto rs nós somos ainda mais unidos, acredito que depois do casamento possa mudar alguma coisa pq será só eu e ele no nosso apto mas eu recomendo também rs achei que podia ser ruim mas está sendo maravilhoso Smiley smile

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, acredito que morar junto antes já ajuda a construir uma vida a dois e a aprender a conviver juntos. Eu já moro com meu noivo desde que nossa casa ficou pronta a alguns meses e é a melhor coisa. Smiley love

    • Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente nunca quis morar junto antes do casamento. Pra mim o casamento é muito além de uma festa ou um papel assinado, pra mim o casamento é o conjunto disso + o casal deixar os pais e irem construir a vida juntos. A minha experiência de ter feito a cerimônia, ter recebido a benção dos pais e de Deus é só depois termos ido viver juntos foi incrível! Acho que se fôssemos morar juntos antes do casamento em si eu sempre ia sentir como se não estivéssemos casados de verdade, sabe? Pra mim namoro é pra conhecer o outro, a família, etc, noivado é o processo de planejar o casamento e o casamento é formar os votos e irem morar juntos até que a morte os separe. Eu sou meio das antigas kkkk
    • Responder
  • Lucinete
    Noiva Ativa Dezembro 2019 São Paulo
    Lucinete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho super válido, eu e meu noivo namoramos por 2 anos morando em cidades vizinhas (Guarujá x Santos) e estamos morando juntos a 7 meses e posso dizer que só assim nos conhecemos de verdade, as manias, os gostos, aprender a ceder e ver a parceria nas tarefas de casa. Estamos amando viver essa experiência e só nos deu mais certeza da nossa decisão de casar Smiley heart Ansiosos pelo grande dia Smiley ring

    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aninha, o importante é seguir o coração de vocês!! Eu super apoio o estilo de vocês também! Sejam mto felizes! Beijos!
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que história linda Lili! Parabéns! Desejo muita felicidade pra vocês!
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que história ein...
    PARABÉNS!!


    Minha experiência; nunca pensei na hipótese de sair de casa antes de casar. Só se fosse pra morar sozinha.
    Meu pai é rígido, nunca dormi com o namorado e nem ele cmg. Mas isso não é o motivo. Minha irmã saiu de casa pra viver com o namorado (na época) e ficou tudo bem. Essa era uma decisão somente minha.
    Conheci meu marido em 2012 e juntos passamos por muitas coisas. No início ele já queria morar cmg, eu obviamente nunca aceitei. Pq?
    1) ele saiu de um relacionamento complicado de 5 anos de duração. Eu nao sabia realmente quem era o culpado pelo transtorno do relacionamento anterior. (Ele dizia q era ela.... mas vai saber né)
    2) Eu nao queria sair de casa sem estar formada e com emprego.

    2 anos se passaram e o namoro era intenso, verdadeiro e com companheirismo. Foi a época q ele me pediu em casamento. Eu aceitei, mas falei q antes disso ele deveria correr atrás do objetivo (Se tornar militar) e eu queria entrar e me graduar em Química. Enquanto isso, poderíamos construir nossa casa.
    Foi exatamente o q aconteceu. Eu me formei e construímos nossa casa inteira. Logo após ele entrou na corporação militar do Ceará e na nomeação dele ele me repediu em casamento.
    Ai sim... 6 anos de relacionamento... altos e baixos, perrengues juntos, tribulações e tentações no namoro, ainda assim sobrevivemos.... era pra valer.
    Casamos. Amanhã vamos fazer 8 meses de casados.


    Óbvio q não é uma regra. Cada pessoa pensa de uma forma e ta tudo bem.

    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso aí! Somos do mesmo time hHah
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo Lou! Eu mesma morei sozinha e dps morei junto e super recomendo! Ngm tá casando enganado aqui kkkkkkk
    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho bastante importante essa questão, noivinha.

    Pode ser impressão minha, baseada nos relacionamentos que acompanhei mais de perto... Mas me parece que quando o noivo/a saem direto da casa dos pais pra morar juntos "de supetão", muitas brigas por coisas bobas acontecem, e que algumas vezes beiram ao divórcio até. E várias vezes eu me pergunto "ué, mas vocês não se conheciam?" (novamente, estou falando sobre alguns relacionamentos que acompanhei, não estou generalizando).

    Enfim, acho super importante saber quem é seu noivo sem a mãe, sem o pai, como é a rotina, como é a parceria, como é o comprometimento, como é dormir e acordar juntos.

    E quando possível, eu indico ainda pra quem me pergunta, morem sozinhas e sozinhos antes de morarem juntos, se conheçam, saibam seus pontos fortes e fracos, ao morarem juntos estarão muito mais maduros, independente da idade.

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Esperta Agosto 2022 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal, Parabéns... é tão gratificante quando olhamos o que já conquistamos né... e ainda terá muito mais com ctz!!!! Felicidades

    • Responder
  • Carol
    Super Noiva Novembro 2019 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!!!! ❤️❤️❤️
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carol... é mto bom ter passado por perrengues do lado do seu amor e vc ver que vcs puderam superar isso... Pq tudo mais que vier vc já tem aquele sentimento que é isso mesmo q vcs queriam e estão preparados. Pra mim valeu demais. Tô com aquele sentimento de certeza absoluta desse próximo passo q a gente vai tomar... isso é uma delícia.
    Tb desejo pra vocês toda felicidade do mundo!
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal Rafa!! Que sejam muito felizes nessa nova fase que vai chegar!
    • Responder
  • Thalyta
    Noiva Esperta Setembro 2019 Amazonas
    Thalyta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que linda sua história noivinha.. é isso mesmo.. o amor só fortalece ainda mais.... Smiley heart

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa outubro 2019 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha Nathália eu penso como vc..... Atualmente moramos junto á 1 ano e 6 meses e eu não troco essa experiência por nadaaaaaaa é como se fosse um "TEST DRIVE" mesmo e depois de morar com ele eu tive realmente a certeza de que era isso que eu queria pra minha vida..... também super recomendo e nosso casamento terá um gostinho diferente pra nós....

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Novembro 2021 Santa Catarina
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Nathalia Smiley smile

    • Responder
  • Carol
    Super Noiva Novembro 2019 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Nathalia!!

    Eu concordo com você, vale a pena sim o "teste drive" ahahahhaha

    Eu também já moro com meu noivo há três anos e acredito que tenha feito muita diferença na nossa vida. Ele mesmo só se sentiu preparado para falarmos sobre casamento após estarmos morando juntos, passarmos várias barras que vocês bem sabem... e com certeza até hoje ainda existem dias que a gente acha que não vai dar! Mas a vida já não é a mesma mais sem ele Smiley heart

    E ele me diz com frequência que a decisão dele está tomada e ele está preparado pro que der e vier!

    Obrigada por compartilhar sua história! E desejo muito amor e compreensão a vocês dois!

    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso aí minha linda!! Felicidades sempre pra vcs!!
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley love Que lindo seu relato Amanda !

    Realmente, no meu caso também não funcionaria , justamente por "termos escolhido esperar juntos".

    Eu não moraria junto, por conta dos princípios e pensamentos que sempre tive desde criança e que graças a Deus consegui encontrar alguém que respeitou e viveu o novo comigo.

    Mas isso por conta dos meus ensinamentos, ou seja, se eu tivesse tido uma criação diferente, provavelmente meu pensamento seria outro, e eu penso que, se pra vocês como um casal, agrega e contribui pro crescimento, acho que vale a pena sim! Não é um papel assinado que vai mudar a sua realidade, por que morar junto pra mim, já é casar rs só que sem o status!

    Apenas deixando claro que é só minha opinião e que respeito quem pensa diferente de mim rs beijão Smiley heart

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Novembro 2021 Santa Catarina
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bride,

    Eu também moro junto e agora que resolvemos ter a benção de Deus e festa, com tudo que temos direito...o que importa não é morar junto e sim decidir em amar e viver uma vida a dois para o sempre Smiley heart

    • Responder
  • Andrezza
    Noiva VIP Setembro 2019 São Paulo
    Andrezza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, cada casal e pessoa vive o seu tempo. O que faz funcionar não é morar junto antes ou depois, é o casal que faz dar certo e cada casal dentro da sua realidade. Boa sorte! ♥

    • Responder
  • Rosimeire
    Noiva Esperta Agosto 2019 Minas Gerais
    Rosimeire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! A vcs tbm Smiley heart

    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que a sua experiência foi construtiva Rosi Smiley smile
    Desejo muitas felicidades pra vocês!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas