Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Noiva Curiosa outubro 2018 Rio de Janeiro

Noiva feminista - desconstruindo rituais machistas.

Jéssica, dia 21 de Junho de 2017 às 09:40

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 149

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha...

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha melhor pra si, e justamente por isso eu peço que se você não compartilha dos mesmos pensamentos que eu e não tem nada para acrescentar, apenas me respeite okay?!

Sempre amei casamentos e desde que me entendo por gente eu sonhava com o dia do meu casamento. Todo aquele ritual, a noiva de branco, um dia totalmente voltado para a noiva... enfim, toda essa ideia sempre me deixou encantada e ansiosa pela minha vez até que eu comecei a me questionar sobre diversas coisas e eu percebi que tinha me tornado uma feminista.

Eu queria saber se além de mim, existe alguma outra noiva que não vê mais sentido em alguns rituais que são tradicionalmente realizados em casamentos... por exemplo:

1) Plaquinhas
Já na abertura da cerimônia, de uns tempos pra cá tenho visto crianças fazerem o caminho até o púlpito com uma plaquinha que diz “Ainda dá tempo de fugir”. Como se o noivo fosse um coitado, estivesse ali por obrigação e/ou pressão. Sim, eu sei que se eu não acho essas plaquinhas “engraçadas”, eu posso simplesmente escolher não usá-las, mas o que eu quero aqui é levantar essa reflexão. Planejar casamento é gostoso, mas também é estressante, precisa de parceria, companheirismo do casal. Se o cara se empenhou tanto em estar ali, qual seria a razão para fugir? Não satisfeitos, atrás geralmente vem outra criança, com a plaquinha onde se lê “Foge não, ela tá linda“. Como se o casamento dependesse disso, como se baseasse exclusivamente na vaidade ou beleza da noiva.

2) Ser levada no altar pelo pai e entregue ao noivo

A cerimônia religiosa muitas vezes vêm com falas machistas e que fazem parte do que algumas religiões acreditam, como submissão da mulher, homem posto como provedor da casa, etc. Particularmente acho ofensivo, e ser entregue ao noivo é uma das coisas do casamento que e eu achava lindo, mas hoje eu me questiono demais. Esse ato, a princípio inofensivo, tem conotações que não são tanto assim. É o progenitor que entrega a noiva ao noivo: ou seja, a mulher adulta se afasta do cuidado de seu pai para cair nos braços de seu marido. Em nenhum momento se torna uma pessoa livre e segura de si mesma, e sempre está às custas de um homem.

Eu também sempre tive esse sonho de ser levada ao altar pelo meu pai... mas sabe quando uma coisa deixa de fazer sentido?! Eu simplesmente mudei de opinião entende? Fui criada pelos meus pais para ser independente, e embora ele seja o homem mais importante da face da Terra pra mim, hoje eu acho que esse ritual não serve mais pra mim. Eu sinto que seria como se eu não pudesse ser dona da minha própria vida, não por essa coisa de estar as custas de alguém, mas por ser entregue de um homem para outro... Isso dá uma reforçada na ideia da submissão e eu acho que o casamento não é mais essa relação de macho alfa e fêmea protegida sabe? É uma parceria, onde os direitos e os deveres devem ser iguais para ambos.

3) Buque

Se no casamento há mulheres solteiras ou que não pretendem se casar, é importante que não sintam que estão sendo censuradas por isso. No caso dos homens, essa situação pessoal não representa um bônus, mas a ideia de uma mulher "solteirona" ainda está profundamente enraizada na nossa sociedade. E a maioria delas enfrenta humilhações de maneira habitual. A ideia de reunir todas as mulheres solteiras da festa para jogar o buque, dá a entender que todas elas estão desesperadas para se casar e isso vai contra tudo o que eu acredito.

Gostaria de saber o que vocês pensam sobre esses rituais e se assim como eu, alguém está buscando formas de ter uma festa/cerimonia menos machista. Quais são as alternativas em que vocês estão apostando? O que estão fazendo diferente?

149 Respostas

• A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Aparecida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo muito com você!!! Essas plaquinha não fazem sentido algum! Agora sobre o pai , nunca tinha pensado rs mas faz muito sentido o que você disse.... E enquando ao buquê, nunca gostei de ir atrás, às vezes vou pq ficam insistindo muito, porém fico bem escondida rs
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Janeiro 2018 Bahia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Como o lugar é grande e ao ar livre, ele vai me acompanhar até a metade do caminho, tocando a marcha nupcial. A música muda e vou terminar o caminho sozinha.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É... essa parte de colocar as crianças no meio também é bem triste. Desde pequenininho enraizando o machismo nas crianças assim como foi com a gente. Ainda falta muito para conseguirmos uma sociedade mais justa.

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim Daniela, é entre outras coisas, eu também acho que não somos propriedade de ninguém...
    Mas me diga, qual a modificação que você vai fazer?

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por participar lindona! Smiley shame

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei seu post e concordo em tudo com vc.

Mas apesar de não ver sentido e não concordar com a tradição da entrada com o pai, irei fazer. Pois quero dar destaque ao homem mais importante da minha vida que é meu painho!

Mas farei uma modificação para não ter o momento de "entrega" para o noivo, afinal não somos propriedade de ninguém.

• Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bom que você trouxe esse debate pra cá!

Super concordo com a questão das placas, ficar reforçando esse discurso que o noivo está sempre sendo OBRIGADO a casar, e ainda mais colocando isso nas mãos de crianças!

• Responder
  • Daiane
    Noiva VIP Setembro 2017 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

2 - Não compartilho desse pensamento, mas não julgo.

Acho lindo esse momento, e não vejo que é "falta de liberdade" da mulher.

O pai criou, educou e agora ela escolheu a pessoa que quer passar o resto da vida. Isso não a torna "sem liberdade", acho lindo o pai entregar a filha ao noivo dela, em mim sempre despertou sinal de cuidado e amor do pai com a filha. Eu perdi meu pai no começo desse ano e daria TUDO para que ele me levasse ao altar, pq desde pequena sou MUITO apegada a ele e fui até o ultimo dia de vida dele. Acredito que me tornei feminista demais de uns tempos pra cá, pq tem muita coisa que não concordo q a sociedade impõe goela abaixo. Se vem com machismo pro meu lado ou fala algo do tipo é pá pum, ouve mesmo e não importa quem seja, já dei altos tuxe nas pessoas por falarem merda que nossa hahaha.

• Responder
  • J
    Noiva Constante Dezembro 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

2 - não compartilho desse pensamento e não julgo.

Acho lindo esse momento, e não vejo que é "falta de liberdade" da mulher.

O pai criou, educou e agora ela escolheu a pessoa que quer passar o resto da vida. Isso não a torna "sem liberdade".

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sei rola a vergonha kkkk mas eu me perdoo pq era.mto nova. Só fui pensar nessas coisas depois!
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Para Nathália:

AHAHAAHAHHAHAHAHAHHAHA
    Eu nunca fui de ir atras do buque, nem mesmo antes de ter essa opinião sobre o significado da brincadeira... em todos os casamentos que fui eu sempre tentei fugir da hora do buque simplesmente por saber que haveria empurra empurra e tumulto. Tiveram duas ocasiões em que a noiva insistiu tanto para que eu fosse que fiquei constrangida. As pessoas em volta se juntaram a ela na insistência...

No mais, sua frase final resume tudo o que eu penso...
    muito obrigada pelo comentário.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom vamos lá:

Plaquinha: concordo em gênero , número e grau! Pra mim não faz sentido. Poxa se o homem também se empenhou naquele dia pq iria querer fugir? Pq só a mulher é desesperada pra casar e o homem um coitado que foi "fisgado" ?

Pais: concordo com sua opinião porém sempre quis entrar com meu pai por querer dividir esse momento com ele. Mas hj já mudei de ideia e pretendo entrar com os dois. Sinto como : meus pais me guiaram (ambos) até hoje. Agora me uno a meu marido para seguirmos juntos.

Buquê: menina se eu te falar da minha vergonha em lembrar que já me estapeei por buquê kkkkkk . Hoje penso no mau gosto disso. Se a pessoa quer fazer como uma brincadeira tem a caixa de espumante que né... Melhor

Acho que temos mesmo que desconstruir paradigmas assim. Não pra julgar quem faça , mas pra entender mensagens ocultas que sim, estão em muitas práticas sociais !
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hoje existe a possibilidade dos pais (mãe e pai) levarem a filha até o altar. Não vejo como atitude machista, vejo como uma benção, principalmente que a mulher sempre é a princesa do pai. Mas, há quem prefira entrar com o pai e a mãe, que reforça o significado de benção e ressalta também a passagem da casa dos pais para viver com a pessoa que você escolheu como marido.

• Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante Junho 2019 São Paulo
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Respeito sua opinião, Jéssica! Adorei teu debate.

Sobre as placas: Odeio placas que não sejam as de "Here comes the bride".

Sobre buquê: Nunca fui pra pegar e odiava se me pressionassem, mas considero uma tradição que as próprias convidadas esperam e farei com certeza.

Sobre o pai levar até o altar: sempre fui independente, meus pais me criaram assim, mas acho que essa tradição não tem a ver com isso, pra mim tem a ver com a benção dos pais e com a felicidade deles em ver a filha crescer e encontrar um homem que a ame e a faça feliz. Eu entraria com o meu pai e minha mãe, mas entrarei só com a mãe, porque infelizmente meu pai já se foi.

• Responder
  • L
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu peguei a idéia daqui: https://www.elo7.com.br/buque-surpresa-ii-c-20-coracoes/dp/771C2F#smsm=0&df=d&rps=0&cpr=0&ucf=1&ucrq=1&uss=1&sac=0&uso=d&usf=1

Porém vou trocar as frases, pensei em colocar algumas da Frida tbm!

PS: Não conheço a loja, ainda não posso te dar um feedback se é confiavel

• Responder
  • Cleysse
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Cleysse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha Gosto de ler e ver a opinião de outras pessoas sobre os assuntos, acho que isso ajuda a gente a "crescer". Bom eu respeito sua opinião é a minha é a seguinte:-plaquinhas: são tantas e tantas frases que eu até acho divertido, eu até pensei em pedir pro meu afilhado entrar com uma que está escrito : meus dindos vão casar ou algo do tipo, porque já estamos juntos a 8 anos RSS - entrada: eu gostaria de entrar com meu pai, ou com minha mãe e meu pai, sei lá, acho lindo, acho que é uma forma de mostrar respeito aos pais e é uma forma de dizer que eles confiam no meu noivo.-buque: encaro o buquê como uma brincadeira, já vi mulheres casadas participando e são tantas formas de jogar (jogar, cortar fita, abrir o cadeado), com certeza vou fazer isso. Obrigada por compartilhar sua ideias.
    • Responder
  • B
    Noiva Ativa Abril 2018 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobre entrada vi uma noiva q fez o seguinte achei top ...ela entrou primeiro ..ela escreveu num papel o motivo dela entrar primeiro pró noivo ...ae ela entro junto com o pai dela é depois o próximo a entra foi o noivo ele foi pego de surpresa na HR e chorava igual criança andando rsrsrs...acho legal pra vc com sua ideologia iria mostrar respeito e segurança
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Larissa, não estamos só! #graçasaDeus ahahah
    Eu não cheguei a pensar em desistir de fazer a festa porque EU AMO FESTAS!! Mas é bom saber que não sou a unica diferentona aqui do grupo...
    Eu simplesmente amei a sua ideia do buque e com certeza eu vou adotar para o meu casamento, então, muito obrigada por ter comentado aqui...
    Já pensei em entrar sozinha também, mas aí eu caio no mesmo ponto que você: acho que meu pai ficaria desapontado, mesmo que ele não fale isso para mim.
    Enfim, desejo tudo de bom pra você lindona.

Beijos

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Janaína, eu pensei a mesma coisa sobre entrar antes do noivo com os meus pais e esperar ele no altar. Mas comentando com algumas amigas bem intimas, elas me fizeram pensar que o oposto também dá uma conotação negativa, já que se eu não quero ser entregue ao noivo, porque ele ia querer?!
    Minha opinião é que não dá pra comparar as duas situações. Quando se trata do noivo entrando depois com a mãe ou com os pais, não há nenhum tipo de conceito enraizado, já no oposto sim. Culturalmente são situação que não se podem ser comparadas porque o homem nunca foi criado para ser submisso, só a mulher.

Ainda assim, eu ainda não decidi o que vou fazer.

• Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkkk adorei 👏👏👏 o debate as plaquinhas nao vou ter Porque nao gosto,a entrada vou entrar antes e ficar no altar esperando o Meu marido kkkk e buquet kkkk Eu acho cbe vou jogar Para o vento Porque todas mias amigas sao casadas lkkkk
    • Responder
  • M
    Super Noiva Junho 2018 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo em relação às plaquinhas, além de ja ter ficado beeeeem manjado, porque tooodo casamento tem. Sendo que no geral, o noivo PROPÔS o casamento e tambem pagou por ele. Nada a ver.
    Acho lindissima a entrada com o pai e com certeza vou entrar com o meu. É tradicional e como disse outra noiva aqui, uma maneira de homenagear tambem o pai ♡ o meu vai chorar demais! Eu nunca tinha interpretado da maneira que voce falou, embora agora, pensando bem, realmente tem esse significado, como se a mulher fosse depender do marido agora. Mas nos dias de hoje, mulheres sao independentes e ganham o mesmo, se nao mais, que o marido.
    O buque eu acho divertido Smiley laughNunca consegui pegar nenhum, mas sempre participo pra brincar. Gostei da ideia da outra noiva de jogar coraçoes com mensagens de auto afirmaçao, muito legal! *-*
    • Responder
  • L
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Jéssica, sinto falta das feministas aqui na comunidade! Ás vezes penso que sou a única a pensar essas coisas. Concordo em tudo com você! Esse era um dos motivos pelo qual não queria fazer festa, mas por pressão familiar resolvemos fazer.

O que vou fazer pra tentar "amenizar" um pouco esse machismo enraizado nos casamentos é que o buquê que vou jogar não será meu buquê de flores e sim um buquê de palitinhos de coração, onde dentro de cada coração terá uma frase pra moça que pegar, e nessas frases pretendo escrever "Seja feliz consigo mesma", ou "Não acredite nas revistas. Você é linda!" e outras fases de motivação que digam que ninguém precisa casar, ser noiva ou ter filhos pra ser uma mulher completa!

Minha vontade também era de entrar sozinha, e ir caminhando até meu noivo, porém quando sinalizei isso aqui em casa senti que meu pai ficou um pouco chateado, então vou entrar com ele para agrada-lo.

Não teremos plaquinhas nem bomba!

Bjão

• Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Jéssica, eu achei muito interessante seu texto, eu sou uma mulher feminista e concordo em diversos aspecto sobre o que você escreveu. Muitas das tradições ligadas ao casamentos são costumes muito antigos que vem de uma época onde as mulheres eram usadas como uma espécie de moeda de troca (pois é, isso não é nada romântico), os casamentos eram arranjados em busca de obtenção de benefícios por partes das famílias envolvidas, muitas vezes as mulheres nem conheciam o homem que iriam casar por isso essa coisa do pai ir entregar ela para o futuro marido, claro que com o tempo as coisas foram mudando e esse costume foi mantido mas de uma maneira mais romantizada e também como uma forma de homenagear o pai nesse momento, eu sinceramente não vejo problema nisso e entraria com meu pai sem problema, mesmo eu tendo minha vida independente e morando longe dele há muitos.

Sobre as plaquinhas já foi bastante falado aqui, eu não gosto e mas fico surpresa com o tanto de mulheres que gostam de se auto ridicularizarem colocando frases machistas e achando apenas graça nisso, pelo menos muita gente tem bom senso incluindo muitos padres e pastores que não as aceitam mais durante a cerimônia.

Sobre o bouquet eu é só algo que se transformou em superstição boba que na qual parece uma regra em todos os casamentos, eu sinceramente sempre achei um saco nos casamento que fui nunca me interessei em ir pegar o bouquet acho que porque nunca tive muito interesse em casamento ou porque pegar um bouquet não faria nenhuma diferença, além disso é um saco a pressão que os outros convidados fazem para mulheres solteiras participarem.

Outra coisa que eu acho rídico é essa nova moda de noivo ficar jogando bomba, como se o casamento fosse ruim para o homem...

• Responder
  • Jacianne Brayner
    Noiva Master Março 2018 Minas Gerais
    Jacianne Brayner ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Respeito sua opinião noivinha, e sobre as plaquinhas eu concordo, realmente existem algumas bem machistas, o buquê eu não irei jogar pois aqui não tem esse costume e eu não faria isso pois não o destruiria, seria melhor presentar alguém caso a noiva quisesse. Já quanto ao pai entregar ao noivo, eu olho por lado totalmente diferente, não é pela questão de que o homem manda em tudo e sim que um pai que zelou por sua filha toda a vida ( sabemos que todo pai quer nos ver bem e feliz) confia que seu genro irá tratar bem a esposa, com amor e respeito. Vejo dessa forma e é um dos momentos que acho mais emocionante no casamento. É um privilégio merecido ao pai e um gesto muito bonito. Mas cada um tem sua opinião, essa é a minha. 😘 Ah e não sou feminista, nem apoio o machismo. Gosto de analisar as situações separadamente.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Março 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Apesar de eu não ser feminista, também não gosto dessas plaquinhas exatamente por esses motivos, se tiver, será so o "la vem a noiva" ou "ai vem o amor da sua vida"

Pq acho bonitas.

Sobre entrar com o Pai eu entendo perfeitamente seu pensamento, mas será q o sonho do seu pai não entrar com você? Pq muitos sonham né?

Caso ele esteja tranquilo, entre sozinha ou entre com os dois, um de cada lado .. tem essas opções.

Mas ja vi varias noivas entrando sozinhas.

Assim como ja vi noivas entrarem com o pai sem querer (pq o pai não era presente, não ligava pra isso), só pra seguir a tradição - oq EU acho uma bobagem.

Por fim, tambem concordo PLENAMENTE que tudo deve ser feito em igualdade na vida a dois. Pq ngm é melhor que ninguem. E até pq, com essa união das duas forças, torna tudo mais facil.

Beijos

• Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Maio 2021 Bahia
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente as plaquinhas na minha opinião è terríveis, coloca nas placas como se o novo estar no altar esperando pela a noiva fosse um favor, em questão a mulher ser submissa ao marido eu acredito nisso (a maioria das pessoas veem a submissão de uma forma errada, a submissão que eu acredito não è uma humilhação, e onde o homem tambem tem o seu dever, e sobre o pai levar a noiva ao altar è maravilhoso, para quem faz a apresentação do filho para Deus ou batizamos ainda bebe, a anos atrás ele lhe apresentou para Deus entregando os seus caminhos para ele desde o princípio da sua vida, e depois de anos ele entrar com novamente na igreja para entregar a Deus a sua futura nova vida. E sobre o buquê nunca tinha pardo para pensar, realmente è como um imposição de pegar o bouquet para casar, è mais ou menos aquele parente que chega na sua casa e você estar fazendo o café (ou seja o que for) e ele experimenta e diz: "que café gostoso, ja pode casar" E se chega na casa e o seu irmão estar lavando a louça diz: "ue não tem mulher nessa casa não, vc estar precisando de uma mulher"

• Responder
  • Amanda
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Até concordo com a ideia das plaquinhas, acho que não tem necessidade nenhuma de colocar essas frases.

Com relação ao pai conduzir a noiva até o noivo eu acho um dos momentos mais maravilhosos e jamais abriria mão disso. Meu pensamento é que não reforça a ideia de submissão, mas afirma que eu estou saindo da casa dos meus pais, que o meu pai (que cuidou de mim durante 22 anos) está depositando um voto absoluto de confiança no homem que eu escolhi para ser meu marido, e o fato de conduzir não é entregar como se fosse um objeto mas sim um "cuida bem do meu maior tesouro". Eu não me vejo como a fêmea protegida, eu defendo meu noivo com unhas e dentes e ele me defende do mesmo jeito. Como foi citado no final é uma parceria.

Quanto ao buquê, eu mesma nunca participei com intuito de "próxima a se casar", até porque eu não acredito nesse tipo de coisa, por isso na minha cabeça é mais uma brincadeira, que eu participei uma vez porque a noiva jogou um sapo de pelúcia lindo, e eu amo pelúcia e mesmo com apenas 14 anos sem nem pensar em um dia casar, consegui pegar o sapo!

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não sou feminista (na verdade sou anti) mas eu tb não gosto das plaquinhas. Algumas são sim machistas, outras denigrem o casamento, o amor e a imagem da mulher. O mesmo que acontece com alguns topos de bolo.

Quanto ao ato de jogar o buquê eu sempre vi como uma brincadeira. Apesar que eu acho sem graça a do "buquê do homem" que jogam uma bomba, coisa assim.

E a entrega da noiva "aos cuidados e proteção do noivo" ao meu ver tem muito sentido num rito religioso (cristão) pois faz alusão à Igreja e Cristo (que cuida e protege a igreja). Um casal que não tem convicções religiosas e segue esse rito é pq quer manter a tradição, independente do sentido.
    • Responder
  • Angélica
    Noiva Esperta Setembro 2017 São Paulo
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também não terei plaquinhas, não gosto, acho que não tem nada a ver com casamento, e é um gasto desnecessário. Acho lindo as floristas jogando pétalas com todo aquele romantismo, as alianças sendo entregues. Não quero perder o encanto desses momentos por causa de humor ¬¬'

• Responder
  • Thaís
    Super Noiva Agosto 2017 Goiás
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Referente a jogar o buquê para as mulheres, pode até ser uma brincadeira, mas uma brincadeira totalmente machista... (ao meu ver)

Por que essas brincadeiras não acontecem com os homens ? Por que é uma tradição sempre jogar para a mulher ?

Quantas vezes você já ouviu alguém falar para um homem: VAI FICAR PRA TIO HEIN ? e quantas vezes você ouviu alguém falar para a mulher: VAI FICAR PRA TIA HEIN ? haha inúmeras!

Mas é algo tão intrínseco, tão cultural, que se torna normal..

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante outubro 2017 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que por traz de muitas coisas a o machismo mas acredito que isso acontece por causa de tradiçoes que seguem, eu apenas ignoro e colaboro para isso não continuar, sobre as plaquinhas eu concordo dessa de fugir, acho tipo chatooooo, pq ele pode fugir e eu não? kkkkkkkkk, pq nao usar "pode ficar calmo, ela nao fugiu", no meu vou mudar para algo de "prepara o coração que ela esta vindo" ou " eai (nome do noivo), esta com friu na barriga? A noiva esta maravilhosa"(só para atiçar a vontade de me ver logo kkkkk) acho que tem que ter algo pra descontrair mais que monstre que ninquem nem sonha de NÃO estar ali kkkk...

Sobre entra com pai tb concordo, ainda mais quando não tem afinidade com o pai, e fica muito fingido... no meu caso vou entra com o pai e a mae, pra significar que estou saindo da casa dos meus pais para morar com meu futuro marido, tipo não interessa que sustenta a casa kkkkkkk

Mas é claro que cada um faz no seu casamento do seu gosto, ate pq nos pagamos! E o minimo é estar da nossa vontade ne kkkkk

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas