Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Noiva Curiosa outubro 2018 Rio de Janeiro

Noiva feminista - desconstruindo rituais machistas.

Jéssica, dia 21 de Junho de 2017 às 09:40

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 149

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha...

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha melhor pra si, e justamente por isso eu peço que se você não compartilha dos mesmos pensamentos que eu e não tem nada para acrescentar, apenas me respeite okay?!

Sempre amei casamentos e desde que me entendo por gente eu sonhava com o dia do meu casamento. Todo aquele ritual, a noiva de branco, um dia totalmente voltado para a noiva... enfim, toda essa ideia sempre me deixou encantada e ansiosa pela minha vez até que eu comecei a me questionar sobre diversas coisas e eu percebi que tinha me tornado uma feminista.

Eu queria saber se além de mim, existe alguma outra noiva que não vê mais sentido em alguns rituais que são tradicionalmente realizados em casamentos... por exemplo:

1) Plaquinhas
Já na abertura da cerimônia, de uns tempos pra cá tenho visto crianças fazerem o caminho até o púlpito com uma plaquinha que diz “Ainda dá tempo de fugir”. Como se o noivo fosse um coitado, estivesse ali por obrigação e/ou pressão. Sim, eu sei que se eu não acho essas plaquinhas “engraçadas”, eu posso simplesmente escolher não usá-las, mas o que eu quero aqui é levantar essa reflexão. Planejar casamento é gostoso, mas também é estressante, precisa de parceria, companheirismo do casal. Se o cara se empenhou tanto em estar ali, qual seria a razão para fugir? Não satisfeitos, atrás geralmente vem outra criança, com a plaquinha onde se lê “Foge não, ela tá linda“. Como se o casamento dependesse disso, como se baseasse exclusivamente na vaidade ou beleza da noiva.

2) Ser levada no altar pelo pai e entregue ao noivo

A cerimônia religiosa muitas vezes vêm com falas machistas e que fazem parte do que algumas religiões acreditam, como submissão da mulher, homem posto como provedor da casa, etc. Particularmente acho ofensivo, e ser entregue ao noivo é uma das coisas do casamento que e eu achava lindo, mas hoje eu me questiono demais. Esse ato, a princípio inofensivo, tem conotações que não são tanto assim. É o progenitor que entrega a noiva ao noivo: ou seja, a mulher adulta se afasta do cuidado de seu pai para cair nos braços de seu marido. Em nenhum momento se torna uma pessoa livre e segura de si mesma, e sempre está às custas de um homem.

Eu também sempre tive esse sonho de ser levada ao altar pelo meu pai... mas sabe quando uma coisa deixa de fazer sentido?! Eu simplesmente mudei de opinião entende? Fui criada pelos meus pais para ser independente, e embora ele seja o homem mais importante da face da Terra pra mim, hoje eu acho que esse ritual não serve mais pra mim. Eu sinto que seria como se eu não pudesse ser dona da minha própria vida, não por essa coisa de estar as custas de alguém, mas por ser entregue de um homem para outro... Isso dá uma reforçada na ideia da submissão e eu acho que o casamento não é mais essa relação de macho alfa e fêmea protegida sabe? É uma parceria, onde os direitos e os deveres devem ser iguais para ambos.

3) Buque

Se no casamento há mulheres solteiras ou que não pretendem se casar, é importante que não sintam que estão sendo censuradas por isso. No caso dos homens, essa situação pessoal não representa um bônus, mas a ideia de uma mulher "solteirona" ainda está profundamente enraizada na nossa sociedade. E a maioria delas enfrenta humilhações de maneira habitual. A ideia de reunir todas as mulheres solteiras da festa para jogar o buque, dá a entender que todas elas estão desesperadas para se casar e isso vai contra tudo o que eu acredito.

Gostaria de saber o que vocês pensam sobre esses rituais e se assim como eu, alguém está buscando formas de ter uma festa/cerimonia menos machista. Quais são as alternativas em que vocês estão apostando? O que estão fazendo diferente?

149 Respostas

• Y
    Noiva Master Abril 2018 Ceará
    Yana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo. Não terei plaquinhas desse tipo, acho que mesmo quando são brincadeira tem uma conotação machista por trás sim (pq q sempre é o noivo que vai fugir???). Sobre meu pai me levar no altar, minha mãe vai me levar junto tb Smiley smile fui criada pelos dois, e quero q eles me acompanhem no sentido de honrar isso e não como se eu fosse uma propriedade q está sendo passada a outra pessoa. E do buquê vou fazer uma brincadeira e com todas as mulheres, solteiras e casadas, e esconder algum vale no buquê de salão de beleza sabe? Ou de alguma coisa legal, pra elas mesmas, no sentido de reforçar que a gente casa pq quer mas não pq precisa.
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu digo o mesmo a você Andressa Smiley heart

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por comentar Vivian.

Sobre o que você disse, que "Não vejo como uma troca de submissões. Vejo uma troca de respeito onde o pai zelou sempre pela vida da filha e agora ela vai sair de casa e outro ser", não poderia ter mais machismo velado nesse ato. Eu penso que se fosse apenas um ato de respeito, porque o oposto não é visto da mesma forma? Se você for analisar direitinho, vai ver que o noivo não é levado ao altar pelo pai e entregue a noiva... então porque com a gente teria de ser assim ? Se é um ato de amor e cuidado do pai da noiva, porque com o noivo não é visto da mesma forma?

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que linda xará... MUITA sorte e amor no seu casamento Smiley heart

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

o pai está entregando seu maior bem ao futuro marido da filhao pai está entregando seu maior bem ao futuro marido da filha

• Responder
  • Danielle
    Noiva Ativa Setembro 2017 Paraná
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu era bem feminista até algum tempo atras. Interpretava errado o que é submissão. Li o livro " A mulher V" de Cristiane Cardoso - indico- e estudei um pouco mais em diversas fontes e mudei meu pensamento. Amo aquele olhar do meu noivo querendo dizer "vou te proteger de tudo amor, vou cuidar de vc", mesmo eu sabendo que sei me cuidar e que tenho uma vida independente, sou formada, concursada, mas sou moderna a moda antiga e vejo o quanto sou feliz assim. Gosto de romantismos. Amo quando ele abre a porta do carro pra mim, puxa cadeira, nunca me deixa pagar a conta do restaurante e acima de tudo me respeita. Sobre as plaquinhas eu penso como vc mas isso não é os homens que criam, são as proprias noivas que colocam. Eu não colocaria. E se meu noivo desse sinalzinho de que estava casando meio forçado eu cairia fora com ctza.

• Responder
  • Anna
    Noiva VIP Abril 2017 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Penso exatamente assim! Smiley winking

• Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Jéssica,
    Sobre as plaquinhas, eu tbm não colocaria, pq concordo que o noivo está lá de livre e espontânea vontade. Acho meio sem graça esse tipo de coisa...
    Sobre a questão do pai, claro que boa parte disso vem de muitos anos atrás, e antigamente era meio que isso né? A mulher saia da casa do pai pra casa do marido. Hoje é século XXI, então não necessariamente isso representa a mulher sendo dependente. Eu vejo, na verdade, que o pai para com uma filha sempre é uma espécie de protetor (de uma forma carinhosa e amorosa, não machista, pq é assim que fui criada) e ele está entregando a menininha dele para que outro homem tenha tbm esse tipo de cuidado com a filhinha dele. Hoje as coisas evoluíram muito, tem noivas que entram sozinhas, ou com pai e mãe, ou somente com mãe. Acho bonito a representatividade nesse sentido sabe. Além do mais, não sei como funcionaria pra vc, mas sei que se eu entrasse sem meu pai ele ficaria muito chateado, rs.
    Agora sobre o buquê, acho q é mais uma brincadeira entre as mulheres. Mesmo caso dos homens com a bebida - nem todos bebem às vezes, mas estão ali pela brincadeira, e em ambos os casos, não é necessariamente uma regra que estejam ali Smiley smile

• Responder
  • Priscylla
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Priscylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Bom concordo em partes com o que você falou... Vamos lá!

Em relação as plaquinhas estou plenamente de acordo, acho que essas frases que você citou são realmente machistas. Tem muita frase mais bonitas e divertidas que podem ser usadas.

Em relação ao pai levar a filha ao altar acho que depende muito da relação da noiva com o pai e com o noivo, não vejo com o sentido de dependência a uma figura masculina e sim de confiança do pai em relação ao noivo, ele está entregando a filha que ele criou com tanto amor a outro homem que também vai amá-la e respeitá-la. Meu pai também me criou para ser uma mulher independente, mas mesmo assim meu sonho era ter ele aqui pra me levar ao altar, mas infelizmente não será possível porque ele se foi. Tem noivas que são levadas pela mãe, ou pelo pai e a mãe juntos, ou outra pessoa que seja importante pra ela, e outras optam por entrar sozinhas; como eu disse acho que é mais uma questão da relacionamento familiar e escolha da noiva mesmo.

Sobre o que é dito na cerimônia religiosa com relação ao papel da mulher, principalmente essa questão da submissão é muito mal interpretado até mesmo por quem é cristão, eu mesma não entendia muito bem e também não concordava. Quando se diz que o homem deve ser o provedor do lar, não tira o direito de a mulher também trabalhar, conquistar seus sonhos e ter alguém ao seu lado pra compartilhar tudo isso e apoiá-la. Os dois se tornam um, mas não perdem sua individualidade.

A respeito do buque acho que depende muito da forma como você conduz esse momento pra não ficar aquela coisa de só as mulheres solteiras participarem para "não ficarem encalhadas". Hoje em dia existem várias brincadeira, até com o noivo, para tornar esse momento mais descontraído e menos clichê.

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vaaamos lá!!!

gostei do debate e visualizei algumas respostas e achei super produtivos, todas(os) respeitando o posicionamento da outra(o). Não sou Feminista, mas busco quebrar muita resposta/pensamento machista que foi criado culturalmente.

Não gosto das plaquinhas Machistas "corre que ainda tempo", "pensa bem, loura gasta", "não foge que ela esta linda", são brincadeiras sim, mas venhamos tem um pontinho machista também, precisamos quebrar isso, como foi dito preparar um casamento é algo a dois é trabalhoso, pra no dia C, "brincar" de que ele é quem dita as regras.

Vou ter plaquinhasSIM , mas com dizeres evangélicos, estamos decidindo ainda, para os convites, tags e lembrancinhas vamos colocar Meu nome primeiro, Ex: Priscila e Victor.

Quanto a quem leva a noiva ao altar, meu pai é falecido, porém tenho outro pai de consideração, já pensei e repensei de entrar com minha mãe (seria um espanto pra todos) porém minha mãe é muito conservadora e meu pai de consideração sonha com esse momento pois sou a única filha mulher, sendo literalmente um sonho pra ele. Então muito provavelmente ele me levara, mas estou ciente que tudo é um momento sonho de muitos estará sendo realizado.

O boque terá, mas por brincadeira, nada pra constranger, afinal existe SIM mulheres que optam a viver a vida sozinha e são felizes!!

• Responder
  • N
    Noiva Novata Julho 2018 Goiás
    Nathelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depois deste post....... você me fez enxergar coisas que antes eu não viu. Parabéns pela suas observações. Pode te certeza que eu concordo com tudo que tu disse...
    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em boa medida com as suas reflexões. As placas eu acho extremamente desnecessárias e acho que do ritual de atirar o bouquêt participa quem quer. Embora estando num casamento, nunca me senti obrigada a participar do mesmo, mas sempre participei porque queria de fato casar. De todos os rituais, o que eu acho mais complexo mesmo é essa coisa de convencer o meu pai de que ele seria um convidado mais que especial, mas não teria protagonismo nenhum na cerimônia. Faz muitos anos que nãomoramos juntos e ele não possui uma participação ativa nas minhas escolhas e na minha vida, mas é muito dificil remover esses modelos mentais da cabeça das pessoas que amamos.

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva outubro 2018 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente ainda existe muitas coisas que remetem ao machismo.

Mas alguns pontos vc pode utilizar dando uma visão melhor...

A gente tem que tomar cuidado, pq o feminismo tem um viés positivo e também negativo... Como tudo na vida né?! Não podemos é exagerar e enchergar tudo de forma radical...

1 - As plaquinhas... Acho que é uma brincadeira só... mas quem sugere o que vai ser escrito (acredito que isso parte dos noivos), então buscar colocar só o que agradar ao casal...

2 - Ser levada pelo pai, pelo irmão... eu tb não vejo como machismo... acho que esse é o risco que o feminismo pode trazer se for muito radical...Dependeno do olhar que você tem com isso... pode achar que o pai está levando a noiva como um "objeto", mas eu vejo que o pai está levando a noiva, como sinal de cuidado, admiração e respeito... a filha tão querida, que teve seus cuidados, agora vai dividir a vida dela com uma pessoa...Ter a familia dela... essas coisas... Ele a leva para uma nova etapa da vida dela, que ela mesma escolheu para si... e não uma submissão... ate pq hojeem dia, no brasil pelo menos, não conheço casos de pessoas que estejam casando forçadamente... rs

3 - O Buquê... realemente fica essa brincadeira boba de "estar ecalhada" mas também acho que todo mundo leva de boa a brincadeira...pq só vai disputar o buque quem quer rs... e cada dia tem sido feito brincadeiras super legais para dar o buquê, até com homens ... basta saber montar esse momento de acordo com a vontade rs

• Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concorco com todos os pontos.

1) Não terei plaquinhas, não vejo real sentido nelas.

2) Entrarei com minha mãe e meu pai, acho me incomoda muito a questão de parecer que eu sou um item da familia, mero objeto sende entregue a outro homem.

3) Não jogarei buque, não sei qual sentido nisso. Devo jogar uma garrafa de vodka pq minhas amigas amam.

Bonus: todos os meus convites serão endereçados às mulheres, não farei Ao fulano de tal e familia, em todos os convites que serão para familias será: À fulana de tal e familia.

• Responder
  • Andressa
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom, obrigada noivinha Smiley smile Smiley kiss

• Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que não estou sozinha, hehe... beijo Smiley kiss

• Responder
  • Vivian
    Noiva VIP Maio 2018 Rio de Janeiro
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

1) Não vejo como machismo, apenas uma brincadeira. Mas cada um com um ponto de vista. Mas não vou adotar essas frases nas plaquinhas, prefiro as frases mais romanticas como "par perfeito", "feito um para o outro", "para sempre", essas coisas.

2) Não vejo como uma troca de submissões. Vejo uma troca de respeito onde o pai zelou sempre pela vida da filha e agora ela vai sair de casa e outro ser (sendo homem ou mulher, até pq os dois tem q se zelar e não somente o homem à mulher) passará a zelar tb, construindo uma familia. Não é uma entrega de um "embrulho", é uma entrega de confiança.

3) Acho q é apenas uma brincadeira tb, não consigo enxergar machismo. Acredito q a mulher seja mais sonhadora q o homem mesmo. Mas já vi homens pulando pra pegar o buque. É apenas uma questão de visão mesmo.

Mas qualquer opinião é válida e bem vinda, claro!

• Responder
  • Jessyca
    São Paulo
    Jessyca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com vc em todos os sentidos! Placas machistas, submissão dá mulher, hiper desvalorização das mulheres que não se casam! Fico tão feliz em ler sobre esse assunto. É uma luz no fim do túnel. Meu casamento no civil será no próximo dia 8 quando cheguei para agendar no cartório, quase tive um infarto fulminante do miocárdio. Machismo em todos os aspectos! Mas enfim, preciso oficializar​ nosso matrimônio, engoli.A festa será dia 25 de novembro, meu pai entrará comigo pq sempre tive problemas com ele, depois de anos sem nos falar e de muita terapia hj somos muito próximos e quero fazer isso por ele. ( Mas a ideia era eu entrar junto com meu noivo)Buquê não vou jogar, acho escroto ver as mulheres naquela situação.Placas não terá, pois não gosto e é desnecessário.Minha família é muito machista, sou a única estranha, revoltada, feminista, bla,bla,bla. Mas tive sorte de encontrar meu noivo que pertence a uma família de mulheres que lutam contra o sistema.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo!!! Tb não sou quase nada feminista, às vezes me tacham de machista por eu ter um posicionamento mais conservador em relação a certas coisas.

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A parte das placas também não gosto e também não gosto daqueles topos de bolos aonde o noivo tá tentando fugir ou está sendo amarrado. A parte do pai levar a filha ao altar eu acho bonito, pra mim dá uma ideia de que o pai está entregando seu maior bem ao futuro marido da filha, mas se eu não tivesse meu pai entraria sozinha mesmo, não aceito outro homem da família que não seja ele. A hora do buquê eu acho uma tradição divertida, mas acho chato quando o homem fica fazendo gracinha na hora quando a namorada pega e ele tenta jogar fora, por exemplo, eu já vi isso e a garota ficou muito sem graça. Concordo quando vc diz a respeito das mulheres solteiras, mesmo hoje em dia quando a idade da mulher vai passando as pessoas ficam perguntando porque não casou ainda. Na minha família isso aconteceu com minha prima que passou dos 30 solteira, nem a mãe dela acreditou que ela fosse se casar, mas ela casou com 35. E ela trabalhava e era formada, se fosse com um homem tenho certeza que ia ser diferente.

• Responder
  • Janaína
    Noiva Esperta Agosto 2018 São Paulo
    Janaína ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gostei do seu questionamento, penso da mesma forma. Smiley kiss

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Abril 2017 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente.

• Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também me questiono muito, sabe... principalmente o discurso de que a mulher pode ser o q ela quiser (exceto dona de casa e mãe, que zela pelo lar e pela família... daí não pode, é feio, é submissão, machismo... me poupe né...)

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Abril 2017 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tirou as palavras da minha boca. Acredito que as pessoas estão muito preocupadas em desconstruir coisas que na verdade, nem estavam construídas. HAHAHA

Concordo em tudo o que você disse.

Tenho muitos questionamentos sobre o feminismo atual.

Sempre que leio coisas parecidas, me sinto livre de não me intitular feminista.

• Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu adorei o seu post! Eu sou total feminista e no começo do meu namoro tive sérios problemas com meu noivo por conta disso. Com o passar dos dias fui podendo desconstruir algumas ideias dele para que o namoro desse certo. Mas voltando ao assunto, eu concordo muito com você sobre as plaquinhas, tanto que no meu casamento eu vetei o uso de todas, até porque eu não terei damas nem pajens. Quem levará minhas alianças será o meu cachorro. Quanto ao discurso da cerimônia, eu estou revisando ele junto com o pastor que ira celebrar o casamento pois não quero nenhuma fala machista ou que coloque a esposa em situação de submissão.

Já sobre o pai levar a noiva, entendi o seu ponto. O meu pai já faleceu e eu vou entrar na cerimônia sozinha e levarei uma foto dele presa no buquê.

• Responder
  • Bethania
    Super Noiva Julho 2018 São Paulo
    Bethania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha...

Eu concordo com a questão das plaquinhas, acho constrangedor as que trazem a ideia de que o noivo poderia fugir... afinal, ele batalhou para estar ali tanto quanto a noiva, não faz sentido algum este tipo de plaquinha.

Para a entrada com o pai, eu confesso que gosto desse ritual. Mas no começo deste ano fui a um casamento em que a noiva entrou com a mãe e com o pai, e achei tão lindo! Quando contei pra minha mãe ela ficou apaixonada (acho que até pelo fato dela não ter filho homem, então seria muito legal ela poder entrar com as filhas mulheres).

Quanto ao buquê, nunca gostei de participar desse "ritual das desesperadas". Até porque tem mulheres que parecem que estão realmente desesperadas, e ao invés de levarem na brincadeira faltam estapear umas as outras a fim de conseguir pegar o tal buquê, que quando chega na mão de alguém já está quase destruído Smiley tongue

Mas embora eu nunca tenha gostado de participar, estou pensando em alguma alternativa menos "perigosa" para minhas amigas e familiares, como buquê na fita ou algo assim, mas só para agradá-las mesmo rsrs

• Responder
  • Helena
    Noiva Master Agosto 2018 Minas Gerais
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sobre as plaquinhas concordo dms no meu nao terá essas de mal gosto mas sobre entrar com o pai nao acho que tem nada a ver kkkk respeito sua opnião mas nao levo isso de entrar com o pai ser tao a serio de ser submissa essas coisas ..... vou entrar com o meu

• Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, vamos lá, como dissestes no teu debate, o principal é o respeito né, acho válido a troca de opiniões contrárias, eu não sou quase nada feminista, às vezes sou até um pouco machista, mas quanto aos rituais, eis minhas opiniões:

1) PlaquinhasAcho de um mal gosto incrível. Tanto os dizeres quanto as placas em si. No meu ver não tem sentido ter no ritual religioso algo desse tipo. Todos estão ali por um motivo, não precisa "avisos" de que a noiva está vindo, e está linda e blá blá blá... as machistas então, concordo com você, ninguém foi algemado até o altar, ninguém está ali contra sua vontade, e esse tipo de "humor" para mim não tem graça nenhuma. Essa opinião vale também para os topos de bolo com noivos amarrados/algemados/sendo arrastados.

Tipo issoTipo isso

2) Ser levada no altar pelo pai e entregue ao noivo

Discordo com você quanto ao significado do pai levar a noiva e entregar para o noivo. Antes de casarmos, nossa família são nossos pais e irmãos, quando casamos nossa família mais próxima passa a ser o marido e os filhos. Acredito que o pai está representando essa transição. Deixamos de ser filhas e nos tornamos esposa e a seguir mãe. Acho lindo e não trocaria por nada esse momento. Que Deus permita que meu pai me entregue ao meu noivo.

3) Buque

Ninguém é obrigada a entrar na fila para pegar o buquê. Sabemos que sim, a maioria das mulheres sonha em casar e formar uma família. A tradição de jogar o buquê é para essas mulheres. Um momento de descontração e divertimento para aquelas que não tem problema em assumir que querem estar em um casamento. Não é vergonha nenhuma casar e não é vergonha nenhuma não casar. Cada uma sabe de si e não vejo problema nenhum de proporcionar esse momento para as solteiras.

• Responder
  • R
    Super Noiva Julho 2023 Rio de Janeiro
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobre as plaquinhas eu concordo, no meu casamento não vai ter. Sobre o resto não, eu adoro a hr de jogar o buquê acho muito divertido e eu já fui atrás de buquê mesmo não estando solteira rs' é meio que um artigo de coleção pra mim. E pai é uma pessoa que representa o amor e o afeto do sexo oposto, eu penso e acredito que quando o pai te entrega ao seu noivo, ele espera que seu noivo te trate como ele sempre tratou com amor, carinho e acima de tudo com respeito.
    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Agosto 2017 Distrito Federal
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha opinião sobre os tópicos.
    1. Concordo que algumas plaquinhas teor machista, ou no mínimo destoante. E quem se casa na igreja católica deve ter cuidado especial com isso.
    A igreja prevê que o casamento seja de "COMUM ACORDO" e um casamento que não cumpra esse requisito pode ser anulado. E algumas plaquinhas passaram a dar a idéia de que o noivo estaria obrigado a casar. Diante disso, alguns padres começaram a questionar ao noivo sobre o fato é já vi de casamento atrasar pq o padre interrompeu o casamento pra conversar e verificar se os noivos realmente desejavam constituir união.
    Alguns padres proibiram o uso pela falta de senso.
    2. Na verdade o significado da entrega foi deturpado pela sociedade machista em que vivemos. Rs É se tornou símbolo de entrega, como se o pai "tirasse" um peso de suas costas e jogasse pra outro homem, mas a entrega não é nesse sentido. A entrega é para a nova formação familiar... a palavra diz "então o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher..." esse rito, pra nós cristãos é justamente o inverso, é a mãe que entrega o filho a esposa, uma vez que a mulher é considerada a "base" da estrutura familiar pra igreja... É a sabedoria da mulher que edifica o seu lar.
    3. Sobre o buque eu nunca entendi se quer o motivo dessa brincadeira. Sempre achei totalmente sem noção. 😅
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Julho 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com vc. O que seríamos de nós senão fosse o cuidado de nossos pais.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Julho 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não gosto da plaquinhas. A respeito do pai , acho que não tem nada haver, acho que o pai entrega o seu bem mais precioso e esse ato vejo como : olha a pedra 💎 linda e preciosa que estou te entregando , trate-a como a preciosidade que ela é, haja com ela com todo respeito e amor que eu agi todos esses anos. Buquê 💐 acho super divertido pelo fato de dizer : eu tive o privilégio de encontrar alguém que me ame e formaremos nossa família , agora passo a sorte para alguma de vcs.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas