Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Noiva Curiosa outubro 2018 Rio de Janeiro

Noiva feminista - desconstruindo rituais machistas.

Jéssica, dia 21 de Junho de 2017 às 09:40

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 149

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha...

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha melhor pra si, e justamente por isso eu peço que se você não compartilha dos mesmos pensamentos que eu e não tem nada para acrescentar, apenas me respeite okay?!

Sempre amei casamentos e desde que me entendo por gente eu sonhava com o dia do meu casamento. Todo aquele ritual, a noiva de branco, um dia totalmente voltado para a noiva... enfim, toda essa ideia sempre me deixou encantada e ansiosa pela minha vez até que eu comecei a me questionar sobre diversas coisas e eu percebi que tinha me tornado uma feminista.

Eu queria saber se além de mim, existe alguma outra noiva que não vê mais sentido em alguns rituais que são tradicionalmente realizados em casamentos... por exemplo:

1) Plaquinhas
Já na abertura da cerimônia, de uns tempos pra cá tenho visto crianças fazerem o caminho até o púlpito com uma plaquinha que diz “Ainda dá tempo de fugir”. Como se o noivo fosse um coitado, estivesse ali por obrigação e/ou pressão. Sim, eu sei que se eu não acho essas plaquinhas “engraçadas”, eu posso simplesmente escolher não usá-las, mas o que eu quero aqui é levantar essa reflexão. Planejar casamento é gostoso, mas também é estressante, precisa de parceria, companheirismo do casal. Se o cara se empenhou tanto em estar ali, qual seria a razão para fugir? Não satisfeitos, atrás geralmente vem outra criança, com a plaquinha onde se lê “Foge não, ela tá linda“. Como se o casamento dependesse disso, como se baseasse exclusivamente na vaidade ou beleza da noiva.

2) Ser levada no altar pelo pai e entregue ao noivo

A cerimônia religiosa muitas vezes vêm com falas machistas e que fazem parte do que algumas religiões acreditam, como submissão da mulher, homem posto como provedor da casa, etc. Particularmente acho ofensivo, e ser entregue ao noivo é uma das coisas do casamento que e eu achava lindo, mas hoje eu me questiono demais. Esse ato, a princípio inofensivo, tem conotações que não são tanto assim. É o progenitor que entrega a noiva ao noivo: ou seja, a mulher adulta se afasta do cuidado de seu pai para cair nos braços de seu marido. Em nenhum momento se torna uma pessoa livre e segura de si mesma, e sempre está às custas de um homem.

Eu também sempre tive esse sonho de ser levada ao altar pelo meu pai... mas sabe quando uma coisa deixa de fazer sentido?! Eu simplesmente mudei de opinião entende? Fui criada pelos meus pais para ser independente, e embora ele seja o homem mais importante da face da Terra pra mim, hoje eu acho que esse ritual não serve mais pra mim. Eu sinto que seria como se eu não pudesse ser dona da minha própria vida, não por essa coisa de estar as custas de alguém, mas por ser entregue de um homem para outro... Isso dá uma reforçada na ideia da submissão e eu acho que o casamento não é mais essa relação de macho alfa e fêmea protegida sabe? É uma parceria, onde os direitos e os deveres devem ser iguais para ambos.

3) Buque

Se no casamento há mulheres solteiras ou que não pretendem se casar, é importante que não sintam que estão sendo censuradas por isso. No caso dos homens, essa situação pessoal não representa um bônus, mas a ideia de uma mulher "solteirona" ainda está profundamente enraizada na nossa sociedade. E a maioria delas enfrenta humilhações de maneira habitual. A ideia de reunir todas as mulheres solteiras da festa para jogar o buque, dá a entender que todas elas estão desesperadas para se casar e isso vai contra tudo o que eu acredito.

Gostaria de saber o que vocês pensam sobre esses rituais e se assim como eu, alguém está buscando formas de ter uma festa/cerimonia menos machista. Quais são as alternativas em que vocês estão apostando? O que estão fazendo diferente?

149 Respostas

• Moema
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Norte
    Moema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Arrasou! Falou tudo! Penso assim também. O dia da festa de casamento é algo muito especial, muito rodeado de amor, pra enclausurar e reduzir a alguns pensamentos que, sinceramente, não cabem em meio à tanta felicidade do real significado da festa.

• Responder
  • Moema
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Norte
    Moema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi minha querida! Você me parece confusa.. Algumas vezes acabamos sendo doutrinados sem percebermos, mas que bom que você é aberta ao diálogo. Eu não me considero feminista como as contemporâneas, que aparecem cheias de misandria. Gosto do feminismo clássico, acho coerente e básico para uma boa convivência/ pelo menos em detrimento do ideal de normal na sociedade.

Concordo com você no ponto da plaquinha com frase machista. Eu acho o fim!! Bom, no meu eu terei plaquinha, mas o que está escrito ao traduzir para português é: Todas as histórias de amor são bonitas, mas a nossa é a minha favorita. Do mesmo jeito que não gosto de plaquinhas com dizeres ridículos, não curto uns topos de bolo com aqueles bonequinhos "passando por cima" do outro, arrastando o outro. Perde o romantismo e a essência do amor mesmo.. Isso serve tanto pra homem, como pra mulher.

Mas, com relação a ser levada pelo pai e submissão: Você disse que na cerimônia, "muitas vezes vêm com falas machistas e que fazem parte do que algumas religiões acreditam, como submissão da mulher, homem posto como provedor da casa, etc." Pois bem, isso é religioso, de fato. Cristão, no sentido conservador (sem modificações ou relativismo). É algo para quem é cristão mesmo (católico e protestante). Fará sentido para quem entende o que de fato significa a submissão bíblica que nada tem a ver com a escravidão que o movimento feminista propaga..

REPITO: Submissão BÍBLICA é diferente da submissão que inferioriza as mulheres. Moro no nordeste e aqui o machismo rola com força. Especialmente no sertão, nas cidades mais remotas. Mas isso nao tem nada a ver com cristianismo, mas, com contextos sócio históricos e a "simples" falta de amor mesmo.

Sobre o pai entregar ao noivo: É um ato extremamente nobre. O casamento é algo tão leve, tão lindo, tão romântico.. Não vejo por esse lado de que de repente o pai estará abandonando a filha e todos os seus cuidados de pai, para transferí-la para um marido. Pai JAMAIS abandona a filha, a função dele jamais mudará. Nesse momento de entrega, ele está, em suma, demonstrando que confia naquele outro homem, onde este noivo irá amar a noiva e cuidará dela como o pai faz. Isso é bíblico inclusive. As escrituras falam que o marido deve amar à sua esposa como Cristo amou a igreja, se doando por ela. Ou seja: O marido irá se doar pela esposa, especialmente no amor. Cuidará, não deixará faltar nada para ela. Entende? Isso não torna a esposa uma mulher enclausurada, mas, amada. Entendo que você levou para o lado de que é um provedor transferindo a responsabilidade para o outro, mas isso não é regra. Cada casal tem uma configuração diferente, e não é uma cerimônia de casamento que ditará isso.

Eu vejo que você teve (talvez ainda tenha) esse sonho de ser levada pelo seu pai. Será que ele não merece esse espaço tão considerável de te levar num momento tão importante? Casamento é sobre AMOR, noivinha. Sobre famílias se juntando.. Você tá se angustiando por algo que não precisava dessa proporção. Casamento não significa inferiorizar a mulher, e você pode mostrar isso mesmo com o seu pai te levando ao altar...

Eu te entendo completamente. Sei que deve ser muito ruim ficar com essas ideias martelando bem no ano mais importante da sua vida. Mas reflita, haja com sabedoria, e pense sobre o que você, em sua essência mais íntima prefere.

Bom, no meu caso, eu vou entrar com meu pai de um lado, e minha mãe do outro.. Ambos irão me "entregar" para meu noivo.

E sobre o buquê, é só uma brincadeira.. Quem não quiser participar não vai, simples assim! E se você não quiser jogar e em algum dado momento homenagear alguem entregando-o, fica lindo!

• Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quase um ano depois, mas precisava dizer o quanto seu post é maravilhoso!

Sempre achei ridículas essas plaquinhas. Se eu achasse que meu noivo sequer pensaria em fugir, não estaria casando com ele. E os topos de bolo com a mulher arrastando o homem, então? Quero morrer!
    A sobrinha do meu noivo vai entrar com a plaquinha “tio, aí vem o amor da sua vida” e o topo serão o Han e a Leia, de Star Wars (nerds haha)

Meu pai vai me levar ao altar pq eu sei o quanto isso é importante pra ele. Se eu dissesse que queria entrar sozinha, eles JAMAIS reclamaria, mas eu o comheço e sei que o magoaria não levar a princesinha dele. Por mais que seja uma tradição machista, vale o sorriso e a emoção do meu pai.

Quanto ao buque, vou usar pq gosto do simbolismo, de que era feito com ervas para proteger a noiva (assim como as bridesmaids/demoiselles, que tb terei no meu casamento). Mas não vou jogar pra ninguém, não! Haha
    • Responder
  • Ane Luiza
    Noiva Master Novembro 2018 Bahia
    Ane Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho o debate super válido! Não pretendo usar plaquinhas com esses dizeres.
    • Responder
  • Yasmin
    Noiva Principiante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que incrível!

• Responder
  • Yasmin
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Adorei essa questão de entrar tanto com o pai quanto com a mãe!

• Responder
  • Yasmin
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Perfeito seus comentários Jéssica! Em toda preparação do meu casamento me questiono por diversas vezes práticas machistas que por vezes reproduzimos sem nos darmos conta disso. As plaquinhas são o maior exemplo disso.
    E essa questão se passa também pelos fornecedores, que por diversas razões excluem os noivos das decisões e das escolhas ou até mesmo diminuem sua opinião. A noiva não é e não deve ser a única interessada e responsável pela organização e vejo isso como total machismo. Meu noivo é meu parceiro e ele precisa participar e ter poder de decisão em cada detalhe, afinal decidimos fazer isso pelo resto de nossas vidas, certo?

• Responder
  • S
    Noiva Curiosa Janeiro 2024 Paraná
    Susan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Jéssica! Amei seu post e concordo com tudo! Já criei alternativas para todos esses dilemas das noivas feministas:
    1) minha plaquinha do pajem dirá: "preparem as câmeras" com a logo do insta
    2) Entrarei sozinha pra representar a minha escolha de ir ao altar
    3) Vou fazer buquê de fitas mas antes da brincadeira vou explicar no microfone que o meu buquê não é um buquê de casamento, é um buquê dos desejos: vou pedir que todos mentalizem no buquê o seu maior desejo (assim como era o meu de realizar essa festa) e quem ficar com o buquê no fim da brincadeira terá seu desejo realizado.
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhhhhhhhhhhhhh,
    sua fofa !
    Obrigada... eu também fico muito feliz em saber que não sou a única "do contra" é assim que todos me chamam em casa kkkk
    Enfim... obrigada mesmo.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa questão das plaquinhas eu super concordo, além daqueles topos de bolo com noivos acorrentados, etc..
    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu também será sem religião! Achei maravilhoso oseu casamento! Que lindo quebrar as regras para exibir aquilo que somos de fato!
    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha!!!! Mal te conheço e já te amo!!!! Você falou tuuuuuuuuuuuudo o que eu pensava, até pensei em abrir debate sobre isso!!!! Super concordo com os três pontos, tirou as palavras da minha boca na questão das plaquinhas. Inclusive no meu caso, não terei crianças como um todo no cortejo, acho fofinhas, mas sem um significado para mim num casamento!Super concordo com essa questão do patriarcado na cerimônia de "entregar a noiva", e quanto a isso quero entrar com meu pai e minha mãe até parte do caminho (e talvez meus bonsdrastos na primeira parte), virar-me para agradece-los por estar comigo até ali e ir sozinha até o noivo. Farei uma cerimonia circular, para entrarmos os dois ao mesmo tempo. Assim n tem essa de 'esperar a noiva' o casamento é dos dois, ambos são protagonistas.Buque também n curto, e acho que não usarei nem como acessório na cerimônia. E na festa penso, além de um bingo ou algo assim para substituir a gravata de modo mais emocionante, jogar um buquê de trevo de 4 folhas, para desejar sorte naquilo que a pessoa (não só mulher) sonhar! E lendo seu debate tive a ideia do buque de dinheiro (quem n quer dinheiro né), como uma alternativa ao trevo!
    Que debate lindo noiva! Adorei conhecer alguém que vê exatamente como vejo! Claro que diversidade de pensamentos é fundamental, mas sentia falta de uma visão feminista do casamento!Gratidão🌷🌼🌞
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cara, acho que algumas questões não leva em conta ser machista ou feminista! Acho que simplesmente devemos agir mais com o coração! Eu por exemplo entrei com meu pai, algo que tem grande significado para mim! Claro, eu poderia entrar com a minha mãe, acho lindo inclusive, mas minha escolha foi apenas meu pai. Não foi por tradição, tampouco porque ele é homem e deveria me "entregar" ao meu noivo, e sim porque meu coração pediu. Jogar o buque foi apenas uma brincadeira, muito divertida na verdade, onde também não houve a influência de machismos ou feminismos, participou quem quis, e inclusive meu pai estava no meio da mulherada para pegar o buque, se divertindo! hahahaha Tinham crianças, solteiras, casadas...

Pai tentando pegar o buque! rsPai tentando pegar o buque! rs

Como vc disse, devemos fazer aquilo que realmente quisermos em nossos casamentos, ninguém tem nada com isso... Só acho que ser machista ou ser feminista, não pode te condicionar a fazer algo por imposição desta condição; como por exemplo: não deixar o pai levar ao altar por ser feminista ou não deixar a mãe levar ao altar por ser machista.

Este é um momento único e muito lindo, siga o que seu coração mandar e esqueça regras e paradigmas! O que mais importa com certeza é o AMOR! Boa sorte!

bjs

• Responder
  • Christie
    Super Noiva outubro 2017 Santa Catarina
    Christie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não te achei Smiley sadO meu é Christie Hassel, adiciona lá Smiley heart
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Christie, meu casamento também será ecumênico... Sem religião. Meu noivo não acredita em Deus e eu não tenho religião, então não vejo por que ter uma cerimônia religiosa... Me add no Facebook lindona, pra trocarmos mais ideias legais. Adorei o seu comentário... Meu Facebook é Jéssica Pacheco. Email **************@*****.***.
    • Responder
  • C
    Super Noiva Junho 2019 Ceará
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso assim. Nao gosto de boa parte do tradicionalismo, o meu nao terá plaquinhas e o topo de bolo vai ser algo simbolico, nada como segurar o noivo pela gravata, ou acorrentar o noivo como se ele tivesse ali por obrigaçao sinceramente esses topos de bolo por mais brincadeira que pareça esta transmitindo uma mensagem.
    • Responder
  • Christie
    Super Noiva outubro 2017 Santa Catarina
    Christie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que tema delícia de ler *-*Minha prima vai entrar com uma plaquinha escrita "deu match" pq nos conhecemos no tinder e depois meu filho vai jogar flores pq ele pediu por isso Smiley smileEu vou entrar sozinha! Desde o início sempre disse que seria assim, nosso casamento é sobre duas pessoas que decidiram ficar juntas por vontade própria, sem dogmas, só amor!Teremos uma cerimônia simbólica, sem religião e sem estado.Nosso casamento é um ato de amor e tb de protesto! No meu buquê terá um botton escrito "luto é verbo". A militância faz parte do que eu sou e da nossa história juntos, não teria como não trazer isso para o nosso casamento tb!
    • Responder
  • É
    Noiva Curiosa Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gostei da ideia do vale!! Não ia jogar o buquê,porque queria ficar com ele.

Também não terei plaquinhas e meus pais me levarão ao altar.

• Responder
  • L
    Noiva Novata Junho 2018 Rio de Janeiro
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

AS plaquinhas eu odeio ! Nao vou ter! Quanto ao buque, eu estou pensando em jogar um buque de avioeszinhos, e criar uma plaquinha escrito `eu quero mesmo é viajar`.

• Responder
  • Milena
    Noiva Ativa outubro 2017 Paraná
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Melhor debate da vida! Smiley love

• Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Dezembro 2017 Pará
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Jeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesica, ler meu comentario, ler meu comentario, kkkkk

EU ACHO QUE TO SONHANDO, sua louca, kkkkkk, meu sonho era entrar na comunidade e ver um debate com a palavra feminista, kkkkkk como eu te amo, sou sua irma, (somos todas irmas) e me reconheci no seu post, rsrsrsr todos esses dilemas, como dizer ao meu pai que quero entrar so, se ele tambem vai estar me ajudando com o casorio e mesmo que eles negam sou de uma familia muito tradicional, resolvi entao entrar com meu pai e minha mae, juntos, meu pai n sabe ainda, meu noivo a mesma coisa, SEM PLAQUINHA COM CERTEZA, agora o buque, eu sinceramente não quero entrar com isso não e nem jogar, mas to sem ideia do que jogar, como sou revendedora avon, to pensando em comprar uma maleta daquelas de maquiagem e encher de batom e jogar, mas pode ser que tenha dois sentidos, um que quero que elas fiquem e se sintam mais poderosa ou que elas tem que se arrumar para poderem conseguir macho, posso fazer um discurso antes explicando tambem, outra coisa que vai me trazer problema é o VEU, minha mae quer pq quer que eu use isso, mais alem de feio, tem um cunho machista tambem, NÃO É FACIL SER FEMINISTA E TER QUE PROBLEMATIZAR TUDO, mas foi ele tambem que meu fez enxergar a sociedade com outros olhos, outra coisa que eu queria também, era que fosse uma mulher a celebrante, ja pensei em uma pastora, sim, tem que ser religioso, sem juiz de paz, pq somos de lar cristão, sim, sou uma linda feminista que crer em Jesus, mas não sei ainda como minha mae vai reagir, enfim.... SÓ SEI QUE VOU CASAR, PQ EU QUIS, PQ EU AMO ELE E O FEMINISMO ME DA LIBERDADE PARA ESCOLHER O QUE ME FAZ FELIZ! obrg, pelo postSmiley heart

• Responder
  • Luanna
    Noiva Ativa Setembro 2020 São Paulo
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A noiva deve fazer o casamento como sonhou... Eu...Minha opinião...acredito que não será em um dia seguindo toda tradição que vai dizer se serei ou não feminista, se vou ou não ser submissa;Sou independente, sou feminista, gosto de defender os nossos direitos,e estamos aí para isso... Mas só de pensar, no olhar do meu pai me vendo de noiva, e vendo casar indo morar com outro homem,deixando de ser a princesa dele...Não há valor no mundo que pague.

A gente pode ser o que for, só não vamos ser chatas,e tornar um casamento chato,fazer uma vida cheia de regras, e deixar de viver....

Toda sorte do mundoooo Noivinha!!!!!!!!! Smiley heart Smiley cake Smiley ring

• Responder
  • Natalia
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tamo junto, noivinha! Topo de bolo com o cara amarrado, plaquinha dando a entender que a noiva obrigou ele a tá ali, aquela brincadeira besta de jogar a bomba pros rapazes...
    A parte do pai nunca tinha parado pra pensar nisso, vou refletir melhor a respeito, e o buquê eu mesma nunca amei ir pegar pq acho uó e na real nem sei se jogo o meu pq quase não terá solteiras na festa.
    O que as pessoas precisam entender é que "brincadeira" e "piada" são sim formas de reforçar preconceitos e ideais na nossa sociedade tentando se desvencilhar do título que isso carrega. Machismo não é apenas bater na mulher de fato assim como homofobia não é só agressão física, o problema é muito mais em baixo, pois essas "piadas" e "brincadeiras" é que entram na mente dos agressores e reforçam a idéia de que tá ok, é assim mesmo, ela te pertence e que é por "cuidado" que ele não deixa sair com as amigas ou usar tal roupa e maquiagem. Somos minoria por aqui com esses pensamentos, noivinha, mas segue o jogo rs
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva outubro 2018 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas o noivo entra com a Mãe dele... que tb ta simbolizando uma entrga... rs

Todos entram em casais... noiva com o pai, noivo com a mãe. rs

• Responder
  • Luana
    Noiva Constante Julho 2017 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com tudo q vc falou! TB tenho essa opniao... São apenas brincadeira...
    • Responder
  • Cibele
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Cibele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu sou muito a favor dos direitos iguais e sou absolutamente contra qualquer machismo, mas o machismo mesmo sabe, aquele que o cara bate na mulher, que impõe somente as vontades deles, aquele homem chega do trabalho e vai assistir televisão enquanto a mulher (que também trabalhou fora o dia todo) tem que limpar a casa e fazer comida, o homem que diz que "ajuda" a esposa, como se cuidar da casa e dos filhos fosse obrigação apenas da mulher, das mulheres ganharem menos e com o mesmo cargos.. enfim na minha opinião essas coisas sim são machismo, mas os pontos que você colocou são apenas brincadeiras.

Se a gente for levar a "ferro e fogo" os "costumes" de casamento, somente virgem poderiam casar de branco, rsrs

No meu casamento teve duas placas, uma "Mulheres não se preocupem, nós ainda estamos solteiros" (foram 5 pajens muito fofos) e "Ufa, minha tia não ficou pra titia" (uma brincadeira com o fato de eu ser uma tia muito coruja e ter me casado aos 33 anos). Essas placas podem ser interpretadas como machista, mas nosso relacionamento não tem nada de machista e eu não me importaria de ficar pra "titia" rs, então realmente foi só uma brincadeira.

Meu pai faleceu em 2010 e daria o mundo pra ele me levar para o altar, nunca pensei por esse lado que vc falou, sempre pensei num gesto de carinho mesmo (até porque, devido a doença do meu pai, eu era quem cuidava dele e sustentava a casa, então nem teria como ter essa conotação de “ser cuidada por um homem e passar a ser por outro”)

E o buque? Ahh sempre amei a brincadeira, pela bagunça mesmo, to até triste que não poderei mais participar rsrs

Mas enfim essa é somente a minha opinião. Quem manda no casamento são os noivos e, se esses item te incomodam vocês, não tem pq ter mesmo.

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu não entendi sua resposta, mas acho que não gostou do meu comentário. Desculpa por minha opinião ser diferente da sua nesse ponto, mas não acho machista o pai levar a filha para o altar quando é a filha que escolhe seu próprio marido e é dalí que ela começará a formar uma nova família (é a MINHA opinião). Tenho certeza que quando chegar a minha hora ficarei muito feliz e meu pai também, ainda mais porque sou filha única e meu pai sempre fez de tudo para ver minha felicidade. Vai ser um momento único para os dois ele não estará me entregando para a forca,kkk.

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Nathelly,

Fico muito feliz de saber que eu colaborei de alguma forma !

• Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Maio 2021 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm não gosto dessas plaquinhas, acho msm mto machista os dizeres!!
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Priscila,

Obrigada por comentar.

vou comentar sua resposta por partes:
    Sobre o que você disse, que "As plaquinhas... Acho que é uma brincadeira só", não é porque está naturalizado na sociedade que é certo.
    Por muito tempo a escravidão foi vista como algo natural, mas era certo?
    O racismo foi visto como algo natural no passado, mas eai?

Na parte em que você diz "Ser levada pelo pai, pelo irmão... eu tb não vejo como machismo... acho que esse é o risco que o feminismo pode trazer se for muito radical...", volto a dizer: não poderia ter mais machismo velado nesse ato.
    Eu concordo com você que tudo que é muito extremo é ruim e faz mal, mas tisso é questão de ponto de vista também.
    Eu penso que se fosse apenas um ato de respeito "
    como sinal de cuidado, admiração e respeito... a filha tão querida, que teve seus cuidados, agora vai dividir a vida dela com uma pessoa...Ter a familia dela... essas coisas...", porque o oposto não é visto da mesma forma? Se você for analisar direitinho, vai ver que o noivo não é levado ao altar pelo pai e entregue a noiva... então porque com a gente teria de ser assim ? Se é um ato de amor e cuidado do pai da noiva, porque com o noivo não é visto da mesma forma?

• Responder
  • Vivian
    Noiva VIP Maio 2018 Rio de Janeiro
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se algo não te agrada na ordem do cortejo e de como é feito, vc pode inverter ou acrescentar algum "ritual". Hoje em dia td é possível, podendo se encaixar nos seus princípios.

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por comentar Bárbara!

Adorei sua ideia de endereçar os convites as mulheres Smiley smile

obrigada por compartilhar com a gente!!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas